Fim de Jogo

Fim de Jogo Daniel Cole

Resenhas - Fim de Jogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Deise 01/06/2022

Chocou o total de zero pessoas! Já sabia quem tinha matado nos 20%, mesmo se eu não tivesse descoberto, o assassino foi revelado bem cedo. Não teve muita ação e a investigação foi muito largada. O ódio que eu tive da Emily Baxter não foi normal, vontade enforcar aquela vaca! Entre os três da série, meu preferido é Marionete. Esse foi uma decepção!
lecarvlh 14/04/2024minha estante
Comprei ele primeiro. Tenho q ler os outros antes ou posso começar com ele?

Melayne.Silva 22/04/2024minha estante
Leia os outros antes, se não você ficará perdida na história...

lecarvlh 23/04/2024minha estante
Okk, obrigada

Ricardo Tavares 19/07/2022

FIM DE JOGO: o círculo de fecha (Boneco de pano # Livro 3)
No terceiro livro da série Boneco de Pano, Wolf está de volta para encarar as consequências dos seus atos e desvendar seu caso mais difícil.

Descrição da Editora Arqueiro

Um quarto trancado. Um cadáver. Um segredo comprometedor.

O suposto suicídio do policial aposentado Finlay Shaw tira o controverso detetive William Fawkes, conhecido por todos como Wolf, de seu isolamento autoimposto.

Enquanto tenta se defender de uma condenação pelos crimes praticados durante o caso Boneco de Pano, Wolf se lança numa corrida contra o tempo para chegar à verdade sobre a morte do amigo.

Mal sabe ele que está lidando com questões do passado do policial aposentado que ameaçam pessoas poderosas dentro da própria corporação.

Apenas uma força-tarefa unida pelos laços de amizade com Finlay será capaz de solucionar o mistério. Isso se seus integrantes chegarem vivos ao final...

MINHA OPINIÃO

Esperei quase três anos (o volume 2 saiu em 2019) pela conclusão da série Boneco de pano. E valeu pela espera, pois Daniel Cole não decepciona seus leitores.
A história é contada em dois momentos, o primeiro acontece em 1979 e, o segundo, que representa o momento atual, 2016. No primeiro momento, os personagens centrais são Finlay e Christian. O segundo momento tem como personagem central o detetive foragido William Fawkes, mais conhecido como Wolf (lobo).
A história começa com o retumbante retorno de Wolf. O detetive resolve investigar o suposto suicídio de seu amigo. Essa investigação fará com que a equipe que desvendou o caso do boneco de pano se reúna novamente. Paralelamente aos fatos atuais, temos a narração do que ocorreu em 1979, quando Finlay está começando sua carreira na polícia e seu parceiro na época é ninguém menos que o Comissário atual.
Logo, veremos uma história de conspiração e assassinatos em série.
O livro é muito bom. Não há pontas soltas e o desfecho é convincente e satisfatório.
Li em dois dias, a história é muito fluida e envolvente demais.
Daniel Cole construiu uma série bem arquitetada que agrada em cheio aos leitores e fãs de Wolf. Quem gosta de
um bom thriller não vai se decepcionar.
O desfecho da trilogia BONECO DE PANO foi bem escrito e agora ficaremos ansiosos por novas histórias de Daniel Cole e, também, porque não, de Wolf e seus pares.

edisik 28/05/2022

Já estou com saudade dos personagens, história bem desenvolvida e com muitas reviravoltas fechando bem a trilogia. O bacana é o autor conseguir colocar humor que parece bem do cotidiano, acontece realmente do lado de cá das páginas.

