Uma História Real de Crime & Poesia

Uma História Real de Crime & Poesia David L. Carlson

Resenhas - Uma História Real de Crime & Poesia

L.A.Gonçalves 07/03/2023

Uma metáfora dentro da metáfora dentro do Inferno de Dante
Crime & Poesia é uma obra delicada mas que mostra a realidade do sofrimento da existência.

Para quem se interessa por inferno de Dante, é uma interpretação interessante. Para quem não tem paciência, é uma boa introdução que apresenta o conceito em paralelo aos próprios infernos e provações dos personagens.

É uma obra de sensibilidade mas que apresenta a realidade de forma crua.
Cristiano.Cruz 18/04/2023minha estante
Metáfora ou símile?! rsrs

Elidia 11/06/2022

Uma das melhores leituras do semestre!
Engana-se achar que o ponto forte desse quadrinho é a arte - que esta incrível diga-se de pssagem... Só um belo roteiro pode intrigar os leitores com O inferno de Dante e o Crime do século, família e as nuances da vida mediados por todos tipos de arte!
Favoritado!

Amanda.Contiero 31/08/2022

Sensível no trato e no toque das palavras.
"Crime e Poesia" me surpreendeu muito positivamente. Comecei a leitura sem muita informação em torno do enredo e me vi submersa em distintas sensações... Sendo conduzida por um refinamento no trato da palavra. Sensível percepção do humano. Essencialmente poético!
Nesta Graphic Novel belissíma, encontramos os personagens Charlie e Matt Rizzo. Aqui, temos uma obra baseada em histórias reais. Nuances nuas e cruas da violência. Camadas sociais. Sua poética é delineada em torno de Escolhas. Possibilidades. Redenção.
Embarcamos em uma viagem onde histórias de vida são cruzadas e diferentes perspectivas dos fatos postas em cheque. O filho adolescente com conflitos inerentes a idade. Um pai cego guardando um grande segredo. A máfia e o grande crime do século. Embalados por ícones da literatura como Dante Alighieri e Allan Poe. Simbologias potentes. Referencias magistrais à música clássica, filosofia e arte. As ilustrações são um show a parte! Evocam mergulhos na subjetividade dos personagens. Ameiiii e recomendo!!!!

jessiviesser 05/10/2022

RESENHA | Uma História Real de Crime & Poesia
Uma HQ com uma belíssima história sobre pais e filhos, meias verdades, redescobertas, a arte como uma parte essencial da vida, "más" companhias e maneiras diferentes de se enxergar o mundo. A arte é um deslumbre. Uma das minhas melhores leituras em 2022.

Recomendo! ??

Mr.Sandman 13/10/2022

A verdade da imaginação...
Uma História Real de Crime e Poesia é um quadrinho denso e tocante, que retrata a vida de Matt Rizzo, um homem que realmente existiu e que possui uma história inimaginável. É o primeiro livro de David L. Carlson, mas seu talento com as palavras e com a ordem da narrativa é impressionante. A arte, de Landis Blair é cativante e te deixa hipnotizado, com layouts inventivos e de uma criatividade impressionante. As inspiradas splash pages já reservaram espaço na minha mente. A edição da Darkseid é impecável e traduz todo o peso da obra.
É uma leitura densa, filosoficamente desafiadora e repleta de referências, principalmente a textos clássicos, como a obra de Dante Alighieri. Porém, não são meras referências, são parte essencial do entendimento desses personagens, de suas dinâmicas e de suas questões existenciais. A cegueira de Matt, o personagem central, reflete-se inúmeras vezes dentro dos textos do Inferno, da jornada de Scorto e da poesia inglesa citada ao longo da história. Essa conexão é feita de forma brilhante.
É um livro que fala de Prisões. Prisões que são ora feitas de barras de ferro, ora feitas de ideias. Que fala de pais e filhos e da essência da vivência, da busca incessante por sentido e do poder da arte nesse processo. É uma odisseia poética, que passa pelos infernos, pelo purgatório e nos dá um gostinho do paraíso... ou do que ele pode ser e representar. Um livro que mesmo baseando-se em fatos reais, nos permite ver a verdade da imaginação, da poesia, e dos crimes que cometemos. Não é um quadrinho que apenas me encantou por sua arte e seu texto, por suas alusões e referências, mas que me encantou pelos quadros que pintou em minha mente.
"Na noite interminável só há nós, e nada mais, além da noite, brilha."

