Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

Fernanda Sleiman 05/03/2024

Surpreendeu
Achei que era uma temática, pensei que estava errada, e no final estava certa.
Tratado com leveza e mestria

oiamandah 20/02/2024

O tempo não é uma linha.
Primeira leitura que faço da autora e já posso dizer que fiquei encantada. Julia é poética, delicada, profunda e certeira nas reflexoes levantadas.

Ao ler a sinopse você pode achar que é um livro bobo, superficial e meio aleatório... porém, venho pedir que de uma chance e vá de boa curtindo o fluxo da história.
É tudo mt leve e tocante...e no decorrer das pgs Julia traz a importância da amizade bem como o papel que a escrita tem em aliviar o sufoco do peito. É uma escrita impecável sobre as mudanças da vida, os lutos simbólicos, a ressignificacao do amor e a forma de se enxergar/sentir no mundo.

É lindo...da um quentinho no coração e um respiro em meio a leituras mais densas :-))

Eliza.Beth 19/02/2024

Simples e poético
- A alegria, que cor tem?
- Verde. A alegria é verde.
- E a felicidade?
- Azul.
- Tristeza?
- É branca.
- O medo?
- Um cinza sem fim.
- E a saudade?
- A saudade é quente. A saudade abraça, acarinha, sussurra, canta baixinho e nos coloca pra dormir.
- Como o amor?
- Saudades é um dos nomes do amor.
- Tu acha que o amor tem muitos nomes?
- Alguns. O meu preferido é atenção.

Com um suposto tema simples, ao acompanhar um homem meio perdido, que ao se mudar, encontra uma tartaruga no seu novo apartamento, e na tentativa de devolver o animal ao seu antigo dono, vamos conhecendo um pouco de Murilo e das pessoas ao seu redor, as que se foram e as que vão chegando.

Foi incrível acompanhar Murilo enquanto ele tentava se encontrar. Perceber que nem sempre é o outro. Pode ser que sim, que seja até ambos, ou ninguém.
Um livro sobre a vida.
Um livro contemporâneo que me deixou impressionada.

JoAo366 18/02/2024

O poder na simplicidade das relações
"Ela se chama Rodolfo" acompanha desde o começo Murilo, que leva aparentemente uma vida comum e acaba de alugar o apartamento de Francesca.
O livro cativa o leitor ao narrar as relações de Murilo, e das outras personagens, que foram construídas, estão em construção e que ainda se construirão, assim como as aventuras do protagonista por Porto Alegre com a tartaruga Rodolfo, que são verdadeiramente a base da trama.
Um livro que surpreende ao buscar a profundidade que existe nas coisas que parecem simples, com capítulos curtos e uma leitura muito fluida.

Andressa Klemberg 15/02/2024

Leve e profundo
Com um enredo extremamente criativo, Júlia Dantas nos brinda com uma história tão profunda quanta repleta da simplicidade da vida. Muitas questões são levantadas em torno da vida de Murilo, um porto-alegrense que não estava vivendo sua vida como gostaria. Parecia sobreviver antes de encontrar Rodolfo em um apartamento vazio. O despertar e a saga pela cidade são pontos que mexeram comigo. Destaquei muitas frases e estarei atenta para ler mais da autora.

Aline 14/02/2024

Profundo
Li o livro é terminei incomodada, não porque o livro é ruim, mas porque o livro realmente toca em pontos e levanta questões profundas.

Eaisagui 11/02/2024

As vezes tudo que a gente precisa pra lidar com os nossos problemas são mais problemas.
Junto com Rodolfo, Murilo ganhou um novo objetivo de vida e, mesmo que por pouco tempo, conseguiu se distrair.
O copo meio vazio de Murilo se complementava com o meio cheio de Francesca e dessa amizade uma história sobre temas pesados: preconceito, abandono... Mas também afeto e amor.

DANIELA 10/02/2024

Indicaria a leitura
Essa foi minha primeira leitura deste ano. Adorei como a história é costurada e fiquei na torcida por Rodolfo, mas fiquei especialmente presa na leitura tentando entender quem era a pessoa que a teria deixado e em que circunstâncias.

Amanda.Cristina 09/02/2024

Através das andanças do Murilo para encontrar um novo lar para a Tartaruga Rodolfo ele amadurece e se conecta com outras pessoas.