ingrid.guedes.1 08/03/2023

Eu desanimei muito em marionete, mas esse daqui foi muito melhor! Gostei do final de história que os personagens tiveram

jusouzr 26/03/2023

Abominável
Com todo respeito as pessoas que escrevem livros no wattpad mas isso aqui poderia ser considerado uns dos livros mais fracos do wattpad, eu facilmente teria lido uma fanfic do faustão e selena gomez no lugar disso.
não tem história, os personagens de 40 anos agem como se tivessem 5, tudo se resolve como mágica que o autor quando escreveu deve ter achado muito genial, um vilão muito do ruim e ainda tem o plot da gravidez.
por fim, me recuso acreditar que o mesmo autor que escreveu os outros dois livros escreveu isso aqui.
Lia 17/01/2024minha estante
Eu ODIEI esse livro e terminei só por obrigação. O plot de gravidez foi horrível, o caso foi um merda, o desfecho foi péssimo, o epílogo é um lixo, o Wolf é um babaca, a Baxter é uma burra e o Thomas, tão bonzinho, coitado, foi colocado aqui só pra ser feito de trouxa.

Leandro270 29/05/2022

Um bom livro, com um enredo eletrizante e um fechamento surpreendente da Trilogia Boneco de Pano. Vale a pena a leitura.

null 14/12/2023

Fim da triologia
Triologia, com direito a três casos de roer as unhas, seja pelo suspense do crime ou pela confusão, que parecia não ter mais solução.
Finalizando com um romance maluco mas que pode dar certo.

Elisabete Bastos @betebooks 16/04/2022

Uma síntese e um fechamento dos liv
Uma síntese e um fechamento dos livros O boneco de Pano, principalmente, e o Marionete. Wolf, o ex-policial, sempre o controvertido e heterodoxo dos seu métodos para fazer jusiça. Ele volta depois de 18 meses para investigar a morte do seu amigo policial Finlay. As evidências apontam para suicídio. Mas, ele tentará provar o contrário além de tentar se livrar de diversas acusações do passado. Muito bom.
Andreia508 18/05/2022minha estante
Terminei hoje marionete. Pode me dizer se o agente da cia Rouche volta no terceiro livro?

Elisabete Bastos @betebooks 21/05/2022minha estante
sim e um desfecho e aparar arestas.

@biaentreleituras 30/09/2022

Fim de Jogo é o livro que encerra a trilogia, mas ainda não é o fim de Boneco de Pano. Segundo o autor, esses três primeiros livros são sobre a equipe em um momento específico e suas histórias se entrelaçam, mas a série ainda não está perto de terminar e ele já tem o esqueleto do quarto livro. Daniel Cole está animado com o rumo que a série está tomando e eu, ansiosa para ver o que vem por aí.

Apesar de fazer parte de uma série, os livros podem ser lidos de forma independente sem que prejudique o entendimento do leitor, no entanto, ler na sequência vai proporcionar uma experiência ainda melhor. Os dois primeiros volumes possuem uma qualidade exemplar, muito superior a esse terceiro, que chega a ser decepcionante, mas não uma leitura ruim. O problema é que seus antecessores criaram expectativas altíssimas para esse último livro da trilogia e toda a ação, crimes em série, assassinatos brutais e corridas contra o tempo deixaram um padrão que eu senti falta nesse livro.

*Resenha completa no blog

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Jaque - Achei o Livro 22/07/2022

Fim de jogo é o último livro da Trilogia criada por Daniel Cole.
Nessa estória, Wolf reaparece para investigar o suposto suicídio de seu melhor amigo. Wolf era procurado pela própria polícia e por isso sua volta o leva diretamente à prisão, porém num acordo com a comandante Vanita, ele ficará em regime semi aberto enquanto investiga o caso e assim que for finalizado ele cumprirá sua pena.
Nessa investigação ele contará com a mesma parceria do caso Boneco de Pano e para isso o autor trará de volta todos os personagens para finalizar a trilogia.
Toda a trama é voltada para o suicídio do Finley. Ele foi encontrado num quarto fechado com a arma na mão e Wolf vai ter muito trabalho para provar que se trata de um assassinato.
A trama também vai voltar para o passado, no início da carreira de Finley e seu parceiro Christian que hoje é comissário da polícia.
O autor não demora a revelar o culpado, porém mesmo assim a estória não fica cansativa.

Eu gostei bem mais desse livro que de Marionete, mas Boneco continua sendo meu favorito dos três.
Infelizmente a Baxter continua sendo um pé no saco e não consegui gostar dela nem mesmo no último minuto.

