O beijo do rio

O beijo do rio Stefano Volp

Resenhas - O Beijo Do Rio

Paulo.Ratz 26/04/2023

Eu não esperava por isso!!!
QUE LIVRO FOI ESSE? Eu comecei essa leitura já envolvido, mas ainda sem muitas expectativas. Ando meio afastado dos livros de thriller e demorei um pouco mais a me conectar, mas quando foi chegando em uns 30% eu já estava muito impactado com a escrita do Volp!

Esse livro pra mim tem uma atmosfera TÃO sombria e realista. E ele conseguiu trazer assuntos muito relevantes de uma maneira natural e que faziam total sentido pra história. Conseguia sentir a vibe sombria da cidadezinha que passa, com mais algumas temáticas envolvendo religião e saúde mental. QUE FODA!

Já aviso que é pesado! Quando eu cheguei ao final do livro então? pesado. Mas eu amei!
Maria Vai Com os livros 26/04/2023minha estante
Acabei de ler ele nesse minuto! É um dos melhores livros que já li esse ano.

Sanchez 26/04/2023minha estante
Curti o livro todo mas não o final...

Marina440 27/04/2023minha estante
Sugiro ler os avisos de gatilho antes! Não estava preparada e o final me deixou muito mal mesmo.

Isabelly749 27/04/2023minha estante
Sou apaixonada nesse livro

Ray Delfino 10/05/2023minha estante
Muito bom!!!!!

Fernando 12/05/2023minha estante
Alguém que já leu poderia informar os gatilhos por favor ?

Rosina.Forteski 17/05/2023minha estante
quero desejo preciso

Lud13 27/05/2023minha estante
Alguns gatilhos encontrados no livro envolvem: intolerância religiosa, homofobia, abuso sexual ( não explícito mas bem comentado ), tem cenas de teor sexual, agressão verbal e física, uso de armas de fogo, suicídio e etc

Fernando 01/06/2023minha estante
Muito obrigado Lud :)

Lorene 03/07/2023minha estante
Estou aguardando o vídeo desse livro!! Precisamos da resenha da rata!!!

Nowhere¿ 10/04/2022

QUE OBRA PRIMA
"Então a morte curvou-se na beira do palco em agradecimento e começou a dançar."

Quando li a sinopse criei altas expectativas pra esse livro, e todas elas foram alcancadas!
A história me prendeu já no prólogo, que foi perfeito e muito bem elaborado, e em nenhum momento se torna entediante.
Eu simplesmente me apaixonei pela escrita, ela é impecável, e tem um tom levemente poético. A narrativa é muito imersiva, os cenários são bem explicados, mas não de modo exagerado, deixa a leitura fluída e fácil e faz parecer que o leitor está dentro da história, sentindo tudo que o protagonista sente.
Os personagens são muito bem construídos. Me apeguei demais ao Daniel e a Sky, (melhor amizade) e ao Lucas (meu protegido sim).
A obra não é parada, tem vários acontecimentos e cenas que deixam o leitor chocado, surtei muito e usei quase todos meus post-it.
E o que foi esse plot? Eu nem cheguei perto de descobrir. Ele é extremamente pesado, chorei igual uma condenada, fiquei traumatizada e sem reação, precisei parar de ler e tentar me acalmar. Fiquei com tanto ódio, nojo, e tristeza... O pior é que não é algo muito distante da nossa realidade.
Esse livro possui vários temas importantes, que são bem trabalhados e retratados pelo autor, além de conter várias críticas sociais.
Recomendo demais, favoritei e se pudesse dava 10 estrelas, com certeza pretendo ler outras obras do Stefano Volp.

Classificação: +18
Gatilhos: homofobia, abuso psicológico e sexual, suicídio, menção a pedófila, sangue, morte...
Marina.Anicet 11/04/2022minha estante
Eu terminei e fiquei uns 5 minutos parada olhando o nada e assimilando. Muito bom.

Nowhere¿ 18/04/2022minha estante
Simmm, foi oq mais gostei da TAG até agora

Silvia 07/05/2022minha estante
Foi o melhor livro da tag nesses 2 anos no qual sou assinante

Gabriela.Mello 09/05/2022minha estante
Tb fiquei uns 5 minutos parada associando esse final do livro. Fiquei em choque. Mas real, pqp, muito bem escrito

Isaah 09/06/2022minha estante
Mds como vc comprou????? Eu tenho q assinar a tag livro e trocer pra q venha esse livro?

Nowhere¿ 09/06/2022minha estante
@Isaah não tenho certeza, mas acho que para comprar os livros da TAG tem que ser assinante sim, ou comprar de algum assinante pela shopee, mercado livre, etc...

