Princesa Mia + Princesa para sempre

Princesa Mia + Princesa para sempre Meg Cabot

Resenhas - Princesa Mia e Princesa para sempre

booksdrii 19/05/2024

Princesa Mia & Princesa Para Sempre
O amadurecimento da Mia é visível no último livro, sem retrocesso como aconteceu nos livros anteriores e eu acho que isso foi o que fez a saga inteira valer a pena ? apesar do estresse que passei. Continuo pensando que Cabot não tem equilíbrio nenhum com livros grandes, em certas partes, tanto do livro nove quanto do dez, tudo foi muito arrastado.

Em ?Princesa Mia?, achei essencial que a autora tenha colocado a personagem para fazer terapia, mas achei que fosse pelo motivo errado. A resolução da breve depressão da Mia foi um pouco irresponsável, se ela fizesse terapia por causa da ansiedade e das coisas que guarda dentro de si seria muito mais proveitoso.

Também foi bom que o foco do livro nove tenha mudado um pouco, investigando o passado da família real de Mia. Uma reviravolta e tanto ocorreu no final do nono livro, ainda que eu tenha me estressado com o novo relacionamento dela ? afinal, desde que J.P. apareceu, eu achei ele sonso demais.

Com ?Princesa Para Sempre? o desenvolvimento de Mia está maravilhoso, ela está mais madura, infelizmente Cabot ainda força um pouco essa narrativa de menina inocente. Mia é incapaz de perceber as coisas que estão embaixo do nariz dela, seja em torno do que as pessoas fazem para ela quanto ao que ela mesma sente.

Com esse livro, percebemos como Lilly era essencial na vida de Mia porque, diferente da maioria, ela sempre dizia a verdade para a melhor amiga. Tina sempre passou muito a mão na cabeça de Mia e, obviamente, pelo ponto de vista ser da protagonista o leitor recebe isso de uma forma melhor. Lilly não era abusiva no fim das contas, mas apenas uma adolescente ? exatamente como a Mia. Lana teve um bom desenvolvimento, queria que ela tivesse aparecido muito mais.

J.P. mostrou quem ele era de verdade nesse livro, algo que eu já desconfiava. E o final dele, achei mole demais para todo o que o personagem fez. Alguns podem achar que a Cabot destruiu o personagem em detrimento do shipper Mia&Michael, mas a verdade é que se prestar bastante atenção nas narrações dos livros anteriores, principalmente o oito, conseguimos captar a intenção que Mia foi incapaz.

O último livro tem uma narrativa bem lenta e algumas vezes é muito chata, mas as coisas melhoram quando Michael entra em ação. Finalmente ele deixou a inércia de lado, está um homem bem mais confiante e ainda mais apaixonado ? dá para perceber, se você for o leitor porque a ?inocência? de Mia impede ela de ver. E isso reafirma o que penso desde o livro cinco/seis: os dois precisavam crescer separados um do outro porque isso os preparariam para ficar juntos.

Tem uma situação que eu não curto muito, só que vou ignorar completamente porque tenho ranço de um dos envolvidos então achei que foi pouco.

Um livro bem divertido e que traz boas reflexões sobre quem são nossos amigos de verdade, e o que podemos nos tornar não apenas para o outro, mas para nós mesmos.

Maria 29/04/2024

Até que enfim
A Mia FINALMENTE amadureceu!! E isso deu outro ritmo pra leitura. Foi muito bom ver ela abandonar os pensamentos infantis, apesar de o fato de ela querer ser sempre boazinha demais ainda irritar um pouco. Entretanto, o final totalmente vale a pena.

GabrielMoraesdeAndrade 18/03/2024

Resenha
Saga: O diário da Princesa
Nome do Livro: Princesa Mia + Princesa para sempre
Autor(a): Meg Cabot
N° de páginas: 504
Classificação indicativa: Recomendado para maiores de 14 anos.
Estrelas: ??????????

Meg Cabot nunca decepciona, e esses livros são a mais pura prova disso.
Vemos na história problemas no relacionamento de Mia, mas também o amadurecimento dela em relação aos seus sentimentos, emoções e pensamentos, ela não é uma garota normal vamos dizer assim, mas vemos que ela tem uma fase de negação, e de querer amar alguém, sendo que essa pessoa ela considera mais como amigo do que namorado, então é algo que existe e muito no nosso cotidiano.
É interessante observar que depois mesmo com a fase de negação, o psicólogo dela (sim ela teve que ter consultas com psicólogo), ele a encoraja e fala que a própria sabe as respostas, só que no momento ela não percebe, mas sim tinha todas as respostas para seus problemas, que a negação que tinha e a reprimissao desses sentimentos ia adiantar em nada.
A escrita de Meg Cabot é simplesmente incrível, te faz mergulhar na história, se divertir, chorar, gritar, ficar com raiva, rir, se apaixonar, já estou até emocionado de estar indo para o último livro da saga, para sempre me lembrarei desses momentos incríveis que passei com Mia Thermopolis.

Larissa1995 28/01/2024

Primeiro Michael eu te amo
E finalmente a Mia e o Michael se encontram depois da briga besta...
Finalmente eles tiveram a noite tão esperada de Mia

Mandy_ 30/11/2023

Razoável
Eu estou saturada com a série, mas pretendo terminar
Mia é tão egoísta, infantil, presunçosa... Sei lá tá chato d+

Laura 23/11/2023

Se pudesse colocaria mais estrelas
Mesmo a sofrência mais da metade do livro o final e lindo eu amei foi perfeito
Criei ranço de alguns personagens né ( com alguns quero dizer só um J.P garoto chato)
Mas foi maravilhoso

Bruna.Ribeiro 13/10/2023

Emocionante
A verdade por trás da realeza.

Temos uma adolescente normal com problemas reais como dependência emocional e depressão.
Depois do fim de seu relacionamento amoroso e de amizade vemos como Mia se vê perdida já que de certa forma dependia deles.

A importância da família que precisou impor o melhor pra ela (em compensação continuo não gostando da avó dela, não importa quantos livros tenham passado).

A Mia tentando superar o vazio acaba preenchendo com uma pessoa que ela acredita ser a ideial e realmente era, ele só não era ideial de verdade. Ninguém é perfeito e ela aprendeu isso.

FINALMENTE

Apesar de aparecer mais madura doque no primeiro livro por exemplo, Mia ainda tem um longo caminho a pecorrer sobre sinceridade e combinação.

Selkie 12/10/2023

Finalmente!
Sem dúvida alguma, Princesa Mia é meu livro preferido da série seguido por Princesa para sempre.
A Mia passou por maus bocados mas cresceu, aprendeu e se tornou ela mesma.
Gostei da forma como a autora retratou a depressão e como é difícil conviver com ela até você sair daquele "buraco".
Muitas mudanças ocorreram na vida dos personagens e elas foram como uma "brisa de ar fresco" em relação ao resto dos livros.

Bia 26/08/2023

Princesa Mia ???
Esse livro me deixou em uma ressaca literária enorme mas depois melhora! Nunca gostei do J.P! Acho q nn precisava de continuação! Michael >>>>>>>>>>>>>>>>>>

Biatriz.Liberto 28/07/2023

Aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para saber a diferença.