Ela se chama Rodolfo

Ela se chama Rodolfo Julia Dantas

Resenhas - Ela se chama Rodolfo

Thaís Bueno Serafim 03/02/2024

Para encerrar o mês de janeiro estava procurando uma leitura mais dinâmica e leve. Esse foi o livro de dezembro/2023 da Tag Curadoria e depois de ler a revista que acompanha a edição achei que seria uma boa escolha e estava certíssima.

Acompanhamos Murilo, um homem que acaba de se mudar para um apartamento que alugou sem conhecer ou ter nenhum contado direto com a proprietária/antiga moradora. Quando se muda tem uma grande surpresa: no banheiro encontra uma tartaruga e não sabe como sobreviveu sozinha e naquelas condições.

Ele não quer ter nenhuma responsabilidade com o animal e depois de muita insistência consegue o email da antiga moradora para tentar resolver a questão da tartaruga. Seguindo as instruções enviadas pelos emails de Francesca, Murilo vai desbravar a cidade de Porto Alegre em busca de um novo lar para a tartaruga. Nesse processo vai descobrir mais sobre a cidade e sobre si próprio, além de conhecer pessoas que se tornarão muito importantes na sua trajetória.

"Ela se chama Rodolfo" é um daqueles livros que fisgam o leitor desde a primeira página. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Julia Dantas e adorei! Destaquei vários trechos ao longo da leitura, muitos deles me fizeram refletir sobre várias questões. Também me emocionei em vários momentos.

Outro ponto que gostei nessa leitura é que ao longo da história vamos visitando vários locais da cidade de Porto Alegre, que acaba sendo um personagem. São citados os nomes de muitos lugares e fiquei curiosa sobre eles, já que não conheço a cidade. Por isso, decidi jogar no google maps para ter uma ideia de como eles eram e adorei a experiência (pretendo repetir em outras leituras 😊).

📝 Citações 📝
"Quanto mais se lembra das escolhas que fez, mais pesa o lado das escolhas que não fez."

"A morte não é parte da vida, é alimento dela. Uns morrem para que outros continuem."

"Dividido entre a curiosidade e o medo de descobrir algo que preferia não saber, ele se cala. Não é possível deixar de saber o que se soube e, às vezes, mais que uma benção, a ignorância é a base das relações."

site: https://www.instagram.com/p/C23O24mLLca/?img_index=1

Simone.Kniphoff 30/01/2024

Emocionante e envolvente
Ainda estou impactada com a leitura e pensando em todo esse universo contemporâneo que envolve essa narrativa. Foi interessante percorrer e lembrar dos bairros, ruas, lugares de Porto Alegre. Também fascinante os questionamentos sobre nossa existência e maneiras de habitar esse mundo que nos atravessa, pessoas que nos transformam.

Nadja.Oliveira 27/01/2024

O início do livro é mais lento, mas melhora um pouco próximo ao final.
Achei um livro mediano. Não me fisgou.

Dulcinea2 27/01/2024

O poder de transformação da amizade
Nesse livro de Julia Dantas, conhecemos a trajetória de Murilo em peregrinação por Porto Alegre em busca de um novo dono pra Rodolfo, a tartaruga que anda sempre em frente e avante, e as descobertas de pessoas e amizades é inesperado e apaixonante.

A linguagem é simples, os personagens muito bem construídas, não tem como não se apaixonar por eles ou pelo menos acreditar na realidade de cada um.

O texto é leve e o caminhar da história muito real. Ao mesmo tempo que deixa no final uma certa tristeza pela inevitabilidade do fim: seja da vida, de nós próprios, das pessoas e amizades.

Diego642 27/01/2024

Livro profundo, mas enredo não tão bom
Este é um livro com pontos muito bons, outros nem tanto. A história começa com uma tartaruga esquecida e uma mulher misteriosa se comunica com novo proprietário que, por meio de e-mails, o instrui a encontrar pessoas dispostas a ficar com a tartaruga. Um enredo meio fraquinho. O que salva a leitura é justamente a mulher misteriosa que é dona de uma sabedoria de vida incrível e com histórias e afirmações que te levam a outro patamar de compreensão a respeito da vida, dos sentimentos, da morte e sobre o amor. O mais incrível é que está mulher consegue levar um homem desconhecido a mudar a própria vida nem que seja por alguns instantes. Este é um livro que te passa a sensação de estar lendo a narrativa de um cotidiano comum de uma grande metrópole, mas com alguns pontos de profundas reflexões. Entretanto, a tartaruga não faz muita falta na história. Achei um pouco forçado para ganhar originalidade.

