Sobre o sentido da vida

Sobre o sentido da vida Viktor Frankl

Resenhas - Sobre o sentido da vida

isaazm_ 16/04/2024

[...] O ser sempre é mais decisivo do que a palavra [...]
O autor, Viktor Frankl, tinha propriedade para afirmar sua teoria, pois além de um neuropsiquiatra, foi uma pessoa que teve de vivê-la na prática, um prisioneiro nos campos de concentração da Alemanha nazista. Ele de alguma forma, provou a importância da força interior de seu si-mesmo, que se posicionou ativamente diante das adversidades da vida.
Gostei desse livro na medida em que me apresentou um novo jeito de pensar a vida, de me posicionar diante do sofrimento e da alegria. Sou uma pessoa extremamente pessimista e imediatista (talvez a maioria de nossa geração seja assim), então é um bom começo tentar ver a vida de um outro ângulo.
No entanto, não sei bem se concordo com o autor sobre a questão do suicídio, me pareceu um pouco contraditório quando ele diz que o sofrimento do ser humano é incomparável e incomesurável e no instante seguinte diz que “falta ao suicida não só a coragem de viver, mas também a humildade diante da vida", não se pode medir um sofrimento, mas julgá-lo é aceitável?
Talvez me falte conhecimento para debater sobre o tema, talvez eu precise de mais tempo e experiência para enxergar esse livro em sua completude, mas foi uma leitura muito válida e proveitosa.

Carol 12/04/2024

Viktor Frankl relata suas experiências nos campos de concentração nazistas e explica seu método terapêutico, a logoterapia, que o ajudou a sobreviver.
No turbulento período ele observou que um aspecto fundamental predizia se seus companheiros de reclusão iriam morrer ou viver: a percepção de um sentido para a vida.
O autor defende que encontrar um sentido para a vida não é necessário somente em situações extremas mas ao longo do nosso cotidiano.

bookcaseofmari 23/03/2024

Uau. A primeira frase que me vem à mente no momento é: a vida vale a pena. Nós deixamos a vida passar, sem se dar conta. A vida é plena de sentido. Assim como o sofrimento. E todo o resto.
Enfim, o livro é bem mais simples de entender do que eu esperava, bem levinho. Mas achei um pouco exagerado a quantidade de exemplos práticos que ele dá. Leitura incrível, com muitas reflexões. É realmente admirável ver tudo o que Frankl passou e tudo o que conta. Intenso.
Não vejo a hora de ler mais livros dele.

ahcorsuehtam 28/02/2024

Repetitivo
Talvez para quem não tenha lido nenhuma obra do autor se deslumbre com este livro, porém não é meu caso. achei o livro por vezes repetitivo o que tornou ele muito cansativo.

muitas vezes os exemplos são bons para vizualizações da teoria, mas o autor trouxe muito exemplo prático o que fez com que a teoria se perdesse.

Ju Moon 28/02/2024

É um livro que fala sobre sobrevivência e vontade de viver. Não tem como não parar e pensar sobre si mesmo. Vale a leitura pelo menos uma vez.

Mi-sun 23/02/2024

A vida vale a pena ser vivida
Viktor foi cirúrgico em diversos trechos do livro e muito necessário. Apesar de essa não ser a minha abordagem terapêutica, considerei um livro muito relevante.

Ed Carvalho 21/02/2024

Linguagem simples e mensagem importante
Eu nunca havia lido nada de Frankl antes e pensei que era uma escrita rebuscada e repleta de termos técnicos, no entanto, achei muito simples. A mensagem, obviamente, é o principal: existe sentido na vida e se não estivermos atentos ao nosso cotidiano e nossa existência, podemos acabar esquecendo o quão válido é estar vivo e pode fazer algo, do mais simples ao mais grandioso, que possa ajudar os outros e a nós mesmos termos uma vida mais digna. Este homem passou pelo pior que um ser humano pode passar e conseguiu comprovar na pele aquilo que ele teorizou.

Becaa_ 13/02/2024

Um livro que te faz refletir sobre tudo!
Te faz refletir sobre as escolhas que tem feito como tem vivido e trás um novo olhar para vida no geral, te mostra como as coisas simples do dia a dia são maravilhosas...

Ana 19/12/2023

Leitura rápida pra quem gosta de reflexões intensas
"O destino faz parte, portanto, da nossa vida e, assim, também o sofrimento; pois, se a vida tem sentido, também o sofrimento tem sentido."

