O Legado de Chandler

O Legado de Chandler Abdi Nazemian

Resenhas - O Legado de Chandler

Jeckel 03/03/2023

A escrita vai nos libertar
É o primeiro livro do Abdi que eu leio e eu estou louca para ver mais do trabalho dele. Não pela escrita em si, que até achei fraca, ou os personagens que achei pouco carismáticos e com desenvolvimentos amorosos e de amizade meio? ?xoxos?, mas sim pelos temas que ele aborda.
Achei interessante como ele usa da escrita para por pensamentos ou até situações que ele passou na vida real para o papel. Como ele nos prova o quanto a escrita é libertadora e revolucionária.
Plot ??????
Personagens ??????
Premissa ????????

João 02/04/2024

Esperava mais?

A capa é linda e o começo do livro é maravilhoso, mas fora isso não é um livro bom, mas também não diria horrível.

O que me prendeu no começou foi como a escritura poderia ajudar os personagens e a forma como é tratado isso, tipo se você gosta de escrever história certamente irá amar esse livro, bom pelo menos no começo. Os personagens tinham tanto potencial, no começo comecei a gostar de todos, mas depois parece que foi tudo às pressas e não ficou legal. Acho que por ter menos de 300 páginas e ter mostrado as
perspectivas de cada personagem muitos não tiveram desenvolvimento e o final foi bem vazio.

O casal principal é horrível e forçado, tanto que nas cenas deles juntos depois comecei a pegar ranço e na cena deles fazendo amor foi horrível. Queria muito que Freddy ficasse
com o Ramin, outro personagem que queria que tivessem aproveitado mais. Enfim esperava mais do livro.

beatriz1944 10/04/2023

Faz muito tempo que eu não vivo o "só mais um capítulo" com um livro, mas vivi com esse e foi muito bom, ele tem representatividade, você conhece bem os personagens que são complexos, tem found a family trope e é divertido de ler

Mandark 29/06/2022

Forte...
Uma história forte e envolvente. As múltiplas perspectivas narrativas me conquistaram com suas personalidades diversas e com seus desenvolvimentos. Eu amei a relação de todos os membros do Círculo. As lições de escrita me incentivaram a voltar a escrever e me inspiraram a contar minha história! Um livro bonito e cheio de amor pra ofertar!

Isa | 𧣠04/04/2023

Sem palavras
Esse livro concertexa foi uma experiência sem igual, foi uma leitura super fluida e rápida e que me deixou completamente imersa na história e em tudo que acontecia nesse internato que me deixava chocada e sem palavras, eu fiquei extremamente triste em pensar que coisas muito piores do que as descritas nesse livro acontecem na vida real sem nenhuma consequência.....

Nina Souza 15/04/2024

Um livro decepcionante [18/193 países - Irã]
Chandler é um internato de elite para jovens abastados, que fornece diversos tipos de atividades extracurriculares, dentre elas, um clube de escrita seleto e exclusivo. Nessa perspectiva, cinco jovens completamente diferentes entre si são selecionados e formam um grupo improváveis de amigos que passarão a questionar o mundo através da escrita.

A premissa é ótima, e foi apenas isso que funcionou para mim nesse livro. Em um colégio onde os alunos estampam a culpa por existir e por seus dilemas pessoais não resolvidos, acabou tendo um exagero de temáticas não resolvidas e, por consequência, um grande ruído entre a proposta do autor e a execução do livro. Infelizmente foi uma experiência que se tornou uma sombra do potencial do que poderia ter sido.

Os personagens tinham um grande potencial, mas foram reduzidos aos seus traumas e a diálogos levemente perturbadores sobre diversas temáticas que não foram trabalhadas durante a leitura. Honestamente, continuo refletindo se foi pela escolha narrativa do autor em alternar as perspectivas sem possibilidades de finalizações ou se, simplesmente, não existiu nenhuma empatia da minha parte por nenhum dos personagens e seus desfechos.

Por ter uma obra favoritada, eu achei que “O legado de Chandler” também seria um livro arrebatador, mas, infelizmente, não funcionou. Achei todos os personagens muito caricatos e suas resoluções e progressos muito simplórios para a finalização da obra. O silenciamento, os privilégios e todos os questionamentos não conseguiram sustentar o final corrido e irreal de uma estrutura que mantém séculos de uma cultura de abuso(s).

site: instagram.com/cartografialiteraria

Isa | @isatosta.pdf 23/04/2023

A capa engana ou Se O Clube dos Cinco fosse sobre LGBTQIA+
O autor desse livro tem uma das melhores "vozes" que eu já tive contato numa história.

Este é um livro contado por diversos pontos de vista, e apesar disso há uma voz em comum em todos eles, que pra mim é a do autor. E que voz.

Amei a construção dessa história, que é bem densa e NADA juvenil na sua narração como a capa informa.

É o tipo de livro que eu queria ter lido aos 14 anos, e ao mesmo tempo sei que aos 14 anos eu não teria a maturidade necessária para compreender a mensagem final da história.

É lindo, doloroso, bem escrito, bem construído, mas acima de tudo muito real.

Camilla 09/04/2023

Comecei gostando do livro e da proposta, gostei de alguns personagens e suas histórias e outros achei meio picolé de chuchu rs
Mas conforme o livro ia se aproximando do fim, dava pra perceber que existem alguns problemas nesse livro. Os problemas pessoais dos 5 personagens principais não são aprofundados direito, assim como os problemas do colégio.
E do nada o livro acaba com resoluções muito rasas e que dá uma sensação de que nada foi resolvido.
O mais triste pra mim foi que eu amei o Ramin nas primeiras frases do primeiro capítulo dele e achava que era um personagem que tinha muito potencial, mas a sua narrativa fica perdida no meio de todos os acontecimentos.

Rê Lima 16/06/2022

Sempre me surpreende como, com tão poucas páginas, o autor consegue mexer com nossas emoções através de personagens absolutamente bem desenvolvidos e transbordando humanidade. Nesse livro também está presente essa ideia de comunidade, de estar no mundo e se sentir sozinho até encontrar pessoas que, apesar de tão diferente da gente, também precisam de um porto seguro!
Detalhe para o fim do audiobook quando o autor, em seus agradecimentos, faz, EM PORTUGUÊS, uma linda dedicatória aos leitores brasileiros.
Tatiana 16/06/2022minha estante
Já quero leeeeer!!!

malupramalho 12/06/2022

o legado de chandler !!
?? Nós criamos nosso próprio legado, não é??

meu deus como essa leitura foi impactante. o livro mostra ? como o autor comentou na ?notas do autor? ? que todos nós temos muito mais poder do que acreditamos, e mostra também como a amizade, o amor e a criatividade podem nos curar. e nos libertar.
acredito que esse livro é uma leitura mega importante, pois, bom, fala sobre assuntos mega importantes, e que com certeza precisam ser mais falados. entre eles: abuso sexual, bullying, homofobia, xenofobia, problemas com a família, ansiedade e outros. e fala ainda sobre como a escrita ou amizades podem te fazer se sentir mais leve e mais livre consigo mesma.

?? Mas, além disso, ninguém aqui me entende. Só que com vocês? sei lá, eu acho que talvez vocês entendam.?

Kaue Garcia 03/06/2022

Lindo e perfeito
Fazia tempo que não dava 5 estrelas para um livro mas este me surpreendeu de tantas formas que é impossível dar uma avaliação inferior a essa! Uma história linda, comovente, perturbadora em alguns momentos escrita de uma forma extremamente delicada, por favor leiam

Emanuelly201 04/12/2022

Me surpreendi
Confesso que achei que eu amei muito no início eu não estava dando nada pra esse livro .
Mais a forma como a escrita dele foi criando forma e os personagens também foi criando cada vez mais laços e personalidade percebi que eu estava cada vez mais amando esse livro .
Apesar te ter amado esse livro não virou um dos meus livros favoritos por alguns motivos , maos específico o final
Eu tava esperando mais reações não uma parte narrada por uma única pessoa , eu estava esperando no último capítulo por exemplo um encontro com todos eles , queria saber me sentir naquele dia junto com os personagens seria muito mais empolgante não sentiríamos muito mais próximos dos personagens.
Mas tirando isso eu amei muito

lia 15/05/2022

achei o livro fluido e bem rápido, mas não gostei da escrita e senti que tava lendo o script de malhação com algumas falas bobas dos personagens

sofiaaa 03/05/2023

O legado de chandler
O livro tem uma escrita muito boa e é bem inspirador, mas não foi bem desenvolvido, fala sobre muita coisa e ao mesmo tempo sobre nada, parecia que o autor tinha mais coisa para falar mas que adiantou tudo, as histórias começavam em uma página e terminava em outra, e quando não terminava de uma página para a outra ele não terminava de contar. também não gostei muito de alguns dos personagens e o final da história foi bem decepcionante para mim.

???