Cleopatra and Frankenstein

Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

ifolkmores 11/09/2024

Cleo & Frank.
?Quando a parte mais sombria de você encontra a parte mais sombria de mim, ela cria luz.?
Esse livro é completo de personagens complexos, problemáticos, profundos e sensíveis. E algo que eu admiro muito na escrita da Coco Mellors, é como ela consegue narrar a história em uma linha reta e de maneira cronológica, mas aprofundando no ponto de vista e na vida de diferentes personagens ao longo dos capítulos. Logo, conseguíamos entender a visão de cada um daqueles personagens em suas escolhas e motivações durante o livro. No início, há uma comemoração do casamento de Cleo e Frank e os amigos deles estão lá e, acredite, nenhum desses personagens é passado em branco ? até o final do livro você vai compreender cada um deles.
Voltando à história, a frase mais famosa do livro ? a frase citada acima ? é realmente uma demonstração precisa do que é o relacionamento de Cleo e Frank. Seria lindo, se não fosse destrutivo. Ambos despertavam o pior um do outro. Mesmo que se amassem, de algum modo, tudo o que eles conseguiam fazer era auto sabotar a própria relação. No fim do livro, quando Frank explica o motivo de se dar tão bem com Eleanor, entendemos o motivo dessa autodestruição constante na relação de Cleo e Frank.
?E você e eu não tivemos isso, não porque não mereciamos, nós só acabamos recebendo outra coisa. Mas as pessoas que tiveram esse amor cresceram para serem diferentes de nós, mais seguras. Talvez elas não sejam tão brilhantes ou bem-sucedidas quanto você e eu sentimos que temos que ser. Mas não é porque não sejam interessantes. Simplesmente não sentem que precisam dar shows de sapateado, sabe? Não precisam provar a si mesmas o tempo todo que merecem serem amadas. Porque elas sempre foram.?
Cleo e Frank estavam a todo momento tentando provar aos outros e a si mesmos que eram algo maior, que eles eram capazes. E essa constante necessidade de validação externa e interna que eles tinham em comum os tornava algo conturbado. Mas a realidade é que nunca entenderemos por completo a relação de Cleo e Frank. Ao menos, eu não entendi por completo. (Talvez numa releitura quando eu for mais velha posso entender)
Cleo é intrigante. Uma personalidade jovem, forte, ambiciosa e vivaz. No entanto, muito insegura, sensível e incompreendida. Ela queria ser vista, gostaria que alguém a entendesse, mas parece que ninguém conseguia isso. Nem Frank, nem seus amigos, nem ninguém. Ela queria compreensão. Não queria acabar como a mãe, não queria ser parecida com ela, mas tinha tanto medo disso, que acabou tomando uma decisão semelhante ? que não deu no mesmo resultado, ainda bem.
?Ela ainda não havia dominado a arte de estar sozinha em público com naturalidade, de sentir que ela podia observar em vez de ser observada. Ela tentou explicar isso a Frank, que a vida em público para ela acontecia de fora para dentro.?
?Finalmente aprendeu a ficar sozinha em público sem pensar no que os outros estavam pensando dela. Foi um alívio viver de dentro para fora.?
Frases sobre Cleo que eu particularmente amei. Não tenho muito o que elaborar sobre elas, mas elas só mostram o quanto Cleo é uma personagem humana. Se eu pudesse, tatuaria isso (não tô brincando). Viver de dentro para fora é lindo, ainda que muito difícil. As vezes, em público, nos sentimos julgados, mas no final, ninguém está nos julgando, apenas nós mesmos.
É isso, eu acho. Esse livro é maravilhoso e cheio sentimentos crus. Se eu pudesse, falaria horas sobre ele e sobre a complexidade envolvida nele, mas essa resenha já está grande demais.

Sté 29/08/2024

Achei esse livro tão real e macio. Poderia ser a história de quaisquer pessoas, não é algo longe da realidade que nós mesmos presenciamos no dia a dia. Ler isso mais jovem traz uma perspectiva, com certeza seria interessante ler novamente daqui 20 anos, com outras experiências.
A gente ama e odeia os personagens, ninguém é ideal e perfeito, são todos tão reais que acredito que incomoda alguns leitores. Achei lindo o jeito que assuntos importantes são tratados com naturalidade, algo que falta muitas vezes em outros livros.
Definitivamente não é um livro para todo mundo.
Eu amei.
yasminescrita 29/08/2024minha estante
Linda resenha! Concordo com você.

