O beijo do rio

O beijo do rio Stefano Volp

Resenhas - O Beijo Do Rio

Mari Briese 05/02/2024

Volp ??
Comecei meu ano lendo esse livro, que estava na minha lista de desejos há um tempo considerável.Um livro que me deixou agoniada, eu imaginei de tudo, menos o desfecho que me esperava ao final da história.

Volp chega quebrando paradigmas, nos apresentando um protagonista negro e bissexual. Além de nos presentear com um Thriller psicológico de tirar o fôlego.

Daniel é um jornalista negro, que sai de uma cidadezinha no interior, para conquistar sua liberdade e o direito de ser quem é. Mas, o que Daniel não esperava, era ter que voltar para Ubiratã dez anos depois, para investigar a morte de seu melhor amigo de infância. Enfrentando uma seita religiosa, virando a vida desses 'fiéis' de cabeça para baixo, quanto mais próximo chega da verdade, mais visões Daniel tem, onde um menino, chamado Jonas aparece e lhe diz mensagens indecifráveis.

Daniel acaba descobrindo muito mais do que veio buscar, em uma viagem somente de ida ao passado." [...] E ali enquanto imergia, o Rio envolveu - o em um beijo frio e amargo. Foi quando morreu".

Morgana Gomes 05/02/2024

O beijo do rio e uma história surpreendente!
"O beijo do rio" foi o primeiro livro que li do Stefano Volp e posso dizer que fiquei encantada com a maneira como ele escreve. A narrativa consegue prender do início ao fim, sem enrolações e com muita reviravolta.
Conhecer a história de Daniel, um jornalista da revista Vozes, e sua relação com Romeu e o que aconteceu com ele durante uma encenação da peça teatral "Romeu e Júlio" é só o começo de tudo! Quem poderia imaginar que tudo ia se desenrolar de tal forma?!
Não quero dar spoilers, porque a leitura vale muito a pena e descobrir cada elemento ao passo que lê é uma experiência marcante dessa leitura! Para além da história, o Stefano Volp também tratou de temas polêmicos e sensíveis.
Tem apenas um ponto que senti falta: um alerta no início do livro, uma nota de rodapé, ou qualquer outra coisa. Antes de começar a leitura, estejam preparados(as) para possíveis gatilhos relacionados à depressão, suicídio, violência sexual e outros pontos mais. Foi louvável ver a mensagem na última página em relação ao CVV (Centro de Valorização da Vida), mas poderiam ter colocado um breve aviso antes do prólogo.
De toda forma, vale conhecer a obra do Volp e passar horas lendo a fio e mais algumas outras pensando em cada detalhe e no final surpreendente!

amabilemanzanoo 04/02/2024

O Beijo Do Rio
Impactante mas ao mesmo tempo familiar. Não dá para aceitar que coisas como foram escritas ali muitas vezes se encontram mais perto do que imaginamos. Pretendo ler Homens Pretos (Não) Choram e ficar tão ansiosa pelo discorrer da história quanto fiquei com O Beijo do Rio.

car1osfe1ipe 04/02/2024

A ideia é boa, mas?
Comecei a ler o livro em um momento conturbado e isso pode ter influenciado na experiência que tive. Esperava um livro mais agitado e acabou que todo o suspense da história foi diferente do que eu havia imaginado. Infelizmente, não gostei.

Letícia 04/02/2024

Interessante
O livro traz temas de grande relevância como fanatismo religioso e homofobia. Como contraponto, achei a história arrastada, o que prejudicou o desenrolar da história.

Sodepassagem 03/02/2024

Indicação
Olha não esperava muito desse livro ouvia seu nome por alto nas redes sociais, teve promoção hora de comprar livros em montes e ele veio, li a sinopse aumentou meu interesse li e meu deus ele me prendeu do início até o fim, cuidados com os gatilhos mas se você tá sem ideia do que ou quer sair de uma ressaca uma ótima pedida beijo do rio

Mi 31/01/2024

Um salve a hipocrisia!
Gente! Que livro!
Ainda estou digerindo tudo.
Me surpreendeu demais.
Literatura nacional, leitura fluída e envolvente. Você quer ler tudo logo para descobrir o desenrolar da história.

Quero começar a resenha com essa reflexão:
?Te critico, te condeno e faço coisa igual ou pior.
Preciso de um alvo e será você.?

Água doce (que de doce não te nada) é uma cidadezinha pacata e dominada por um líder religioso da seita das 5 virgens.

Daniel, desde pequeno, era visto como um menino endemoniado, mal influencia e má companhia. Tudo era motivo para ?exorcizá-lo?, até que um dia consegue escapar das garras da cidade maldita. Ele foge para São Paulo, onde estudou, trabalhou, cuidou da sua saúde mental.

De repente, aparece Jessica na sua porta falando da morte de Romeu e pedindo ajuda para a investigação. Ele se vê numa saia justa entre deixar o passado quieto e continuar seguindo a sua vida ou voltar para a cidade que tanto lhe fez mal e desvendar o mistério da morte do seu amigo amado Romeu.
E aí o negócio fica louco. Rs.

Imagina aí, cidade pequena, todo mundo bitolado pelas coisas da igreja, onde a palavra do Apóstolo é a verdade.
Nesta cidade, os homossexuais não tem vez.
Ver a família de Daniel dando as costas pra ele em prol da igreja me causou muitas ansias e angústias. Assim como ouvir os adjetivos destinados a ele.
Stefano aborda questões como representatividade negra e LGBTQIAP+ com muita maestria.