Henry 27/10/2022

A cultura é capaz de salvar uma alma?
Tive muitas referências e opiniões positivas que me fizeram optar por essa leitura. "Um dos melhores do ano", eles disseram. Será?

"Crime e Poesia" narra a história de um homem cego que recebe a vinda de seu filho, após a morte da mãe. Há um certa estranheza por parte do menino, pois o mundo de seu pai é peculiar: luzes sempre apagadas, cômodos sem qualquer decoração, paredes sem quadros... Uma casa sem vida.

O motivo verdadeiro da cegueira de seu pai foi mantida em segredo. Mas ele é revelado quando seu pai percebe que seu filho está ingressando no mundo do crime.

Tendo passado uma parte de sua vida na cadeia, dividindo cela com um dos mais perigosos assassinos, Matt revela que a cultura o salvou da desgraça. O mesmo assassino o ensinou a ler em braile e sobre o poder da cultura, do saber.

A HQ busca nos apresentar a importância e influência de grandes pensadores e escritores da história do mundo, sendo o principal: Dante Alighieri, autor de "A Divina Comédia".

Uma história rica em conhecimento e puramente educativa. Claro, há situações pesadas, mas se conecta com o clima da narrativa. Além disso, os desenhos são muito interessantes, todo feito por meio de hachuras e sombreamentos.

Uma grande HQ, sem dúvida, entrou para meu ranking de melhores do ano. Recomendo demais.

Djeison.Hoerlle 06/12/2022

Quem conhece minhas resenhas sabe que, no geral, elas são muito mais úteis para pessoas que já conhecem o material do que para aquelas que estão simplesmente tentando decidir o que comprar em seguida, tanto que raramente gasto algum tempo relatando o desenrolar da história, e sim trazendo minhas impressões sobre, ou um pouco de contexto histórico, mas Uma História de Crime e Poesia é um quadrinho tão especial que achei que seria válido fazer algo um pouco fora do meu habitual. Vamos à resenha.

Há na nossa sociedade, um conjunto de fatores determinantes cruciais para o exercício da liberdade, e que, na sua ausência, funcionam como prisões, mesmo que não oficialmente. Dinheiro, por exemplo, é um deles, afinal, sem grana não conseguimos fazer muita coisa.

Partindo dessa necessidade (que provavelmente nós todos conhecemos bem), é que o protagonista de Uma História Real de Crime e Poesia, Matt Rizzo, envolve-se em uma tentativa de assalto que, sendo frustrada, tira-lhe a liberdade literal de ir e vir, mandando-o à prisão, e também a visão, a qual sela essa sucessão de privações que compõem o declínio deste personagem.

É nesse ponto, precisamente, que a história mostra a que veio, pois é na prisão que Matt, por meio de uma amizade improvável com um sujeito chamado Nathan Leopold Loeb, descobre uma nova forma de se relacionar com o mundo e o contexto em que vive: os livros.

Antes de entrar nos méritos dessa virada narrativa, cabe dizer que o personagem de Leopold é fantástico, para dizer o mínimo. A começar pelo fato de que? ele não é um personagem! O verdadeiro Nathan Leopold Loeb de fato foi à prisão pelo assassinato de um garoto de 14 anos, que ficou conhecido como o "Crime do Século". As motivações dele e seu comparsa foram mostrar sua superioridade intelectual, cometendo um crime horrendo sem deixar provas e nunca sendo presos. Não preciso dizer que o plano foi frustrado. Sobre esse ponto, cabe dizer que não existe nada mais intelectualóide de início de Século XX do que homens que se acham superiores a outros homens a ponto de desprezar até mesmo suas vidas. O ponto de partida deste momento nebuloso talvez tenha sido a soma de interpretações errôneas da obra de Nietzsche (mais precisamente Assim Falou Zaratustra com o conceito de Superman) somada com alguns contorcionismos mentais para enquadrar também a obra de Darwin como argumento. O resultado dessa brincadeira, além do assassinato de um menino em Chicago, nós vemos refletidos até hoje. Nazismo, fascismo, genocídios e guerras.

Mas ok, acho que já me estendi suficientemente nesse parágrafo sobre o zeitgeist da primeira metade do Século XX. Prossigamos para a história.

