O Legado de Chandler

O Legado de Chandler Abdi Nazemian

Resenhas - O Legado de Chandler

butzkeisa 27/06/2022

A ideia do livro me prendeu demais, achei muito bom e uma leitura boa. Acho que o final poderia ter mais detalhes, fiquei curiosa para saber o que aconteceu e quais foram as reações das pessoas de lá

juliajutel 10/02/2023

- o legado de chandler
Li o livro sem expectativa nenhuma (ganhei ele de uma amiga e n sabia nem o tema) e acho q isso pode ter ajudado a me fazer gostar tanto dele.
Achei os personagens cativantes e gostei do jeito que o autor tratou tudo no livro.
A leitura é bem fluida e gostei da escrita, mas me decepcionei um pouco com o final, acho q tava esperando mais alguma coisa.

MarianaCota 29/05/2022

O livro tinha um potencial muito grande, mas não me agradou muito. Foi uma leitura arrastada, com muita informação

@lua_reads 01/06/2022

Tinha potencial
Eu geralmente não escrevo resenhas aqui mas queria falar sobre o porque não gostei desse livro pra ver no futuro KKKKK

A história dos personagens tinha tudo pra ser boa! Todos eles são diferentes um dos outros, com histórias de vida super legais. Mas quando estão juntos são chatos e não fazem nada de interessante.

São como personagens de uma série sem graça da Netflix.

A ambientação, um colégio interno de elite, poderia ter sido construída de uma forma melhor.

E no fim, a única coisa que salvou foi a escrita que me prendeu do começo ao fim e me fez ler o livro em um algumas horas.

É confuso entender como não deu certo um livro com tanto potencial.

zoni 15/06/2022

Não esperava nada, mas no final esperava sim alguma coisa, e não foi entregue.
Não posso afirmar que esse livro é ruim, mas eu posso sugerir isso...

Em O legado de Chandler, existe cinco protagonistas e todos são membros de um grupo de escrita. Nesse grupo meio que secreto, todos eles aprendem a fugir das regras clichês sobre como e por qual razão escrever, isso me lembrou Sociedade dos Poetas Mortos, o que, certamente, me deixou com várias expectativas para a história, mas veja bem, só nutri expectativas mesmo.

O grande número de protagonistas com direito a narração se tornou um verdadeiro problema, porque eu realmente esquecia, durante a leitura, sobre qual perspectiva estavam sendo narrados os eventos de cada capítulo. A voz narrativa era simplesmente igual e isso dificultou o desenvolvimento das personagens, eu não conseguia sentir uma conexão com ninguém. Chegou em um momento do livro que eu não me importava com nada e nem sequer via o crescimento pessoal que o narrador estava tentando me convencer de que essas personagens estavam tendo. Outro ponto que se tornou talvez o maior problema, é como um livro curto e simples, acabou sendo mega arrastado e vazio. Já que os primeiros capítulos se concentram em apresentar muita coisa desnecessária e tentar explorar relacionamentos que demoram a existir. O autor pecou quando esqueceu de nos contar sobre o que era a história. O próprio enredo perde tempo demais com estereótipos irrelevantes das personagens e só introduz no finalzinho, o que deveria ser o conflito que iria reger toda a narrativa. E bom... nesse ponto, já não fazia diferença, eu já estava apático. O autor não conseguiria mais me convencer que não se tratava de um enredo superelaborado, mas sim, de uma narrativa praticamente autobiográfica com foco para os problemas sérios, que na maior parte das vezes são desmerecidos, principalmente lá dentro do internato.

O livro tinha bastante potencial e ideias que dariam muito certo, se houvesse uma execução mais direta.

Amber 22/12/2022

Livro simplesmente perfeito, explora todos os personagens muito bem e com muita leveza. O final impecável (inclusive quase chorei). Personagens com ótimo desenvolvimento e complexos, aborda muito bem os traumas e tudo que eles tem que enfrentar ao longo de tudo com muita leveza e cuidado. Simplesmente, o legado de Chandler.

Clarice_ 11/02/2023

Não foi pra mim.
Eu estava gostando até certo ponto, quando eu estava interessada pelo "clube" de escrita, mas acabou sendo um livro muito razoável e não mais que isso.
Os personagens são iguais, parecia que eu estava lendo a mesma pessoa cinco vezes, e todos eles tinham problemas muito grandes que acabaram ficando meio mal resolvidos, na minha opinião, porque se tornaram rasos, e os próprios personagens pareciam apáticos e sem uma evolução clara.
Apesar de ter gostado do estilo de escrita, achei a narrativa arrastada e lá para o meio parecia que a história já estava acabando, e então começou a ficar enrolada.
Ainda assim, gostei de certos pontos dos personagens, mas fiquei muito decepcionada porque geralmente seria o tipo de livro que eu gostaria bastante.
Enfim, não foi uma experiência tão boa para mim, mas acho que pode funcionar bastante para outras pessoas.
Sofia 12/02/2023minha estante
Lendo a mesma pessoa cinco vezes KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Clarice_ 12/02/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkk mas é amiga

Andreia 26/01/2023

Começamos o livro conhecendo os personagens principais e suas expectativas e anseios com o início de um novo ano letivo na Academia Chandler, uma escola de elite. O livro intercala o ponto de vista dos 5 personagens principais.

