O exercício da incerteza

O exercício da incerteza Drauzio Varella

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel Dornelas 25/06/2022

O último livro de um mestre da medicina!
Drauzio anunciou recentemente que "O Exercício da Incerteza" é o seu último trabalho na literatura. Por esse motivo, embora estivesse ansioso para conhecer algumas das memórias de uma das personalidades que mais admiro, comecei a ler o livro com tristeza, quase em tom de "despedida"... Eu só não esperava que essa angústia fosse dar lugar a uma animação que fez com que eu devorasse o livro em 48 horas.

Autor de vários livros, Drauzio já contribuiu muito com a formação do pensamento de milhões de brasileiros. Ele sabe usar as palavras para unir a literatura e a medicina, tal como João Guimarães Rosa e Moacyr Scliar.

O "O Exercício da Incerteza" não se trata de um livro de memórias comum. O foco do autor não está nos seus romances, nem em detalhes pessoais da própria vida. Na verdade, trata-se de um documento que registra o desenvolvimento da saúde no Brasil, passando por marcos históricos como a epidemia de poliomielite, os anos de chumbo, a atividade do INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social), a criação do SUS e avanços científicos.

Entre fatos e opiniões, Drauzio cita também momentos marcantes da sua vida e se mostra "gente como a gente" ao revelar medos, culpas e sonhos.

O livro termina com uma crônica sobre a pandemia de Covid-19. O texto é cirúrgico, resume bem tudo o que aconteceu nos últimos anos e critica de forma direta atitudes que poderiam ter poupado vidas.

Sem dúvidas, é um dos melhores livros que já li. Drauzio é e sempre será uma referência para mim como médico, escritor e ser humano.

"O Exercício da Incerteza" é seu último livro, mas, aos 80 anos, esse homem ainda cuidará de muitas pessoas, seja através dos atendimentos nos presídios, das matérias para a TV ou dos livros que já foram lançados.

Drauzio é gigante!
Tati Diorio 22/11/2022minha estante
Resenha brilhante :)

Andrea 25/06/2022

Este é o primeiro livro que leio do Dr. Drauzio Varella e, mesmo tendo começado "errado" (é o último lançado), achei uma introdução maravilhosa. Acompanho o seu trabalho como divulgador médico há bastante tempo, mas nunca quis muito ler os outros livros por achar os temas pesados (tipo, Estação Carandiru e Prisioneiras), mas talvez um dia eu seja mais resistente pra aguentar o impacto.

Como o próprio subtítulo já diz (Memórias), este livro vai fazer um breve apanhado da história do Drauzio. Tem muitas curiosidades e fatos que eu não conhecia, como que o primeiro nome dele não é Drauzio e sua sub-especialidade na oncologia é câncer de mama, passando por sua grandiosa contribuição na divulgação sobre a AIDS quando a epidemia começou no país e sua luta pela disponibilidade do tratamento, até seu envolvimento com o SUS e a pesquisa de plantas na Amazônia.

Seu trabalho com atendimento médico em presídios também é citado, claro, e isso eu conhecia mais, mas teve capítulo que me arrepiou toda (por isso que acho que não consigo ler a trilogia sobre o assunto). Atualmente, Drauzio está aposentado da oncologia (soube pelo livro!), mas continua atendendo privados de liberdade e está focado mais na divulgação médica (vale muito a pena seguir!).

Uma coisa que esse livro me fez pensar bastante é em como a gente não tem muita noção de tempo e não pensa no que foi preciso acontecer para chegar onde estamos hoje. O tanto de evolução que tivemos nos últimos 100 anos... E um século é muito pouco tempo quando você leva em consideração a trajetória do ser humano. Tem muita coisa pra se pensar nesses avanços.

Outras parte interessante é sobre a criação do SUS. Eu cresci ouvindo meus pais contando do INAMPS, sobre os hospitais que atendiam por caridade, e gente, isso não tem 40 anos!!! (Defendam o SUS etc.) Triste é pensar que estávamos avançando tanto, mas o SUS está sendo tão sucateado que, por exemplo, éramos referência em campanha de vacinação e, hoje, a cobertura tá tão baixa que doenças evitáveis estão em vias de voltar porque as crianças (e os adultos!!) não estão se vacinando. Aí entra também a questão do vício do cigarro, falado no livro já que Drauzio foi fumante por vários anos, e de como o Brasil conseguiu diminuir o número de fumantes, mas agora temos o risco de um novo surto de dependentes graças aos pen-drives tragáveis.

Por fim, vale citar quando o livro toca no ponto, que eu acho de extrema importância discutir, que é o cuidado médico relativo às mulheres (ou a falta dele). Tem aquela famosa hipótese que se homens engravidassem, você acharia anticoncepcionais (e sem os perigosos efeitos colaterais!) em cada esquina e o aborto seria um procedimento simples. Drauzio cita que um dos poucos estudos relevantes sobre menopausa foi feito não tem nem 10 anos!! A medicina, definitivamente, não foi feita para nem por mulheres. (Aquela cena de Prometheus nunca sai da minha cabeça.)

No lançamento do livro, fiquei incomodada numa entrevista quando Drauzio falou que os médicos e os jornalistas foram essenciais na divulgação de dados e informações da pandemia de covid-19 quando outros profissionais, principalmente os cientistas e divulgadores científicos (team Átila aqui!!), lutaram tanto (e ainda lutam!) pra tentar manter as pessoas informadas... Sem falar que o mais que tivemos foram médicos propagando fake news, né? Mas, pelo menos, aqui no livro, ele reconheceu e frisou a importância da equipe de enfermagem e de outras especialidades, como fisioterapia, psicologia, farmácia e até técnicos de limpeza e desinfecção.

Resumindo: é um livro muito bom, tanto de conteúdo, quanto de escrita. Incrível como menos de 300 páginas renderam tanto!! (E assistam o vídeo de divulgação desse livro no instagram do Drauzio, é maravilhoso, hahaha.)

[Período de leitura: de 21 à 31/05/2022]
Ana Usui 27/06/2022minha estante
Caracas o livro aborda inúmeras pautas importantes. Nunca tinha considerado ler um livro médico antes, mas agora vou colocar na lista, resenha maravilhosa viu

Andrea 27/06/2022minha estante
Amiga, obrigada!! E leia, sim. Eu tinha altas expectativas e elas foram mais que correspondidas. A escrita do Drauzio é maravilhosa, dá pra ler mais rápido, eu que ainda estava em ressaca literária mesmo, hahaha.

E tem muito conteúdo pra pesquisa, pra quem gosta de se aprofundar.

Bia 17/05/2022

Lembranças de uma medicina e um médico
O livro nos descreve as histórias de medicina no decorrer de 50 anos no ponto de vista de Dr Drauzio Varela de uma forma única e surpreendente. Para aqueles que o cuidar é um misto de empatia, compaixão e humanismo trata-se de uma leitura indispensável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5