Minha Vida de Ministra

?? - 2/5

??- Personagem preferido:Amelia

??- Início da leitura: 01/02

??- Final da leitura: 09/02

Em ?Minha Vida De Ministra?, vamos acompanhar a história de Maria Valentina, uma jovem que teve um ensino médio traumático. Por isso, ela decide que vai revolucionar o sistema educacional brasileiro.

_____________________________________________

?? Assim que li a sinopse do livro, me apaixonei! Mas, a leitura não supriu minhas expectativas. O livro não me prendeu em nada, não consegui focar e me obriguei a ler. Não senti química no casal, as coisas acontecem sem nenhum empecilho, foi rápido e achei os dois extremamente emocionados. Outra coisa, senti que o livro tem uma militância desnecessária, em vários pontos a autora quer dar ?lição de moral?. Senti que as pessoas em volta da Valen puxavam muito o saco dela, elogiando a todo momento. TODO momento. Outro problema é a quantidade excessiva de referências. Poxa, eu acho maneiro colocar referências do mpb, mas toda hora acaba saturando. Me arrisco a dizer que a cada 10 páginas tinha alguma coisa sobre Cbj, Claudinho e Bochecha ou Luan Santana. Repito, acho super legal e amo essas referências, mas tem muita, mas muita mesmo.

Não supriu minhas expectativas, e eu estava torcendo para acabar o mais rápido possível. :/

Lembrando, essa é MINHA opinião, talvez você leia e ame o livro, cada um tem uma experiência diferente. :)

@devassaliteraria 15/08/2022

Resenha Devassa
|| #resenhadevassa ✨

Livro: Minha vida de Ministra
Autora: @manupastor_

"Não cobre o que deve ser recíproco, se coloque sempre em primeiro lugar."

📝 Maria Valentina é a representatividade em pessoa. Mulher, negra, gorda, com vitiligo, advogada e futura ministra da educação. Ela veio ao mundo para balançar as estruturas de um sistema retrógrado e preconceituoso.

Valen quer ser reconhecida por fazer a diferença, por seus trabalhos e por toda sua potência enquanto mulher. Não é o tipo de pessoa que se deixa ser reduzida a sua aparência. Seu grande sonho é mudar a educação do país e implantar uma nova BNCC.

E ela tanto luta por isso que consegue um cargo de Ministra da Educação, deixando sua vida em SP e se mudando para Brasília para fazer seu sonho acontecer. Porém, isso não será fácil, o que ela tanto almeja é como se fosse uma realidade utópica, e Maria Valentina se depara com muitos empecilhos, nada com que ela não saberá lidar, é claro.

No meio de todos aqueles homens engravatados, Valen conhece Henrique, o carinha que era pra ser apenas o seu Secretário Executivo e acaba se tornando algo a mais.

Na luta pela mudança no sistema educacional e fazendo de tudo para evitar se apaixonar, Maria Valentina vai viver um dos melhores momentos da sua vida. Tá afim de saber como? Corre lá na amazon e baixe agora mesmo esse livrão.

💭 Esse livro mexeu comigo desde as primeiras linhas. Me apaixonei logo de cara pela protagonista e por sua missão tão altruísta. Amei o tanto de assuntos importantes que a autora aborda em uma única história. Ela foi sensível e potente. Sua escrita é graciosa. Recomendo demais essa leitura.
💭 Alguns detalhes bem curiosos desse livro são: os personagens foram nomeados em homenagem a grandes nomes da literatura, a autora publicou essa história com apenas 15 anos e homenageou também vários professores dela. Legal né?

Gostou da premissa da história? Quero ver todo mundo lendo! 😍

site: https://www.instagram.com/devassaliteraria/

Luana de Andrade | @lidosdaluana 14/06/2022

Minha Vida de Ministra chamou muito a minha atenção desde o começo, pelo tema abordado e logo uma identificação imensa com Maria Valentina (Valen, para os próximos).

Maria Valentina sempre teve ideias grandiosas para transformar o ensino do Brasil. Ela sentiu na pele durante seu período escolar os desafios e as dificuldades do nosso ensino. E tudo isso transformou Valen em uma mulher forte, destemida? Quando ela ocupa o cargo de Ministra da Educação, algumas de suas ideias são vistas como ?impossíveis, inaceitáveis? por muitos outros Ministros, muitos com pensamentos antigos e preconceituosos, mas desistir não faz parte do vocabulário dessa mulher incrível.

