Ela se chama Rodolfo

Nome: Ela se chama Rodolfo
Autora: Julia Dantas
País de origem: Brasil
Período de leitura: 24/12 a 27/12/2023

Comentário SEM SPOILERS: Livro enviado pela TAG em dezembro, narra a história de Murilo, que se muda para um novo apartamento num momento difícil de sua vida e lá encontra uma tartaruga, deixada pela proprietária do imóvel. Uma série de conversas e andanças por Porto Alegre tem início, tudo motivado pela tartaruga (que se chama Rodolfo). A autora irá trazer reflexões sobre amor, amizade, família, amadurecimento, relacionamentos e identidade de gênero, tudo isso em passagens que deixam o leitor bastante reflexivo. Adorei a leitura e quero conhecer mais da autora! ???

Jose 01/01/2024

Ela se chama "Rodrigo"
Não sei nem como expressar o misto de sentimentos que esse livro provoca.

É um livro muito gostoso de lê, com muitas reflexões, muitos detalhes nas linhas e entrelinhas, muita sabedoria.

Nele encontramos a história de um homem com muitos sentimentos, com suas próprias confusões, igual a todos os homens brasileiros, e ao mesmo tempo, muito diferente da maioria. Esse homem, faltando poucas semanas para suas férias, onde viajaram pela primeira vez para fora de Porto Alegre, se vê em uma empreitada de achar um lar para uma tartaruga.

Muito incrível os encontros e desencontros, as descobertas e os sentimentos que o livro provoca. Simplesmente não tem como não se identificar com Murilo. Super recomendo essa leitura incrível!

Livia M. 31/12/2023

Ela se chama Rodolfo
Ele se chama Francesca
Encontros e desencontros de si mesmo
Peregrinos no caminho da reflexão
Lídia, Murilo e Camilo
Bora tomá uma?

Wescley.Costa 31/12/2023

Surpresa boa!
É uma obra sensível. Aborda vários temas de maneira leve ao mesmo tempo profunda. O enredo parece simples e é por essa simplicidade que conseguimos compreender a sensibilidade dos personagens. Foi um livro sem sombra de dúvidas surpreendente essa experiência literária. Fechei 2023 com chave de ouro.

Ramon 30/12/2023

A peregrinação que envolve o livro me foi bastante entediante mas que bom que, devagarinho, persisti. O livro trata lindamente sobre questões de gênero e travestilidade de maneira muito fluida e tocante e a autora cria diálogos sublimes, principalmente os da personagem Francesca. Também amei o desenvolvimento da relação entre os irmãos Murilo e Lídia, adoro acompanhar relações entre irmãos. O personagem Murilo tem uma reflexão introspectiva sobre escolhas que me tocou num lugar muito sensível, foi por esse trecho que persisti. Que bom.

"Quanto mais se lembra das escolhas que fez, mais pesa o lado das escolhas que não fez. [...] Todos os homens que não foi ainda moram dentro dele, pequeninos, à espreita, e não sabe se eles estão ali para dizer que se pode fazer o que quiser no mundo ou se para lembrá-lo de que ele falhou em muito mais coisas do que conquistou. Tem vontade de se despedir das vidas não acontecidas dentro de si. [...] Deseja matar os Murilos que não pôde se tornar mas que ainda vivem dentro dele. Ao mesmo tempo, tem vontade de lhes prestar algum tipo de homenagem por terem resistido até aqui."

Michelle.Sabrina 30/12/2023

Envolvente
Uma leitura leve, fluida e envolvente, mas o que mais gostei do livro foi a sensação de pertencimento. Me reconheci tantas vezes! Com sua escrita simples e honesta Julia Dantas mostra a vida real, o dia a dia... adorei isso.
A única coisa que não gostei muito foi a mudança de cadência no final, parecia que eu estava lendo outro livro.
De toda forma foi uma leitura muito gostosa pra fecharei ano ??

Gislaine 29/12/2023

São fatos que transformam a vida
Uma narração tão pura e simples que toma a gente de assalto.
Cheia de reviravoltas nos faz pensar sobre cada um que passa por nós e deixa um pouco de si, pois somos a média daqueles com quem convivemos e conhecemos.
Uma história tocante sobre sonhos e escolhas.

