Sobre o sentido da vida

Sobre o sentido da vida Viktor Frankl

Resenhas - Sobre o sentido da vida

Nathy215 25/07/2022

Achei que era coach, mas não é
O livro trata de uma transcrição de conferências realizadas por Viktor e. Frankl em 1946, que são muito atuais até hoje. Na época ele tinha 41 anos, sofreu as mazelas do nazismo, passando por inúmeros campos de concentração.

"A felicidade não pode nem deve nunca ser um objeto, mas apenas o resultado"

Victor então desenvolve o pensamento decisivo que constitui o núcleo do conceito de filosofia existencial por ele desenvolvido 'A questão não (pode) mais ser a seguinte : "O que devo esperar da vida', mas dever ser apenas a seguinte: 'O que a vida espera de mim?' "

Ele questiona se seu sofrimento tem um sentido ou não. É necessário olhar para os outros, para a natureza, se importar com as coisas ao seu redor.

Ele fala muito sobre a relação-médico-paciente e discorda da medicina moderna que trata o paciente como "material colaborador", pois o médico não deve se distanciar do paciente.

Viktor Frankl já era especialista em neurologia antes de ser preso e encarcerado pelos nazista.

O livro foi publicado originalmente com o nome "Dizer sim à vida, apesar de tudo. Três conferências".

Viktor afima que "através do niilismo, do pessimismo e do ceticismo, através da "sobriedade de uma objetividade" que já não era mais "nova", que atualmente temos que nos impor para construir uma nova humanidade. Pois os últimos anos (nazismo) nos mostrou que o ser humano tem valor, o importante é o ser humano."

O palestrante defende que "todo nosso ser nada mais é que um responder - um responder e responsabilizar-se pela vida" ou seja, que nós precisamos cumprir nossas obrigações com ela, pois cada ser humano é único e tem seu valor.

"A condição humana nada mais é do que ser consciente e ser responsável!"

Por isso o suicídio é desprovido de sentido, jamais resolverá uma problema existencial

Todos somos imperfeitos de um jeito único.

"A vida em si significa ser indagado, significa responder - justificar sua própria existência"

"A vida não é algo; é a oportunidade para algo!"

Não se pode deixar adoecer o espírito, pois sem ele o corpo morre. Como já disse Nietzsche "Quem tem um porquê parar viver pode suprotar quase qualquer como".
Eduarda 25/07/2022minha estante
Frankl foi o pioneiro da logoterapia na psicologia - ele aborda questões muito interessantes acerca de um supra sentido para o sujeito, e questões da angústia e interesse como ponto de saúde. Indico a leitura do mesmo autor, ?em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração? ??

Nathy215 26/07/2022minha estante
Eu li isso no livro, no final tem até uma lista dos livros dele, mas li apenas para discutir sobre com minha mãe ??
não tenho interesse nas obras no momento.

Mi-sun 23/02/2024

A vida vale a pena ser vivida
Viktor foi cirúrgico em diversos trechos do livro e muito necessário. Apesar de essa não ser a minha abordagem terapêutica, considerei um livro muito relevante.

Bella 31/08/2023

Necessário!
É indiscutivelmente uma obra notável que explora profundamente a busca por significado em meio às adversidades.

maria lele 03/07/2023

Indicação da minha psicóloga.
Eu esperava que fosse um livro cheio de ideias de auto ajuda, mas não é uma não ficção MUITO BOA, e fiquei super feliz pelo fato de eu ter me proposto a ler mais não ficção esse ano. ??

ahcorsuehtam 28/02/2024

Repetitivo
Talvez para quem não tenha lido nenhuma obra do autor se deslumbre com este livro, porém não é meu caso. achei o livro por vezes repetitivo o que tornou ele muito cansativo.

muitas vezes os exemplos são bons para vizualizações da teoria, mas o autor trouxe muito exemplo prático o que fez com que a teoria se perdesse.

Hellen.Biehl 12/10/2022

Muito bom, como sempre
Meu terceiro livro de Viktor Frankl, a cada dia mais apaixonada pela vida desse homem e todo seu ensinamento. Este livro é quase um grande fluxo de ideias por se tratar de 3 palestras, acho que não recomendaria começar a conhecer a logoterapia por ele, apesar de curto. Ainda assim, é ótimo para fixar o conhecimento e sempre aprender algo novo.

Mari Pontual 18/06/2023

Todo ser humano precisa ler
Pensar numa abordagem de psicoterapia a partir de 3 anos no campo de concentração nazista é um grande exemplo de resiliência e amor pelo próximo. Esse livro me fez repensar tantas coisas! Leitura obrigatória para a vida!

Carol 12/04/2024

Viktor Frankl relata suas experiências nos campos de concentração nazistas e explica seu método terapêutico, a logoterapia, que o ajudou a sobreviver.
No turbulento período ele observou que um aspecto fundamental predizia se seus companheiros de reclusão iriam morrer ou viver: a percepção de um sentido para a vida.
O autor defende que encontrar um sentido para a vida não é necessário somente em situações extremas mas ao longo do nosso cotidiano.