Nowhere¿ 09/06/2022minha estante
@Silvia por enquanto foi oq mais amei da tag

Nowhere¿ 09/06/2022minha estante
@Gabriela.Mello demaaais, terminei o livro já querendo reler

Gabriela.Mello 13/06/2022minha estante
Dá pra comprar o livro pela loja da TAG tb, se não me engano

Juliana Rodrigu 18/02/2023minha estante
Não o li ano passado, fiquei atrasada! Colocando a leitura em dia e amei!!! Quando cheguei na página 300 tive que parar para respirar, deixei o livro uns dois dias só pensando no final do livro já imaginando como seria e pena do em como isso ainda existe!!!

Claudiana 21/02/2023minha estante
Dá pra comprar o livro pela loja tag, baixa o app e fica observando quando ele tiver em venda! Não precisa ser assinante!

Simone Paiva 02/03/2023minha estante
Comecei a ler ontem. Depois eu volto aqui para contar o que achei desse livro.

Edméia 26/06/2023minha estante
Vou colocar este livro na minha lista na Amazon ! Hoje, comprei o "Nunca vi a chuva " desse autor ! A história parece ser interessante ! São poucas páginas (225 ) no formato de livro eletrônico e paguei apenas R$ 4,99 !!!

-Koraline 14/10/2022

#ClubedoGeefe - Leitura Coletiva
O Beijo do Rio é um livro de autor nacional, que se passa no Brasil, e que tem muita representatividade, além de abordar a religiosidade absurda que ainda existe em muitas cidades pequenas do país, também fala sobre trauma, medo, poder, autoridade, hipocrisia, preconceito e outros assuntos importantíssimos de serem tratados em obras brasileiras. O livro começa de forma um tanto lenta, mas o ritmo passa a acelerar, especialmente no final, que devo dizer, foi bastante apressado. A história em si é boa, o autor tem uma narrativa bastante sensível, mas o que me incomodou nesse livro foram os diálogos, que muitas vezes me pareceram muito irreias um tanto sem sentido para o contexto. Para um próximo livro, espero que autor se aprofunde mais em alguns tópicos, e descreva as cenas de maior tensão com um pouco mais de detalhes.

Rosangela Max 10/11/2022

Uma história que se arrasta.
Terminei de lê-la a base do esforço. Achei sem graça.
Nada de interessante acontece. Nenhum dos elementos de suspense que o autor trabalhou, funcionou pra mim.
Não recomendo a leitura.

Letícia 10/08/2023

Uma ótima descoberta
Esse livro foi uma experiência ótima. Primeiro, que os personagens brasileiros nos deixam mais próximos da história, né? Além disso, eu amo um mistério em cidade pequena kk

Esse é aquele livro de dar raiva, em que você odeia e desconfia de todo mundo, todo mundo tem motivo pra ser culpado.

Apesar de ter curtido bastante o plot, achei que o fim desenrolou rápido demais. Acho que o autor poderia ter ido mais devagar pra gente absorver melhor as informações.

Ainda assim, me afeiçoei muito ao Daniel, foi uma leitura muito boa.

madrugueilendo 04/08/2022

o rio é mais profundo do que pensávamos
O Beijo do Rio é uma experiência tão imersiva ao ponto de te deixar sem ar. Essa é a melhor definição para minha experiência lendo o livro.

Já admirava o trabalho do Volp e ele já era um dos autores nacionais que eu mais aplaudia o trabalho, mas depois de Beijo do Rio acho que o admiro em dobro e o olho com um olhar muito diferente.

Stefano - pra mim - é uma das vozes na literatura mais importantes no Brasil atualmente e ele acaba de me provar isso e o quanto é capaz de fazer mais. Sempre mais.

O Beijo do Rio é um thriller psicológico que te faz entrar na cabeça de um personagem conturbado que nasceu em uma cidade pequena, mas também extremamente real.

Terminei o livro com lágrimas nos olhos e o coração batendo rápido por ter todas as peças encaixadas finalmente, e por entender tudo o que o livro quis passar.

Um dos melhores do ano até agora.

Aione 09/01/2023

O Beijo do Rio foi meu segundo contato com a escrita de Stefano Volp e se mostrou exatamente o thriller que eu procurava. Publicado pela editora HarperCollins e primeiramente enviado pelo clube de assinatura TAG Inéditos, me proporcionou uma leitura voraz, que devorei em um só dia.

Daniel é um jornalista que se afastou da família e dos traumas na cidade natal para reconstruir a vida em São Paulo. Contudo, ao saber da morte de um amigo de infância, ele se sente impelido a retornar à pequena cidade para investigar, já que não acredita que Romeu tenha se suicidado. Quanto mais se inteira do caso, mais Daniel é assolado por alucinações com um garoto, colocando em risco sua estabilidade mental.

