Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Nadíly 19/02/2023

FAVORITO DA VIDA
Que livro lindo! Muito bem escrito, personagens cativantes é bem desenvolvidos, protagonismo feminino e um toque de humor ácido.
Vou amar pra sempre Elizabeth Zott e sua família ??
Uma amiga recomendou que eu lesse porque disse que a protagonista parecia comigo. Esse foi um dos melhores elogios que já recebi ???

Fernanda 01/03/2023

MULHERES DA CIÊNCIA, LEIAM!
Se você é: mulher, mulher da ciência, mulher que se formou/trabalha em algo que é conhecido por ser masculino, se você é química, nutricionista, engenheira de alimentos, bioquímica, enfim! LEIA!
Esse livro fala de nós, das nossas ancestrais!

Sério, eu me sinto TÃO acolhida quando leio histórias sobre mulheres na ciência! Me sinto representada, o livro fala de uma área que eu amo que é a bioquímica de alimentos, eu lia as explicações e pensava ?isso é genial demais, é exatamente por causa disso?.
Assim como em A hipótese do amor, eu entendi todos os jargões, conhecia a maioria dos equipamentos citados. Eles são meu dia a dia na pesquisa científica. É duro pensar como foi difícil para as mulheres que abriram caminho para que eu pudesse fazer isso também.

Ela é total aquário! E preciso confessa eu a racionalidade dela me irritou em alguns momentos ? a canceriana não gosta de tudo racional e quase nada emoção a flor da pele.
Bru 01/03/2023minha estante
Ai, vou ler. Não vejo a hora de entrar na faculdade, me formar e poder dizer que: EU SOU UMA MULHER NA CIÊNCIA. ???

Fernanda 01/03/2023minha estante
Não é fácil! Mas vale a pena e o orgulho que da de poder se apresentar como cientista!

jdelisiario 15/04/2023

Uma questão de química
Ahhh!! Eu amei essa leitura!

Passei raiva? Sim!
Quis esganar alguns personagens? Com certeza!
Amei Seis e Meia? Claro!

Nesse livro temos a história de Elizabeth. Tinha o Calvin também, mas senti que ele foi só um plano de fundo para mostrar o quão forte Elizabeth era!

Uma mulher, ou melhor, uma cientista! Em um período onde as mulheres eram ainda menos levadas a sério do que atualmente, porque convenhamos, a luta ainda não acabou.

Então, Elizabeth mostra os percalços que ela passou para poder trazer conhecimento científico para o mundo e a importância de aproveitar as oportunidades!

Amei a autora colocar Seis e Meia como um personagem pensante com suas críticas e preocupações, amei Madeleine por sua inteligência e perspicácia! Amei Harriet por ser intrometida kkkkkkkk e se deixar envolver por Elizabeth! Amei Elizabeth por tudo o que ela trouxe! Ufa, mulher! Você sofreu, hein?!

Para aqueles que tem dificuldade com o confronto da religião, talvez esse livro te cause desconforto, mas meu conselho é: leia! Esse é só um pequeno tema que foi abordado em um universo do todo!

Enfim, ri muito e chorei também (sim, manteiga derretida rs)?

Amei!

#leituraTerapia

maximoff.AJ 03/03/2024

Alerta de spoiler: não é apenas sobre química
Eu estou com preguiça de escrever isso, mas vou resumir minhas considerações finais, porque sinto que devo: Elizabeth Zott aguentou até demais.

carolwindlin 15/08/2023

Que livro BOM, ATEMPORAL, INCRÍVELMENTE BEM PENSADO! Uma pena que as principais pessoas que precisavam ler esse livro, nunca vão nem chegar perto. É uma didática impecável sobre machismo, violência verbal e sexual e religião. Mais explicativo que isso só desenhando. Achei a protagonista incrível, sentia a dor dela daqui, era muito palpável. A maioria dos personagens são cativantes, mesmo eu tendo demorado pra entender qual era a do Calvin.

Minha única e exclusiva crítica é a genialidade da criança de 3 anos, beirando ao ridículo pra mim. Entendo a existência de crianças prodígio, mas não a esse ponto, ficou difícil real de engolir. Não consegui favoritar o livro justamente por ser algo que me incomodou durante toda a leitura!

Mas recomendo pra caralhoooo

Priscila Cenci 23/04/2023

Surpreendente!
O que brilha nas páginas do livro é o inconformismo de uma mulher que não aceita uma sociedade que não a valoriza simplesmente porque é mulher. E não aceita que, mesmo as mulheres donas de casa, não tenham acesso à ciência – ainda que seja na cozinha.

Nos faz perguntar sobre todas as mulheres brilhantes que estavam à frente do seu tempo, que foram marginalizadas, ignoradas, e que são um lembrete de que já chegamos longe em relação a elas, mas há um grande caminho a ser conquistado.

