João Maria Matilde Marcela Dantés

Resenhas - João Maria Matilde

17/06/2024

Fui atravessada por essa história de maneira natural, sem esforço, com uma calmaria q contrasta com a urgência da narrativa.
Me transportei para a cidade portuguesa da ambientação, sempre pensando nela como ?aldeia?, pois era assim q meu avô contava suas historias.
Gostei de conhecer Matilde e Bitoque. Senti saudades de João Maria. Me sensibilizei com as vulnerabilidades de uma doença mental. Vale a leitura ?

Mih 16/06/2024

Perdoar é ir pra frente
Depois de bater muito a cabeça na parede sobre sua vida, Matilde entende que perdoar é o único caminho que vai libertá-la de si mesma. Perdoar o pai morto, a mãe esquecida e a si mesma. É uma história de busca. De aceite.

Gabriela3420 27/04/2024

João Maria Matilde
Além do título, esse livro me chamou a atenção por abordar uma jornada de autodescoberta com uma protagonista que lida com questões de saúde mental.

No início é uma leitura que prende bastante e tem uma linguagem super poética, o meio da leitura foi um pouco arrastado pra mim, especialmente por furos no enredo e por um excesso de suspense que a meu ver foi desnecessário. Na reta final o livro ganhou novo fôlego e os 3 últimos capítulos fizeram a leitura valer a pena!

"João Maria Matilde? é mais um livro da minha meta de leitura de 2024, escrito por uma autora brasileira contemporânea

Recomendo a leitura pra quem gosta de dramas familiares e de refletir sobre hereditariedade e a fragilidade da vida.

tavim 30/03/2024

João Maria Matilde, de Marcela Dantés
Pois há escassez que se descende, o corpo morto vem a comprovar; dose de descaso à intromissão de existência --- sem intenções de ficar. contudo, o pouco irrompe para o próprio desalinho ser sua parte passional e então esperançar nas migalhinhas de memórias do predecessor pra preencher lacunas de si, dispersas antes de sua gênese. assim soa bem sobreviver, angariar de outros passados a presença que te tiraram do presente.

de parcas pretensões são feitos os abismos e, o ser humano, no seu total desentendimento, trava como confronto o choque para superação. há ressalvas, vide as vezes onde o lapso após surto toma forma de proteção à mente a fim de refúgio. é por esse caminho que segue joão maria matilde, de marcela dantés. são muitas as rupturas que percorrem a protagonista, principalmente a presença, seja pela escolha ou por doença. o não estar, paterno e materno, atravessa em variados níveis e reflete se ser alheio de si mesmo é algo hereditário ou construído por pesares.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

Maria 25/02/2024

Uma boa história
A história é bem interessante, mas a leitura não foi tão fluida pra mim. Matilde tem um distúrbio psicológico e conturbações dela, me fizeram ficar perdida em alguns momentos.

Sol Belchior 13/01/2024

Quando um livro tem alma... é parecido com esse aqui. ??
"Vamos adquirindo hábitos tão impensáveis na vida, ainda me espanto com nossa capacidade de adaptação - somos o que o mundo exige da gente."

Julia5048 18/12/2023

Me surpreendeu de todas as formas
Obrigada ao livreiro que me indicou esse livro, em uma livraria pequena perto da faculdade. que livro intenso, real e cheio de significado. A dor que a Matilde sente na família, pelas suas perdas é notável em cada palavra da autora. incrível o livro, recomendo para qualquer pessoa.

liz 14/12/2023

Remexer a ferida que quer cicatrizar tem um quê de masoquismo que combina comigo.
Ao atravessar o oceano em busca de sua origem, é bonito de ler o desenvolvimento, os pesares e desencontros e como o passado coexiste conflituosamente com o futuro. É extremamente curto, mas imensamente poético.