Por meio de capítulos curtos e uma escrita ágil, que contextualiza bem o leitor sem se perder em descrições que interrompem a história, O Beijo do Rio foi um livro que não consegui parar de ler. A narrativa em terceira pessoa traz principalmente a perspectiva de Daniel, fazendo uso do discurso indireto livre para aproximar o leitor da mente do protagonista, mas apresenta também o ponto de vista de outros personagens, quando é necessária uma visão mais ampla dos fatos. Embora o enredo apresente a investigação de um caso policial, o fator psicológico é também de suma importância, não apenas abordando com sensibilidade questões de saúde mental, mas impactando diretamente a narrativa, que apresenta sobretudo impressões.

— Quando a gente mora no fundo de uma cisterna por muito tempo e depois vai até a superfície, o lado de fora parece tão perfeito que a gente sente falta do escuro.

Se elas, nada nítidas, são essenciais na compreensão do todo, as personagens são muito bem delineadas e construídas; em geral, fora de uma dicotomia entre bem e mal. As personalidades são complexas e definidas também a partir das críticas que O Beijo do Rio faz ao ultraconservadorismo, às questões de raça e de sexualidade.

O final foi de tirar o fôlego. Ainda que eu tenha adivinhado partes dele, a narrativa se torna cada vez mais frenética nos últimos capítulos. Ao finalizar, senti a compreensível angústia pelo conteúdo que O Beijo do Rio denuncia, mas estava também em êxtase pela leitura ter sido tão proveitosa e nada cansativa. Embora tenha devorado o livro em poucas horas, mal senti o peso das páginas, tamanha habilidade de Stefano Volp com as palavras.

Não vejo a hora de ler outras obras do autor, já que minha experiência com O Beijo do Rio e Nunca Vi A Chuva foram extremamente positivas — o que também é digno de nota, já que as obras são bastante diferentes entre si. Stefano Volp é um autor versátil, cuja escrita é capaz de envolver e causar identificação, ingredientes poderosos em leituras marcantes. Fica apenas o aviso de gatilho para menção à suicídio e à abuso infantil.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/12/14/resenha-o-beijo-do-rio-stefano-volp/

Lizia.Yohanna 21/11/2022

Não tenha medo de se afogar
Acabei de terminar essa leitura e ainda estou em êxtase com o quanto esse livro me impressionou. Vou ser sincera de que comecei essa leitura sem nenhuma expectativa e no começo cheguei a achar a escrita até um pouco chata e a história muito arrastada, só posso dizer o quanto estava enganada.
Esse livro foi um tapa na cara da realidade que acontece em muitas cidades de interior não só do Brasil, mas de todo o mundo. Dani é um personagem muito bem escrito, tem demônios que muitos de nois temos e como muitos de nois ainda não aprendeu a lidar com eles e muito menos superá-los.
É um livro forte e se você tem traumas em relação a aceitação de familiares com sua sexualidade, traumas com religião ou pior ainda com estupro não aconselho a leitura desse livro. Mas pra você que tem estômago forte é uma leitura necessária e esclarecedora.
Eu ainda estou chocada com as descobertas finais e as grandes reviravoltas desse livro. Com toda certeza foi uma das melhores leituras que fiz esse ano e um livro que pretendo reler algum dia.

Thayna Cursino 16/06/2022

O beijo do rio
Eu adorei ler esse livro, foi uma ótima experiência. A escrita do autor é super envolvente, e em vários momentos da história, me sentia desconfortável e revoltada com o que estava acontecendo. O livro é bem amarrado, sem deixar pontas soltas, sem contar o final que me deixou surpresa, não imaginava que iria terminar assim, mas eu gostei. Super recomendo a leitura.

Pedro 24/07/2022

Narrativa incrível! É daqueles livros que é impossível parar de ler até chegar no final. Gostei muito!

@vcdisselivros 08/11/2022

"Um herói necessário em meio a um cenário possível"
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Daniel nasceu em uma conservadora cidade no litoral sul do Rio de Janeiro;

° Desde muito cedo ele sabia que queria ir embora, anos mais tarde ele consegue e chega a São Paulo, onde preenche o dia a dia com o trabalho de jornalista, corridas na Av. Paulista e sessões de terapia;

° Daniel cortou relações com todas as pessoas de seu passado, mas uma visita inesperada chega com um pedido que ele é incapaz de ignorar: Investigar o suicídio do melhor amigo de infância, filho do homem mais poderoso da cidade, um grande líder religioso, respeitado por todos e responsável por muitos traumas que Daniel sofreu na infância;

° Decidido a buscar justiça pelo amigo/crush, Daniel irá enfrentar medos antigos e resgatar à superfície dores profundas que, conscientemente ou não, passou os últimos anos tentando ignorar.

