Sobre o sentido da vida

Sobre o sentido da vida Viktor Frankl

Resenhas - Sobre o sentido da vida

Nathy215 25/07/2022

Achei que era coach, mas não é
O livro trata de uma transcrição de conferências realizadas por Viktor e. Frankl em 1946, que são muito atuais até hoje. Na época ele tinha 41 anos, sofreu as mazelas do nazismo, passando por inúmeros campos de concentração.

"A felicidade não pode nem deve nunca ser um objeto, mas apenas o resultado"

Victor então desenvolve o pensamento decisivo que constitui o núcleo do conceito de filosofia existencial por ele desenvolvido 'A questão não (pode) mais ser a seguinte : "O que devo esperar da vida', mas dever ser apenas a seguinte: 'O que a vida espera de mim?' "

Ele questiona se seu sofrimento tem um sentido ou não. É necessário olhar para os outros, para a natureza, se importar com as coisas ao seu redor.

Ele fala muito sobre a relação-médico-paciente e discorda da medicina moderna que trata o paciente como "material colaborador", pois o médico não deve se distanciar do paciente.

Viktor Frankl já era especialista em neurologia antes de ser preso e encarcerado pelos nazista.

O livro foi publicado originalmente com o nome "Dizer sim à vida, apesar de tudo. Três conferências".

Viktor afima que "através do niilismo, do pessimismo e do ceticismo, através da "sobriedade de uma objetividade" que já não era mais "nova", que atualmente temos que nos impor para construir uma nova humanidade. Pois os últimos anos (nazismo) nos mostrou que o ser humano tem valor, o importante é o ser humano."

O palestrante defende que "todo nosso ser nada mais é que um responder - um responder e responsabilizar-se pela vida" ou seja, que nós precisamos cumprir nossas obrigações com ela, pois cada ser humano é único e tem seu valor.

"A condição humana nada mais é do que ser consciente e ser responsável!"

Por isso o suicídio é desprovido de sentido, jamais resolverá uma problema existencial

Todos somos imperfeitos de um jeito único.

"A vida em si significa ser indagado, significa responder - justificar sua própria existência"

"A vida não é algo; é a oportunidade para algo!"

Não se pode deixar adoecer o espírito, pois sem ele o corpo morre. Como já disse Nietzsche "Quem tem um porquê parar viver pode suprotar quase qualquer como".
Eduarda 25/07/2022minha estante
Frankl foi o pioneiro da logoterapia na psicologia - ele aborda questões muito interessantes acerca de um supra sentido para o sujeito, e questões da angústia e interesse como ponto de saúde. Indico a leitura do mesmo autor, ?em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração? ??

Nathy215 26/07/2022minha estante
Eu li isso no livro, no final tem até uma lista dos livros dele, mas li apenas para discutir sobre com minha mãe ??
não tenho interesse nas obras no momento.

eduanton 21/05/2022

Otimo!
Neste livro, que é uma compilação de três conferências de Viktor Frankl, nota-se um aprofundamento das ideias que encontramos no livro Em Busca de Sentido. Vale muito a pena!

Fabio Coronel 31/05/2022

Ideias pertinentes
Leitura fluida e gostosa. A edição preserva bem o sabor da oralidade (já que transcreve uma série de conferências). Nesta obra estão contidos diversos pressupostos para a compreensão da visão de mundo de Frankl, a saber de alguns: a luta contra a reificação do ser humano; a singularidade e unicidade das pessoas; a importância da decisão e da ação diante das circunstâncias... Segundo o autor, não somos nós que perguntamos sobre o sentido da vida, mas a vida que, em situações concretas, nos indaga e exige responsabilização por ela. Atuar, amar e sofrer no contexto de nossas limitações funcionam como possibilidades para que a vida seja preenchida. É nessa dinâmica que se gera valor, não por meio de decisão lógica, mas a partir de uma aposta corajosa no suprassentido do ser. No fim das contas, cura pensar que a vida é graça e que cabe a nós merecê-la, mesmo a posteriori. Vindo de um sobrevivente dos campos de concentração... só por isso já vale ser lido.

Michel Pinto Costa 10/08/2022

O livro toca em temas delicados
Ótima leitura!
O livro traz a reflexão sobre temas pesados, como suicídio e sofrimento sem perspectiva sob o prisma de um prisioneiro num campo de concentração nazista.
Interessante notar que a busca por um sentido é individual, e em determinado momento, Frankl diz que essa perspectiva de sentido da vida pode estar ligada ao futuro ou num suporte de eternidade. O suporte de eternidade está ligada a religiosidade, e elas são mais resistentes quando não se vê mais um futuro plausível.
Por ser um livro é excelente e que toca em temas delicados, se faz necessária uma ressalva. Os editores, com a finalidade de não chocar intrépidos leitores sensíveis, acharam bem alterar a obra original de Viktor Frankl, trocando termos como, por exemplo, ‘extermínio’ por ‘assassinato em massa’. A meu ver, tocar numa obra de alguém que presenciou e viveu os horrores de um campo de concentração e se dispôs a refletir sobre é muita petulância.

