Fantasmas

Fantasmas Raina Telgemeier

Resenhas - Fantasmas

Drico 05/11/2023

FANTASMAS ? RAINA TELGEMEIER
Fantasmas é conto tão levezinho que indicaria a todos!

Narra a história de duas irmãs (Cat e Maya) que estão se mudando para uma cidade que pode ser melhor para Maya, que tem fibrose cística. Para Cat, a mais velha, é difícil se desapegar de antigos costumes.
Mesmo se amando muito elas acabam tendo momentos conturbados devido a algumas reações de Maya ao ambiente suscetível a aparecimento de fantasmas nessa nova cidade.

É como se na cidadezinha os fantasmas tivessem uma ótima relação com os moradores e no Dia dos Mortos eles celebram em um lindo festival, mas Cat que é novata na cidade ainda se assusta com isso.

São vários assuntos abordados, como celebração cultural do Dia dos Mortos, mistura de elementos sobrenaturais, o amor por ente queridos que partiram e a dedicação para pertencer a algum lugar. No fim, é mais um modo de trabalhar relações no meio de assuntos divertidos e necessários.

Clara 12/12/2022

Hq reconfortante
Se você assistiu "Viva, a vida é uma festa" da Disney vai curtir essa Hq !

Ela tem a mesma pegada que esse livro, a irmã de Cat, Maya tem fibrose cística, uma doença genética que faz com que um muco denso e grudento se acumule nós pulmões. Infelizmente não tem cura, há tratamentos para aumentar a expectativa de vida da paciente.

A família de Cat se muda pra La Luna, uma cidade tranquila e praiana e também assombrada.
Com esse nova mudança de vida, Cat a aprende como os mexicanos celebram o "día de los muertos" .
Há também retratos da vida x morte.
Super recomendo!!

Mary Maia 04/09/2023

Sobre a morte, cultura e amor
A Editora Intrínseca lançou essa obra da Raina Telgemeier em Maio de 2022 e como sempre em suas obras constam registros autobiográficos da época em que era uma criança.
A obra fala sobre a Fibrose Cística, sobre a morte, sobre celebração do dia dos mortos e sobre várias outras questões. E o melhor foi que eu paguei 10,00 nesse livro lá na Intrínseca na Bienal do livro RJ no ano de 2023.
Leiam, a leitura vale a pena.

Claudia Marcia 16/01/2024

Fantasma é uma HQ tão linda, emocionante!
Uma HQ que dá para ler num único dia, mais preferir ler aos pouquinhos,aborda temas como fantasmas, Dia dos mortos, amizade,aventura, amor, irmã mais nova e conta um pouco através da personagem Maya sobre Fibrose Cística. Uma HQ que a cada página me fez ficar muito emocionada.
BiblioCaldas 18/01/2024minha estante
Uma das minhas melhores leituras do ano passado. Bom saber que também gostou

Claudia Marcia 19/01/2024minha estante
Oi Jorge! Fastamas foi uma leitura incrível! E foi meu primeiro favorito desse ano. Foi uma leitura deixou um lugar especial no coração da leitora aqui.

Elaine Lima | @jornalizando 22/11/2022

COISA MAIS LINDA
O quadrinho escrito por Raina Telgemeier, traz as vivências e desejo de mundo da autora. Ganhei de aniversário e adorei mais uma vez a leitura! Leve, bem humorado, lindo e informa sobre amizade, família e os nossos sentimentos de forma fácil de compreender.

Em Fantasmas vamos conhecer duas irmãs, desbravando uma nova cidade, com muitos obstáculos a superar e lições a aprender. O traço da autora é um show a parte, quando você finaliza e vê a diferença dos esboços para a obra finalizada é no mínimo surpreendente. Muitas cores foram utilizadas, principalmente para representar a cultura mexicana no Dia dos Mortos, festa abordada na história.

A fibrose cística uma doença genética que afeta os pulmões, dificultando assim a respiração é explorada nessa história, é justamente em uma protagonista que é cheia de vida. Super recomendo a leitura, para a criançada a experiência deve ser ainda melhor por conta das descobertas ao longo das páginas.

site: https://www.instagram.com/jornalizando

Maria 12/11/2022

A família da Maya e da Cat está se mudando para
a Bahía de la Luna, uma cidade muito nublada que
se localiza no litoral da Califórnia, a família se mudou para lá para poder cuidar do tratamento da Maya, que sofre de fibrose cística, uma doença
sem cura que afeta os pulmões. Maya é uma menina muito corajosa, e seu maior sonho era falar com fantasmas, enquanto Cat tinha muito medo de coisas sobrenaturais e só quer proteger
sua irmã mais nova, Maya. Para piorar a situação
da Cat (Catrina) o Día de los Muertos está
chegando, que é uma data que os fantasmas vão
visitar seus familiares. Com ajuda dos vizinhos, amigos e com a de um gato preto misterioso vão enfrentar os maiores desafios e medos.