POR FIM

Conforme fui lendo O beijo do Rio fiquei com a sensação de como tudo funcionaria bem em uma adaptação com formato de série (à qual espero poder assistir um dia), curiosamente, o autor Stefano Volp, revelou à revista Tag que originalmente pensou a história para uma série.

Ele chegou a escrever o episódio piloto e a partir disso se desafiou a escrever e desenvolver tudo em um curto período de tempo durante a pandemia. Isso faz com que o livro se torne muito visual, vívido, então por ter “imagens” fortes e gatilhos, fica o alerta!

Como jornalista, me envolvi ainda mais com a leitura e me senti ali, lado a lado com o protagonista, inserido em muitos dos cenários ao longo da investigação.

Daniel é uma força da natureza, um homem que apesar da trajetória difícil está ali, buscando vencer em meio aos traumas enfrentados. Ele, que é um jovem negro LGBTQIA+ cresceu em um ambiente extremamente tóxico, incapaz de aceitar qualquer coisa que fuja do padrão.

Mais tarde ele continua sofrendo na cidade grande, que abre espaço para o preconceito racial, com relatos do Daniel sendo constantemente abordado pela polícia durante as corridas noturnas.

Em meio ao suspense criado na premissa, o autor consegue inserir críticas aos fanáticos religiosos, ao zelo por um conservadorismo ignorante, ao sistema corrupto e também a sociedade como um todo, que ainda sustenta uma forte discriminação.

Volp apresenta um personagem necessário, humano, quebrado, mas disposto a enfrentar os desafios e os problemas psicológicos por aquilo que acredita ser correto. O conjunto da obra em si é de tirar o fôlego, com momentos que mesmo similares com a realidade, chocam, emocionam e ficam como alerta.

Albieri 25/04/2022

15° Livro do Ano
??????????
O Beijo do Rio - Stefano Volp

Um livro de suspense que te prende do começo ao fim. Muito bem escrito e trabalhado, ver autores nacionais se consagrando me deixa muito Feliz. Stefano soube pegar a essência de um lugar sombrio e terrível como Rio Doce. Criou um personagem com problemas psicológicos causados na infância e deu a ele uma personalidade única. Daniel que fugiu de sua cidade Ubiratã com dezessete anos conseguiu estabelecer-se em São Paulo e trabalhar para uma revista importante, porém um acontecimento, faz com o que o mesmo retorne para sua cidade Natal, onde se dependesse dele ele nunca mais voltaria.

Lá se vê envolvido no suposto suicídio de seu melhor amigo, porém algo mais estava acontecendo naquela cidade e Daniel por sair perguntando as coisas, começou a ser odiado e observado.

Um final espetacular envolvendo muito mais coisas do que aquelas que Daniel imaginava.

#Livros #Books #OBeijoDoRio #StepanoVolp #EditoraHarperCollins #TAG #TAGIneditos #TagexperienciasLiterarias #amoler #leitura #biblioteca #livraria #instabook #instalivro #cabeceira #LGBTQIA+ #suspense

Ana 21/04/2022

Perfeito
Que livro meus amigos, que livro. Quando comecei a ler e vi aqui no app que tinha partes que poderiam trazer gatilhos, confesso que pensei 1000 vezes antes de ler, por estar em uma fase de recaída da depressão.

Porém, o livro é tão bom, profundo, escrita ótima, o mistério, não me deixou ter momentos ruim em hora nenhuma. Inclusive vários fragmentos me ajudaram. Obrigada Tag, por nos enviar essa obra e conhecer Volp. Um livro que já esta no top 3 lidos esse ano.
carla.pegoli 21/04/2022minha estante
estou lendo ele agora mesmoooo pela TAG! é MARAVILHOSO!

Barbara.Teodoro 05/04/2022

Genial
Não conhecia o trabalho do Volp, mas já virei fã. Que escrita! Extremamente fluida, tocante, detalhista mas não inconveniente, fazendo com que o livro seja repassado como um filme na minha cabeça.
Uma vez eu ouvi um professor dizer que um escritor deve escrever não porque quer, mas porque precisa. E Volp BRINCOU nesse livro, eu quase perdi a hora de voltar para o trabalho de tão interessante, mesmo se tratando de temas tão pesados como suicídio (e mais alguns que deixarei para vocês descobrirem quando lerem). Esse livro é um deleite para quem gosta de histórias como as do Raphael Montes, por exemplo. LEIAM VOLP!

paraondealeiturameleva 19/04/2022

Simplesmente perfeito!!! Entrou para os melhores do ano até agora. Gosta de thriller psicológico? Então vem