Apesar das estórias serem independentes, eu recomendo que sejam lidas na sequência pois muito da trama envolve a vida pessoal dos personagens e a leitura de apenas um dos livros, ou mesmo fora de ordem, não fará muito sentido.

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2022/07/fim-de-jogo-daniel-cole-fawkes-baxter-3.html

Coisas de Mineira 26/07/2022

FIM DE JOGO – DANIEL COLE; ACABOU-SE A TRILOGIA?
“Fim de Jogo” (Endgame) é o terceiro e último livro da trilogia de Daniel Cole, iniciado com Boneco de Pano, passando por Marionete. Chegamos em fim, ao livro que nos contará o que aconteceu e o que acontecerá com “Wolf”. Desde Boneco de Pano, aqueles familiarizados ao gênero thriller policial, estão contando os dias para os três livros estarem concluídos. Cole conseguiu, mesmo com sua pouca familiaridade com o mundo literário (isso no primeiro livro), prender a atenção, curiosidade, e sentimentos do leitor.

Fim de Jogo – onde as peças irão todas se encaixar

Aqui em “Fim de Jogo”, as personagens buscam se recuperar de tudo que ocorreu em “Marionete”. Não que isso seja completamente possível. William ‘Wolf’ Fawkes está bastante encrencado, e não conseguimos imaginar o que será preciso para que seus problemas sejam de fato resolvidos. Na verdade, não dá pra saber nem se é possível haver solução para tudo isso. Todavia, da mesma forma, Wolf se dirige até a casa de Finlay Shaw, seu antigo mentor e amigo.

Ele faz isso pela esposa de Shaw, Maggie. Wolf era muito amigo do casal, e não imaginou forma de continuar a viver sua vida, se não fosse até a casa de Finlay antes. Acontece que, Shaw foi encontrado morto, com um tiro, em um quarto que estava preparando para seus netos. O quarto estava vazio por dentro, e trancado. O que levou à teoria de que Finlay Shaw havia cometido suicídio. Todavia, Wolf sabe que isso não é verdade. Ele não descansará até chegar ao fim dessa história.

Como Wolf é procurado pela polícia, assim que o seu destino é conhecido, seus ‘colegas’ de trabalho chegam para algemá-lo e direcioná-lo para a carceragem. Preso em uma cela, Wolf recebe ilustríssimas visita. Geena Vanita (que fará qualquer acordo para ‘subir’ na carreira) e o Comissário Christian Bellamy (melhor amigo de Finlay). A proposta que o recém-enjaulado faz a eles é: deixá-lo livre enquanto investiga a morte de Finlay. Para Vanita, isso está fora de cogitação. Mas o comissário é mais conivente com a ideia…

“Você é muito babaca, Wolf – disse Baxter.”

Amigos de longa data

Christian Bellamy e Finlay Shaw foram parceiros desde os anos 70. Primeiro na Escócia, depois em Londres. E em “Fim de Jogo” poderemos conhecer um pouco dessa parceria com os capítulos que narram flashes dos feitos dos policiais nos anos passados. Isso vem contrabalancear a história, para que entendamos melhor a amizade dos dois, e a importância de Bellamy na vida de Maggie. A esposa de Finlay é muito querida e respeitada por Wolf e Emily Baxter. E eles topam tudo para descobrir o que aconteceu naquele quarto selado.

Na verdade, Wolf não foi recebido com pétalas de rosas, ou fogos de artifício. A equipe está chateada. E quem vem provar esse fato é Baxter. Ela está extremamente irritada com o antigo amigo. Mal consegue olhar no roso de Wolf. Preciso salientar que Baxter tem muito no que pensar… Ela tem um namorado que parece amá-la demais, e uma pessoa procurada pela justiça em seu antigo apartamento – pessoa essa que está praticamente apodrecendo em vida. Ou seja, Wolf não pode ser uma prioridade. Não agora.

“O Finlay não faria isso.”

