Cleopatra and Frankenstein

Cleopatra and Frankenstein Coco Mellors
Coco Mellors

Resenhas - Cleopatra and Frankenstein

bruno 25/05/2023

Não é ruim, mas não é bom
Em um festa de ano novo Cleo conhece Frank, 20 anos mais velho que ela e bem sucedido, se apaixonam e se casam para que a Cleo consiga o seu Green card e assim consiga a liberdade de executar sua arte com a estabilidade financeira que só o Frank pode oferecer.

A princípio estava gostando bastante da história, porém a partir de certo momento parece que a autora começa a jogar frases de efeitos e não desenvolver os conflitos posteriormente criados, deixando assim tudo muito superficial.

Os personagens secundários são simplesmente esquecidos, todas as problemáticas colocadas em cima deles são relevadas, parecendo que estavam ali só como figurantes. O principal afetado com isso foi o amigo da cleo, que tinha uma super questão com a sua identidade de gênero, mas não desenvolvida muito menos finalizada. A irmã do Frank também não tinha personalidade, além de ficar falando que era adotada e de pedir dinheiro.

A autora construiu a Cleo tão mal que parecia que o único traço de personalidade dela era ser chata e dizer que ninguém se importava com ela, que por um lado da pra entender a cleo ser assim, pois ela tinha 24 anos. Porém o Frank, um cavalo velho de de 40 e poucos, não dá pra entender, fez muito sentido ele se apaixonar por uma menina tão mais jovem que ele, pois aparentava que ele não queria crescer, que ele estava preso nessa fase da vida, ele não tinha nenhuma inteligência emocional pra alguém da idade dele, a última briga deles demonstra isso bem, a sua incapacidade de ouvir como a Cleo se sentia. Eu só queria que alguém chegasse no Frank e gritasse "para de criancice, um homem velho, infantil desse jeito".

Caótico é a palavra que define esse livro, no final tudo faz sentido com a forma que eles se conheceram. Fiquei chocado ao descobrir que a autora levou 7 anos pra escrever esse livro, se eu fosse ela eu esconderia de todos essa informação, diria que foi escrito em 2 horas, pois faria mais sentido. Não é o fato de ter personagens com falhas e intragáveis, mas algo na escrita fez tudo parecer muito superficial e não funcionou pra mim.

Estava com bastante expectativa pra ler esse livro, principalmente por está sendo comparado com livros da Sally Rooney, por isso acabei me frustrando tanto. Contudo, acabei gostando muito do final, foi basicamente o que me fez ficar pensando por tanto tempo em qual nota eu daria, me fez até cogitar dar uma nota alta, mas não consegui, pretendo futuramente revisitar esse livro, porém acredito que não vá mudar de opinião.
Sabrina758 25/05/2023minha estante
um cavalo velho KKKKKKKKKK

Sabrina758 25/05/2023minha estante
eu to rindo muito disso aqui

skuser02844 26/05/2023minha estante
Você avaliando: Não é ruim mas odiei 2.5 estrelas ?

bruno 26/05/2023minha estante
esse frank me tirou a paciência kkkkkk

bruno 26/05/2023minha estante
meu jeitinho gi kkkkkkkk???

bruno 26/05/2023minha estante
não é ruim, pois é péssimo ??

Thayna 26/05/2023minha estante
Não acredito que ela levou 7 anos pra escrever KKKKKKK

bruno 26/05/2023minha estante
SIM, esse fato me pegou demais, 7 anos pra escrever e entrega uma coisa meia-boca assim

Julia.Costa 18/06/2023minha estante
eu vou morrer ''PARA DE CRIANCICE FRANK, UM HOMEM VELHO DESSE, INFANTIL DESSE JEITO'' juro, se aquele tiktok de novelinha pegasse pra reencenar esse livro ficaria bem mais cativante.