Eu super recomendo

geovana 31/01/2024

Que livro bom meu deus!

achei q do início até a metade do livro é bem lenta e arrastada, mas nada que me impedisse de continuar. gostei da escrita, achei excelente a forma que alguns temas foram abordados.

só achei q acabou sendo corrido esse final e não entendi esse desenrolar do romeu, não engoli muito bem.

DarthBea 29/01/2024

?Mergulhar nos pecados do passado pode ser uma viagem só de ida?
É isso que está impresso na capa do livro e não consigo pensar em uma forma melhor de descreve-lo.

No processo de leitura somos levados junto ao jornalista Daniel a investigar a morte (alegadamente suicídio) de Romeu. Ambos eram amigos e tem um passado juntos.
É muito fácil empatizar com o personagem, então me senti cada vez mais agoniada enquanto ele se aprofundava na podridão envolta na investigação. A ambientação em uma cidade pequena do interior do Rio é muito vívida também, sem ser cansativa na descrição dos detalhes.

O livro tem uma crítica forte ao fanatismo dentro da religião e alguns gatilhos referente a família, saúde mental, abuso. MUITO interessante a
escrita do Stefano, foi meu primeiro livro dele e com certeza buscarei outros!

Não dei 5 ?? porque senti que a investigação ficou andando em círculos por um momento, mas o final é maravilhoso, sem pontas soltas.

Sté 29/01/2024

Arrastado.
Como eu queria ter gostado desse livro. Sério mesmo! Aborda tantos assuntos relevantes como: fanatismo religioso, homofobia, questões raciais, intolerância, corrupção, traumas com gatilhos intensos, além do personagem preto e LGBTQIA+, escrito por um autor brasileiro, que contou com o apoio do Raphael Montes. Mas, infelizmente, eu não via a hora de terminar logo esse livro. Não fluiu pra mim. As questões sociais também estão presentes. Me senti perdida em grande parte da leitura, confusa, desconfiando de tudo e todos e com um final, que poderia ter sido melhor desenvolvido. Enfim, uma pena mesmo.

Piovsss 29/01/2024

Protagonismo negro e questões sociais
Estou sem fôlego após acabar esse livro, um suspense que aborda inúmeras camadas complexas como racismo, sexualidade, fanatismo religioso, violência sexual, traumas e questões psicológicas. Posso dizer que com certeza um dos meus livros favoritos. Não é apenas um suspense, é uma crítica social que todos deveriam ler!

Andreza 28/01/2024

Meu Deus!! Que loucura.
O livro é extremamente bem escrito, prende demais a história e te deixa muito curioso. É aquele tipo de livro que você tem que ir juntando as peças e ir junto do personagem descobrindo o que estava acontecendo e quem fez o que! O livro é extremamente agoniante, sufocante!! rola algo de que é ótimo que as coisas acabem bem mas o tanto de coisas ruins que já aconteceram deixam a sensação de que a gente só perde. o livro pode até começar como uma investigação onde o assunto principal é quem matou, mas a cada capitulo ele se aprofunda mais em temas reais e profundos que trazem criticas sociais escancaradas e sutis! vale muito a pena ler, e já quero consumir outros livros do autor. tirei 0,5 estrela por algumas questões com cenas ou falas sobre a atração dele com uma personagem que pra mim não tiveram fundamento e embasamento na história, mas nada que atrapalhe ou diminua o brilho desse livro!

Pedro 27/01/2024

Um dos melhores livros que já li
Devorei o beijo do rio em questão de 2 dias, o real significado de não querer parar de virar a página. tudo nesse livro me fez ter uma das melhores experiências literárias dos últimos tempos, a escrita de volp é extremamente envolvente, o enredo da história prende muito, tem muitas denúncias importantes e até agora não consigo superar o plot do final. cobriu todas as minhas expectativas, mais um bizarro de volp. muito massa ver a literatura brasileira ganhando cada vez mais espaço de forma genial.

obs: indico ver os gatilhos antes, teve hora que eu tive que fechar o livro para processar tudo que eu tava lendo.

luvsmengo 24/01/2024

? sou um homem livre?
Eu queria poder dizer tanta coisa dessas OBRA PRIMA, mas as palavras me fogem, então vou tentar desenvolver algo gostavél ser dar um grito e chorar.

adianto de antemão: "O Beijo do Rio" é a angústia, desespero e adrenalina que tememos nos inserir, mas aquele gostinho de "não custa nada" é maior que tudo; tal qual um rio, que não sabemos a profundidade, mas algo nos chama para se mergulhar ali, apesar do receios: um mergulho certeiro, que vale muito a pena.

deixando as metáforas específicas de lado, "O Beijo do Rio" é muito mais do que se pensa a princípio ao se consultar sua sinopse. Quando pensa que tudo é meio óbvio, você se engana fatalmente, e só com a verdade é jogada em colo que tudo fará sentido, tudo se abrirá com mais clareza ? e não é caso isolado, pois captamos, processamos e lidamos quase que da mesma que o protagonista, Daniel (que aliás, é meu protegido, aqui Daniel Protection Foundation!!).

em resumo, leiam, APENAS (levando cuidado com algumas questões tratadas na obra).