A história retrata a vida exatamente como ela é: uma caixinha de surpresas! E nos proporciona uma experiência de leitura completa: a gente ri, se emociona, reflete e torce por essa mulher INCRÍVEL! Elizabeth Zott é uma das melhores e mais inesquecíveis protagonistas que já tive o prazer de conhecer. Este é um daqueles livros que nos lembra que podemos fazer qualquer coisa que quisermos, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras.

Necessário, otimista, brilhante, impecável: um livro que TODOS deveriam ler!

Daniela 20/08/2023

Absolutamente incrível!!
Conhecer uma mulher como a Elizabeth, conhecer o seu percurso e explorar com ela todas as novas adversidades que a sociedade lhe vai impondo... é desesperador. A certa altura só queria ir para um lugar alto e silencioso e gritar e
chorar devido a todos os sentimentos distintos que me assolaram. Mas o texto, além de triste e pesado, é inteligente, alegre, brilhante, absolutamente incrível e
repleto de esperança.
Durante todas as páginas acompanhei o sofrimento e a resiliência, a força e a coragem desta mulher e tudo o que ela encontrava eram obstáculos e pessoas a quererem confiná-la aos ideais arcaicos de uma sociedade. Mas Elizabeth lutou e impôs-se de forma brilhante, conquistando a admiração e a inveja de quem não sabia como ser assim.
Com personagens fortes e bem construídos, passamos a amar Mad e Harriet na mesma medida do ódio pelo Dr
Donatti. Já o Seis e Meia é o cão mais incrível de todos.
Adoraria aprender química assim (e gastronomia, também). Fiquei fascinada com todas as descrições do programa e delirei com cada comentário positivo como se fosse uma conquista minha.
As estranhas circunstâncias da vida de Calvin e do estranho benfeitor foram um tema recorrente e quando percebemos
tudo o que aconteceu, é mais um soco no estômago.

Alice 11/03/2023

As reflexões que esse livro traz a respeito dos preconceitos sofridos por cor, religião e principalmente por gênero são muito proveitosas e comoventes.

Eu achei essa obra genial, tanto por tratar de questões tão importantes como as que citei acima, quanto pela história envolvente, com reviravoltas muito bem escritas e finalizado com chave de ouro.

Será que os dias de hoje se diferenciam tanto do período em que se passa a história? Creio que os mesmos problemas ainda persistem e, por isso, considero esse um ponto que torna o livro ainda mais interessante.

Cris 11/06/2023

Um soco no estômago ?
Esse livro tem umas partes bem difíceis e bem reais, pois mostra todas as agudezas de ser mulher e ser mulher em um mundo em que se supõe que seja dos homens. A gente passa muita humilhação e sofre muita violência. Há muitas frases e passagens marcantes. Não costumo marcar os livros, mas esse eu marquei ?. O final foi água com açúcar, porém não tirou o brilho da jornada. Valeu muito a pena ter lido! ?.

Danielle.Almeida 01/05/2023

Crianças arrumem a mesa, sua mãe precisa de um tempo pra ela
Um livro incrível! Se tornou um favorito.
Conhecemos a vida da química Elizabeth Zott que luta contra um sistema machista e misógino para conquistar seu lugar na ciência e no mundo. Depois de passar por uma infância complicada, ter um relacionamento que causou escândalo nos corredores do Instituto onde trabalhava, perder seu grande amor, Calvin Evans, ela continua firme e inabalável em busca do seu sucesso e reconhecimento. O programa de tv, eu daria tudo para assitir e aprender a cozinhar com química!! Amei os personagens secundários como a Harriet, o Sr Pine, e o Seis e Meia, o melhor cachorro ever! Fiquei muito triste pelas injustiças sofridas pela Elizabeth e pelo Calvin, mas amei cada conquista que a Elizabeth alcançou não só pra ela como para a Madeline e as mulheres do livro. Recomendo fortemente pra todo mundo ler!

CamilaMayrinck 07/12/2023

Simplesmente perfeito! ?
Sempre que vocês começarem a duvidar se si mesmas, sempre que sentirem medo, lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar.

