Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus




Resenhas - Uma questão de química


1888 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


imsoso 28/12/2023

Eu amo Elizabeth Zott
Eu pessoalmente só me senti 100% imersa na história a partir da página 180, por aí. Depois desse ponto (em que tem um plot twist), a história se desenrolou mais facilmente para mim, embora desde o começo já tivesse achado bem impactante.
O livro é um retrato não apenas da vida de Elizabeth Zott, a protagonista, mas também de inúmeras mulheres de sua época que tiveram que abrir mão de seus sonhos profissionais para poder cumprir o papel de esposa e mãe em tempo integral. Mas Elizabeth não permitiu ser calada e, durante o livro, sua atitude determinada e sua fala sincera inspiraram mulheres que nem sabiam que podiam se sentir importantes e valorizadas. Seu programa de culinária não foi só um programa de culinária. Foi um programa sobre a vida.

"- Se não se importa que eu pergunte, [...] o que faz a senhora gostar do programa?
- Ser levada a sério."
comentários(0)comente



Karina Q. Belin 14/11/2022

Estava mega curiosa para ler esse livro, pois vinha ouvindo que era engraçado! Mas se tem uma coisa que ele não é, é engraçado! O livro se baseia na luta de uma mulher na década de 60 para conquistar seu espaço e vencer o preconceito! Um livro que traz muita reflexão até para os dias de hoje!
comentários(0)comente



Camilla.Conti 25/02/2024

Interessante
Foi uma experiência interessante acompanhar a vida de Elizabeth Zoff em ?Uma questão de quimica?.

O livro aborda diversos temas pertinentes, principalmente machismo e religião, nos quais a protagonista vai nadando contra a corrente na década de 1960. O relacionamento nada típico de Elizabeth e Calvin também é super diferente do ?normal? na época.

Por fim, em alguns momentos achei o livro repetitivo e monótono.

Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



gabyzinha 17/04/2023

Primeiro favoritado do ano
Que livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Nenhum defeito, simplesmente. Eu AMEI.
A Mad, com certeza, é a criança mais querida que já li em qualquer livro ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



rajadrawja 21/12/2022

Isso é um livro de fantasia
Esse livro não deveria ser vendido como uma comédia leve, uma ficção gostosa. Isso é um livro de fantasia. Os discursos sobre feminismo e patriarcado que a protagonista dá nunca seriam feitos nos anos 60.

Além disso, a filha da protagonista é uma personagem saída diretamente de um livro fantástico infantil. Na minha cabeça eu chamava ela de Matilda.

A escrita é legal e as partes do cachorro são engraçadas. Mas eu dei cada revirada de olho lendo esse livro que nem os elementos bons foram capazes de aumentar a nota.
Thayse 21/12/2022minha estante
Esse livro não é comédia e nem fantasia, é um drama e um livro adulto. Sobre os discursos feministas nos anos 60, estudar um pouco de história não lhe faria mal. A internet está aí pra isso. Ao invés de criticar um livro ótimo, faça uma pesquisa e adquira conhecimento.


rajadrawja 21/12/2022minha estante
Oi Thayse tudo bem? Eu estou história e estudos de gênero. Faço Letras na UFRJ e já fiz várias matérias optativas sobre gênero, sexualidade e feminismo. São assuntos que eu amo estudar e ir atrás de aprimorar meu conhecimento.

Fiz uma piada de que o livro deveria ser considerado uma fantasia por achar os diálogos e os discursos da protagonista muito fantasiosos pra sua época. Apesar dos anos 60 serem marcados por uma revolução racial e de gênero, as chances de uma mulher naquela época ter discursos feministas que combinam com os discursos atuais é mínimo.

A autora claramente tomou liberdade criativa com isso e tudo bem, mas não funcionou pra mim. E o livro é sim vendido com uma comédia, basta olhar a sinopse, as descrições dadas tanto pela editora br quanto pela editora americana.

Eu não gostei do livro, mas tudo bem se vc gostou ?




anne neiva 06/06/2024

UMA QUESTÃO DE QUÍMICA.
"Uma Questão de Química," da Bonnie Garmus! Gente, vocês não têm ideia do quanto eu fiquei viciada nessa leitura!

A história acompanha Elizabeth Zott, uma cientista brilhante nos anos 60 que enfrenta muitos desafios em um ambiente dominado por homens. O que mais me tocou foram as partes em que o livro aborda ciência e Deus. As reflexões da Elizabeth sobre Deus/Religião e ciência são profundas e provocativas. Eu fiquei completamente imersa, questionando e ponderando sobre minhas próprias crenças.

Bonnie Garmus faz um trabalho incrível. A escrita dela é super envolvente, e a trama é cheia de momentos emocionantes e reflexivos.

