Sonho manifesto

Sonho manifesto Sidarta Ribeiro

Resenhas -

Guilherme.Eisfeld 10/03/2024

Mudar os hábitos é preciso
Sidarta elucida a necessidade de mudança para que a Terra prospere com a existência de humanos e outros seres. Os paradigmas devem ser reavaliados. A distribuição de tarefas, renda e prazeres deve ser discutida. Mas o que mais me agradou nesta leitura foi a junção dos problemas atuais com histórias míticas hindus, budistas, cristãs, para retratar (talvez de forma necessariamente utópica) que estamos em um caminho sem volta, mas as ferramentas de mudança estão à disposição.

Nicole 27/01/2024

Utopia necessária
A leitura desse livro é fluida e muito interessante, trazendo informações sobre a cultura ancestral, lendas indígenas, histórias de capoeira, ensinamentos de grandes mestres, artistas, etc. Sidarta afirma que precisamos urgentemente mudar nossos hábitos de consumo, nossa consciência em relação aos recursos naturais. Precisamos ser mais cooperativos e usar os recursos que temos ao nosso favor. As ideias do autor e os exemplos que traz são muito interessantes, nos fazem de fato refletir. Porém, dificilmente serão colocadas em prática, pelo menos pela maior parte da população, ainda escrava do dinheiro. Por isso, o livro acaba se revelando bastante utópico. Só nos resta sonhar e fazer a nossa parte. Aos poucos, quem sabe, conseguimos algum resultado.

Elis Andoli 12/01/2024

Por que sonhar;
Cheguei a esse livro por indicação de um amigo que havia lido e lembrou das conversas que tivemos tendo como ponto inicial uma conversa entre Sidarta Ribeiro e Ailton Krenak no Ciclo de estudos sobre a vida/SELVAGEM.

Particularmente gosto muito das ideias e proposições apontadas no livro, esse que é de fácil assimilação e de fluidez agradável.

Lud 21/12/2023

Reflexões muito necessárias neste momento em que estamos vivendo. Se não mudarmos nosso estilo de vida, nosso padrão como sociedade, não teremos futuro. O autor aponta alguns caminhos que temos, porém não temos muito tempo pra mudar.

Deborah.Genovese 06/09/2023

Real mas nada diferente
Gostei muito da leitura, foi algo muito racional e direto, com soluções funcionais pra problemas pessoais e da sociedade. Comecei a ler por um clube do livro que quero participar, mas acabou cabendo muito para a minha realidade, em 80%.

Indo aos 20% que não couberam em mim, foram partes que eu também gostei, mas não me sentia o público alvo. O autor prescreve muitas vezes sobre racismo e pobreza, mas não como uma forma de iluminar aqueles que não tem conhecimento, e sim de dar mais água à uma tempestade que avassala a vida de muitos, e eu não concordo tanto com isso. Para mim, se você quer melhorar uma sociedade, você deve juntar duas essências: iluminar quem não passa por alguns problemas, para nascer empatia nos que não foram criados com isso & aliviar a dor daqueles que a sentem, sem propagar mais negatividade. Infelizmente, ele não fez nem um, nem outro.

De qualquer forma, a disposição de capítulos em "passos" para se libertar em um mundo cruel e muitos dos dizeres dele foram incríveis, me ajudando passar por algumas coisas da vida e dando esclarecimentos sobre as razões de muitos dos traumas que todo ser humano têm ou tem possibilidade em ter.

day 14/08/2023

Necessário
"A vida [?], por ser esse dom tão indescritível, incontível, [?] não pode ser percebida de outra maneira senão com contentamento, alegria e uma resposta criativa para o sentido de uma dança cósmica. Se você fosse chamado para uma dança cósmica, você ia ficar cabisbaixo, ou [?] saltitante?"
Sou muito suspeita para comentar qualquer coisa escrita por Sidarta Ribeiro ?
Além de uma inteligência fenomenal,a empatia ,sabedoria e visão política dele é simplesmente perfeita.
Livro super necessário para ontem .

Biblioteca Álvaro Guerra 03/08/2023

Mantido o rumo atual da vida na Terra, o futuro é impossível. Em seu novo livro, o autor de O oráculo da noite compartilha conhecimentos de cientistas, pajés, xamãs, mestras e mestres de saber popular, artistas e inventores que nos lembram da importância de sonhar coletivamente com o futuro do planeta.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559212132

SuAlen.Pawelkiewic 17/07/2023

A humanidade está pronta para abrir mão dos privilégios?
A proposta do livro em si, é de extrema importância, trazendo reflexões sobre nossa ancestralidade, questões sociais, ações e consequências.

Sidarta aborda diversos temas, como o Covid-19, as sequelas da desigualdade social, povos originários, religião, meio ambiente, comportamentos sexuais, entre outros.

