Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

imsoso 28/12/2023

Eu amo Elizabeth Zott
Eu pessoalmente só me senti 100% imersa na história a partir da página 180, por aí. Depois desse ponto (em que tem um plot twist), a história se desenrolou mais facilmente para mim, embora desde o começo já tivesse achado bem impactante.
O livro é um retrato não apenas da vida de Elizabeth Zott, a protagonista, mas também de inúmeras mulheres de sua época que tiveram que abrir mão de seus sonhos profissionais para poder cumprir o papel de esposa e mãe em tempo integral. Mas Elizabeth não permitiu ser calada e, durante o livro, sua atitude determinada e sua fala sincera inspiraram mulheres que nem sabiam que podiam se sentir importantes e valorizadas. Seu programa de culinária não foi só um programa de culinária. Foi um programa sobre a vida.

"- Se não se importa que eu pergunte, [...] o que faz a senhora gostar do programa?
- Ser levada a sério."

Karina Q. Belin 14/11/2022

Estava mega curiosa para ler esse livro, pois vinha ouvindo que era engraçado! Mas se tem uma coisa que ele não é, é engraçado! O livro se baseia na luta de uma mulher na década de 60 para conquistar seu espaço e vencer o preconceito! Um livro que traz muita reflexão até para os dias de hoje!

Camilla.Conti 25/02/2024

Interessante
Foi uma experiência interessante acompanhar a vida de Elizabeth Zoff em ?Uma questão de quimica?.

O livro aborda diversos temas pertinentes, principalmente machismo e religião, nos quais a protagonista vai nadando contra a corrente na década de 1960. O relacionamento nada típico de Elizabeth e Calvin também é super diferente do ?normal? na época.

Por fim, em alguns momentos achei o livro repetitivo e monótono.

Recomendo muito a leitura!

gabyzinha 17/04/2023

Primeiro favoritado do ano
Que livro M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Nenhum defeito, simplesmente. Eu AMEI.
A Mad, com certeza, é a criança mais querida que já li em qualquer livro ?

rajadrawja 21/12/2022

Isso é um livro de fantasia
Esse livro não deveria ser vendido como uma comédia leve, uma ficção gostosa. Isso é um livro de fantasia. Os discursos sobre feminismo e patriarcado que a protagonista dá nunca seriam feitos nos anos 60.

Além disso, a filha da protagonista é uma personagem saída diretamente de um livro fantástico infantil. Na minha cabeça eu chamava ela de Matilda.

A escrita é legal e as partes do cachorro são engraçadas. Mas eu dei cada revirada de olho lendo esse livro que nem os elementos bons foram capazes de aumentar a nota.
Thayse 21/12/2022minha estante
Esse livro não é comédia e nem fantasia, é um drama e um livro adulto. Sobre os discursos feministas nos anos 60, estudar um pouco de história não lhe faria mal. A internet está aí pra isso. Ao invés de criticar um livro ótimo, faça uma pesquisa e adquira conhecimento.

rajadrawja 21/12/2022minha estante
Oi Thayse tudo bem? Eu estou história e estudos de gênero. Faço Letras na UFRJ e já fiz várias matérias optativas sobre gênero, sexualidade e feminismo. São assuntos que eu amo estudar e ir atrás de aprimorar meu conhecimento.

Fiz uma piada de que o livro deveria ser considerado uma fantasia por achar os diálogos e os discursos da protagonista muito fantasiosos pra sua época. Apesar dos anos 60 serem marcados por uma revolução racial e de gênero, as chances de uma mulher naquela época ter discursos feministas que combinam com os discursos atuais é mínimo.

A autora claramente tomou liberdade criativa com isso e tudo bem, mas não funcionou pra mim. E o livro é sim vendido com uma comédia, basta olhar a sinopse, as descrições dadas tanto pela editora br quanto pela editora americana.

Eu não gostei do livro, mas tudo bem se vc gostou ?

anne neiva 06/06/2024

UMA QUESTÃO DE QUÍMICA.
"Uma Questão de Química," da Bonnie Garmus! Gente, vocês não têm ideia do quanto eu fiquei viciada nessa leitura!

A história acompanha Elizabeth Zott, uma cientista brilhante nos anos 60 que enfrenta muitos desafios em um ambiente dominado por homens. O que mais me tocou foram as partes em que o livro aborda ciência e Deus. As reflexões da Elizabeth sobre Deus/Religião e ciência são profundas e provocativas. Eu fiquei completamente imersa, questionando e ponderando sobre minhas próprias crenças.

Bonnie Garmus faz um trabalho incrível. A escrita dela é super envolvente, e a trama é cheia de momentos emocionantes e reflexivos.