Monique 18/12/2023

Esse autor consegue transmitir tão bem reflexões sobre a vida. Sempre que o leio fico mais agradecida pelas circunstâncias que me cercam.

Gabs 06/12/2023

O Viktor Frankl é um médico psiquiatra que usou sua experiência nos campos de concentração para, somados aos seus estudos anteriores, idealizar a logoterapia. Quando li sua obra mais importante em 2017, ela mudou a minha vida e a forma de ver o mundo. Hoje, finalizando essa, eu me recordei o porquê.

Lucas 04/12/2023

Objetivo e também profundo.
O livro é composto pelas transcrições de três conferências ministradas por Viktor Frankl no ano seguinte a sua libertação do campo de concentração. Com a experiência ainda recente da sofrida vida sob custódia dos nazistas, Frankl adensa de forma muito objetiva, sem perder profundidade, o conjunto de ideias que viriam a ser difundidas nas décadas seguintes e que representaram a sua abordagem sobre o sentido da vida e a postura do homem diante do sofrimento.

Uma leitura rápida mas que deixa marcas importantes no leitor a respeito da vida.

@Caroline 01/12/2023

Acho importante iniciar essa resenha explicando sobre o autor, pois é ponto chave para compreender - e absorver - a leitura.

Viktor E. Frankl nasceu em 1905 e faleceu em 1997. Neuropsiquiatra por formação, e exímio psicólogo, desenvolveu a Logoterapia. Frankl sempre foi um aluno exemplar, entre os melhores. E, além disso, era judeu.

Frankl foi levado ao campo de concentração, obviamente como prisioneiro, e por lá ficou por anos. Presenciou o torturante falecimento de seus pais, sua irmã e sua esposa grávida. Viu coisas horrendas. Viveu coisas horrendas.

"pavor, indignação e nojo; no final, esses sentimentos desvanecem, e a vida afetiva como um todo é reduzida a um mínimo. Toda razão de ser se reduz então meramente a sobreviver ao dia de hoje. A vida espiritual é desativada exclusivamente para atender a esse único objetivo. Em relação a todo o restante, a alma se envolve com uma blindagem que deve repelir as impressões normalmente chocantes e perturbadoras. Desse modo, a alma se protege, e busca se resguardar diante da supremacia daquilo que aflui sobre ela e salvar seu equilíbrio - redimir-se na indiferença. Com isso, o prisioneiro dá o passo para a segunda fase de sua reação psíquica diante da vida no campo: naquela fase que se pode designar de fase da apatia."

E ponderou sobre o sofrimento humano e a sua importância. Viktor, um apaixonado pela vida, nos deixa várias lições poderosas nesse livro, que não se trata de uma espécie de autoajuda. O livro é a transcrição de 03 palestras realizadas por ele, em meados de 1946. Palestras essas que ele criou durante o período de tortura, onde ele imaginou uma realidade diferente para se ocultar da dor.

"E apesar de tudo: Nenhum sofrimento humano permite ser comparado, pois faz parte da essência do sofrimento que ele é o sofrimento de um ser humano, que é o seu sofrimento - que seu "tamanho" reside unicamente no sofredor, portanto, no ser humano. Tão singular e único como cada ser humano individual é, no entanto, também o sofrimento solitário de cada ser humano individual."

Imagine a grandiosidade: um neuropsiquiatra, psicólogo, judeu, aprisionado em um campo de concentração. Quanta riqueza ele nos permitiu absorber em forma de conhecimento e sabedoria.

"Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez e como se na primeira vez você tivesse agido de maneira tão equivocada como estás prestes a agir agora!"

"Dizer sim para a vida é, portanto, não só sob todas as circunstâncias, algo pleno de sentido - a vida em si o é -, mas é, também sob todas as circunstâncias, algo possível."

Zaqueu 12/10/2023

O que a vida espera de mim
Essa é a segunda leitura do ano que faço de Victor Franklin, já tive a oportunidade de ler o obra mais famosa sua que é Em busca de sentido.

Nessa segunda obra se trata de 3 conferências realizadas no ano de 1946 e que com certeza é muito válido para os dias de hoje onde se apodera o vazio existencial na grande parte das pessoas.

É uma leitura bem curta porém com um assunto bem denso e reflexivo e que no fim faz a gente se perguntar o quanto que a vida espera da gente e como lidamos com as adversidades da vida e com isso passamos por todas as dificuldade saindo delas mais fortes e vencedores.

Bella 31/08/2023

Necessário!
É indiscutivelmente uma obra notável que explora profundamente a busca por significado em meio às adversidades.