O exercício da incerteza

O exercício da incerteza Drauzio Varella

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luciana 17/01/2023

É bom no conteúdo e na forma
O Dr Áuzio é um presente e um orgulho pros brasileiros. Que sorte termos um médico pop tão lúcido, inteligente, sensível e que ainda escreve bem.
Penso em como o Brasil seria ainda mais cagado se não tivéssemos o empenho de um comunicador como ele.
Sou fã mesmo!

Riva 12/01/2023

Espetacular!
Com a escrita cativante e leve que só o Drauzio possui, ele vai nos levando por um túnel do tempo.
Vai nos mostrando o início de muitos tratamentos e relembra tantos outros famosos como a clonagem da ovelha Dolly, o surgimento da pandemia do HIV e chega no atual cenário de pandemia que é a Covid.
Ser humano ímpar.
Amei conhecer um pouco mais do médico e do cidadão Drauzio Varella.

Fernanda3199 10/01/2023

Memórias
Em seu último livro, Drauzio Varella nos convida a caminhar por suas memórias e, junto com ele, exercer a incerteza. A cada capítulo, muitas vezes temos certeza do desdobrar da história, mas sofremos com a quebra de expectativa de uma forma brilhante.
O autor retoma temas de seus outros livros tais como carcereiras e o médico doente como pequenas anedotas e, mais ainda, debate temas importantes como sexualidade, ginecologia, pandemia, saúde pública, sistema carcerário, oncologia e muitos outros. É uma leitura deliciosa, importante, descontraída e que nos faz admirar ainda mais o profissional que Drauzio é.

Bavercesi 17/12/2022

Drauzio é mara
De todos os livros do Drauzio, esse se tornou um dos meus favoritos. Por acompanhar muito a vida dele e ter lido as outras obras, ler O Exercício da Incerteza foi como relembrar diversos detalhes da sua vida, que eu já sabia/havia lido anteriormente, mas que foram citados novamente nesse livro.
A vida e personalidade do Drauzio são muito interessantes, e ele escreve tudo de uma forma leve, que dá vontade de ler cada vez mais o que ele tem a nos dizer.
O livro aborda conteúdos que variam desde o início do SUS, até como era a medicina russa na União Soviética, fora os assuntos de sua vida pessoal. Leitura maravilhosa e que vale muito a pena.

Camila.Moura 23/11/2022

Perfeito!
Drauzio Varella é formado em medicina pela USP, conhecido por seu trabalho na comunicação médica, é autor de inúmeros livros, entre eles o Estação Carandiru, que ganhou o prêmio Jabuti de não ficção.

No seu novo livro, O exercício da incerteza, ele traz relatos e memórias da sua vida pessoal e profissional, que vão desde a sua infância até a pandemia de Covid 19.

Nesse livro é possível conhecer mais sobre a vida do Drauzio para além da medicina, mas também conhecemos o trabalho como voluntário dos presídios de São Paulo, como professor e pesquisador.

Além disso, passamos por períodos críticos da história do Brasil e do mundo, tudo isso relatado sobre o olhar sensível de um médico e ser humano que estava presente na ditadura, na epidemia de HIV, nas pesquisas oncológicas e na pandemia da covid 19.

Sem dúvidas esse livro é uma viagem histórica de uma perspectiva médica, mas com uma linguagem de compreensão universal, uma leitura que todos deveriam fazer.

Geórgia 20/11/2022

Um relicário precioso
Ler Drauzio é sempre uma viagem incrível. O exercício da incerteza é um sumário de sua trajetória pela vida e pela história da saúde brasileira, um relicário precioso para todos. Escrevo isso faltando 20 dias para minha colação de grau , com os olhos marejados por ler sobre a medicina que eu acredito e espero praticar. Uma medicina não exata, baseada em ciência, mas também em olhar para o outro. Uma medicina que vai também além das quatro paredes de um hospital, é magico acompanhar a trajetória dele na promoção de saúde através da informação, o que o fez chegar a ser talvez o médico mais conhecido do país. O único capaz de interromper o horário nobre da maior emissora de televisão do país para o bem da população. Drauzio é o cara! Todo médico (e aspirante) deveria ler Drauzio Varella. Ele entende de saúde, mas entende mais ainda de pessoas e da importância de cuidar.
Alê | @alexandrejjr 08/12/2022minha estante
Drauzio é um de nossos grandes orgulhos, realmente, Geórgia.

Yasmin.Moraes 12/11/2022

A história de uma vida que se confunde com a história da medicina
Sou uma admiradora do profissional que o Dr. Drauzio é; vejo nele uma inspiração e, desejo, um dia ser um pouco igual a ele.
No livro ele conta a história de sua vida com a medicina, isso acaba por contar a história da medicina junto com ele, visto que é um homem que se formou em 1967 e continua atuando. Nesse interim a medicina avançou muito e isso é perceptível em seu livro.
Um livro incrível e esse homem também é incrível; chorei algumas vezes e sai com uma certeza ainda maior que a medicina é meu lugar.