Ana 19/12/2023

Leitura rápida pra quem gosta de reflexões intensas
"O destino faz parte, portanto, da nossa vida e, assim, também o sofrimento; pois, se a vida tem sentido, também o sofrimento tem sentido."

adjalina.menezes 12/01/2023

Nesta obra foram reunidas as transcrições de três palestras proferidas por Viktor Frankl, cada uma com um aspecto diferente sobre a psicoterapia aplicada pelo autor austríaco. Confesso que esperava um aprofundamento das ideias contidas no livro Em busca de sentido, este,
para mim, continua sendo melhor. Vale a pena buscar outras obras de Frankl para conhecer a logoterapia.

Martony.Demes 28/11/2022

Uma introdução sobre a logoterapia
Depois de ler em busca de sentido, do mesmo autor, vim atrás dessa outra obra dele! É bem semelhante. Viktor apresenta conceitos sobre sentido e valor da vida, sua vivência nos campos de concentração e extermínio que contribuíram de maneira escatológica e em grande medida para a experiência pessoal.

É uma linda obra. Faz-nos refletir sobre os valores e sentido para diversas questões em nossa vida como o sofrimento perene, a morte, os desafios e os sentidos que isso representam para nós!

Um livro bem curtinho porém bem emocionante!

Lucas 04/12/2023

Objetivo e também profundo.
O livro é composto pelas transcrições de três conferências ministradas por Viktor Frankl no ano seguinte a sua libertação do campo de concentração. Com a experiência ainda recente da sofrida vida sob custódia dos nazistas, Frankl adensa de forma muito objetiva, sem perder profundidade, o conjunto de ideias que viriam a ser difundidas nas décadas seguintes e que representaram a sua abordagem sobre o sentido da vida e a postura do homem diante do sofrimento.

Uma leitura rápida mas que deixa marcas importantes no leitor a respeito da vida.

EmiC 24/01/2023

Sobre o sentido da vida.
É um livro bom, como leitora iniciante (principalmente sobre a área mental e psicológica), houve alguns momentos em que não entendi o que o autor quiz dizer, mas é ótimo sobre quem quer entender sobre o sentido do suicídio e dos enfermos.

@Caroline 01/12/2023

Acho importante iniciar essa resenha explicando sobre o autor, pois é ponto chave para compreender - e absorver - a leitura.

Viktor E. Frankl nasceu em 1905 e faleceu em 1997. Neuropsiquiatra por formação, e exímio psicólogo, desenvolveu a Logoterapia. Frankl sempre foi um aluno exemplar, entre os melhores. E, além disso, era judeu.

Frankl foi levado ao campo de concentração, obviamente como prisioneiro, e por lá ficou por anos. Presenciou o torturante falecimento de seus pais, sua irmã e sua esposa grávida. Viu coisas horrendas. Viveu coisas horrendas.

"pavor, indignação e nojo; no final, esses sentimentos desvanecem, e a vida afetiva como um todo é reduzida a um mínimo. Toda razão de ser se reduz então meramente a sobreviver ao dia de hoje. A vida espiritual é desativada exclusivamente para atender a esse único objetivo. Em relação a todo o restante, a alma se envolve com uma blindagem que deve repelir as impressões normalmente chocantes e perturbadoras. Desse modo, a alma se protege, e busca se resguardar diante da supremacia daquilo que aflui sobre ela e salvar seu equilíbrio - redimir-se na indiferença. Com isso, o prisioneiro dá o passo para a segunda fase de sua reação psíquica diante da vida no campo: naquela fase que se pode designar de fase da apatia."

E ponderou sobre o sofrimento humano e a sua importância. Viktor, um apaixonado pela vida, nos deixa várias lições poderosas nesse livro, que não se trata de uma espécie de autoajuda. O livro é a transcrição de 03 palestras realizadas por ele, em meados de 1946. Palestras essas que ele criou durante o período de tortura, onde ele imaginou uma realidade diferente para se ocultar da dor.

"E apesar de tudo: Nenhum sofrimento humano permite ser comparado, pois faz parte da essência do sofrimento que ele é o sofrimento de um ser humano, que é o seu sofrimento - que seu "tamanho" reside unicamente no sofredor, portanto, no ser humano. Tão singular e único como cada ser humano individual é, no entanto, também o sofrimento solitário de cada ser humano individual."

Imagine a grandiosidade: um neuropsiquiatra, psicólogo, judeu, aprisionado em um campo de concentração. Quanta riqueza ele nos permitiu absorber em forma de conhecimento e sabedoria.

"Viva como se já estivesse vivendo pela segunda vez e como se na primeira vez você tivesse agido de maneira tão equivocada como estás prestes a agir agora!"

"Dizer sim para a vida é, portanto, não só sob todas as circunstâncias, algo pleno de sentido - a vida em si o é -, mas é, também sob todas as circunstâncias, algo possível."