Cometerra Dolores Reyes

Resenhas - Cometerra

Thayssa.Tannuri 18/08/2023

Leitura rápida mas nada leve rs
Das leituras que deixam questionamentos no final, que a gente fica com vontade de que tivesse umas páginas a mais.

Michele394 11/10/2023

??????
Até agora decidindo se gostei ou não.
Algumas coisas acontecem rápido demais.
A história é boa, contudo algumas coisas ficam sem explicação (ou sentido mesmo).

Li que terá continuação.

Luisa 11/04/2023

Uma história interessante que se passa nos arredores de Buenos Aires sobre a filha de uma vítima de um feminicídio. É com a morte da mãe que a 'Cometierra' entende que comer terra faz com que ela tenha visões sobre o que aconteceu com pessoas que foram mortas ou estão desaparecidas. A notícia se espalha e ela acaba virando uma referência para quem não sabe mais onde procurar ajuda (principalmente mães procurando filhos desaparecidos).

A figura da 'Cometierra' funciona bem para se falar sobre feminicídios e como, muitas vezes, esses casos não solucionados são deixados de lado quando não se tornam fatos midiáticos. Também aborda temas como o abandono de crianças em famílias desestruturadas pelos crimes. Mas algo na linguagem (distanciada, um pouco seca) acabou me afastando da história. Isso me impediu de me relacionar com os personagens e ter mais interesse no andamento da história. Como se estivéssemos lendo um relato anestesiado mesmo.

site: https://dosesdetiquira.substack.com/

Anbi Ferreira 05/08/2023

?Comecei a comer terra por outros que queriam falar.?
Escrito pela escritora argentina Dolores Reyes, o romance Cometerra conta a história de uma jovem que possui um dom com o qual, ao comer terra, consegue ter visões das pessoas com a qual a terra ingerida teve contato.

O romance apresenta uma história envolvente e impactante, explorando temas como feminicídio, o sobrenatural e laços familiares.

MaSantana 02/11/2023

Nunca li nada parecido. O livro tem uma mitida de misticismo mistura com cenas cotidianas de uma população marginalizada de um tom único a história. Sinto que poderia ser uma história maior, não porque seja incompleto, mas porque dá vontade de ler mais.

tavim 30/03/2024

Cometerra – Dolores Reyes
O encontro entre terra e dor à secura da ausência; ressecados, os sentimentos batem contra o peito num som oco pela espera que ali habita. resta juntar as mãos, não em oração porque preces jaz há tempos. o lamento ali são dedos arqueados, sujos pra atar a terra à palma e atulhar na garrafa a esperança que lhe comam aquela porção de chão, pisados momentos antes de terem o corpo roubado.

uma américa latina, que grita por socorro: onde estão meus corpos? é pela terra que ela fala, é pela mulher que ela clama. assim entoa cometerra, de dolores reyes. mais que um livro de 'mais um caso', se conta nele sobre o costume da busca --- do corpo, não da vida. periferia do planeta, onde a existência vale menos. sobra ao desespero do povo procurar pelo fantástico já que as autoridades não cumprem a função que lhes cabem.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Colly 27/01/2024

Cometerra
Essa é uma história sobre uma garotinha e os preconceitos junto as violências da vida. A leitura fluiu muito bem que em questão de horas tu já leu tudo. Muito bom, gostei.

GG 03/06/2024

Cometerra traz uma menina órfã, que mora com o irmão, Walter, que tem uma curiosa habilidade: ela tem visões a partir da ingestão de terra com a qual a pessoa teve contato. Ela ajuda as pessoas e soluciona alguns casos. Não sei se é um livro policial misturado com fantasia ou uma fantasia com romance policial.

O livro fala de feminicídio, violência, preconceito, marginalização e mais.

A autora não se preocupa muito em dar muitas informações ou especificar saltos temporais, mas tem uma premissa bem interessante. Há momentos em que tudo acontece rápido e o final me deixou meio confusa. Achei que foi abrupto e corrido.

andrensf31 16/07/2023

A relação com a terra: antropofagia na barriga da jovem.
Terra. Terrenos que produzem sentimentos e sensações que podemos percebê-las ou não, dependendo da forma como tratamos aquele ambiente. No livro de Dolores, a relação com esse plano é parte fundamental da narrativa, a jovem garota que come terra e consegue sentir pessoas que já morreram ou que ainda sobrevivem, faz uso desse elemento como se fosse um poder. O sentimentalismo dessa relação pega o leitor de surpresa, no começo causa um estranhamento e nojo, como se fossemos parte daquela história e tivéssemos o mesmo olhar que a sua tia.

A terra denuncia o feminicídio que ocorre no mundo, exposto no começo do livro, com a epígrafe ?À memória de Melina Romero e Araceli Ramos. Às vítimas de feminicídio, às suas sobreviventes.?, mostrando que Dolores trabalhará com assuntos complicados e importantes, usando a ótica da menina para narrar a história. O medo eminente e a forma de detetive que ela adquire com a sua relação com a terra denotam e pintam esse quadro triste dos subúrbios argentinos. A pobreza que nos é apresentada aqui, os comentários feitos pelos vizinhos, a tia que só está ali porque seu pai fugiu e a relação com seu irmão Walter é a forma mais humana e dolorosa que nos faz ter uma empatia e coração pela personagem e toda essa árdua bagagem que carrega, ou melhor, que nós carregamos ao longo de sua jornada.