Mari 13/12/2023

?João Maria Matilde?, esse foi mais um dos que entraram para a lista na época em que andei escolhendo livros pelo título. A história é sobre uma mulher que a vida toda foi filha de pai desconhecido, até que recebe a notícia de que precisa viajar até Portugal, para a leitura de um testamento. Aparentemente seu suposto pai
morreu, e pediu que a leitura fosse feita para todos os ao mesmo tempo, no mesmo quarto. Matilde então (encontramos a culpada pelo título) marca esse compromisso com o passado e atravessa o mundo para, descobrindo versões de si mesma, descobrir suas origens (não aguento mais fazer resenha clichê). A ementa parece mais interessante do que o texto propriamente é. Infelizmente, porque me pareceu uma ideia ótima, mas que deixou pra ser acontecida na última página. Não desgostei, nunca conseguiria. Mas vou dizer só que não sou fã dos livros que vendem narrativas lineares e entregam uma chuva de lamentações, autodescobertas etc etc etc
Tem poesia, então vale sempre a pena. Mas as histórias com pontas soltas apenas não são meu estilo.
Procurando, aleatoriamente, algo que marquei, encontrei: ?Tem uma coisa que a gente tem e finge que não, que é um alívio na dor do outro.?

ingridrad 05/12/2023

Esse livro demora a engrenar, mas é um lovro pequeno, e quando engata ele vai muito bem. O jeito que a Marcela descreve cenas e crises e surtos e caos, é muito legal de ler.

DêlaMartins 11/11/2023

A narrativa é fluida, livro curto, li em 2 dias. Trata-se da história de Matilde, que foi criada pela mãe e que sempre acreditou no que a mãe contou à ela sobre o pai desconhecido: o nome dele era João, ele era estrangeiro e ela foi fruto de uma noite só durante uma viagem da mãe. Com quase 40 anos, ela recebe uma ligação de Portugal com a notícia que seu pai não apenas era conhecido, como também havia morrido há pouco tempo e ela constava como herdeira em seu testamento. Para ter acesso ao testamento era preciso ir até Portugal para a leitura do documento em dia e horário já agendados, com outros participantes.

Ela parte sozinha para Portugal levando seus medos, ansiedade, traumas e curiosidade, deixando sua mãe que tem Alzheimer e seu namorado, Abel.

Matilde encara nessa viagem não só os lugares, idioma e diferenças culturais, mas principalmente, mergulha em seus medos, dúvidas e questionamentos. Aos poucos, Pedro, advogado e grande amigo de seu pai, vai revelando os fatos para Matilde, que reage fortemente a todos eles.

Laços familiares, genética, são destrinchados de forma fluida pela autora, assim como a busca de Matilde por sua identidade.

Um bom livro.

Tamiris Durigan 28/10/2023

"A loucura atropela, quando é a verdade"
Não estava dando muito para este livro. O achei melancólico, opressivo, sufocante e enervante a maior parte do tempo mas no fim eu tava até dando uma choradinha de emoção, achei lindo.

Matilde, a protagonista, por suas condições de ser como é, não é fácil de ser lida. Na vida real, não seria uma pessoa fácil de lidar. O que torna a história extremamente palpável.

Ver a forma como seus relacionamentos e percepções foram ruindo conforme ela foi descobrido a história de onde ela veio e nasceu foi triste e desconfortável. Mas também temos um pouco de luz a partir das aparições do Barão em seus caminhos pela vila.

E no fim, todos merecem um Bitoque para se sentirem mais aprumados e terem como lutar.

jegrandini 02/10/2023

João Maria Matilde
Não foi um dos meus favoritos, foi uma leitura arrastada, difícil em alguns momentos, pois não concordei em muitos. Mesmo assim, consigo ver beleza em partes, consigo entender o porquê ser sensível e favorito pra tantos, ainda que não seja meu.

A escrita é muito boa, várias citações nos primeiros capítulos foram marcadas, profundas e cirúrgicas, mas não ganhou meu coração. A leitura e percepção é realmente singular e individual.

_bbrcam 29/09/2023

Uma leitura de camadas
Foi um livro bem interessante de acompanhar, embora eu tenha sentido falta de algo no final. de qualquer forma, acho que foi muito válida a experiência e os pontos de vista trabalhados trouxeram diversas reflexões
Helder 29/09/2023minha estante
Ai sim!! Ontem qdo vc me perguntou, minha nota era 3, mas depois do encontro o livro ganhou mais uma estrelinha.