Leo Barbosa 12/10/2022

O exercício de ser gente
Em “O exercício da incerteza”, (Companhia das Letras, 2022, 296p), Drauzio Varella nos presenteia com seus relatos, memórias de seus 60 anos de prática médica, revelando-nos seu intenso amor por esse ofício que é atravessado por incertezas, dúvidas e para o qual é necessário se dedicar intensamente. Quem conhece o doutor de outras publicações em livro sabe o quanto o tempo não o deixou indiferente às mazelas humanas, à nossa fragilidade.
Cada história contada nessa obra nos toca de maneira distinta e, mais uma vez, serve como recomendação a todas as pessoas, mas, principalmente, para as que aspiram à medicina. O livro inicia com um breve relato sobre sua infância e adolescência, incluindo sua família. Também consta a sua experiência como professor de cursinho. Para quem não sabe, Drauzio é um dos fundadores do famoso curso “Objetivo”, de São Paulo.
Suas memórias tratam de diversos temas, como SUS, AIDS, câncer, a situação dos presídios nos quais atuou, suas pesquisas sobre fármacos na Amazônia e seu envolvimento com outros pesquisadores. No último capítulo, discorre sobre a pandemia do coronavírus. Enfim, um ótimo apanhado acerca do desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo durante o século XX e XXI. Drauzio encanta como médico, escritor, comunicador, humano. A gente torce para que existam mais e mais figuras como ele.

Thayná Krueger 10/10/2022

Perfeito
A história de vida do Drauzio é um retrato da medicina no Brasil e no mundi nos últimos 60 anos.

É incrível que um homem com o Drauzio tenha vivido tanta transformação na saúde e na medicina em 60 anos de atividade.

É emocionante acompanhar essa jornada, e saber que além de um homem sensível e responsável pela profissão, o Drauzio revolucionou a forma que as informações sobre a saúde chegam nas casas brasileiras.

Karin 14/09/2022

Absolutamente tudo que o Drauzio escreve me interessa!

Sempre uma boa conversa recheada de informação, conhecimento e boas histórias com alguém profundamente interessado nas pessoas e na natureza humana.

Danielle.Nardez 29/08/2022

Excelente ? emocionante
Fiquei instigada pra ler esse livro a partir das resenhas que li aqui no Skoob.. nunca havia lido nada do Drauzio Varela .
Durante a leitura dos capítulos fui me apaixonando por seu modo direto de comunicar-se , bem como por sua generosidade e afetividade.
Há passagens memoráveis que deixei marcado pra ler novamente; outros trechos li para pessoas próximas e rimos juntos ? acho que é um bom exemplo
do impacto desse livro para minha vida.
Vale a leitura pra conhecer um pouco sobre a história da medicina , dos avanços que o SUS trouxe para a nossas vidas entre outros temas de relevância ímpar .. e pra concluir o livro, Drauzio nos brinda com um retrato fiel e direto dos impactos da pandemia da COVID - 19 em nossas vidas.
Comecei por seu último livro , mas vou experimentar outros , com toda a certeza !
Leo Barbosa 12/10/2022minha estante
Indico fortemente a triologia sobre as prisões: Estação Carandiru, Carcereiros e Prisioneiras, mas também não deixe de conferir Por um fio. Para mim, o livro mais emocionante do Drauzio.

DêlaMartins 26/08/2022

Reflexões
Drauzio Varella é um excelente comunicador - a leitura de "O Exercício da Incerteza" só confirma esse fato. Já li e gostei de outros livros dele (há muitos anos), mas este me surpreendeu quando me vi envolvida num assunto com o qual não tenho afinidade.

Não se trata de uma biografia, mas de reflexões baseadas em fatos de uma vida dedicada ao exercício da medicina. O livro começa com uma breve história sobre a infância e adolescência de Drauzio, passando para os tempos de faculdade e, então para seus longos e produtivos anos como médico. São tantos fatos, tanta riqueza, que é difícil resumir tudo que li.

Ele fala sobre sua vivência e passa por assuntos variados: AIDS, câncer, SUS e o antigo INAMPS, conta sua experiência como médico voluntário em cadeias, fala de sua vida como professor de cursinho universitário, comenta fatos dos diferentes congressos em que participou, menciona inúmeros contatos com figuras importantes da medicina e fora dela, explica seu envolvimento com um projeto de prospecção de ativos farmacológicos na Amazônia, conta de sua quase morte por febre amarela. É um apanhado da história da medicina e de seus avanços, no Brasil e mundialmente, todos vividos por ele nos últimos 60 anos. O avanço da medicina durante esse período é imenso, a velocidade das mudanças é alta e, com 79 anos, a atualização e vontade de sempre aprender, faz de Drauzio Varella uma pessoa especial, diferenciada.

O último capítulo é dedicado à pandemia de covid, muito bem detalhado e fiel aos fatos, como todo o livro.

Adorei, e repito que medicina é um assunto que, a princípio, não me encanta. Drauzio Varella, me encantou. Recomendo muito!

Fátima Lopes 21/08/2022

Já li vários lido do autor ; eu o admiro como exemplo de médico que pratica a medicina com competência e solidariedade , sem focar somente o lucro. Além disso sua escrita é dinâmica e agradável, sendo prazeroso ler suas obras.
No último capítulo foram abordados os muitos erros cometidos pelas autoridades federais no combate à pandemia , causa do aumento do número de vítimas da Covid-19.

Aninha 12/08/2022

Maravilhoso!!!
Dráuzio Varella conta suas memórias desde sua infância ,sua família, vestibular, faculdade de Medicina, oncologia, presídios, coronavirus,etc além de algumas curiosidades, fatos históricos tudo contado de um jeito que só ele mesmo sabe contar. Simplesmente maravilhoso, amei!!!!

GiuLaganá 31/07/2022

Quando eu crescer, quero ser o Drauzio
Que ser humano gentil, humilde e ciente de seu papel em uma sociedade tão desigual. Uma inspiração para aprendemos a sermos mais solidários e empáticos.
Em tempos de tanto individualismo e egoísmo, Drauzio nos dá diversas lições de vida.
E como escreve bem! Leitura fácil e gostosa.
Leia! Obrigatório.

1 | 2 | 3 | 4 | 5