Logo no início do livro descobrimos que todos têm interesse em participar do grupo de escrita seleto e exclusivo, chamado Círculo. Quando os cinco descobrem que passaram no processo seletivo do Círculo, suas vidas se entrelaçam e, ao longo do ano letivo Beth, Sarah, Amanda, Ramin e Freddy vão enfrentar obstáculos, se descobrir e formar uma grande amizade.

Como em Tipo Uma História de Amor, Abdi Nazemian, aborda assuntos delicados e que marcam a passagem da adolescência para a fase adulta, com muita responsabilidade, representatividade e com muita verossimilhança com a realidade. É impossível não se conectar ou não se cativar pelos personagens. Em O Legado de Chandler, o autor aborda temas como bullying, homofobia, ansiedade e assédio sexual.

Amei a construção da relação dos personagens, o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens, porém o final achei um pouco utópico. Na vida real, infelizmente as coisas não terminam tão bem assim, especialmente, na época em que a história acontece, mas entendi o porquê do autor ter finalizado o livro da forma que ele fez. Gostei muito da história. Super recomendo a leitura!

oiamandah 23/07/2022

Escolhi esse livro pelo fato de abordar o tema da escrita e aprofundamento emocional. De certa forma, o autor trouxe passagens muito bonitas e que são bem importantes para questionarmos padrões: aborda a diversidade, os conflitos em relação a orientação sexual e os medos que permeiam tudo isso.

Achei bem levinho, de fácil leitura porém senti o fim bem raso...faltou um desfecho legal até pra entendermos o crescimento dos personagens mesmo.

De maneira geral foi uma experiência legal é um bom livro pra relaxar.

Mandark 29/06/2022

Forte...
Uma história forte e envolvente. As múltiplas perspectivas narrativas me conquistaram com suas personalidades diversas e com seus desenvolvimentos. Eu amei a relação de todos os membros do Círculo. As lições de escrita me incentivaram a voltar a escrever e me inspiraram a contar minha história! Um livro bonito e cheio de amor pra ofertar!

Moony 22/09/2022

Sei lá
ai não sei, eu só sei que não amei, o livro não acontece nada de mais, a unica coisa mais "wow" foi no final do livro que acontece um plot legalzinho. o livro não me prendeu nem um pouco até pq eu fiquei mais de um mês lendo esse negócio aí, o desenvolvimento é muito fraco e os personagens não tem desenvolvimento NENHUM, a única coisa boa nesse livro é o final, e não, não é pq ele acaba e sim por causa do fato de que é o Ramin que termina o livro (um dos unicos persongens que eu gostei) o romance que teve nesse livro foi muito "???", achei que eu ia adorar pq era um livro de elite e tinha um monte de gente falando bem... é isso.
te odeio booktok.

Isa | @isatosta.pdf 23/04/2023

A capa engana ou Se O Clube dos Cinco fosse sobre LGBTQIA+
O autor desse livro tem uma das melhores "vozes" que eu já tive contato numa história.

Este é um livro contado por diversos pontos de vista, e apesar disso há uma voz em comum em todos eles, que pra mim é a do autor. E que voz.

Amei a construção dessa história, que é bem densa e NADA juvenil na sua narração como a capa informa.

É o tipo de livro que eu queria ter lido aos 14 anos, e ao mesmo tempo sei que aos 14 anos eu não teria a maturidade necessária para compreender a mensagem final da história.

É lindo, doloroso, bem escrito, bem construído, mas acima de tudo muito real.

aelin 14/05/2022

+/-
Um livro encantador, com histórias incríveis contadas de forma perfeita. Esses adolescentes criando vínculo, confiança, fazendo parte de algo e não vivendo mais sozinhos, compartilhando suas dores e sentimentos, lutando pelo que acreditam e escrevendo, usando a escrita como um escape de forma positiva. Eu amei conhecer cada um deles. Ainda assim, fiquei me arrastando no final porque já não tava me interessando tanto, por isso apenas 3 estrelas.

amanda :) 01/05/2022

abdi nazemian eu te amo cada vez mais.
desde que li "Tipo uma história de amor", tive uma vontade de ler mais livros escritos pelo abdi. gosto muito da escrita dele e de suas formas de criar personagens.
gostei muito desse livro. me senti parte do Círculo, com vontade de escrever junto com eles. ainda gosto mais do outro livro que eu li do autor, porém foi um livro genuinamente bom.
amei tanto os personagens, queria ser amiga dele (a spence sendo a cota hetero). leria muito mais sobre eles. acredito que a narrativa na perspectiva de cada um também me ajudou a gostar muito mais dos personagens.
mas também tem problemas, gostaria de ver ainda mais a amizade do Círculo, era algo que me deixava tão feliz, ver eles se tornando uma família
bia.lino 01/05/2022minha estante
Ele é sem hot?

amanda :) 01/05/2022minha estante
simm, tem uma cena mais é tipo 4 parágrafos.

Camilla 09/04/2023

Comecei gostando do livro e da proposta, gostei de alguns personagens e suas histórias e outros achei meio picolé de chuchu rs
Mas conforme o livro ia se aproximando do fim, dava pra perceber que existem alguns problemas nesse livro. Os problemas pessoais dos 5 personagens principais não são aprofundados direito, assim como os problemas do colégio.
E do nada o livro acaba com resoluções muito rasas e que dá uma sensação de que nada foi resolvido.
O mais triste pra mim foi que eu amei o Ramin nas primeiras frases do primeiro capítulo dele e achava que era um personagem que tinha muito potencial, mas a sua narrativa fica perdida no meio de todos os acontecimentos.