Nani 08/02/2024

Murilo e Francesca
Acabei de ler e nem sei o que dizer...sempre gosto de finais felizes e talvez esse livro nos mostre que nem sempre os finais acabam no foram felizes para sempre.
O romance traz temas interessantes, conflitos familiares, morte, doença, fim de relacionamento, questões de gênero e de uma forma comovente e posso dizer até poética.

Maria Bia 08/02/2024

Um confortável incômodo
Eu amei a leitura desse livro. É uma obra que eu não pegaria pra ler caso visse em uma prateleira por aí e a surpresa de ter gostado foi tanta que fiquei ressoando na mente o ditado "não julgue o livro pela capa", hahahaha.

Foi a minha primeira experiência com a TAG e eu fiquei bem feliz de ter iniciado com esse livro maravilhoso e nacional, acima de tudo.

História br que se passa na cidade de Porto Alegre e mostra a vida "pacata" do Murilo. Me identifiquei com alguns traços dele e conforme foi mostrando mais da vida dele e o motivo por trás de tanta coisa a história foi se revelando a obra maravilhosa que é.
Só não dei 5 estrelas, porque apesar do final amarradinho e irônico eu queria que Rodolfo tivesse um final diferente.
Amei Francesca. Queria segurar ela e guardar num potinho e proteger de todo mal.
Adorei a dinâmica Camilo - Murilo + Rodolfo.
Amei a construção da relação Murilo - Rodolfo e como este último foi o agente transformador no Murilo. Fazendo com que ele saísse da toca e se abrisse para o mundo.
Eu gostei muito da leitura. Capítulos curtos e fluídos. Enquanto lia, tinha a sensação de que estava lá, com eles, sentada na mesa do bar.
E sim, eu senti raiva e ranço da Gabbriela e depois senti muito ódio do Murilo por ter sentido ranço da Gabbriela SHUASHUAHSUA.
Merece uma releitura no futuro, com certeza.

BillyRM_ 07/02/2024

Não incomoda ninguém e provoca reflexões
Certamente de todos os livros que já li (poucos, poucos mesmo), esse com certeza é o mais fluido. Incrível é a capacidade da autora de trazer a tona tantos tópicos pertinentes como a transexualidade, conceitos de gênero, mudança de rotina e criação de um filho ou animal de estimação usando uma linguagem tão acessível. Acredito que o livro transparece o que ele precisa graças a essa facilidade de entendimento, mesmo não tendo uma trama complexa, afinal, mudar-se para um apartamento novo e ter como objetivo central durante toda história encontrar um lar para uma tartaruga certamente não é complexo.

"Ela Se Chama Rodolfo" já brinca desde o seu título e segue brincando com os conhecimentos do leitor a todo o momento. As vezes, o que interpretamos não necessariamente é o certo, ou melhor, não é o que se encaixa na situação. Humanos são muitos para todos entrarem em consenso sobre o que é totalmente certo ou totalmente errado. A obra provoca sem necessidade de "jogar na sua cara". Ela flui como uma conversa para quem estiver disposto a ouvir.

Carla 07/02/2024

Comovente e profundo
Um livro comovente e sensível, com personagens muito bem construídos, que me surpreendeu.
A história de Murilo, que se mudou para um apartamento onde a antiga moradora, Francesca, deixou uma targaruga. Ele entra em contato com ela a respeito e recebe instruções para levar o animal (Rodolfo) a uma pessoa. Acaba que não dá certo, ela indica outra pessoa e assim sucessivamente.
A odisséia de Murilo é o pano de fundo , na verdade o livro é sobre a natureza humana e seus segredos, os relacionamentos, e nos faz refletir.
Mas a cereja do bolo são os emails da Francesca para o Murilo, sempre cheios de sabedoria e histórias interessantes.
Gostei muito da leitura.

Luciano498 05/02/2024

Sobre todas as coisas que precisa saber sobre Rodolfo.
Uma tartaruga, que anda em linha reta e tem uma caixinha de CD que usa como rampa para acessar a sua bacia de água.

Esse livro, há muitas camadas, além das relações que vão aparecendo e sumindo, vemos um sentimento feminino, que passeia pelos corpos. E não é o feminino, fêmea, mas o feminino sentimento, doce delicado, que precisa existir para que o universo possa renascer.

Muitos personagens vão aparecer, mas de todos, você sentirá tanta intimidade com Rodolfo, que verá, o quão persona, personificação, se tornará, ao ponto de deixar um imenso, sentimento de saudades.

Uma história gostosa, emblemática e doce.