Cada capítulo me deixava mais ansiosa para saber o que ia acontecer. Elizabeth é uma personagem fantástica, cheia de força e determinação, e você não consegue deixar de torcer por ela. É aquele tipo de livro que você começa a ler e não quer mais parar, de tão cativante que é.

Se você gosta de livros que fazem pensar e ao mesmo tempo ficar encantada, "Uma Questão de Química" é a leitura perfeita.

Caroline 19/05/2023

Química é mudança!
É difícil descrever o quanto esse livro é bom, ele é maravilhoso em todos os sentidos, é emocionante e inspirador, muito além da ciência, ele fala de amor, de tantas formas, sobre família, e é claro sobre as dificuldades das mulheres na sociedade, tudo isso de uma forma simplesmente maravilhosa!

Mari 30/03/2023

Não mudaria nada nessa história... a forma como a protagonista vai nos conquistando é incrível, rodeada por pessoas reais (e as vezes más), a forma com que Elizabeth lida com as situações comuns até hoje, mas com o seu jeito empoderado na DECADA DE 60 é arrebatador. Os personagens secundários também são mt bem desenvolvidos, Harriet, Mad e Seis e Meia são sensacionais (principalmente pq o cachorro fala né gente! achei mt bom). Os plots finais são ótimos e acredito que já mostra essa pegada desde o início pq o próprio nome do livro a primeira vista parece mais um romance como outro qualquer, mas é muito mais. enfim, 5 estrelas e favoritado ??

Biblioteca.casa 11/04/2023

Uma Questão de Química
Comecei a ler esse livro sem muita expectativa. Mas me surpreendeu positivamente. Cada escolha que a autora fez: do cachorro, aos personagens, as situações... Foi tão bem colocado, cada coisinha maravilhosa.

É sobre uma cientista Elizabeth Zott, e toda a sua vida, suas conquistas, perdas, medos, tristezas e alegrias. Elizabeth é uma mulher que luta pelo que quer, independente das dificuldades, ela sabe o lugar que merece ocupar e não descansa até conseguir.

A escrita é fluida e rápida, mas não espere uma leitura leve. Além disso, o uso ocasional de termos técnicos não compromete a compreensão da história. Uma aula sobre feminismo, sobre se impor e sobre se descobrir. É um livro sobre perdas e recomeços.

Demorei quase 4 meses para ter cabeça para escrever sobre esse livro. É tão emocionante, que chorei na hora de escrever essa resenha. Uma história sensacional, é essa palavra que uso para descrever esse livro.

Alerta para potenciais gatilhos.

"Quando se tratava de Elizabeth Zott, ele ficava em alerta máximo. Ela havia sofrido no passado- Seis e Meia (cachorro) conseguia sentir isso-, e ele estava determinado a garantir que ela nunca mais voltasse a sofrer"

"Elizabeth zott também guardava rancor, só que seu rancor era dirigido principalmente a uma sociedade patriarcal fundada sobre a ideia de que as mulheres tinham menos valor."

"A coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar".

Beatriz 18/10/2023

Seis e meia eu mataria por você.
Esse livro com certeza se tornou um dos meus favoritos.
A construção dos personagens e o enredo são ótimos.
Mas a minha parte favorita foi como a questão de gênero foi abordada. Gostaria muito que passados anos esse livro não fosse tao atual, mas infelizmente é.
O seis e meia é parte importante do livro e como ele faz as reflexões sobre os humanos me deixou de coração quentinho. Até me peguei olhando pra minha própria cachorros e pensando sobre o que ela pensa sobre nós.

Eudes.Blasque 02/04/2023

Uma questão para pensar!
Leitura muito dinâmica e fluida. Personagens cativantes mesmo que o tema seja tão sensível: o machismo.
Por meio de situações, vemos que muitas situações enfrentadas pelas mulheres continuam as mesmas, infelizmente.
Creio que todos os personagens agregam à narrativa, para o bem ou para o mal, assim como diálogos questionadores entre ciência e religião geram reflexões atuais.
Destaque para o cachorro Seis e Meia e sua maneira de perceber os seres humanos.
Fernanda1804 02/04/2023minha estante
Meu Deus eu tô DOIDA pra ler esse livro

Eudes.Blasque 02/04/2023minha estante
Super recomendo...

Amanda Bessa 13/04/2023

Perfeito!
Peguei o livro achando q seria um romance bobo para relaxar. Na vdd esse livro foi dois tapas na minha cara, infelizmente n tive tempo de ler mais rápido.

Thaina143 01/04/2023

O melhor de 2023 e eu ainda tô em março!
Deveria ser uma leitura obrigatória a todas as meninas! Que delícia de livro! Que família incrível! Que mulheres maravilhosas! Nunca fiz taaaanta marcação em um livro kkkkk amei do começo ao fim! ???