Ju Harue 02/11/2022

Eu adorei essa história. Assim como Coragem, Raina consegue transmitir coisas tão intensas de uma forma bem delicada, simples, tocante para todas as idades.
Eu comprei esse livro de presente para uma prima de 12/13 anos e ela adorou, tanto quanto Coragem. Recomendo super para infantojuvenil, sempre falando de assuntos mais "pesados" com responsabilidade e carinho.
Achei o desfecho tão singelo e lindo, condizente com toda a aventura do livro, porque o que importa não é o desfecho, mas o caminho?

Gabryela.bandeira 17/06/2023

Q livro perfeito
Esse livro e super aconchegante ótimos para dias frios para esquentar o coração, muito fofo,
Super indico ??

Maju 24/07/2022

Maravilhoso!
A família da Maya e da Cat está se mudando para
a Bahía de la Luna, uma cidade muito nublada que
se localiza no litoral da Califórnia, a família se
mudou para lá para poder cuidar do tratamento
da Maya, que sofre de fibrose cística, uma doença
sem cura que afeta os pulmões. Maya é uma
menina muito corajosa, e seu maior sonho era
falar com fantasmas, enquanto Cat tinha muito
medo de coisas sobrenaturais e só quer proteger
sua irmã mais nova, Maya. Para piorar a situação
da Cat (Catrina) o Día de los Muertos está
chegando, que é uma data que os fantasmas vão
visitar seus familiares. Com ajuda dos vizinhos,

Sarah 03/06/2022

Uma leitura que esquenta o coração. Essa foi a sensação que tive ao ler esse quadrinho. Uma bonita forma de demonstrar a cultura mexicana. Aliás eu acho linda a forma como os mexicanos lidam com a morte, é muito poético. Recomendo muito a leitura.

julwa 23/05/2023

O luto é o amor de perdura
Em Fantasmas acompanhamos Maya e Cat, duas irmãs que se mudam para uma cidade de cultura mexicana e que, devido ao tempo nublado, é propícia para receber fantasmas.

A curiosidade de Maya com os fantasmas é reflexo da sua ciência de finitude, fruto da sua condição de saúde. Enquanto Cat enfrenta episódios de ansiedade e medo, muito ligados a angústia de encarar a finitude da própria irmã.

Os fantasmas são retratados como entes queridos, pessoas que foram amadas e ainda são lembradas, trazendo sensibilidade para o cerne das vivências do luto. A história conta com uma narrativa linda, onde o enfrentamento às questões de vida e morte se entrelaçam com a certeza do presente.

Ei, Bora Ler Mais! 23/03/2024

?[RESENHA LITERÁRIA]?
? ?Fantasmas? é uma HQ preciosa e única, com sua arte chamativa e delicada. Ela aborda temas sensíveis e importantes como a morte, a importância da família e a aceitação das diferenças entre as pessoas.

? É uma leitura agradável, linda, envolvente e sensível, porém, com muitos momentos divertidos e a presença marcante da cultura mexicana, principalmente sobre o ?Día De Los Muertos? (Dia Dos Mortos) com suas cores vibrantes e muita música, com a presença de muitos fantasmas que só querem um pouco de alegria.

? Tudo na obra é expressiva e cativante, impossível não se apaixonar!

Priscyla.Silva 31/08/2023

Fofo
Hq mt fofo! Aborda sobre luto, cultura mexicana, fibrose cística e sobrenatural mas tudo de forma leve e com escrita fluída. Tem um pouco de romancezinho, mas o foco não é esse. Senti falta do final kkkk, achei que foi rápido quando eu vi já tinha acabado kkkk

leaoliterario 11/06/2022

?Fazer as pazes com seus fantasmas é algo tão profundo quanto a própria vida. E, no fim das contas, o amor transcende a vida e a morte.?

starsvhs 12/07/2023

#MLI2023 - quadrinho, conto ou livro curto
Essa HQ é muito fofa, as ilustrações são muito lindas e a autora consegue criar uma boa história em poucas páginas.
Adoro tudo relacionado a cultura do México, e só fiquei com ainda mais vontade de um dia passar o Día de Los Muertos lá!