Wolf jamais desistiria. Ou seria o “Fim de Jogo”?

Pois bem, acontece que para todos, o caso de Finlay deveria ser encerrado. Apenas Wolf não consegue engolir essa história de suicídio. Ele sabe que o amigo jamais faria isso. Ele não se permitiria deixar Maggie. Então, além de tudo, Wolf precisa conversar a própria equipe que vai trabalhar consigo, que essa hipótese de suicídio é furada. E dessa forma, é preciso descobrir quem matou Finlay. Contudo, a pior parte é: porque esse alguém matou Finlay. Que Wolf é perturbado, ninguém nunca duvidou. No entanto, o quanto ele pode estar enganado neste determinado assunto?

“Fim de Jogo” continua com o mesmo estilo de escrita que Cole nos mostra nos dois primeiros livros. Ele tem uma leveza nas palavras, e um senso de humor icônico. E isso ajuda muito nos momentos onde a história está mais tensa. Iremos então lidar com os personagens que conseguiram sobreviver a Boneco de Pano e a Marionete. É bom, confesso, rever alguns deles. Como Edmunds. Adoro esse cara! Ele é muito mais inteligente e capaz do que o espaço que ele tem para atuar.

Correndo paralelamente à história do suicídio/assassinato, vem o contraponto chamado Emily Baxter e William ‘Wolf’ Fawkes. São amigos e companheiros de longa data. Seus relacionamentos pessoais sempre gravitaram em torno dessa parceria. Então, é muito estranho agora Wolf estar de volta, do nada, depois de tanto tempo sem dar qualquer notícia de vida para Baxter. E ela não o perdoa por isso. Está muito indignada e não consegue disfarçar.

“Edmunds jogou o pacote de fraldas nos braços dela e saiu correndo.”

Diferente do que vinha acontecendo…

Preciso alertar ao leitor que, se você espera aquele banho de sangue e carnificina visto nos dois primeiros livros, você irá se decepcionar. Pode diminuir a expectativa desde já. Essa trama gira em torno disso que falei até gora. Ou seja, a história fica bem mais pessoal. Bem mais próxima. E você vai sentir junto com essas personagens que já estamos há anos lidando com elas. Todavia, por mais que desde o começo eu soubesse que esse trabalho de Cole era uma trilogia, me senti bastante nostálgica – como geralmente me sinto ao finalizar uma série.

Mas, uma boa notícia para os fãs do autor, ou até mesmo, fãs de Baxter e Wolf. Antes de iniciarmos “Fim de Jogo”, Daniel Cole conta que: “Este não é o fim de Boneco de Pano, nem de longe. Eu sempre quis que esses três primeiros títulos fossem sobre uma equipe específica em um momento específico. Eles se sobrepõem. Suas histórias se entrelaçam. São uma trilogia. Mas, não é assim que a vida real funciona – a vida dá voltas e vai afrouxando todo e qualquer nó minúsculo que a gente tenha feito. Já tenho o esqueleto do quarto livro (…).”

“LIBERTEM O LOBO! Outra vez!”

Em suma, essa é mais uma história frenética, onde a todo tempo algo novo está acontecendo. Você não pode se esquecer dos fatos dos dois primeiros livros, porque tudo está entrelaçado, e personagens ficam navegando, flutuando entre as histórias. Tudo muito bem amarradinho pelo autor. Essa é uma linda edição, com a capa inspirada na capa gringa, onde descobrimos o porquê do subtítulo “O círculo se fecha”. Com suas 304 páginas, você terá entretenimento garantido. Tudo em papel pólen e uma diagramação muito confortável, embora bastante simples.

“Não sou nenhum herói…
Eu mataria até o último ser vivo na face da Terra para salvar você.”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2022/07/fim-de-jogo-daniel-cole-resenha

Milene Wi 11/08/2023

Fim de Jogo
Não tem grandes revelações nesse último livro da trilogia.
Tem bem menos ação, nada de crimes seriais, se foca muito mais em vasculhar o passado para solucionar o caso presente. O interessante é vermos os personagens dos livros anteriores trabalhando como uma grande equipe, juntos, para elucidar o suicídio de Finlay.
Tudo resolvido, certinho. Sem surpresas. Não é um livro ruim, mas os anteriores são bem melhores.

