Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Amanda.Ferreira 17/05/2023

No início tudo parecia sem nexo, mas depois as histórias dos personagens foram se cruzando de uma forma tão legal e surpreendente! Ter um polvo como narrador foi diferente e as partes em que era ele narrando eram tão legais, por vezes profundas e reflexivas, que me fez achar que estes capítulos eram pequenos demais e poderia ter mais do Marcellus se expressando.
Tova, uma senhorinha cativante e forte (que mulher forte!) que faz amizade com Marcellus e permite que o mesmo tenha seus momentos felizes de liberdade, sempre com cautela e proteção. Com espírito materno, cuida de Marcellus e Cameron, que antes era apenas pelo fato de ser o seu substituto no trabalho e depois por um motivo mais especial.
Fez refletir sobre amizade, família, assim como o perfil de envelhecimento da mulher atualmente, que tem que conviver com a viuvez e na ausência de filhos, planejar o seu momento final de vida.

juliocmofc 18/05/2023

>> Marcellus é ?um docinho, tão esperto? <<
Remoendo o fim de sua vida o Polvo-gigante-do-Pacífico, Marcellus, cria uma relação de amizade com Tova em seus últimos dias.

Tova é a faxineira do aquário em que Marcellus vive. O início dessa grande amizade se dá quando Tova salvar Macellus, que estava enroscado em alguns fios, fora de seu tanque, em uma de suas escapadas a noite.

Tova, aos seus 70 e poucos anos, traz um grande trauma. Seu filho de 18 anos desapareceu muito tempo atrás e nunca foi encontrado, até ser dado como morto. Coisa que ela não consegue acreditar, pois algumas investigações apontam como um possível suicídio.

Depois de um acidente no trabalho, em uma de suas aventuras com Marcellus, Tova é afastada do trabalho e substituída pelo recém chegado na cidade, Cameron Cassmore.

O jovem Cameron está em uma jornada em busca de seu pai. Ainda muito novo foi abandonado pela mãe e criado pela tia Jeanne. Não consegue se fixar em trabalho nenhum, se acha o espertão e agora desconfia que seu pai é um milionário e planeja uma extorsão, na verdade ?uma reparação por tantos anos de ausência?, como ele diz.

O livro causa um misto de emoções com personagens bem construídos e cativantes.

A autora tem uma escrita muito envolvente, alternando a narrativa entre Tova, Cameron e Marcellus.

A inteligência e a sensibilidade de Marcellus é encantadora. O laço entre ele e Tova é tão forte que o mesmo é capaz de afirmar que daria até mesmo sua vida (seus últimos dias) por aquela simpática senhora.

Pra mim o livro foi uma surpresa, algo diferente que me encantou muito!

Brenda.Martins 23/05/2023

Que livro perfeitinho
Adorei a história e a forma como tudo foi sendo trazido até o leitor. Como cada personagem foi bem explorado em suas particularidades de uma maneira única e fluida e a maneira que as histórias foram se encaixando umas nas outras
Fiquei bem ansiosa em muitos momentos com tudo o que tava acontecendo, com os personagens não saberem a verdade e o único que sabia não conseguia realmente comunicar.
Chorei com essa finalização, "dia 1 da minha liberdade" e a Tova finalmente encontrando o conforto que merece. Chorei também nos momentos em que o Marcellus dizia coisas como se importar cm a Tova e não querer que ela tenha um buraco em seu coração

Aí, amei tudo, apenas. Meu novo protegido

nina.micheletti 28/10/2023

Como ter Marcellus como melhor amigo?
Como começar a explicar essa história extremamente intrigante?

De começo, achei que seria alguma besteiragem sobre um polvo mágico falante e, não algo super espirituoso e filosófico. Não esperava os desdobramentos dessa história, as personalidades serem tão humanas, nem o fascínio pela vida marinha e muito menos que Marcellus, um polvo gigante, seria o melhor personagem do livro.

Mayara.Ladeira 29/05/2023

Criaturas extraordinariamente brilhantes
Você já pensou em ler uma história onde um dos pontos de vistas refratados seja de um polvo?! Isso mesmo, o animal polvo!!
Gente, se possível deem uma chance pra esse livro.
A leitura é rápida e fácil, e a história é doce e delicada. Se trata de reencontros, famílias, assuntos não resolvidos (com nós mesmos e com os outros), mudanças etc.
Uma ótima pedida pra uma leitura de fim de semana.