Na medida que os livros, mais precisamente, Inferno de Dante Alighieri, vão crescendo em significado e importância para Matt Rizzo, nós vemos a sua vida sendo ressignificada. Isso porque, por mais que nosso protagonista passe a associar a prisão em que se encontra ao inferno e todos os círculos apresentados na obra de Dante, esta faz questão de lembrá-lo que o Inferno não dura para sempre. Há mais a ser vivido lá fora.

E ok, esse fascínio lúdico por livros é, talvez, um tema já um tanto piegas. Já foi abordado em diversas obras, de diversas formas. Inclusive, é precisamente o que estou fazendo na história que venho escrevendo. Os méritos do autor, David L. Carlson, nesse caso, são amarrar a história do Inferno de Dante à prisão que Matt é submetido. Um dos temas não funciona sem o outro, indo muito além daquele tipo de referência gratuita que costumamos ver em séries como The Big Bang Theory ou filmes do Tarantino. Compreendendo Uma História Real de Crime e Poesia, compreendemos melhor Dante e sua importância, e vice-versa.

Falando por mim, com toda essa pompa intelectualóide que eu (gosto de pensar que) tenho, digo que é impossível não se apaixonar pela história. A companhia de livros é, por vezes, solitária, mas é nela que encontramos refúgio para os dias mais escuros e também a inspiração para lidar com eles, e acho que poucos autores até hoje souberam comunicar isso de forma tão objetiva sem perder originalidade, estilo e profundidade quanto David Carlson e Landis Blair.

Leiam essa maravilha!

Rauecker 07/12/2022

Crime e Poesia
Uma Graphic Novel sensacional, falando sobre a arte, é simples pois a desenhista utilizou apenas canetas a tinta, então não temos nada colorido, só preto e branco, porém os detalhes são perfeitos e a profundidade de cada desenho fez jus a história e com certeza encaixou, não teria como ser melhor.

Da história acompanhamos Charlie, filho de Matt, sua mãe morreu e agora ele irá viver com o pai, e nesse cenário temos o desenrolar do drama da vida do pai dele, e a verdade sobre algumas mentiras que o mesmo contou.

No mais, o foco da história são os momentos em que Matt se encontrou na cadeia, e como perdeu a visão. É nítido o desespero do personagem pois além de não ter sua liberdade na sociedade, também considerou perdida sua liberdade "física" quando perdeu a visão.

Vemos como a arte pode ser importante para purificar uma alma e também uma filosofia de impressionar, isso me agradou muito pois as citações de Dante em a Divina Comédia foram perfeitas.

É surreal imaginar que isso aconteceu com uma pessoa.

Citação preferida:

" A habilidade do poeta é nos ajudar a transcender o meramente humano.
Indicar além das nossas preocupações temporárias e revelar o âmago da questão.
Aos que tem olhos para ver e ouvidos para ouvir."

Natalia.psico.literatura 28/12/2022

Que trabalho gráfico ??
A resenha é longa? eu sei, mas completamente necessária ?

A inspiração para a graphic novel de David Carlson e Landis Blair, ?Crime e Poesia? veio durante uma conversa. Quando o verdadeiro Charlie contou a história de seu pai a David Carlson, acho que ele não imaginou quão grandiosa essa obra ficaria.

Charlie Rizzo é apenas um menino quando sua mãe e sua avó o levam de Chicago para a Califórnia. Após a morte de sua mãe, Charlie, ainda jovem, volta para Chicago e seu pai.

Ali ele precisa se ajustar a uma vida totalmente nova, dentre elas a cegueira de seu pai, que foi resultado de um acidente de caça na juventude. A maneira como essa deficiência faz de Charlie o cuidador de seu pai faz com que o mesmo se ressinta à medida que cresce. Com o passar do tempo, Charlie acaba se envolvendo com um grupo de adolescentes não confiáveis e passa a seguir um caminho que não tem um bom final e muito provavelmente só termina na prisão ou pior.

E é para esse filho desafiador, mas ainda flexível, à beira da idade adulta que Matt Rizzo finalmente conta a verdadeira história de sua cegueira, o que o transformou no homem que se tornou e continuou a impactar e mudar sua vida.

