Os abismos Pilar Quintana

Resenhas - Os Abismos

Joana.Amarante 28/04/2024

A primeira palavra que vem à cabeça é "solidão". E depois, me recordo de um filósofo que li, porém me confundo com outro (Blanchot ou Merleau Ponty, ou os dois?), que fala sobre os abismos que existem entre dois pontos: eu e você, você e eu. Esse abismo permite que tenhamos somente vislumbres, flashes, não o todo. O abismo que é névoa. O abismo que é a mãe, a filha e o pai.

_carolthome 27/04/2024

Chorei, senti raiva, levei pra terapia: cinco estrelas, amei
Preciso começar contextualizando: esse livro não estava na minha meta, não estaria na minha lista de leituras, eu não escolheria ele na livraria, nem nada do tipo. Mas, a minha professora (uma querida e um amor, inclusive) decidiu que essa seria a nossa leitura principal em uma das disciplinas que eu peguei esse período. E que bom!
Ela já começou avisando a gente que o gosto literário dela envolve caos e tragédia, que são duas coisas que esse livro tem de sobra. Inclusive, na aula, chegamos à conclusão de que esse livro seria um excelente filme de terror e thriller psicológico.
A forma como a protagonista, no auge dos seus 8 anos, é construída e como ela imprime suas percepções sobre os outros personagens é impecável. O livro não tem nenhum plot exato, é a protagonista contando sobre seus dias, suas vivências e as constantes violências simbólicas que ela sofre de todos ao seu redor. A narrativa nos mostra a pequena Claudia sendo constantemente traumatizada, só conseguindo contar as tragédias que lhe acontecem, sob seu olhar infantil. A forma como ela é forçada pela vida a crescer é muito duro e dolorido. Os abismos nas relações dela com os outros personagens, principalmente com a mãe, são construídos a partir de cada uma das situações narradas. Os ambientes e as emoções neles representadas são um espetáculo à parte, diga-se de passagem. Cada detalhe, cada frase, cada escolha de palavra nessa obra tem um motivo claro e específico.
Como Claudia, muitas vezes odiamos a mãe dela, mas temos esperança toda vez que ela faz o mínimo. Esperamos algo do pai, mas sentimos falta dele como a Claudia. Nos apegamos na Paulina da mesma forma. E, como a Claudia, somos o tempo todo colocados de frente para a morte, que ronda essa família constantemente. Ainda assim, nós chocamos todas as vezes em que ela conta algo terrível de uma forma tão simples e natural, principalmente quando diz respeito à morte.
"Nossa, Carol, como você pôde dar 5 estrelas para um livro tão dolorido e trágico?"
Porque é simplesmente brilhante. Dói ler, eu sofri demais, precisei de tempo para processar diversas passagens, mas foi uma experiência como nenhuma outra. O ritmo do livro não é frenético, mas ele te prende de uma maneira absurda. Mesmo com todas as tragédias, é impossível não virar a página. Além disso tudo, foi a primeira vez que eu li um livro em conjunto e, mais que isso, com alguém guiando e me ajudando a entender e interpretar as nuances da obra (um beijo pra querida Ana Crélia ??) e, nossa, sensacional, mal posso esperar pelos próximos.
Em síntese, essa obra me trouxe muitas emoções. Fiquei feliz, esperançosa, arrasada, agoniada, preocupada... Não esperava ler algo tão dolorido e me ver dando nota máxima. Hoje, acredito que a literatura deva despertar emoções, sejam elas quais forem. E essa obra faz isso brilhantemente. Recomendo para todos que queiram uma narrativa bem escrita e que suscite as mais diferentes e intensas sensações.

Danny 26/04/2024

Não curti a leitura. Lado bom cultura sul-americana.

Conta história da perspectiva de uma criança, meio a um caótico. E o quanto essa vivência acaba criando abismos com o tempo.