taisbellini 25/01/2024

Local, fluido e profundo
Como uma orgulhosa Porto Alegrense, amei ler um livro com tantas referências à capital do Rio Grande do Sul. De início, pode-se pensar que a ?localidade? do livro pode limitar o público, não pela gramática, mas pelas tantas referências a ruas, lugares e costumes. É um livro muito legal de ler, ao mesmo tempo em que é leve, divertido e fluido, também aborda temas muito profundos. Se lemos, entendemos e gostamos Itamar Vieira Jr. e todo o seu referencial do nordeste, acho que não custa também ler e aproveitar Júlia Dantas, que tem uma ótima escrita, e excelente conteúdo. Adorei e recomendo.

luizagross 23/01/2024

Livro conta a história de Murilo, que, através de diversas tentativas de achar um lar para uma tartaruga que encontrou no seu apartamento, se aprofunda em uma jornada emocional abordando temas de opressão de classe e de gênero. Apesar de temas tão interessantes e relevantes, a forma com que a história é contada se torna um pouco arrastada.

Alice 22/01/2024

Toda vez que eu não gosto do protagonista a história se perde um pouco de mim, esse foi o caso desse livro, ainda mais tendo personagens tão mais interessantes como a Francesca, o Camilo e até a Lídia. Apesar de tudo, como os capítulos são curtos e bem definidos a leitura flui, adorei as histórias da Francesca, ela tinha um mundo todo seu, pena não ser ela a narradora, aliás imperdoável o final do Rodolfo e isso me faz desgostar mais ainda do protagonista.

Lucy 20/01/2024

Os capítulos são curtinhos e de fácil leitura. Achei um pouco chato no começo mas depois fui pegando o ritmo do livro.

LeonardoGS89 19/01/2024

Muito bom.
Que grata surpresa foi esse livro, não dava nada por ele e recebi tudo, gostei bastante da leitura, capítulos curtos com escrita fluida e trama envolvente, apenas não dou cinco estrelas por conta do final que me deu um banho gelado, mas no geral, foi muito interessante acompanhar as peregrinações de Murilo com Rodolfo, gostei muito de Francesca, Camilo, Lidia, enfim, ótimo livro com personagens que a gente se apega.
A leitura traz uma reflexão sobre os afetos, os traumas, as identidades e as carapaças que nos protegem e nos aprisionam, possui uma linguagem ágil, sensível e bem-humorada, a autora cria personagens cativantes e situações surpreendentes, que revelam as complexidades e as contradições da vida contemporânea.

_Ane_ 19/01/2024

Um livro com uma escrita deliciosa. Leitura fluída. A história é de um homem e uma tartaruga. Sobre e-mails trocados. Sobre perdas, sobre preconceitos. Sobre verdades e histórias de ficção. Sobre morte e urubus. Sobre histórias errantes. Sobre diferença de gêneros.

Sobre caminhar em linha reta ou em uma cidade sinuosa, cheia de ladeiras. Sobre lugares de Porto Alegre e olhares diferentes dos personagens sobre a cidade.

Um livro que é uma aula incrível sobre escrita criativa. E sobre a vida e todas as suas nuances, caminhos e surpresas.

Kelly.duarte 17/01/2024

Me surpreendi com o livro, a escrita da Júlia Dantas é uma delícia, o livro é fluido e você lê páginas e páginas sem nem perceber. Gostei do tema que aborda amizades, relacionamentos, perdas, luto, preconceitos e etc. Quero ler outros livros dessa autora!

@eleeoslivros 16/01/2024

Que livro delicioso.
um livro leve que fala de um homem e uma tartaruga.
um livro que mostra os contratempos da vida.

Helen Sippel 15/01/2024

Eu, muito tocada por essa leitura. É desses livros que não se faz ideia onde tudo isso vai dar, mas tem a certeza de que não é do modo mais clichê "ele fica com a garota no final".

Aqui, os meios importam mais que os fins, até que se chegue ao fim e perceba que ele também vale. Murilo é um dos personagens mais interessantes que eu conheci nos últimos tempos. Você vai descobrindo quem Murilo é, à medida em que vai entendendo PORQUE ele é, ao mesmo tempo em que o próprio Murilo vai conhecendo a si mesmo.

Tudo isso em uma narrativa livre, poética e espirituosa, que desafia os tempos verbais, e promove uma disputa entre o que é aspas, vírgula, parágrafo e travessão. Eu confesso que nunca li nada parecido. Quero reler, agora que sei exatamente como os meios se dão para que o fim seja o fim.

"Eu sou agora tudo o que ja fui e tudo o que ainda vou ser"