?Crime e Poesia? é, acima de tudo, uma história sobre se perder nas histórias de outras pessoas. Charlie se perde na história vívida do tempo de seu pai Matt atrás das grades, da maneira como Matt se perde em grandes obras da literatura, como ?A Divina Comédia? de Dante e a metáfora da caverna de Platão, ou a maneira como o companheiro de cela de Matt se perde nas histórias dele. Isso é particularmente apropriado porque o romance gráfico em si é fascinante, com suas ilustrações lindamente imaginativas, alusões literárias delicadas e insights íntimos sobre relacionamentos pai-filho.

Blair apresenta uma leitura complexa e maravilhosamente criativa da história de Carlson. As ilustrações vão muito além dos painéis retangulares padrão populares em histórias em quadrinhos e novelas gráficas.

Carlson graciosamente incorpora literatura e um pouco de história em sua narrativa. Ele entrelaça as histórias de Dante, Platão e Nietzsche com as de Matt, proporcionando uma visão maior de sua ?história de crime e poesia?, mas também das próprias obras literárias.

Se você me dissesse que havia um livro que mesclasse a Divina Comédia com o Panóptico, eu ficaria feliz com isso; mas esta Graphic vai muito mais fundo na forma como a verdade, a mentira e a redenção são equilibradas. O aspecto mais surpreendente desta história é que você sente o peso da culpa que pesou sobre todos aqui; culpa não só de ações, mas de lições não aprendidas, ou (ainda mais importante) não ensinadas. O aspecto poético é em si brilhante, e você não pode deixar de conferir!

Aline Araujo 20/01/2023

Obra de arte
Minha primeira definição para esse quadrinho seria: obra de arte. Desde a capa, o traço e, por fim, a história em si.

Chega a ser uma piada de mal gosto o quão cruel pessoas extremamente inteligentes e providas de conhecimento podem ser.

Matt Rizzo é um homem comum, com uma história real, alguém cego que viu a melhor face de um criminoso cruel. Seu legado não foi só a educação formal e seus escritos baseados em grandes autores. Seu legado nos convida a enxergar mais de perto as camadas (ou círculos) dos seres humanos.

monilycavaleiro0 25/01/2023

O melhor quadrinho que já li!!!!
Crime & Poesia me tocou de saborosas formas, me arrancou sorrisos e suspiros, além dos pensamentos após tanta poesia e reflexão. Vai ficar pra sempre na memória!

Ghi 19/02/2023

A literatura salva
Esse quadrinho me pegou por diversos motivos. A questão da leitura, da literatura, meu medo de não mais enxergar e consequentemente ler, minha maior paixão da vida, a relação com m o pai, a perda da mãe...
A narrativa é muito bem construída e intercalada com trechos da literatura clássica europeia, que fazem parte das diversas camadas da história.
Eu sempre disse que a literatura salva, e aqui é possível ver isso.
O quadrinho é perfeito pela narrativa, pela literatura e a arte é maravilhosa!!!
Recomendo ndo muito.
Quadrinho que vai ficar no ??

Bruno Henrique 05/03/2023

Acho que o correto seria começar falando sobre o apuro artistico da arte desse livro. Não só pela estética dos desenhos hachurados mas também pela incrivel narrativa e metaforas visuais que tornam a leitura uma experiência sensorial.
Soma se o fato de ser uma biografia sobre a história de um homem que precisa atravessar seu inferno particular no momento que descobre a iluminação das artes enquanto aprende a conviver com a escuridão de sua cegueira

Emille.pravereler 23/03/2023

Pravereler
Esse é o segundo livro em quadrinhos que eu li, e óbvio, a darkside sabe fazer isso como ninguém! Confesso que ainda não estou muito adaptada ao estilo, mas aos poucos to pegando o jeito!
Crime e Poesia conta a história de um pai, que para não ver o filho seguindo o mesmo caminho, resolve contar a sua história na vida do crime e seu envolvimento com o crime do século!
O livro fala sobre poesia, sobre vida, sobre como o conhecimento pode te libertar de todas as formas.
Eu sempre quis ler A Divina Comédia de Dante Alighieri e esse livro trouxe uma visão tão bonita e interessante da obra, que despertou ainda mais o meu interesse pela leitura!!

_lendogibi 06/05/2023

EMOCIONANTE!
Uma história impactante e emocionante, com uma linda relação de pai e filho, cheia de altos e baixos.

Parece até mentira, parece que tudo saiu da cabeça do autor, mas não, é real, aconteceu de verdade.

Leiam!