Lusia.Nicolino 26/04/2024

Duas Cláudias, duas Rebecas. Como se entrelaçam e o que as separa?
Duas Cláudias, duas Rebecas. Como se entrelaçam e o que as separa? Colômbia, anos 80, Cáli, um apartamento com tantas plantas que é descrito por Cláudia, a filha, como uma floresta. Ela nos conduz pela sua história. A escola, a convivência com os pais, o casamento pendurado em um cipó. Será que aguenta o peso das circunstâncias? A escrita de Pilar é muito peculiar e para mim, uma descoberta impactante desde que li A cachorra! Consegue contar com leveza e objetividade tramas intensas, que traz reflexões profundas sobre temas inerentes às relações humanas. Os abismos não são só os despenhadeiros que rodeiam a quinta onde passam umas férias. O quão dramático pode ser o suicídio de Paulina, a boneca? Você precisa desbravar a escrita de Pilar para entender porque há duas Cláudias e o que cada Rebeca nos ensina! Maravilhoso!

Quote: "Os mortos do meu pai, comecei a pensar, viviam em seus silêncios, como afogados num mar em calmaria."

Queila 24/04/2024

O livro conta a história de Claudia, uma menina de 08 anos que mora em Cáli na Colômbia com sua família. Mostra o cotidiano de sua vida impactada pela história de seus pais, permeada pelas histórias dos pais de seus pais, e dos familiares e conhecidos. A história vai se desenrolando num ambiente bucólico, reproduzido em sua casa por inúmeras plantas, por vezes levando a menina à melancolia. A escrita é muito envolvente e nos faz refletir sobre os abismos que se formam com pequenos gestos, palavras e ações de nossos familiares. Esses abismos podem crescer em nós durante toda a vida e podem em algum momento nos tomar por completo a ponto de nada mais importar.

Bia 21/04/2024

Terminei o livro a querer abraçar a mini protagonista. é daqueles livros que não se passam nada, "é a vida a acontecer" e é exatamente disso que eu gosto

Fernanda.Malagutti 17/04/2024

Um visão infantil da realidade
Confesso que esse livro despertou em mim uma sequência enorme de gatilhos e sua leitura foi um misto de conforto com inquietudes. Pilar Quintana apresenta vida vista sob os olhares de uma criança, mistura a ingenuidade, a ilusão, a realidade triste, a vergonha. Pode ser um livro um pouco dispersivo para alguns e profundo para outros mas no geral um ótima leitura de aconchego.

Maria18112 14/04/2024

Claudia é uma criança de 8 anos que convive com uma mãe doente e não tratada.

O livro explora a visão de Claudia sobre as situações vividas pela família e por ela mesma. Leitura rápida e profunda ao mesmo tempo.

Daniela 14/04/2024

O quão complexo é criar uma criança?
A Claudia é uma menina doce, esperta e inteligente, e ela só precisa de pais menos perturbados pelo passado. Os abismos é um daqueles livros que você termina com uma crise existencial escomunal.

isabellinara 09/04/2024

Pelo olhar de uma criança
Tocante. Reflexivo. Memorial.

Claudia me transmitiu o mesmo entusiasmo e curiosidade da percepção de mundo de quando se é criança. Mesmo com a sensibilidade aflorada acerca de assuntos nem tão infantis assim; ainda tem o toque inocente da infância.

Enquanto lia, diversas vezes me imaginei no lugar dessa garotinha, tentando entender os pais; enquanto tudo o que devia fazer era apenas existir, ser criança.

Pilar tem a facilidade de escrever sobre uma perspectiva que, as vezes, nós esquecemos existir. O olhar de uma criança percebe o mundo de forma diferente, mas nem tão diferente assim. Nem tudo ela vai entender com riqueza de detalhes, mas é notório o sentimento de ?ei, tem algo acontecendo aqui? que abismo é esse??

E ao mesmo tempo em que ela nos faz embarcar nesses questionamentos, demonstra a paz e inocência que é pegar uma boneca e voltar ao ?mundinho da criança?.

Fechei o livro várias vezes para absorver o que lia; para respirar um pouco e não chorar. As palavras me tocaram; mas as minhas memórias me fizeram dar valor a minha infância; mesmo com tantos percalços; me fizeram sentir muita saudade.

