O exercício da incerteza

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camila 15/12/2023

Memórias
Este livro de memórias do doutor Drauzio te deixa preso do início ao fim. Entre memórias do início de sua vida profissional e os avanços da medicina brasileira e internacional ao longo dos anos, o leitor e drenado por essas páginas de histórias interessantíssimas. Vale a leitura, com certeza.

Lelê Peres 13/12/2023

Era um presente kk
Era um presente para minha prima futura médica.
O livro é tão maravilhoso que não consigo me separa dele

Tatiana455 05/12/2023

O autor narra suas principais memórias de vida pessoas e médica. Apesar de não ser uma real biografia, podemos considerar que os textos presentes cumprem o papel de querer ser. Uma leitura intimista, narrado em primeira pessoa, e que me surpreendeu. Adorei a leitura e super indico!

Gabriela.Kaghofer 16/11/2023

Achei que não ia gostar, acabou que adorei o livro. Uma experiência muito completa, principalmente pra quem quer fazer alguma coisa relacionada a área da saúde e imagino que história tbm, já que traz um recorte bem interessante da história do Brasil e do contexto mundial.

Juliany.Meneghel 15/11/2023

Inspirador
O Drauzio não cansa de me impressionar. A sua inteligência, sensibilidade e conhecimento. Sua consciência social e racial. Seu pensamento a frente de seu tempo e sua eterna curiosidade. A fidelidade que ele tem ao que acredita e ao seu propósito de vida me inspiram demais. Mas sua humildade e, principalmente, sua humanidade em um meio cheio de egos é o que fazem dele um cara único.

E que vida! A medida em que expõe a suas memórias conta também a história e evolução da medicina e até mesmo grandes acontecimentos do Brasil. E ele é um perfeito narrador. De uma escrita fluida em que podemos quase ouvi-lo narrar.

Além de tudo não é apenas um livro descritivo, tem muitos pensamentos e reflexões sobre a vida que mostram um pouco da pessoa profunda que ele é. Recomendo a leitura pra todos.

myhtuck 12/11/2023

Admiração é a palavra que resume esse livro. Drauzio, um dos primeiros oncologistas de São Paulo, há 60 anos cumpre com o Juramento de Hipócrates com maestria. Recomendo a leitura dessa auto biografia a todos.
O epílogo - A Pandemia - foi arrebatador.

?À medida que nosso horizonte encurta, aumenta a necessidade de nos concentrarmos no essencial.?
Essa foi uma das inúmeras marcações que fiz e que me levaram a profundas reflexões.

Isabelle 09/11/2023

EU TE AMO, DRAUZIO
Drauzio traz de uma forma tão apaixonante e interessante sua história na medicina, que faz nós nos encantarmos ainda mais com a área da saúde (principalmente, nós que amamos ela) e com a arte de ajudar, curar e acolher pessoas.
Drauzio, explica também o funcionamento da saúde no Brasil e suas áreas e funcionamentos como o SUS e as áreas de pesquisa.

Se vocês querem ser ou são da área da saúde, leiam esse livro, ele transforma e faz você ter mais certeza de que você está na área certa e ajudando as pessoas da forma mais nobre possível.

Novamente, Drauzio Varela te amo

Vitória 08/11/2023

UAU
Eu nunca tinha lido um livro como esse, que se trata de algo mais sério, ou como o caso desse, da medicina em questão. fiquei surpreendida com muitos relatos do Drauzio, do quanto ele é um profissional excelente e humanizado, do quanto ele se esforça e ama a profissão que desempenha. comecei esse livro por causa de um vestibular que vou fazer, justamente pra medicina, e termino ele com o coração quentinho e muito feliz por tê-lo comprado e lido de fato, pois os ensinamentos desse livro são valiosos. chorei junto com relatos, sorri junto com evoluções, senti muitas emoções. o que mais emociona nesse livro é que ele é 100% real, então você refletir sobre as situações horrendas que o país já passou e as dificuldades que muitas famílias brasileiras passam, é muito triste. saio com o coração quentinho depois de acabar esse livro, com certeza com mais maturidade e com muita mais vontade de desempenhar essa profissão que tanto sonho. pessoas que trabalham na área da saúde: vocês tem minha admiração!