Nana 01/06/2023

Não acredito que chorei com um livro de polvo!
Esse livro é narrado por Marcellus, um polvo do tanque do aquário de Sowell Bay (uma cidadezinha pequena em Washington).
O livro se passa na maior parte nessa cidadezinha, conta a história de Tova uma senhora de 60 anos, faxineira do aquário e Cameron um jovem californiano "perdido".
A história dos dois é extremamente envolvente, e no decorrer do livro vamos descobrindo junto com eles como cada uma das histórias vão se interligar.

Paulinha 01/06/2023

Me surpreendeu
Não é a primeira vez que leio um livro em que um animal irracional é narrador da história, mas é a primeira vez que leio um livro e que um polvo narra a história! E ele é um personagem ótimo!
O livro me surpreendeu, não tinha muita fé que ia gostar, mas li super rápido e gostei muito, apesar do final ser previsível.
No início a divisão de capítulos por personagem te faz achar que não vai conseguir se apegar aos personagens, mas depois isso passa. E fiquei na vontade de saber o que aconteceu com o filho da Tova?
Podia rolar uma continuação com alguém descobrindo a história e contando?
Vale a pena a leitura!

Andy Silva 18/11/2023

Meu Deussss, quando eu li a sinopse desse livro e vi que seria sobre a relação entre uma mulher e um polvo, pensei que não iria dar certo nunca hahha. Paguei com a língua, pois o livro me surpreendeu de uma forma boa demais!! Inclusive é um dos meus preferidos do ano

Aqui, temos Marcellus (o polvo), e Tova, que se encontram e começam uma relação forte de amizade. Nesse meio tempo, surge um terceiro personagem que será importantíssimo para a história também.

É bem difícil de falar sem dar muitos spoilers, mas o livro me passou uma mensagem muito boa de laços e família. Recomendo demais!

Marta278 03/06/2023

Delicado e surpreendente
Eu não esperava muito desse livro depois de ter lido 1 terço dele. Achei que a história tomaria um rumo totalmente diferente. Quando as coisas começaram a finalmente tomar forma, fiquei curiosa e passei a achar tudo bem bonito. A Tova é uma senhorinha muito querida. Impossível a gente não compartilhar da felicidade dela quando ela encontrou um desfecho tão merecido. É um livro muito delicado, sensível, cheio de sutilezas. Gostei muito de saber como todas as histórias se conectaram no final e o papel do polvo para que essa conexão acontecesse. Muito inusitado o fato de que um animal marinho exerceu uma presença tão importante, mas foi o charme que arrematou a trama. Incrível mesmo. Recomendo.

Let 06/06/2023

A escrita é bem arrastada, precisei ler de uma forma mais dinâmica o livro pra conseguir finalizar (a promessa que o final compensa todos os defeitos do livro é real)

Taís 02/07/2023

Surpresa
Esse livro me surpreendeu bastante. O protagonista é um porre, mas foi bonito ver como ele se encaixa na história.

Sara 16/01/2024

Quentinho no coração
Apesar de ter achado a narrativa meio lenta, talvez até arrastada, me conectei muito aos personagens, inclusive ao polvo? .

O final foi mais do que eu poderia esperar, amei demais.

Jess 20/06/2023

Morno.
Não é ruim, mas nada surpreendente. A escrita é boa, porém senti que o livro ficou muito parado no meio, poderia ter ido mais rápido já que o plot é bem previsível.

Achei fofo a Tova levando o Marcellus para o mar, para ele morrer em paz e próximo ao seu filho.

Victor Vale 23/06/2023

Van Pelt trabalhou de forma muito interessante o conceito de família, tanto laços de sangue quanto de família escolhida. Com bastante realismo tratou as pessoas como são, defeitos e qualidades, acertos e erros, principalmente aqueles distantes. Posso incluir Marcellus como parte da família, claro. Mas o ponto de vista molusco achei caricato, só faltou descrever o bigode, uma cartola e um monóculos para suas elaborações arrogantes no aquário. Mas fora a personalidade, sua condição de cativo me marcou, todos ali eram cativos. Marcellus no aquário, Tova de seu filho, Cameron de sua mãe, essa condição ecoava forte entre os três protagonistas. Apesar da condição de parentesco óbvia, a forma de contar foi bela, um verdadeiro sacrifício para o nascimento de uma relação até então negada.