mariana 14/12/2022

"your sickness became my sickness"? fala sério.
sinceramente, eu não poderia me importar menos com TODOS os personagens desse livro - o que é problemático já que a única pretenção da narrativa é envolver o leitor no drama da vida deles. pois bem, os protagonistas não me comoveram e todas as histórias secundárias que acontecem em torno dos protagonistas são expostas de forma rasa e extremamente forçada. os diálogos me davam um siricutico de tão previsíveis e constrangedores. embora tenha personagens que vão desde os 19 até os 45 anos, todos são escritos de forma onde parece que são todos adolescentes de 15 anos. já li fanfics melhores, mas enfim, dando 2,5 porque a capa é linda..
mariana 14/12/2022minha estante
aaahhh spoiler: um ponto que me irritou foi o fato da Cleo colocar a culpa de toda a infelicidade dela no Frank sendo que a mesma já era cheia de problemas antes de o conhecer: fazia terapia, se tratava com antidepressivos e decidiu PARAR o tratamento quando se casou com ele. e aí vem a gata, depois de abrir mão do próprio tratamento e começar a ser atormentada pelos próprios problemas - e agora pelos dele também -, falar que a culpa é TODA DELE? amada???? sua terapeuta não te contou que a gente não pode colocar nosso bem estar na mão dos outros não?

patricia 10/01/2023minha estante
a capa é tão linda que eu queria AMAR esse livro mas que decepção

Carol 02/07/2023minha estante
Nossa, uma baita decepção. E estou somente na página 23 kk

Gabi 13/07/2023minha estante
São personagens complicados. Que coloca muita expectativa nos outros. Tive muita dificuldade de me apegar a leitura. Quando eu vi já estava muito envolvida nos problemas deles. Querendo falar que eles podem ser melhores. E olha que nem sou terapeuta. Um livro muito diferente do que estou acostumada a ler. Me surpreendi com todos os sentimentos que somos capazes de desenvolver ao longo da leitura. É o exercício da empatia. É uma reflexão!

Cassia_kk 25/07/2023minha estante
Nossa, Mariana, obrigada pela tua resenha. Foi exatamente assim que eu me sentir lendo esse livro ? grande fanfic

Veridianne 13/04/2024minha estante
Exatamente isso! Não gostei do enredo, leitura não me prendeu. Todos personagens viciados em drogas, terapia urgente para esse pessoal aí!!!

Sobsob 21/05/2023

Você me encheu a paciência maria joaquina
Muito sem motivo, li tudo e ainda não entendi o objetivo do livro, muito cansado, achei todos personagens bem nada ver, todos parecem ter a mesma maturidade (não exatamente a mesma mentalidade), teoricamente ganharia ponto por ter minoria, mas achei muito nada ver certas coisas, certas discussões ocorriam do nada e não pareciam reações palpáveis e realísticas, eram brigas sem pé nem cabeça, achei a representatividade LGBTQIA+ foi fraca, na minha opinião, só tiveram homens gays (e uma citação a talvez uma bissexualidade), e teve o trem do amigo (?) dela(cleo) possivelmente ser uma pessoa trans, mas não sei se gostei do desenvolvimento, achei jogado, a autora tentou dar um destaque, mas senti uma falta de finalização, além de a autora ter invalidado lésbica, em duas situações, achei que era algo da personagem, mas deu a entender que outra pessoa (nem relacionada a historia, nem tinha nome) falou sobre a mesma situação em um contexto similar, usou a palavra, como ofensa e invalidou a sexualidade ao dizer TRÊS VEZES em DUAS diferentes situações que homens tinha largados suas mulheres por uma lésbica???? hã? talvez eu não tenha entendido completamente tudo, esse livro é muito chato, era difícil focar.
tenho que reclamar da protagonista também, essa Cleo é uma insuportável do 🤬 #$%!& , não tive empatia com ela em momento algum honestamente, ela se vitimizava tanto dizendo que ninguém se importava com ninguém quando na verdade ela que não ligava para as pessoas em volta e se projetava.
no final ela ainda saiu como a sofredora, já que todo mundo passa pano pra tudo que essa puta faz, sério, não consigo aguentar tudo sobre tudo nisso me encheu a paciência.
Depois desse livro minha sonoridade foi ferida e enfraquecida, Cleo vai tomar 🤬 #$%!& sua 🤬 #$%!& , se manca.
Lelêti 21/05/2023minha estante
SKKAKAKSKSKAKAKAKA amo resenhas assim

Rudie 22/05/2023minha estante
teve pouco palavrão, pode falar mais

Guilherme107 03/01/2023

3-leitura novela de estreia Goodreads choice awards
Quando eu vi que esse livro estava na lista do Goodreads eu logo fui me informar sobre o que se tratava "Cleópatra and Frankenstein", tendo feito minhas pesquisas descobri que muita gente falava que se você gostou de Conversas entre amigos irá amar esse livro, posso atestar com todas as minhas fichas q isso não é uma informação verídica.