Luciano Otaciano 08/08/2022

Esperava mais, mas é satisfatório e coerente!
Três anos depois da publicação de Boneco de Pano, seu thriller de estreia, Daniel Cole encerra o que ele considera como a trilogia em torno de um conjunto de personagens em um momento específico. Apesar de se sobreporem e terem caminhos se entrelaçando em detalhes, os três livros funcionam de forma independente e trouxeram novos ares ao suspense. A qualidade dos dois primeiros livros perde um pouco do fôlego na parte final, mas, justiça seja feita, Fim de Jogo consegue encerrar esse tal ciclo de forma satisfatória.
Finlay Shaw, o policial que ocupa a galeria de coadjuvantes na série iniciada com Boneco de Pano, é o fio condutor do suspense que encerra essa trilogia. Em Fim de Jogo, vamos desvendar um pouco do seu passado e como isso pode ter influenciado no seu recente suicídio. Mas nem tudo é exatamente aquilo que parece, e os protagonistas Wolf e Baxter vão se desdobrar para encontrar a verdade por trás de muitos mistérios que envolvem diretamente a corporação. O foco desse livro é a corrupção policial e como o envolvimento de membros da corporação com grupos criminosos pode dar muito errado. Mesmo que isso só aconteça muitos anos depois.
Fim de Jogo é um suspense bem menos elaborado que os livros que o antecedem. Navegando entre episódios do passado e a investigação do presente, a história envolve bem menos e perde muito da pegada de mistério e carnificina que caracterizaram a série. Cole costuma entregar verdadeiros quebra-cabeças aos leitores e aqui não é diferente, só que é um daqueles quebra-cabeças nível fácil, entendem? O próprio desfecho, por mais certinho e sem furos que seja, não empolga tanto. É previsível demais. É aí que entra em cena o conjunto de personagens. Verdadeiras estrelas à parte de todo o suspense, os personagens criados por Cole são cativantes, geram empatia imediata e nesse momento em que já somos bastante familiarizados com todos, conseguem segurar a trama e salvá-la de ser MAIS UM SUSPENSEZINHO COMUM. O tom de humor, o jeitão descolado e descontraído e as tiradas sarcásticas dão o tom da história. E nesse quesito Emily Baxter rouba pra si as melhores passagens e comentários – é, de longe, minha personagem preferida nessa série.
E por falar em humor. Desde o começo, ele sempre foi um ingrediente marcante da escrita de Cole. Confesso que foi algo que me atraiu bastante porque eu curto personagens sarcásticos e tiradas de humor meio nonsense. Só que em Fim de Jogo achei que Daniel pesou um pouquinho demais a mão e muitas cenas o humor ficou exagerado demais. Os desenhos feitos por Wolf, por exemplo, bem engraçados e tudo o mais, soam um pouco demais se pensarmos que ele é O detetive FODÃO. Tipo, que espécie de detetive fodão pagaria alguns micos como aquele? Costumo dizer que trilogias funcionam muito bem nos livros um e três, sendo o do meio aquela ponte de ligação recheada de formalidades e encheção de linguiça. Neste caso, se formos avaliar o trio, o encerramento foi o ponto fora da curva e Fim de Jogo cumpre apenas o papel de dar um destino para os personagens. Nada além disso. A avaliação piora um pouco se decidirmos olhar para o livro como uma obra totalmente independente, livre de sequências. Aí não tem como salvar e a experiência vai ser bem frustrante. Dito isso, não recomendo a leitura isolada de Fim de Jogo. Ele faz parte de uma série e só vai fazer sentido se você conhecer as tramas anteriores. Do contrário, sua avaliação vai ser péssima. Em resumo,  FIM DE JOGO decepcionou um pouco, mas essa galeria de personagens me conquistou. Espero que tenham curtido a resenha!

1 | 2 | 3 | 4 | 5