NathAlia.Oberg 24/10/2023

Um livro de profunda reflexão e exercício do não controle, ver de dentro como a vida de um dos melhores e mais reconhecidos médicos do Brasil se formou e como até hj traz diferença a sociedade é de uma inspiração e honra enorme.
Para uma vestibulanda de medicina como eu esse livro só provou como amedicina é muito mais que o status e que apesar do trabalho minha decisão valerá a pena!

Luis Felipe S. Correa 23/10/2023

Com certeza há espaço para mais
Minha admiração pelo trabalho do Drauzio Varella iniciou com o filme Carandiru. Contudo, se consolidou após a leitura do livro Estação Carandiru, que levou á leitura da trilogia do cárcere, composta pelos outros dois livros, Carcereiros e Prisioneiras.
É de chamar atenção a perspectiva humanista do autor, que é um exemplo não apenas para o exercício da medicina, mas de todas as profissões.
Posso dizer que os livros do autor me influenciaram nas esferas pessoal e profissional.
O livro de memórias nao pretende esgotar ou aprofundar muitos temas. É um apanhado geral sobre experiências diversas, uma grande salada de frutas da vida do autor. Mas não se poderia esperar nada diferente de uma pessoa com vasta atuação em nichos diferentes da sociedade.
Fica o registro da minha admiração pelo autor e pela atuação profissional em divulgação da saúde, ciência e assistência às camadas marginalizadas da sociedade.

Melina.Ferrari 10/10/2023

?Empatia é planta sensível, precisa ser regada todo dia?
Novamente me surpreendendo e me sentindo acolhida por um livro do Drauzio Varella. É incrível a sensibilidade e sinceridade nas palavras.

Neste livro ele conta a trajetória de sua carreira destacando ponto marcantes como o inicio dos atendimentos nos presídios, a pandemia do Covid e a dificuldade de levar saúde digna para todos.

Que prazer ler Drauzio. Que prazer saber que existem médicos empáticos.

?É impossível ter ideia dos valores morais de uma sociedade sem conhecer o proto-socorro dos hospitais públicos?.

Recomendo muito!!

Thalita234 27/09/2023

Que leitura deliciosa, adoro o estilo de escrita dele, consigo ouvir a voz na cabeça e já estou com saudades do mutliverso do doutor Drauzio Verella. ??

Fabricio Ribeiro 26/08/2023

Uma obra incrível onde o autor traz memórias, reflexões e experiências vividas ao longo de seus 60 anos de carreira na Medicina. Uma das citações que mais gostei no livro foi "a prática da medicina é um exercício perene de aprendizado e de confronto diário com a nossa ignorância". Recomendo a leitura a todos que se interessam pelo fascinante arte da medicina.

Alice.Burigo 18/08/2023

Simplesmente Drauzio, exemplo de pessoa, conduta, médico. Escrita fluida e emocionante, além de memórias nos traz conhecimento também.

anandrad.e 01/08/2023

Tenho até carteirinha do fã clube do Dr.Auzio
E por esse motivo, vou ler tudo que ele publicar (apesar que eu li que esse foi o último livro dele), vou ver os podcasts, vídeos e afins com ele...
Esse é um livro de crônicas, que vão da infância dele até o ano passado (2022), sobre diversos assuntos, por isso é muito interessante. Mas, como tudo na vida, não foram TODOS os textos que eu amei. Como médico, ele fala muito da prática da medicina e por vezes eu não me interessei pelo texto por ser muito específico, quando era mais generalista, aí sim. Mas vale demais a leitura, acho incrível ter essa perspectiva de outras gerações.

1 | 2 | 3 | 4 | 5