Dito isso vamos para uma chuva de reclamações, os protagonistas desse livro foram para começar chatos, emocionados, xoxos, inconsistentes, entre outros adjetivos.
O casal principal não tinha química nenhuma, assim como a razão pela qual o livro se chama "Cleópatra and Frankenstein", eu estava esperando algo grande e fascinante e não apenas apelidos que eles se derao na primeira vez que se encontram.

A escrita de Mellors foi interessante e o que salvou esse livro de ser uma das minhas piores leituras do ano e assim mal entramos em 2023!!

Resumindo até aqui foi o livro q eu menos gostei desse desafio.
Cianthe 03/01/2023minha estante
Eu tenho o costume de ler algumas resenhas do Goodreads antes de começar um livro, pq nunca vi um povo tão sincero kkkk tava louca pra ler esse livro. Li uma resenha. Desisti.

Guilherme107 03/01/2023minha estante
Sim!!!

maviis_ 11/02/2024

Esse é um livro sobre histórias complexas,com muitos problemas,e personagens profundos. Acredito que seja isso que faça muitas pessoas não gostarem do livro,talvez não seja para todo mundo.
Senti que precisava ver mais sobre a Cleo,ela com certeza é a minha personagem favorita,com uma história triste,e eu queria mais,mas isso não me atrapalhou em nada.
O livro tem vários assuntos,e acho que isso fez eu gostar ainda mais. Vamos ver assuntos como drogas,problemas na família,suicídio,depressão e relacionamentos. Incrível como a autora conseguiu encaixar tantos assuntos em um só livro. Não é um livro sobre romance,então seria bom se as pessoas não fossem esperando só isso,pois vai muito além.
Sobre Cleo e Frank, eu gostei do final e acredito que não poderia ser outro. O relacionamento no geral já estava fadado ao fracasso,se relacionar com pessoas mais velhas a maioria das vezes não vai dar um bom resultado. Consegui ver o que levou cada um a se tornar o que se tornaram e achei isso muito importante.
Enfim,uma experiência muito boa. Leiam.
Francine122 11/02/2024minha estante
????

Cassia_kk 25/07/2023minha estante
Adorei sua resenha! Sentir s mesma coisa.

patricia 25/09/2022

decepcionante
esperava muito mais. história arrastada, não flui de jeito nenhum. os personagens são chatos e rasos. a autora claramente se leva a sério demais, e acaba sendo muita pretensão pra pouco conteúdo, sabe?

tem uns diálogos que ela deve ter achado super quirky e witty, mas que são muito risíveis. em um momento a protagonista diz ?a really good friend wouldn?t feel the need to point out what a good friend he was being to her all the time? e foi exatamente esse o meu sentimento lendo as partes em que eles falavam sobre como eles eram traumatizados pelas famílias etc, porque nada sobre eles me passava que estavam realmente sentindo o que diziam estar sentindo, apesar de falarem o tempo todo sobre isso. enfim, ruim

vi umas pessoas comparando com a sally rooney, mas não tem absolutamente NADA a ver. chato y chato.
Margô 24/02/2023minha estante
Imagino como é este encontro...duas personagens bem controversas, ( o oposto!) .ha, ha, ha,

beca 04/06/2022

É ok.
Eu esperava mais, pra ser bem honesta. Ao mesmo tempo que eu acho que o livro encheu de ponto de vistas sem necessidade, eu achei legal conhecer mais dos personagens. Mas queria ter tido mais pov?s da Cleo. Não gostei muito dos personagens, achei a história bem arrastada, depois de um tempo fica chato de ler. Inclusive, teve um personagem que simplesmente perdeu a essência, ficou super mal desenvolvido. Eu tava muito hypada pra ler esse livro e acabei me decepcionando muito, queria ter gostado mas acontece né. Vi muitas pessoas comparando a autora com a sally rooney, e assim.. não mesmo. vai ter que se esforçar muito pra isso acontecer. esse livro é debut e muita gente gostou, mas não chega aos pés dos livros da sally (pelo menos pra mim que sou apaixonada por eles).
as duas estrelas são pelos quotes bons e pelas 2 personagens que são suportáveis no livro

dryasiulia 01/05/2024

Tentou ser conceito, mas falhou...
Não é um livro horrível, mas peca em tentar ser conceitual, daqueles romances sem muitos acontecimentos, mais filosóficos. Mas acaba só sendo chato, contando sobre vários personagens aleatoriamente, sem aprofundar a história de nenhum e só deixando o livro enrolado. Talvez se focasse no drama dos principais fosse um livro melhor.