Edilaine.Turvollo 03/09/2022

Esse livro é a união de algumas conferências feitas por frankl. Como sempre, muito gostoso de ser lido para quem se interessa por esses assuntos.

Gab 07/10/2022

Necessário!
Minha primeira leitura de uma obra do Viktor e eu saio maravilhada. Daqui tiro aprendizados que foram construídos em meio a muita dor, e vivenciados em uma época carente de valores e de humanidade. Viktor Frankl foi uma das incontáveis vítimas do regime nazista e conseguiu manter sua crença na verdade de que a vida e o sofrimento tem sentido. Que apesar de todo o mal que nos sobrevém a vida vale a pena ser vivida.

Como cristã admirei o fato de ele discorrer sobre a eternidade, perseverança e princípios que descobri termos em comum. Discordei de um trecho específico sobre eutanásia em crianças com formação cerebral comprometida, mas isso em nada interfere na qualidade dessa obra. Recomendo demais!

Hellen.Biehl 12/10/2022

Muito bom, como sempre
Meu terceiro livro de Viktor Frankl, a cada dia mais apaixonada pela vida desse homem e todo seu ensinamento. Este livro é quase um grande fluxo de ideias por se tratar de 3 palestras, acho que não recomendaria começar a conhecer a logoterapia por ele, apesar de curto. Ainda assim, é ótimo para fixar o conhecimento e sempre aprender algo novo.

Jess 27/10/2022

Leitura surpreendente
Leitura instigante e que provocou bastante admiração em relação ao autor. Já havia sido atendida por uma psicóloga que seguia a sua teoria, mas ter contato com o livro foi extremamente surpreendente.

Em alguns momentos o texto pode se tornar um tanto cansativo, mas unicamente por conta do seu formato.

Martony.Demes 28/11/2022

Uma introdução sobre a logoterapia
Depois de ler em busca de sentido, do mesmo autor, vim atrás dessa outra obra dele! É bem semelhante. Viktor apresenta conceitos sobre sentido e valor da vida, sua vivência nos campos de concentração e extermínio que contribuíram de maneira escatológica e em grande medida para a experiência pessoal.

É uma linda obra. Faz-nos refletir sobre os valores e sentido para diversas questões em nossa vida como o sofrimento perene, a morte, os desafios e os sentidos que isso representam para nós!

Um livro bem curtinho porém bem emocionante!

Deise.Maria 08/12/2022

Em busca do sentido da vida
Victor Francklin é um sobrevivente de quatro campos de concentração. Desenvolveu a técnica de terapia logoterapia e atuou como professor em várias universidades conceituadas do mundo.usando sua experiência como sobrevivente e a psicologia, Victor deixa aqui uma das suas mais importantes e influenciados obras. Um livro que transmite em etapas as conferência de Francklin que está dividido em 3 partes , O sentido e seus valores 1 , O sentido e seus valores 2 e Experentus Crucis que culmina com a reflexão de Victor em levar o leitor a ponderar na vida por uma ótica mais otimista e profunda .Visto que todos nós fazemos essa pergunta ao longo ds vida e quase sempre não paramos pra assimilar a resposta, Victor ele trás luz a esse questionamento quando relata que apropria vida trás a resposta e nos induz a buscarmos o si- mesmo.Incentivando assim o leitor a ver a vida com mais Objetividade e clareza e a olhar para si com mais delicadeza .É um livro bastante complexo e lança mais luz sobre a própria vida de Francklin e sua trajetória como sobrevivente o que faz com que o leitor admire mais suas obras e suas lições como psicoterapeuta.

adjalina.menezes 12/01/2023

Nesta obra foram reunidas as transcrições de três palestras proferidas por Viktor Frankl, cada uma com um aspecto diferente sobre a psicoterapia aplicada pelo autor austríaco. Confesso que esperava um aprofundamento das ideias contidas no livro Em busca de sentido, este,
para mim, continua sendo melhor. Vale a pena buscar outras obras de Frankl para conhecer a logoterapia.

Fabiana.Salgado 14/01/2023

Nós damos sentido à vida ao atuar, bem como amar e ao sofrer
Nesse livro o autor fundamenta sua teoria sobre como a vida deve ser encarada com um sentido e de forma explicativa, de como observa a psicologia do campo de concentração com base em sua própria experiência.
Um livro bem teórico, que adentra a psique humana dos sobreviventes do holocausto.

EmiC 24/01/2023

Sobre o sentido da vida.
É um livro bom, como leitora iniciante (principalmente sobre a área mental e psicológica), houve alguns momentos em que não entendi o que o autor quiz dizer, mas é ótimo sobre quem quer entender sobre o sentido do suicídio e dos enfermos.

Ana Paula Pinheiro 29/01/2023

Transcrições
O livro contém as transcrições de três conferências que Viktor E. Frankl proferiu em 1946.
O foco dos textos é o sentido do sofrimento e, para tanto, na terceira conferência ele fala sobre o "experimentum crucis", que é o relato de sua experiência nos campos de concentração.