Henrique, secretário executivo do Ministério da Educação, um homem que também deseja mudança para o ensino, se encanta completamente por Valen e por suas intenções de transformações. Uma relação linda surge entre eles (com uma química de milhões) e apesar de todos os desafios que enfrentarão, irão lutar por todos os sonhos e sentimentos.

O nosso Brasil precisa de mais Marias Valentinas, que não desistem de lutar pelos seus sonhos e ajudar ao máximo as pessoas!

Bela Calli 27/05/2022

Em "Minha Vida de Ministra", logo no início da leitura, nos deparamos com o discurso da nova Ministra da Educação, uma "mulher, negra, gorda e com vitiligo": Maria Valentina Moyo Hernandez, nossa protagonista, que assumiu o cargo com o intuito de revolucionar a educação.

As ideias da Maria Valentina para transformar o ensino básico são considerados, por muitos, como "utópicas" — inclusive no próprio livro — mas ideais para a melhoria do nosso ensino. Seu plano de mudança conta com uma quarta revisão da BNCC para incluir, como disciplinas obrigatórias, educação sexual e emocional; inteligência financeira; além de incentivar a criatividade e o conhecimento empírico; valorizar a história do Brasil e das comunidades como LGBTQIA+ e PcD. E claro: reformular também os métodos de avaliação e o vestibular.

Essa ânsia de mudanças é devido às próprias experiências; Maria Valentina lutou e batalhou para que jovens não precisassem passar pelas mesmas dificuldades que ela durante a adolescência e, movida por uma motivação muito bonita, encantou todos ao seu redor.
Eu mesma, como estudante da área de educação, vejo como é incentivado, na formação do professor, as tais práticas que Maria Valentina propõe. No entanto, "é muito mais cômodo para o governo que a população seja o mais "ignorante" possível, afinal, dessa forma, a manipulação se tornará algo muito mais simples". Essa frase infelizmente é verdade. Não falta ideias, não falta mentes brilhantes e revolucionárias... O que falta é a vontade da parte dos governantes para colocá-las em prática. E é justamente para isso que Valentina está ali no cargo: para mudar isso!

Acompanhamos também Henrique, o Secretário Executivo do Ministério da Educação, que rapidamente se encantou pelos ideais da nova ministra. Mais do que isso, ele se apaixonou pela mulher forte que ela é... pela sua coragem e perseverança. É um personagem carinhoso e amoroso que está disposto a ajudá-la no que for preciso. E isso certamente traz um quentinho no coração.

Com os mesmos gostos e uma química inegável, eles se veem submersos num sentimento nunca sentido — por nenhum deles—, e rapidamente engatam numa relação de amizade e romance que, com o tempo, se torna cada vez maior.

Quanto à narrativa, ela abraça o ponto de vista de ambos os personagens, sempre recapitulando brevemente a cena anterior para dar um gostinho dos sentimentos e pensamentos da forma mais completa possível, entrando, dessa forma, no íntimo do personagem. A autora também se atenta aos detalhes cotidianos das personagens, suas relações e interações. E essa ideia de proximidade é curiosa, afinal, o título e o tema dão impressão de formalidade, mas Maria Valentina se prova um cidadã comum, que gosta de livros e de cantar as músicas da playlist (e políticos também beijam!)

Certamente, é uma obra que traz questionamentos muito válidos e importantes para a sociedade, mas vai além disso! A autora traz mensagens de superação, autoestima e esperança! Além de uma mensagem de amor.

E confesso que me surpreendi quando vi, nas páginas finais do livro, que Manu ainda está no Ensino Médio (estava crente que fazia letras também!). Fiquei muito feliz ❤️ É bom ver que os adolescentes se preocupam cada dia mais com nossa sociedade e cenário político. Afinal, eles são o futuro, certo?

Bianca 11/03/2022

Se trabalharemos com cores, você é meu amarelo!
É um romance de deixar o coração quentinho. Temos o ponto de vista dos dois protagonistas e acredito que isso enriqueça ainda mais o caminho para o romance. Conhecemos Maria Valentina e Henrique como pessoas fortes e que já enfrentaram suas batalhas, mas ao longo da leitura, é possível perceber que eles cresceram tanto pessoal quanto profissionalmente, e é muito bom acompanhar esse crescimento, pois os dois estão sempre do lado um do outro.
Além do romance, a escrita nos ajuda a aprender mais sobre como seria uma Vida de Ministra e também um pouco sobre política, educação e mudanças, o que é fundamental para todas as gerações, por isso recomendo esse livro para todos.