Então, um brinde ao tempo em que se tinha tempo para não pensar o tempo todo na resolução dos problemas. Um brinde ao tempo em que a ?pulga atrás da orelha? podia virar uma borboleta e você ir brincar com ela.

Os pensamentos hoje em dia são bem mais complexos?

Amanda 07/04/2024

Que livro incrível
?Queria enfrentar de novo o abismo, sentir a coisa gostosa na barriga e o medo, a vontade de pular e de recuar.?

@biaentreleituras 06/04/2024

Os Abismos é uma leitura sensível que conta a história de uma família em crise pelos olhos de uma menina de nove anos, que parece ter muita maturidade e entendimento, mas, na verdade, é apenas uma criança assustada que está passando por momentos ruins e ninguém percebe, ninguém enxerga que ela precisa de atenção.⁣

*Resenha completa no Instagram

site: https://www.instagram.com/p/C4YMgEDuZl6/

Bianca1465 29/03/2024

Os Abismos
Mais um livro do Clube Intrínsecos finalizado!

Os Abismos conta a história de Cláudia, que mora com seus pais na cidade de Cáli, em um apartamento amplo e repleto de plantas. Toda aquela exuberância não consegue esconder de Claudia os problemas reais dos adultos de sua casa e com seu olhar de criança ela narra sobre seus próprios sentimentos e de seus parentes, sobre a vida e a morte, mesmo sem entender muito bem tudo oq se passa.

Esse livro é bem curto e com uma diagramação diminuta que faz parecer que será uma leitura rápida, mas não é bem o que acontece aqui.
O livro é complexo, cheio de alegorias e metáforas, apesar de ser narrado pelo ponto de vista e entendimento de uma criança de 8 anos.

O livro aborda abertamente temas como depressão, suicídio e traição, tudo isso suavizado pelo véu da inocência de Cláudia.
Ela é exposta aos problemas conjugais dos pais e historias de suicidios, sem ao menos receber uma explicação adequada pra sua idade.

Todo esse clima mórbido, histórias antigas de familia numa época em que as mulheres mal tinham autonomia sobre o próprio destino e o resultado disso estampado na mãe de Cláudia que claramente está com uma depressão profunda, permeia a família dela e acaba afetando a cabeça da menina. Vemos também a negligência do pai com relação aos sentimentos das duas, sempre minimizando as situações.

Em vários momentos a extensa descrição dos ambientes, mesclado com cada sensação da menina, mediante esses estímulos, acabou sendo um pouco enfadonho.

Enfim, foi um livro Ok, mas que não deu resolução pra nenhum dos problemas apresentados. Só ficou o rancor e ressentimentos de uma menina que acha que sua mãe doente não liga pra ela e ninguém ao redor faz nada a respeito, pois na cabeça deles é só ignorar um problema que ele desaparece, nem que seja junto com a pessoa.

Alanny.Santos 24/03/2024

Os abismos
Os abismos é um romance da escritora colombiana Pilar Quintana, onde a protagonista é uma criança e a história é narrada a partir da perspectiva dela. O livro explora o mundo complexo e muitas vezes sombrio da infância, oferecendo uma visão única das experiências e emoções dessa fase da vida. Mergulha em um mar de abismos e precipícios, explorando os demônios internos que assolam a família de Cláudia nossa narradora e que ressoam com as lutas emocionais e psicológicas enfrentadas por muitos de nós no dia a dia.

Wanessa Braga 24/03/2024

Os abismos
Eu já sei que adoro romances escritos a partir do olhar de uma criança e depois que li a sinopse desse livro, sabia que seria o próximo.
aqui, a narrativa é contada por Claudia de 8 anos, quando ela começa a perceber as nuances da crise conjugal dos seus pais, da depressão e pensamentos suicidas da mãe, da ?ausência presente? do pai e da solidão pra qual ela é empurrada.
que negócio complexo esse de educar uma criança pro mundo. me tirou muitas reflexões.