Cleo 22/08/2024

Quebrou meu coração, 5 ?
Uma trágica história de amor. os dois são seres humanos imperfeitos e eles se machucam muito, mas achei a conclusão impecável!

emanuelesmattos 06/08/2024

Coloquei expectativa dms e me frustrei
O final foi tão previsível q me deixou mto frustrada, o cara fica com a minha incrível, brilhante e perfeita, destrói oq ela tentava construir, p no final troca pela mais sem sal e chata IGUALZINHO ele, ai q tédio zzzzzzzzzzzzzzz

Juliaaa.sf 03/08/2024

Todos os personagens são fodidos
Esperava que eu leria um favorito, mas acabou que não foi. Acho que coloquei muita expectativa e me decepcionei em como a história não tem um ponto específico; não imaginei que seria um livro todo contando recorte da vida das personagens

Mesmo assim, gostei de como a história parece bem real, sem muitas reviravoltas felizes e finais alegres pra todo mundo. Achei todas as personagens problemáticas e, portanto, reais. Me peguei várias vezes pensando no Frank como uma pessoa de verdade.

Resumindo, leitura interessante e rápida. Mas espero gostar mais do outro livro da autora.

Nanatrib 29/07/2024

O que fica de lição?
é que pais fodidos geram filhos fodidos. A menos que o filho trate na terapia depois. O que não é o caso do livro.
Mas assim, fiquei muito envolvida nos personagens, no caos todo da turbulenta vida que eles levavam. Muito espontâneos, nível imprudente, coisa inconcebível pra muita gente. Tipo de gente que vive sem medo das consequências, ao mesmo tempo que tem leve arrependimento depois. Enfim.
Livro bom demais, caótico demais e com um final coeso. Estranho, mas coeso. É isso.

Julia Ledra 08/07/2024

Esse livro me frustrou muito = amei ele
Personagens: incrivelmente humanos

escrita: deliciosa, cheia de frases reflexivas e poéticas

história: relativamente simples, mas muito envolvente

MAS!

apesar disso tudo, esse livro me frustrou demais kkkkk

porque eu queria que as pessoas fossem melhores, queria que todo mundo tivesse um final feliz, queria que as coisas fossem mais fáceis

e ele não atendeu minhas expectativas irrealistas (o que foi 100% culpa minha, mas a criança birrenta dentro de mim ficou chateada kkkkkk)

ou seja, amei o livro, quero ler outros da autora porque ela me fez SENTIR - e pra mim isso é a coisa mais importante que os livros podem fazer

site: https://youtu.be/w9f521G7P1M

Lya 02/07/2024

Bomba
Esse livro acabou com a minha vida, eu fiquei 3 meses sem ler nada além dele, foi bom ao mesmo tempo que foi ruim, pq eu tive uma imersao completa na historia, o livro é muito bom e eu adoro as relaçoes escritas, todo muito ta mto mal e a relacao do frank e da cleo nao deveria nem ter comecado, eles se amam mas nao sabem como se amar e acabam se machucando, nao sao compativeis

Mamone 30/06/2024

Inesperado
É um livro que quando eu comecei, tinha certeza de que se tornaria um favorito. Mas acabou não sendo um favorito, e também, não se tornando o pior.
Não sabia que a autora tinha levado 7 anos para escrevê-lo, até porque, certas coisas dentro dele parecem não terem sido revisadas direito, cenas demoradas demais, e capítulos cortados de formas que justamente quando eu estava me interessando por determinado personagem, outro capítulo começava e quebrava o ritmo da leitura. A gente só ia ler sobre tal personagem de novo lá no finalzinho. E assim, até causa uma certa vontade de ficar lendo pra descobrir o que acontece, mas esse livro trata diversos temas pesados demais ao mesmo tempo, então certas partes simplesmente não fluem.
Apesar disso, acho que a autora escreveu personagens e perspectivas bem reais. Mas em nenhum momento ela dá um abraço na gente depois de dar um soco no estômago. Na minha opinião, é uma leitura pesada, e é sim bem escrita, mas poderia ter sido organizada de forma diferente. Nos apegamos aos personagens mas com margem de nos apegarmos muito mais, se a autora tivesse focado em uma única história, não em várias, o que acaba tornando o livro arrastado em certas partes.
Mesmo assim, o final me emocionou, e teve cenas que me fizeram refletir e marcar frases. No total, achei um bom livro, mas que causa uma sensação constante de desconforto e tristeza, tanto pelos personagens, quanto pelo desfecho.