Alessandra 15/01/2023

Não é um Romance
Se você leu a sinopse e está esperando encontrar um romance de Calvin e Elizabeth, vá com outra expectativa porque o livro não é sobre a história de amor dos dois. O livro é uma ode ao feminismo e como o papel da mulher na sociedade dos anos 50 era difícil (se bem que muita coisa não mudou). Dito isso vamos as impressões:
é um livro muito bom, a escrita da autora flui bem e ela trás temas difíceis de ignorar, os quais você irá se indignar muito.
O livro conta a história de Elizabeth Zott uma cientista que tenta sobreviver em uma sociedade patriarcal e machista, confesso para você que toda a narrativa é bem triste e não é o tipo de livro que eu gosto. Elizabeth enfrenta chefes escrotos e machistas, estupros, a difícil arte de lidar com a carreira profissional e a de ser mãe, a igualdade salarial entre homens e mulheres e poder ter as mesmas oportunidades, a relação angustiante da religião com a química, o luto de um grande amor e não mais difícil que isso optar por ser mãe solteira na década de 50. Elizabeth enfrenta tudo isso ao lado de um verdadeiro exército de personagens coadjuvante fascinantes e de grande complexidade que da o tom da narrativa. Amei cada um deles e vou leva-los no meu coração.
Algumas impressões:
1-    Foi difícil ter uma conexão o tempo inteiro com Elizabeth, muitas vezes achei ela por mais inteligente que fosse, alienada com o que acontece a sua volta. Ela vive em sua bolha e acredita que todos devem pensar como ela. Talvez se ela fosse menos egoísta o caminho percorrido teria sido mais fácil
2-    Não ter Calvin toda a história foi um erro gigantesco que facilitou a narrativa da autora. Queria muito mais desse casal junto
3-    Ter o ponto de vista do Seis e Meia foi espetacular, genial, amava todas as partes dele.
4-    Chorei horrores entre 30% e 40%.... e me emocionei e várias outras partes
5-    Faltou um epilogo para mostrar que a mulher pode tudo
6-    Mad é incrível !!

.marie 18/05/2023

"usem as leis da química e mudem o status quo."
!muito mais que apenas um simples livro que vai te arrancar risadas durante a leitura, uma questão de química é, na verdade, sensível, rico e preciso com os temas abordados ao decorrer da história. durante as primeiras 100 páginas a autora já coloca o leitor em uma posição de reflexão com assuntos como homofobia, religiosidade, problemas familiares e, principalmente, sobre a sociedade patriarcal.

todo livro é, basicamente, baseado na vivência de uma mulher que não aceita a sociedade machista que vive, que não quer seguir os padrões impostos às mulheres. elizabeth é determinada, inteligente e, assim como tantas outras mulheres seja na ficção ou não, foi questionada, humilhada e sofreu por ser brilhante. de cientista à apresentadora, ela é magnífica e bem feminista. o livro é um abraço às mulheres que são constantemente questionadas, humilhadas, desprezadas.

achei o início um pouco cansativo e várias vezes a escrita da autora não me prendeu tanto assim, mas foi melhorando com o tempo. senti falta de algo a mais na conclusão da história também. fiquei chocada com uma coisa? sim! mas o último capítulo precisa de algo a mais... podia ser melhor.

Kamyla.Maciel 12/07/2023

Esse foi outro livro que comecei na tentativa de ler algo leve e que fosse fluido, que não me exigisse tanto. Gostei! Devorei, na verdade. Fala de Elizabeth, uma mulher forte, inteligente, cientista e que, infelizmente, viveu na década de 50/60, ou seja, às mulheres não cabia uma profissão que pensasse tanto ou apenas profissões que envolviam o cuidar. No exercício da sua profissão, ninguém a levava a sério.

Como disse, ele é leve, mas traz questões importantes para se discutir, nada novo nas discussões que já existem sobre nossa sociedade machista, maaas é gostoso ver uma mulher cientista afrontando a lógica social. Claro que é importante fazer o recorte racial e de classe, porque nem todas as mulheres 'podiam' casar e ficar em casa cuidando dos filhos.

É isso, é um livro sobre uma mulher que não deitou para o machismo, que só queria ser vista como sujeito capaz de trabalhar e ser reconhecida por isso. Eu amei a personagem, muito cativante mesmo, parece que ela existe, me lembrou Evelyn de Os sete maridos de Evelyn Hugo.

Além desse tema, também fala de amor, de perdas, de maternidade, da força da coletividade - mostrando que quando uma mulher enfrenta o perigo e se expõe, ela puxa outras a fazer o mesmo, a sonhar juntas.

Enfim, recomendo. Achei que vale a modinha.

notawant 13/03/2023

Sensacional!
Como mulher da engenharia esse livro sempre me chamou muuuuita atenção e eu amei muito a leitura dele! Vou confessar que li ele no meio de uma ressaca, então talvez se tivesse lido ele em um período "normal" eu tivesse lido em poucos dias.

A gente acompanha a história de Elizabeth Zott, uma química da década de 1960. Basicamente a gente vê todo o preconceito e o machismo que a protagonista sofre e se sente muito na pele dela. Até que a vida dela sofre um baque enorme e uma reviravolta inesperada, que a leva de pesquisadora da abiogênese para apresentadora de TV.

Não quero falar muito para não dá spoiler. Mas amei a escrita da autora e o nível de detalhe. Esse livro entrou no ranking do "amei, me fez sofrer, 5 estrelas" auahauhsua.

Só fiquei um pouco incomodada com uma explicação dada em um dos últimos capítulos :x