Lembrou-me alguns livros, como o próprio ?O Avesso da Pele?, de Jeferson Tenório, em que o personagem se vê mais como um observador do que como um personagem principal, um protagonista de sua vida. Assim, passa a reparar mais nas ações dos outros, como aqui acontece entre a menina e o Walter, não tendo tanto poder sobre as suas próprias narrativas. ?Para que? Se no final resta apenas a terra remexida.?(p. )

A dor dessa criança nos faz perceber a necessidade que ela possui de comer aquela terra que traz consigo lembranças e também abre nossos olhos para a forma que possuímos de contar histórias e viver memórias. Como em ?Torto Arado?, romance de Itamar Vieira, a ambientação que temos no livro é parte central do texto, dialogando sempre com a menina rebelde que vive com seu irmão e é atormentada por seus vizinhos enxeridos.

O retrato que aqui é mostrado pela autora me fez lembrar e querer comentar da semelhança com o subúrbio brasileiro. Vizinhos fofoqueiros, amigos que se reúnem para partidas de videogame, sempre rodeados de cervejas e conversas que, mesmo em um ambiente que no dia-a-dia refletem o desespero por conta da falta de dinheiro e pela violência, ainda assim, resplandecem algum certo tipo de alegria em meio ao caos.

A antropofagia existente aqui, faz a menina reter memórias de tudo e todos que pisam na terra. Habilidades divinas que personificam esse elemento e trazem uma nova perspectiva para a vida dela. Se no começo do livro, ela era vista como uma maluca por comer terra, ganhando até o apelido de ?cometerra?, tudo começa a mudar quando sua professora some e ela, para descobrir onde estava, sente a ânsia e a vontade gigantesca de comer a terra onde Ana costumava ficar quando olhava os meninos jogando bola. A forma como a narradora trata seu contato com a terra é algo que me chama atenção. O fato dela se irritar por ter que usar jaleco branco que sujava bastante ou o contato de seus pés que sempre quando tinham a oportunidade, se fincavam na grama de seu quintal para sentir o úmido da terra, nos contam sobre esse vínculo que ela possuía com a natureza. Às vezes, não era bom para ela, a terra, que antes tinha um gosto bom, passa a ser horrível, pois ela lidava com outros tipos de solo que mostravam algo que ela não queria ver.

O misticismo presente no livro e transformado pela cidade com a ida para a casa da mãe Sandra é apresentado sempre de forma distante. Por mais que saibamos que a garota possui um certo tipo de poder especial, é somente quando ela se encontra com Sandra que ele é, finalmente, falado e explicitado. Mesmo depois, permanece apenas como um aviso em meio aos seus sonhos.

A violência daquele bairro assemelha-se à de bairros do Rio de Janeiro que contam suas histórias através de fragmentos violentos como a ?Chacina da Candelária?, os confrontos entre facções e suas guerras por território. Saber que esse livro se trata de um grande apanhado violento que é norteado pela menina nos faz ter uma sensação de amizade com ela, um vínculo, como ela tem com a terra, que a faz ver tudo de ruim que acontece com as pessoas que ela quer (ou não) salvar. O seu crescimento também a faz se afastar dos vínculos antigos, como o com o seu irmão, que em certa parte, faz-se cada vez mais distante de sua irmã, seja pela rotina cansativa que ele possui, com a responsabilidade de cuidar da casa, ou o confinamento em seu quarto causado pela moça do coturno preto. Esse afastamento e aproximação que ela possui com as pessoas é muito causado pela violência que ela recebe da terra, que fala com ela por essa linguagem. Igual o causado por um sumiço, que a faz se aproximar amorosamente de alguém.

Os sentimentos conflitantes que ela possui com os ambientes o fazem ter medo, sentir o local a expulsar. O clima daquele lugar tentava avisar a ela para fugir, o foco dela na viagem, quase como um subterfúgio para o perigo era seu romance, que agora estabelecia um contato mais próximo e protetor com a menina que a pouco tempo conhecia.

O que pode nos contar a terra? As lembranças e suas memórias e o que ela carrega consigo? As vítimas da brutalidade do humano, o feminicídio causado por grupos extremistas e as mortes de negros que são fatalmente transcritas aqui e que perpassam até pela polícia, que fatalmente é fator crucial para a morte de negros e próprio preconceito, sendo negligente e não protegendo os moradores daquele local.

Os relatos que ela recorda de sua infância a fazem pensar naquele grupo de carecas que era movido pelo ódio e raiva de pessoas que eram diferentes deles. A forma como Dolores retrata a brutalidade e o sentimento de vingança também fazem a leitura valer a pena, o texto é uma mistura que deixa a cidade como um dos personagens principais, mostrando-a como quebrada e totalmente entregue a violência. Refletindo nos personagens a crueldade que é imposta pelos mecanismos opressivos.

O excelente livro nos traz uma sensação de angústia toda vez que a garota abre a boca para comer terra, seja por vontade própria ou seja para descobrir algo que lhe dará dinheiro. Sempre temos a sensação dela querer fugir daquele poder que a terra concebeu a ela, a ?cometerra? recebe o título irritante e os olhares que no decorrer da trama se escancaram em hipocrisias. Interessante vermos a construção dessa personagem principal, que passa por diversos episódios chocantes e, com isso, adquire maturidade para conseguir lidar com as dores e os sentimentos ruins que se retira disso, tendo ainda mais contato com a terra e entendendo seu papel naquele meio caótico.

Inspirações Literárias 17/05/2022

Uma bela surpresa
Um livro que apresenta uma personagem singular que ao comer terra se torna capaz de revelar onde estão as pessoas desaparecidas sejam vivas ou mortas.

Pamela.Nogarotto 02/03/2023

Cometerra
É incrível testemunhar o que tem acontecido na literatura latino-americana escrita por mulheres nos últimos anos. Mónica Ojeda e Dolores Reyes estão escrevendo essa história.