Ingrid 22/06/2024

A autora consegue nos transportar para a vida boêmia de Nova York facilmente com suas descrições detalhadas e um sentimento generalizado de "melancolia artística".
Os diferentes pontos de vista foram o diferencial pra mim de outros livros desse tipo. Seria muito fácil classificar um ou outro personagem como vilão, como o "errado", como a "outra", porém essa mudança os torna muito mais humanos, nos dá tempo para compreender porque agem da forma que agem. A partir daí, o leitor fica livre para gostar ou desgostar da personalidade ou atitude dos personagens - a autora nunca dá dicas ou influencia a leitura nesse sentido, outro ponto positivo; ela parece apenas descrever os acontecimentos.
O livro poderia ser menor, mas a autora toma seu tempo nos ambientando na mente dos personagens. Cada um parece um carro em alta velocidade colidindo com outro, e resta ao leitor ver o que sobrou do acidente.
É uma história sobre as partes mais feias do ser humano, e se de fato, como Frank diz, essas partes podem se juntar a outras e formar luz, algo belo, algo superior.

nicolli30 11/06/2024

Cleopatra and frankenstein
This book was a surprise, not the way I was hoping for, but still a surprise. It was a book I needed to read. In many moments I could see myself in Cleo's shoes. Sure, part of it was because of the way it was written and showed to us, but mostly cause I've already experienced some (most) of her feelings through the narrative. I think both hers and Frank's characters are very easy to comprehend and insert yourself in their perspectives. All characters in these book are, in a way, broken. That's the most interesting thing about it, the different ways in wich a person could feel broken. It's a rough book and I wouldn't recommend it for someone just looking for a entertainment or a scape. But still it's a important book to read. I loved the way the author showed the relationship between Frank and Cleo. Not because it was a goal in a way or romantic at all. But because it felt real and human. Even with the best intentions, two broken people can't fix each other's souls. You need to do it for yourself.
But, like I said, it's a rough book. Boring and repetitive in some moments. There were POVs that I found irrelevant also. I liked to see from Zoe, Anders and other characters beside Cleo and Frank's perspective, but some os these POVs weren't necessary. That's the only reasons why it didn't receive 5 stars from me.

Mariana113 09/06/2024

Não superou minhas expectativas, mas muito bom.
Apesar do longo tempo que levei pra ler por conta das dificuldades da vida, a escrita é cativante, e o livro tem um ritmo que prende a gente do começo ao fim. A autora sabe mesmo como contar uma boa história, com personagens que parecem reais e que nos importamos de verdade.
Um destaque especial vai para Cleo, que apesar de tudo se tornou minha nova It girl. Ela é uma personagem autêntica e complexa, com uma personalidade multifacetada que a torna fascinante. Cleo é cheia de nuances, vivendo entre o charme e a vulnerabilidade, e suas decisões refletem a complexidade das emoções humanas. É fácil se identificar com suas lutas e suas conquistas, tornando-a uma figura central irresistível na narrativa.
Os temas abordados, como amor, identidade e transformação, são tratados de uma forma que nos faz pensar e sentir junto com os personagens. A dinâmica entre Cleo e Frank é especialmente interessante, mesmo em alguns momentos os dialogos não fazerem muito sentido, trazendo à tona questões profundas sobre relacionamentos e autoconhecimento.

Ju 29/05/2024

Esperava mais
Nem sei o que dizer dessa história, apesar de jogar luz a temas bem importantes achei que não conseguiu se aprofundar em nada, muito dos personagens foram bem difíceis de engolir, alguns não agiam conforme a idade, apesar disso, a leitura flui bem e não é um livro de todo ruim, tem bons momentos.