Natacha com CH 29/12/2023

Uma paixão por Porto Alegre ??
O livro foi uma agradável surpresa. Confesso que adquiri porque amei a capa e fiquei curiosa com a sinopse. Que bela surpresa! Os personagens são todos muito envolventes e a paixão por Porto Alegre é algo muito poético e acolhedor. Recomendo demais!
leiturasdabiaprado 30/12/2023minha estante
Ainda não comecei o meu, vou colocar na lista dos próximos a serem lidos! ?

Gislaine 04/01/2024minha estante
Também gostei bastante! Leitura rápida e ao mesmo tempo generosa!

Fabiene.Barbosa 28/12/2023

Murilo, um rapaz que está na sua pior fase da vida, aluga um apartamento e descobre que uma tartaruga vive lá. A fim de devolvê-la à sua dona, Francesca, ele entra em contato via e-mail e, assim nasce uma amizade baseada em conversas profundas. Começa uma peregrinação em busca de deixar a tartaruga (que se chama Rodolfo) com alguém que possa cuidar dela. E é nessa peregrinação que acontecem tantos encontros e desencontros, além de descobertas importantes.

Um livro de escrita profunda, que aborda diversos temas importantes, como por exemplo, as vulnerabilidades e anseios das personagens.

Alessandra.Lantimant 27/12/2023

Adorei esse livro! Muito bem escrito, fala sobre a vida, sobre respeito, amizade e as voltas que a vida dá.

Campa0 26/12/2023

Diferente!
Uma história sobre encontros e desencontros, sobre relações humanas e principalmente, amizade masculina. Murilo, perdeu a namorada, é escritor frustrado e trabalha como porteiro. Vai morar no Apartamento de Francesca, que está com a porta emperrada. Ao adentrar o AP, descobre dentro dele, uma tartaruga (Rodolfo). Começa a se comunicar por e-mail com Francesa, e aí se consolida uma amizade interessante. Murilo vai realizando uma jornada através de Porto Alegre para tentar achar alguém que cuide de Rodolfo até Francesa voltar. O livro tem pauta LGBTQIAP+, e também reflexões interessantes. Uma leitura simples , mas não tão fácil. Demonstra várias camadas , vão adentrando outros personagens na história. A leitura é fluida, mas exige mais atenção, achei bem sensível. Gostei!

Attalya 25/12/2023

Corpo, exploração e espaço
Os e-mails escritos pela Francesca me lembram MUITO a escrita de Saramago. Impressionante como Julia Dantas escreve de uma forma tão bonita, como se cada frase fosse um arranjo delicado, montado com toda a atenção e cuidado"

Tenho um jardim digital com mais de meus pensamentos e destaques. Acesse o link :)

site: https://publish.obsidian.md/jardim-publico/1+LIVROS/Ela+se+Chama+Rodolfo

Juca 25/12/2023

Uma tartaruga em linha reta
A capa e o título despertam uma curiosidade muito acertada. fiquei com medo de me empolgar demais com o quanto me interessei de cara, mas só fui surpreendida positivamente. acho que vai ser o primeiro livro da TAG que eu de fato vou ler a revista.
que livro LINDO.
talvez o meu favorito do ano, quem diria, o último. na lista dos favoritos da vida com certeza.
estou apaixonada por tudo. pelos personagens, pela progressão, pelo enredo, por tudo. definitivamente preciso reler pra absorver tudo que eu posso dessas páginas tão simples e ainda assim tão complexas. ou melhor, tão complexas e ainda assim tão simples.
se eu escrever um livro na vida, essa é a minha maior referência do que eu gostaria de produzir. talento, habilidade e paixão exibidos com maestria

Wanessa_Gabriela 25/12/2023

Pelo direito de ser quem se é!!
Ao terminar a última frase, um suspiro e uma engolida são os atos da pessoa que não apenas gostou, mas que devorou a história de Murilo, Rodolfo e Francesca.
Que saudades que já estou deles, e não faz nem 5 minutos que fechei o livro.
Que livro importante! Que livro belo! Que livro real! Que livro, que livro!!
Assim que o livro chegou e li o título, achei se tratar de uma narrativa de uma pessoa trans. Qual não foi minha surpresa ao me deparar com o plot de Rodolfo ser uma tartaruga. Adorável!
A história de Murilo me fez pensar em quantos casos semelhantes existiram. Seria apenas uma coisinha de novela dos anos 2000? Acho que não. Tanto para um lado quanto para o outro.
Quanto à Francesca? o que dizer dela? O que dizer do sofrimento eterno de não poder ser livre por ser quem se é? Estou contigo! Seja Francesca, seja Valeska, seja Aiden, seja Zeyn? Pelo direito de ser quem se é!!