Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Kamyla.Maciel 12/07/2023

Esse foi outro livro que comecei na tentativa de ler algo leve e que fosse fluido, que não me exigisse tanto. Gostei! Devorei, na verdade. Fala de Elizabeth, uma mulher forte, inteligente, cientista e que, infelizmente, viveu na década de 50/60, ou seja, às mulheres não cabia uma profissão que pensasse tanto ou apenas profissões que envolviam o cuidar. No exercício da sua profissão, ninguém a levava a sério.

Como disse, ele é leve, mas traz questões importantes para se discutir, nada novo nas discussões que já existem sobre nossa sociedade machista, maaas é gostoso ver uma mulher cientista afrontando a lógica social. Claro que é importante fazer o recorte racial e de classe, porque nem todas as mulheres 'podiam' casar e ficar em casa cuidando dos filhos.

É isso, é um livro sobre uma mulher que não deitou para o machismo, que só queria ser vista como sujeito capaz de trabalhar e ser reconhecida por isso. Eu amei a personagem, muito cativante mesmo, parece que ela existe, me lembrou Evelyn de Os sete maridos de Evelyn Hugo.

Além desse tema, também fala de amor, de perdas, de maternidade, da força da coletividade - mostrando que quando uma mulher enfrenta o perigo e se expõe, ela puxa outras a fazer o mesmo, a sonhar juntas.

Enfim, recomendo. Achei que vale a modinha.

Ana 19/05/2023

Meu Deus! Que história! Livro para ler devagar e ir refletindo. Será que mudou alguma coisa? O que nós mulheres conquistamos até agora?
aninhaaxsz 19/05/2023minha estante
tem hot??

Mari 22/09/2023

Maravilhoso
Que livro incrível!!! Confesso que achei o começo bem lento mas depois engatei e não queria parar mais. Elizabeth Zoth é um mulherão, muito inspiradora. Que ódio que fiquei de tudo que ela passou, e é triste de ver que em pleno 2023 ainda vemos semelhanças com situações como essas retratadas que aconteceram a mais de 60 anos atrás. Sério, que livro!!!! Mad uma fofinha e o Seis e Meia é genial, que ideia incrível. Sdds Calvin.
Thaynara 22/09/2023minha estante
Eu amoo esse livro, vai sair a série dele mes que veeem

.marie 18/05/2023

"usem as leis da química e mudem o status quo."
!muito mais que apenas um simples livro que vai te arrancar risadas durante a leitura, uma questão de química é, na verdade, sensível, rico e preciso com os temas abordados ao decorrer da história. durante as primeiras 100 páginas a autora já coloca o leitor em uma posição de reflexão com assuntos como homofobia, religiosidade, problemas familiares e, principalmente, sobre a sociedade patriarcal.

todo livro é, basicamente, baseado na vivência de uma mulher que não aceita a sociedade machista que vive, que não quer seguir os padrões impostos às mulheres. elizabeth é determinada, inteligente e, assim como tantas outras mulheres seja na ficção ou não, foi questionada, humilhada e sofreu por ser brilhante. de cientista à apresentadora, ela é magnífica e bem feminista. o livro é um abraço às mulheres que são constantemente questionadas, humilhadas, desprezadas.

achei o início um pouco cansativo e várias vezes a escrita da autora não me prendeu tanto assim, mas foi melhorando com o tempo. senti falta de algo a mais na conclusão da história também. fiquei chocada com uma coisa? sim! mas o último capítulo precisa de algo a mais... podia ser melhor.

18/09/2022

Uma questão de química
Comecei esperando um romance e encontrei um livro sobre a luta e força feminina em meio à sociedade patriarcal da década de 50/60. Avançamos, porém pouco. Todo dia é difícil ser mulher.
Seis e meia está no rol de melhores personagens! Incrível ??
Manuelle.Brandine 20/09/2022minha estante
Vou começar!

katia.soraya 18/10/2022minha estante
Eu estou com ele aqui para ler, mas a minha pergunta, A Elizabeth fica com o Calvin Evans no final?

Jeanine 04/05/2023

Uma questão de química
Olha, eu não tinha muita expectativa sobre esse livro e me surpreendi muito.
A Elizabeth é uma personagem forte e incrível, mas, pra mim, nada superou o Seis e Meia, melhor personagem ever.
A discussão sobre o machismo nos anos 60 é muito atual, infelizmente. Mas questões como acreditar no potencial da mulher, abrir caminhos na ciência e no mercado de trabalho para as mulheres, são trabalhadas de forma primorosa.
Outros personagens menores tbm tiveram seu desenvolvimento individualmente, achei muito legal, e a escrita da autora é muito fluida.

Resultado? 5 estrelas e favoritado. Recomendo demais!

Danielle.Almeida 01/05/2023

Crianças arrumem a mesa, sua mãe precisa de um tempo pra ela
Um livro incrível! Se tornou um favorito.
Conhecemos a vida da química Elizabeth Zott que luta contra um sistema machista e misógino para conquistar seu lugar na ciência e no mundo. Depois de passar por uma infância complicada, ter um relacionamento que causou escândalo nos corredores do Instituto onde trabalhava, perder seu grande amor, Calvin Evans, ela continua firme e inabalável em busca do seu sucesso e reconhecimento. O programa de tv, eu daria tudo para assitir e aprender a cozinhar com química!! Amei os personagens secundários como a Harriet, o Sr Pine, e o Seis e Meia, o melhor cachorro ever! Fiquei muito triste pelas injustiças sofridas pela Elizabeth e pelo Calvin, mas amei cada conquista que a Elizabeth alcançou não só pra ela como para a Madeline e as mulheres do livro. Recomendo fortemente pra todo mundo ler!