Em geral, gostei do primeiro e do último capítulo. O resto, molenguei muito pra ler. Você meio que acaba desgostando de todos os personagens igualmente. Enfim, há quem goste. Particularmente, acho que há livros que tenham a mesma proposta melhores.

Fernanda 19/07/2022

?When the darkest part of you meets the darkest part of me?
Eu sinto muito pelas pessoas que começaram a ler esse livro e desistiram nos primeiros capítulos. Eu entendo? as primeiras cenas parecem aleatórias e um tanto ridículas e de um primeiro encontro forçado de dois personagens antipáticos, somos jogados direto pra um noivado. E essa coisa de Cleopatra e Frankstein não me desce nada.

Mas esse livro merece paciência e insistência, caso você goste de histórias sem grandes acontecimentos, com personagens privilegiados mais ou menos agradáveis (mas verdadeiros) lidando com a vida e seus traumas. Porque o que parece ser uma história construída em cima de personalidades arquetípicas e artificiais acaba se transformando em um retrato lindo, pra mim, da ambivalência das relações.

Acontece que depois desse noivado, nós acompanhamos o desenrolar da história do casal a partir da perspectiva de vários personagens diferentes. Assim, em cada capítulo um narrador onisciente parece mergulhar nessas subjetividades de uma forma muito bonita, ao mesmo tempo em que (méritos à autora) amarra pedaços da história do casal.

A autora constrói passagens lindas, carregadas de afetos, e personagens surpreendentes (alguns chatinhos também). Destaque principalmente pra Eleanor. E, sim, a história é arrastada mesmo, como todos os livros de histórias sem grandes acontecimentos com person? etc etc etc. A propósito, são exatamente os capítulos que devem ser mais ?chatos? pra algumas pessoas que são os mais bonitos, que mostram a habilidade da autora de retratar essa ambivalência, como o capítulo incrível da briga da Cleo e do Frank na cabana.

O livro é o romance debut da autora Coco Mellors. Eu leria outros, então, pra mim, ta no lucro.

Julia 10/10/2022

nem o plot com potencial salva essa escrita cansada
aleluia finalmente terminei. que livro horrível, nao entendo como tanta gente gosta. um personagem pior que o outro. um plot pior q o outro. tanta coisa q foi comentada nos primeiros capítulos foi 100% esquecida durante os próximos. a premissa do livro tinha potencial mas que livro mal escrito cruz credo

Rodolfo_Domingos 07/11/2022

Somos todos estrangeiros nesta vida.
Somos todos estrangeiros neste mundo. E o círculo de personagens concentrados em "Cleo & Frank" fala muito sobre estar perdido na vida. E que a maioria de nós não sabe exatamente pra onde está indo. E que privilégios não são tudo na vida. E nem garantem que teremos estabilidade, amor, sucesso ou uma direção. Este livro é BRILHANTE!

mari 07/12/2022

só amor não é suficiente!
Foi comentado bastante sobre esse livro que me deu uma vontade imensa de ler ele. E ele cumpre o que foi falado, é uma história que não tem grandes acontecimentos, é apenas uma história de duas pessoas e daquelas que estão no seu ciclo de relações. É simples mas tão conectada e complexa, é uma parte do ser humano.
Primeiro foi apresentado a Cleo e o Frank, cleopatra e frankenstein para os mais próximos, e eles começaram lindamente. Mas como tudo que acontece na vida, as coisas mudaram.
Depois é apresentado vários outros personagens, com eles contando os seus povs, alguns contando algo da cleo e do frank, outros não.
Acredito que é um livro que fala que as pessoas são muito mais do que aparentam e foi interessante ler ele, vou passar um bom tempo refletindo sobre e espero que vocês deem uma chance.

rafa 14/12/2022

Não acredito que eu esqueci de fazer a resenha e agora já esqueci dos detalhes tbm. Enfim eu gostei muito, conta a história do casal e vai se intercalando com a história dos amigos deles. Gostei do final