Tendo como contexto base a arte de sonhar, a idealização de um futuro mais promissor, socialmente e psicologicamente.

Apesar de ser um livro de linguagem acessível, não é um texto propriamente harmônico. Um discurso voltado para uma minoria, aquela minoria que de antemão já concorda com esses pensamentos, pessoas na qual Sidarta não precisa convencer.

Pessoas que precisam abrir mão de privilégios, da arrogância, dos preconceitos e perversidade, provavelmente nunca chegarão a ler esse livro ou acharão tudo uma bobagem, uma repetitiva fórmula do sucesso com ideias soltas na qual não se conectam.

Entendo que a proposta do autor é trazer uma luz de esperança no meio do caos, todavia vejo muita enrolação no decorrer da sua teoria, sem trazer realmente uma solução em si.

Tudo que foi abordado sobre a humanidade não é uma novidade, o domínio de certas classes sempre existiu e pelo rumo da atualidade está longe de acabar.

Numa sociedade extremamente preconceituosa, trazer a relação de pajés, xamãs, mestres da sabedoria popular, por mais interessantes e úteis não são bem vistas por essa grande parcela da população, justamente aquela parcela que precisa mudar pensamentos e principalmente ações.

Sonho Manifesto é recheado de ancestralidade e conhecimento, mas me pergunto: A humanidade está pronta para abrir mão de seus privilégios, se conectar com a natureza e ouvir os conselhos dos mestres da sabedoria?

@suhh_entre_livrosefelinos ??

Aldenir.Ferreira 25/05/2023

Dez exercícios urgentes de otimismo apocalíptico
Finalizando a leitura desse livro, me veio à lembrança do dia em que participei do lançamento, logo me dou conta da absoluta imaturidade que eu tinha para entender os 10 exercícios urgentes de otimismo apocalíptico. Esse livro trás de uma forma muito sensível e otimista a urgência de encontramos novas possibilidades de existência atrelada a valorização do conhecimento dos que vierem antes de nós. É preciso destruir a cultura da felicidade acumulativa de bens materiais e buscar prazer na vida coletiva de quisermos continuar existindo esse planeta.
July 26/05/2023minha estante
???

Igor.Banin 10/05/2023

Perfeito
Livro mais que necessário, de vastas dimensões e alcance. Obra para ser introduzida no ensino médio.

Gabi 05/05/2023

Esclarecedor e alarmante, mas com um toque de esperança. Sidarta nos traz um compilado de pensamentos das mais diversas vertentes para nos mostrar a realidade: algo tem que ser feito! Uma leitura fácil que, ao mesmo tempo que pode ser angustiante, também nos dá a certeza de que há caminhos possíveis.

Matheus Guirra 13/04/2023

Fui apresentado ao Sidarta através do Podcast Mano a Mano e a partir disso fui buscar outros materiais que me possibilitassem um contato maior com seu trabalho e a sua obra.
A leitura foi fácil e fluída e acredito que a partir dela emergiram muitas reflexões importantes principalmente sobre o amanhã e o que podemos esperar dele. Ou melhor, sobre aquilo que devemos sonhar e praticar para construirmos um amanhã melhor.
Apesar disso, finalizei o livro um tanto decepcionado mas acredito que seja fruto das expectativas criadas por mim. Eu estava em busca de entender um pouco mais do trabalho científico do Sidarta, em especial sobre o sonho em um sentido mais literal. Não que tenha faltado base científica na leitura, mas ela tem um tom muito pessoal e subjetivo das reflexões construídas pelo autor.
Apesar de não ser o que eu esperava ler naquele momento, o livro me surpreendeu e serviu como um farol nos tempos sombrios em que vivemos e que, em muitos momentos, somos impelidos a descartar a possibilidade de sonhar com amanhãs melhores.

Ana Camps 16/03/2023

Boa leitura
O livro é bom de ler! Tem muitas referências bibliográficas e me trouxe muitos conhecimentos novos. Tem horas que achei um pouco cansativo, por estar muito tempo dizendo o óbvio. Mas aí lembrei que o óbvio para umas pessoas não é o mesmo para outras, e além disso, estamos em tempos que o óbvio precisa ser dito, muitas vezes.

Luma 23/01/2023

Ganhei de presente e acabei colocando na frente da minha lista por curiosidade de ler algo do neurocientista Sidarta Ribeiro. O livro busca criar conexões entre a história da humanidade e os rumos do presente, abordando diversas questões pertinentes nesse momento pós (ou ainda de) pandemia.

Concomitantemente, ele apresenta sua visão sobre como aproveitar as oportunidades que temos hoje e buscar soluções para resolver grandes problemas que nos assombram.