Alice 11/03/2023

As reflexões que esse livro traz a respeito dos preconceitos sofridos por cor, religião e principalmente por gênero são muito proveitosas e comoventes.

Eu achei essa obra genial, tanto por tratar de questões tão importantes como as que citei acima, quanto pela história envolvente, com reviravoltas muito bem escritas e finalizado com chave de ouro.

Será que os dias de hoje se diferenciam tanto do período em que se passa a história? Creio que os mesmos problemas ainda persistem e, por isso, considero esse um ponto que torna o livro ainda mais interessante.

notawant 13/03/2023

Sensacional!
Como mulher da engenharia esse livro sempre me chamou muuuuita atenção e eu amei muito a leitura dele! Vou confessar que li ele no meio de uma ressaca, então talvez se tivesse lido ele em um período "normal" eu tivesse lido em poucos dias.

A gente acompanha a história de Elizabeth Zott, uma química da década de 1960. Basicamente a gente vê todo o preconceito e o machismo que a protagonista sofre e se sente muito na pele dela. Até que a vida dela sofre um baque enorme e uma reviravolta inesperada, que a leva de pesquisadora da abiogênese para apresentadora de TV.

Não quero falar muito para não dá spoiler. Mas amei a escrita da autora e o nível de detalhe. Esse livro entrou no ranking do "amei, me fez sofrer, 5 estrelas" auahauhsua.

Só fiquei um pouco incomodada com uma explicação dada em um dos últimos capítulos :x

teentitans 30/06/2023

O feminismo desse livro é tão superficial que vários trechos poderiam ter saído de posts do quebrando o tabu.

além do mais, tem capítulos com o ponto de vista do CACHORRO.
Olliverr_dy 30/06/2023minha estante
Meu Deeus simmmm achei que só eeu odiasse esse livro

teentitans 30/06/2023minha estante
pois é, ruim demais

Jessica Asquieri 03/07/2023minha estante
Sério?? Acho o pensamento do cachorro genial!!! Um narrador oniciente entregando tudo, e o livro praticamente retrata principalmente sobre as dificuldades de uma mulher ser profissional e principalmente reconhecida naquela época. Essa é o principal tema dentro da gama imensa do feminismo. E isso foi extremamente profundo...

teentitans 03/07/2023minha estante
jessica, é uma mulher de 1960 com pensamentos de 2023. se a autora queria retratar uma pessoa ?a frente de seu tempo? tinha outras maneiras que não fossem frases batidas que você encontra em qualquer instagram por aí - é isso que torna o feminismo da personagem tão raso e besta; eu sei que parece inspirador, mas quando você para pra olhar com cuidado, não passa de um feminismo egoísta de mulher branca que nunca conseguiria abranger uma mulher preta, por exemplo.

Lary.P 18/01/2024

A minha primeira leitura de 2024, e sim um novo livro favoritado ?
Eu amei a trajetória da Elizabeth, uma personagem fora do comum, fora dos padrões que geralmente encontramos em alguns livros, uma personagem forte, e moldada conforme acontecimentos na vida dela, que desencadearam o desenvolvimento de uma personalidade peculiar e racional, que não agravada a todos.
A história me surpreendeu e muito, eu amei os personagens secundários, amei a visão narrativa do cachorro "seis e meia" haha, e principalmente os diálogos da Mad com o padre.
A autora consegue te prender de uma tal forma, a história não fica cansativa, te instiga a querer ler mais e saber o que virá a seguir.
E alguns momentos foram extremamente angustiantes e revoltantes, e só de pensar que nós mulheres ainda sofremos vários dos assédios e abusos citados no livro, é de partir o coração.
Eu recomendo muitoo essa leituras ?

Liliana 13/02/2024

Mulheres na ciência
O livro traz várias temáticas atuais a respeito da luta das mulheres na ciência, na criação dos filhos como mães solo, mães solteiras, mulheres reprimidas pelos maridos em casamentos falidos, mulheres donas de casa, mulheres religiosas, enfim, toda mulher merece respeito. Leiam. Essencial.

Emily 16/09/2023

Uma das leituras mais importantes da minha vida
Uma questão de química é um manifesto sobre mulheres na ciência e eu precisava muito disso. Talvez esse livro não seja tão incrível para você quanto foi para mim. Mas quando se está na universidade, tudo que você precisa para se sentir bem é alguém que lhe diga que você é capaz. E Elizabeth Zott foi esse alguém para mim, uma amiga próxima que durante minhas noites difíceis me contava sobre seu dia igualmente difícil.

Eu não consigo entender porque não estamos falando desse livro, porque não estamos prestando atenção na mensagem forte e real que ele carrega. E na riqueza de detalhes sobre química, biologia e sociedade. Na ideia de que o mundo não está pronto para mulheres inteligentes e que não possuem medo de falarem o que pensam. As barreiras que derrubaríamos, a história que construiríamos e os legados que deixaríamos para outras meninas continuarem.

Eu termino esse livro me sentindo alguém capaz de mudar o mundo a minha forma, com sede de aprender e com o coração em puro conforto.
Kemi 16/09/2023minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler e partilhar desse sentimento. Obrigada

Luiza3339 16/09/2023minha estante
Ahhhh esse livro é maravilhoso ??

Cris 11/06/2023

Um soco no estômago ?
Esse livro tem umas partes bem difíceis e bem reais, pois mostra todas as agudezas de ser mulher e ser mulher em um mundo em que se supõe que seja dos homens. A gente passa muita humilhação e sofre muita violência. Há muitas frases e passagens marcantes. Não costumo marcar os livros, mas esse eu marquei ?. O final foi água com açúcar, porém não tirou o brilho da jornada. Valeu muito a pena ter lido! ?.