O Castelo do Príncipe Sapo

O Castelo do Príncipe Sapo Jostein Gaarder

Resenhas - O Castelo do Príncipe Sapo

Sílvia 31/12/2021

Graça
Que livro lindo e que quase dá um calorzinho no coração. Um menino acaba conhecendo um príncipe e tem que protagonizar o lendário beijo para que ocorra a mudança de forma. Temos uma mãe que mais parece uma madrasta, uma prima estranha, um pai ausente. A única coisa constante é a saudade que o menino sente do avô falecido. Muito lindo

Ieda.Lima 15/03/2017

Filosofia para Criancas
O livro é puro lirismo. Num sonho um menino tenta enfrentar todos os seus medos e dificuldades, uma fala cheia de mensagens, numa história encantadora, todos os detalhes de tão bem escritos ficam na memória, um conto infantil encantador.

Paola 12/02/2014

O Castelo do Príncipe Sapo
Todo o livro tem uma qualidade onírica, e os personagens que Gregório conhece o lembram de pessoas de sua vida, e ele vai fazendo associações e aprendendo lições com tudo que vai acontecendo com ele nesta terra estranha. O autor com certeza tem uma maneira bem simples de escrever, muito direto. Tenho certeza que o livro deve ser muito agradável para a leitura de crianças e jovens, e muito atrativo pelos acontecimentos rápidos, e divertidos.

Leia mais:

site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2013/06/o-castelo-do-principe-sapo.html

Evy 24/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - Tema: Infanto Juvenil / Mês: Janeiro (Livro 4)
Confesso que de todos que li do Gaarder, este foi o que menos gostei. Não sei explicar exatamente o que não me agradou, mas não foi uma leitura super agradável como geralmente os livros de Gaarder são. Talvez tenha sido o fato do livro ser cheio de metáforas ou talvez a mistura de realidade com sonho que me deixou um pouco embaralhada na história, não sei realmente precisar.

A história é protagonizada por um menino de 7 anos que acaba de perder o avô e apesar de chamar-se Gregório da Silva, gosta de se apresentar como Gregório Pregório. Numa certa noite ele estava andando à luz do luar quando conhece o duende Umpim e com ele vive uma incrível aventura num castelo onde guardas são Salamandras, a Rainha não usa a parte de cima da roupa, um Lorde Camareiro lê pensamentos e todos adoram comer panquecas com geléia de morango.

Quase na metade da leitura comecei a entender que o garotinho Gregório sofreu tanto com a perda do avô, do qual fala durante toda sua incrível aventura, que precisava se desligar do "mundo real" e mergulhar no "faz-de-conta". O que é incrível nos livros de Gaarder é que tem sempre algo a refletir em sua escrita. Duas passagens me chamaram muito a atenção neste livro. Primeiro a passagem do Rei falando sobre o tempo com Gregório:

"O tempo cura todas as feridas, mas abre outras..."
"Quer dizer que o tempo é ao mesmo tempo bom e ruim?"
"Sim, as duas coisas"

E também quando Umpim, o duende, ensina Gregório a enfrentar seus medos:

"Quem foge de um sonho mau acaba sempre voltando a esse mesmo sonho. Por isso devemos tratá-lo exatamente como se trata um lobro que agente encontra na floresta. [...] Se você encontrar um lobo, não deve sair correndo, pois ele vai correr atrás de você. Você deve ficar firme no lugar e olhar bem fixamente nos olhos do lobo...".

Apesar destas duas ótimas passagens, no todo não consegui dar muitas estrelas para esta obra. Achei as demais obras de Gaarder mais interessantes!
Léia Viana 20/01/2011minha estante
Eu creio que histórias que falam, mesmo que nas entrelinhas, da dor da perda, acaba sendo algo um pouco complicado de se gostar.

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Não sei como classificam um livro desses como infantil. Ou infanto-juvenil. Muito filosófico e metafórico. É como O Pequeno Príncipe, quando você descobre a verdadeira essência do livro, você nunca mais vê jibóias com elefantes como um simples chapéu… Ainda, tô procurando a jibóia nO Castelo. Tenho e quero ler de novo.

site: randomicidades.wordpress.com/

FEbbem 05/01/2010

NÃO SOU NENHUM TROGLODITA, MAS ESTE JÁ É O SEGUNDO LIVRO DO ANO, E NÃO PENSEM QUE DEIXEI DE LADO O WHISKY, O TRUCO OU O JOGO ENTRE SOLTEIROS E CASADOS DO REVEILLON, APENAS ESTOU TRILHANDO A LINHA INFANTO JUVENIL DE JOSTEIN GAARDER.
O CASTELO DO PRINCIPE SAPO DO AUTOR CITADO DE TAO LEVE CHEGA A APARENTAR MAIS UM SONHO DO QUE UM LIVRO.
E SONHO MESMO, DESTES A CONTER DUENDES, CASTELOS E SAPOS ENCANTADOS, ENTRETANTO EM MEIO A TANTA FANTASIA O ASSUNTO É SERIO E REALISTA.
O LIVRO QUE TEM TODO UMA ROUPAGEM INFANTIL TEM UMA FORTE CARGA DE FILOSOFIA E CONTA A HISTORIA DO MENINO GREGORIO DE APENAS SETE ANOS, QUE SE VE ABANDONADO APÓS A MORTE DE SEU AVO E MELHOR AMIGO, JUSTAMENTE QUANDO A MAE O DEIXARA PARA PASSAR FÉRIAS EM UM CASTELO FRANCÊS.
EM UM MISTO DE SONHO E REALIDADE GREGORIO ENCONTRA O DUENDE UNPIM QUE O LEVA PARA UM REINO ENCANTADO ONDE NEM TUDO É O QUE PARECE SER E ONDE GREGORIO TERA QUE ENFRENTAR OS SEUS MEDOS FRENTE A FRENTE.
A HISTORIA É BELISSIMA, DESDE QUE BEM COMPREENDIDA, TRATA DE UM ASSUNTO DO QUAL POUCOS SABEM LHE DAR, A MORTE PARA UMA CRIANÇA.
COMO SE NÃO BASTASSE O LIVRO AINDA CONTEM ILUSTRAÇÕES E UMA TREMENDA SURPRESA.
É UM CONTO DE FADAS MODERNO QUE COM CERTEZA AGRADA CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS... E ALGUNS FÃS DE JOSTEIN.

BOA LEITURA.

Carol Rodrigues 14/09/2009

Uma mistura de sonho e realidade está embaralhada nas páginas desse livro!

Um menino se vê envolvido com sapos, principes, reis, rainhas, duendes, salamandras... um universo muito lúdico onde nada é o que parece. O Rei que teve o coração roubado parece muito com o seu avô e a princesa é idêntica á sua prima.

Achei muito interessante o livro, fico me perguntando se é mesmo um livro infantil ou se eu que enxergo metáforas demais.

Gaarder é incrível quando fala sutilmente que ninguém pode fugir ou se esconder do tempo, já que ele não passa por nós: nós que passamos por ele. E também quando explica que a maldade começa nos pensamentos, portanto, é preciso aprender a controlar os pensamentos e aprender a evitar de dizer coisas feias.
Já pensou se você estiver pensando algo comprometedor e alguém estiver ouvindo seus pensamentos?

E pior: usar isso contra você?

Palmas ao Jostein Gaarder, mais uma vez!

Recomendo!!!