Cada capítulo me deixava mais ansiosa para saber o que ia acontecer. Elizabeth é uma personagem fantástica, cheia de força e determinação, e você não consegue deixar de torcer por ela. É aquele tipo de livro que você começa a ler e não quer mais parar, de tão cativante que é.

Se você gosta de livros que fazem pensar e ao mesmo tempo ficar encantada, "Uma Questão de Química" é a leitura perfeita.
comentários(0)comente



Caroline 19/05/2023

Química é mudança!
É difícil descrever o quanto esse livro é bom, ele é maravilhoso em todos os sentidos, é emocionante e inspirador, muito além da ciência, ele fala de amor, de tantas formas, sobre família, e é claro sobre as dificuldades das mulheres na sociedade, tudo isso de uma forma simplesmente maravilhosa!
comentários(0)comente



Mari 30/03/2023

Não mudaria nada nessa história... a forma como a protagonista vai nos conquistando é incrível, rodeada por pessoas reais (e as vezes más), a forma com que Elizabeth lida com as situações comuns até hoje, mas com o seu jeito empoderado na DECADA DE 60 é arrebatador. Os personagens secundários também são mt bem desenvolvidos, Harriet, Mad e Seis e Meia são sensacionais (principalmente pq o cachorro fala né gente! achei mt bom). Os plots finais são ótimos e acredito que já mostra essa pegada desde o início pq o próprio nome do livro a primeira vista parece mais um romance como outro qualquer, mas é muito mais. enfim, 5 estrelas e favoritado ??
comentários(0)comente



Biblioteca.casa 11/04/2023

Uma Questão de Química
Comecei a ler esse livro sem muita expectativa. Mas me surpreendeu positivamente. Cada escolha que a autora fez: do cachorro, aos personagens, as situações... Foi tão bem colocado, cada coisinha maravilhosa.

É sobre uma cientista Elizabeth Zott, e toda a sua vida, suas conquistas, perdas, medos, tristezas e alegrias. Elizabeth é uma mulher que luta pelo que quer, independente das dificuldades, ela sabe o lugar que merece ocupar e não descansa até conseguir.

A escrita é fluida e rápida, mas não espere uma leitura leve. Além disso, o uso ocasional de termos técnicos não compromete a compreensão da história. Uma aula sobre feminismo, sobre se impor e sobre se descobrir. É um livro sobre perdas e recomeços.

Demorei quase 4 meses para ter cabeça para escrever sobre esse livro. É tão emocionante, que chorei na hora de escrever essa resenha. Uma história sensacional, é essa palavra que uso para descrever esse livro.

Alerta para potenciais gatilhos.

"Quando se tratava de Elizabeth Zott, ele ficava em alerta máximo. Ela havia sofrido no passado- Seis e Meia (cachorro) conseguia sentir isso-, e ele estava determinado a garantir que ela nunca mais voltasse a sofrer"

"Elizabeth zott também guardava rancor, só que seu rancor era dirigido principalmente a uma sociedade patriarcal fundada sobre a ideia de que as mulheres tinham menos valor."

"A coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar".
comentários(0)comente



Beatriz 18/10/2023

Seis e meia eu mataria por você.
Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos.
A construção dos personagens e o enredo são ótimos.
Mas a minha parte favorita foi como a questão de gênero foi abordada. Gostaria muito que passados anos esse livro não fosse tao atual, mas infelizmente é.
O seis e meia é parte importante do livro e como ele faz as reflexões sobre os humanos me deixou de coração quentinho. Até me peguei olhando pra minha própria cachorros e pensando sobre o que ela pensa sobre nós.
comentários(0)comente



Eudes.Blasque 02/04/2023

Uma questão para pensar!
Leitura muito dinâmica e fluida. Personagens cativantes mesmo que o tema seja tão sensível: o machismo.
Por meio de situações, vemos que muitas situações enfrentadas pelas mulheres continuam as mesmas, infelizmente.
Creio que todos os personagens agregam à narrativa, para o bem ou para o mal, assim como diálogos questionadores entre ciência e religião geram reflexões atuais.
Destaque para o cachorro Seis e Meia e sua maneira de perceber os seres humanos.
Fernanda1804 02/04/2023minha estante
Meu Deus eu tô DOIDA pra ler esse livro


Eudes.Blasque 02/04/2023minha estante
Super recomendo...




Amanda Bessa 13/04/2023

Perfeito!
Peguei o livro achando q seria um romance bobo para relaxar. Na vdd esse livro foi dois tapas na minha cara, infelizmente n tive tempo de ler mais rápido.
comentários(0)comente



Thaina143 01/04/2023

O melhor de 2023 e eu ainda tô em março!
Deveria ser uma leitura obrigatória a todas as meninas! Que delícia de livro! Que família incrível! Que mulheres maravilhosas! Nunca fiz taaaanta marcação em um livro kkkkk amei do começo ao fim! ???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1888 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR