A garota no espelho

A garota no espelho Rose Carlyle

Resenhas - A Garota No Espelho

Filósofo dos Livros 21/06/2022

Muito mais que empolgante, o livro perfeito!!!
🔥✍️ Olá, Amigos e Amigas!
Hoje, falarei sobre uma obra espetacular. Trata-se do livro “A Garota no Espelho”, de Rose Carlyle, publicação da @astral.cultural.

Íris e Summer são gêmeas univitelinas. Devido a um processo tardio de divisão do embrião, Íris nasceu totalmente espelhada em sua irmã. Todas as partes do corpo de Summer que estão de um lado são encontradas no lado oposto em Íris. Um exemplo é o coração. Summer tem seu coração do lado esquerdo, enquanto Íris traz o coração do lado direito. Pesquisando na internet, vocês poderão encontrar esse defeito de inversão do lado do coração com o nome de Dextrocardia.

São invertidas na aparência externa também, porém as diferenças de lado direito e esquerdo são tão sutis que ninguém percebe a inversão de lado. Segundo os médicos, se a divisão do embrião demorasse mais um dia, elas teriam nascido gêmeas siamesas.

Por causa dessas diferenças, Íris sempre se sentia inferior a Summer e, praticamente, se tornava uma figura apagada diante dela. Summer sempre se destacava em eventos, enquanto Íris nem era notava. Para Íris, isso ocorria pelo fato de Summer ter bondade no coração. A beleza de sua bondade irradiava em sua aparência externa.

O pai das gêmeas teve três casamentos. As nossas protagonistas são filhas do segundo matrimônio. Esse homem antes de morrer deixou um testamento um tanto maldoso. Determinou que somente um de seus filhos herdaria sua fortuna. Seria aquele ou aquela que fosse pai ou mãe em primeiro lugar. Os demais filhos ficariam a ver navios. Além disso, deixou uma cláusula de que o herdeiro não poderia dividir em hipótese alguma a herança com os outros. Tal determinações fizeram com que os filhos da segunda e terceira esposa entrassem numa disputa acirrada. Com a primeira esposa, esse homem não teve filhos.

Íris passou a vida inteira com inveja de Summer. Depois que a irmã se casou, passou a ter inveja de seu casamento, especialmente do marido perfeito. Apesar da inveja, Íris não era tão má como pintam.

Num passeio de Iate, realizado somente com as duas, Summer sofre um acidente e cai no mar. Íris passa semanas sem ajuda de ninguém procurando a irmã. Com a demora do retorno das gêmeas, as duas foram dadas como desaparecidas. Depois de um tempo, o marido de Summer ajudado por policiais encontra Íris, mas a confunde com Summer. Íris não corrigiu o engano e assume a vida da falecida.

A partir daí, a corrida para engravidar e ter a herança do pai se torna acirrada. Íris mantém toda a cautela para não ser descoberta na farsa. Lendo a sinopse do livro, dá a impressão de que Íris premedita tudo, mas a verdade é que os acontecimentos determinaram as suas atitudes. É impossível negar que Íris não errou, mas ela não fez tudo de caso pesado. São as circunstâncias que a levaram a agir de tal forma.

O espelho dentro da trama é uma imagem forte. Tendo consciência de que suas características físicas são inversas a de Summer, Íris enxerga sua irmã ao se olhar no espelho e até mantém comportamento doentios diante do objeto.

Será que Íris conseguiu manter a farsa e ter o filho para herdar a fortuna de seu pai? Essa é uma resposta que não darei, porém, garanto que a leitura é emocionante, pois traz muitas reviravoltas. Quem narra a trama é a própria Íris. Sua narração é impressionante. A personagem consegue nos transportar para dentro do livro com suas palavras. De todos os personagens narradores que conheci, Íris é a melhor de todas.

A obra também se torna impressionante porque nos leva a refletir sobre o que o ser humano é capaz de fazer por causa da ambição. Lembremo-nos de que na corrida pela herança, não temos apenas as gêmeas. Os filhos do terceiro casamento e as esposas se manifestam de maneira bem gananciosa para angariar o dinheiro do falecido. As ações desses outros personagens chegam a ser chocantes e muitas vezes, colocam as atitudes maldosas de Íris no chinelo.

Sem sombras de dúvidas, um dos melhores livros que li na vida. A obra é uma forte candidata a ser classificada como melhor leitura de 2022.

Antes de terminar a resenha, tenho duas observações. A Garota no Espelho tem algumas características que me lembram a novela A Favorita. Se vocês lerem o livro, saberão do que estou falando. Outro fato importante a ser apontado é que nos anos 80, foi produzido um filme com o título “Estranhas irmãs”. A Rede Globo apresentou em forma de minissérie, dando o título de “Espelho da Vida”. Vocês podem encontrar a minissérie no Youtube. A trama fala de irmãs gêmeas e lembra o livro dessa resenha em alguns aspectos.

❓ E vocês? Já leram a obra ou têm vontade de lê-la? Contem para mim nos comentários.

Nota: 5 ⭐ + ❤️

#agarotanoespelho #rosacarlyle #astralculturaleditora #literatura #literaturainglesa #ficçãoinglesa #gêmeosunivitelinos

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

Arianne 10/01/2023

Uma leitura boa de se fazer e com bastante detalhes, pra entrarmos na história. Não consegui sossegar até terminar, rs.. vale muito a pena!!!
Que final, meus amigos.. que final ??? Só leiam!! ?

Silvia406 12/07/2022

Duas irmãs gêmeas tem suas vidas ditadas pelo testamento do falecido pai, na qual só herdará a fortuna milionária aquele em que tiver um herdeiro legítimo dentro de um casamento, uma irmã invejosa e a outra totalmente bondosa e amada por todos. Mas as coisas nem sempre são o que parece.

Se alguma vez eu me surpreendi tanto com o final de um livro, eu não me lembro.

Luuma 13/07/2022

O começo é um pouco lento, a história demora um pouco para começar a desenrolar, mas quando pega o ritmo fica bem interessante
O final é chocante!

line 24/07/2022

Surpreende
Esse livro supriu todas as minhas expectativas, um suspense incrível com uma leitura super fluida, difícil saber o que realmente vai acontecer conforme se está lendo ele, mas com um final sensacional.

Sil | @uma_dama_dos_livros 25/07/2022

- "Os espelhos não mudam o que há por dentro." 6
??
Íris e Summer são irmãs gêmeas e desde pequenas Summer sempre foi elogiada por todos ao seu redor, pela sua simpatia e carisma, enquanto Íris ficava em segundo lugar em tudo, até na beleza mesmo sendo gêmeas Íris sabia que Summer era mais bela.
??

Assim Íris sempre tentou passar a frente de Summer em quase tudo, mais nunca conseguiu chegar lá, onde achava que seria do seu por direito.
??

Mais acima dessas coisas seu pai sempre gostou mais de Íris, o que ela não esperava era perder a pessoa que mais amava da família.
??

Agora ela só teria seu irmão Ben, mais seu pai não lhe deixou completamente, antes de morrer ele fez algo... para alguém herdar seu império antes teria que casar e ter um herdeiro legítimo e essa pessoa ficaria com toda a Herança para si.
??

Íris decide que dessa vez ganhará de Summer custe o que custar ela chegará lá primeiro ficará com a herança, pois ela merece.
??

Agora alguns anos depois ninguém ainda conseguiu cumprir as regras para receber a herança, mas Íris ainda está tentando chegar antes de Summer.
??

Sua irmã acaba lhe convidando para navegarem pela Tailândia e Íris acaba topando, por amar tanto navegar mais o que irá aguardar Íris nessa viagem com a sua gêmea, o que será que Summer está planejando para Íris ou Íris para Summer, a herança só pode ser de uma pessoa.
??

- Uma das leituras que fiquei de queixo caído com o final e foi um surto só. Uma leitura fluida, mas teve um ponto negativo para mim, que foi logo no início um pouco arrastada mais depois conseguir me envolver melhor e foi ótimo demais. Escrita maravilhosa e que história surpreendente.

Matheus73 29/07/2022

O FINAL
Esse provavelmente é o melhor final de todos os livros que eu já li.

Melhor livro do ano até agora
Melhor thriller que eu li até hoje.

Malu 30/07/2022

Devorei
História sensacional, que te prende do início ao final. E sobre o final: ainda mais surpreendente! Um dos melhores thrillers que já li.

Ari 08/06/2023

Que final foi esse?!
Quando pensei que tinha sacado o que a autora ia fazer e de como seria o final, ela vem com isso! ?
surpreendente!
Daniella 19/06/2023minha estante
Pelamor....me diga que entendi errado... O Ben mata a Íris e quem fica viva é a Summer se passando pela Íris?

Ari 21/06/2023minha estante
siiiiim !!!

Myllena 02/08/2022

NUNCA VOU SUPERAR ESSE LIVRO!
Não dá pra ver a relação de gêmeas da mesma maneira depois disso, sei lá, mas se bem que depois de ler esse livro eu desconfio até da minha sombra.
Todos os personagens desse livro tem cacá na cabeça, não sei como as crianças vão ser criadas, meu Deus.
Nunca que vou superar o plot da última página.

Marcela212 02/08/2022

O livro até que fluiu bem apesar de inúmeras problemáticas o final não me agradou e ficou bastante vago

Stefany413 24/01/2023

"O mar vai reivindicar seus mortos."
Eu não esperava que fosse TÃO bom. tudo é muito bem construído no livro, se você prestar muita atenção enquanto está lendo dá pra descobrir a verdade, tudo que é dito no livro é importante para o final, tudo que é dito no livro tem uma grande relevância pro que acontece no final.
Eu realmente não esperava que esse livro me deixaria tão chocada quanto estou agora.
"No que se refere aos gêmeos idênticos, é sempre o comportamento, e não a aparência, que os denuncia." - essa frase descreve literalmente o livro inteiro.

melhores trechos

"As demais pessoas não conseguem ver as diferenças, mas, quando me olho no espelho, não vejo eu mesma."

"-Os espelhos não mudam o que há por dentro."

"? Pessoas boas são imbecis"

"A garota no espelho é miserável, mas pelo menos é real."

"Tudo no que consigo pensar é em Summer, minha irmã gêmea, a melhor metade da minha alma."

"A esperança é um demônio. Ela brinca com você, flerta. E, quando você começa a confiar, ela desaparece."

"O silêncio é uma criatura prestes a atacar. Sou a única pessoa no mundo."

"O mar cobra seu preço."

"O mar vai reivindicar seus mortos."

"É estranho como a fúria do estupro dá lugar à ternura no instante em que ele está satisfeito."

José Carlos 06/08/2022

Excelente livro de estreia!
Não tem como negar que, para um livro de estreia, ele é fantástico! Final surpreendente! Mas o livro todo é muito pesado! Algumas situações foram um pouco ?forçadas?, mas no geral, muito bom! Vale a leitura!