Quatro mil semanas

Quatro mil semanas Oliver Burkeman

Resenhas - Quatro mil semanas

bea666 24/04/2024

O melhor livro q eu li esse ano
Sim, estamos em abril e esse é o melhor livro q eu li esse ano e com ctz vou reler mts vezes ao longo da vida

esse parece ser um daqueles q tem um sentido diferente cada vez q vc lê

o autor traz mts verdades (uns bons tapas na cara) e ajuda DEMAIS na questão de lidar com a sensação de q o tempo está sempre escorrendo pelas nossas mãos

de vdd essa leitura VALE MUITOOO

Moya2 09/04/2024

Auto ajuda de produtividade, mas ao contrário.
O autor filosofa sobre a finitude da vida e expõe alguns pontos importantes sobre a questão de prioridades versus tempo disponível.
Há alguns momentos que a obviedade trazida à tona ainda consegue gerar inesperados pequenos choques de realidade.
O foco do autor se concentra em fundamentar sua lógica, inequívoca por sinal, de que não há tempo para fazermos (ou sermos) tudo que almejamos, o que nos obriga a escolher o que deixar de fazer, mas que isso não deve gerar grandes lamentações.
Ele embasa seu texto em relatos de filósofos, pensadores e catedráticos, e esmiuça a tomada de tempo nos mais diversos momentos de nossa curta vida.

Não conseguiremos fazer tudo que sonhamos e queremos. E está tudo bem.

Brina 09/04/2024

Inevitável realidade
Li ?Quatro Mil Semanas" e "Hábitos Atômicos" juntos e achei bem interessante como, a princípio, podem parecer similares, mas logo se percebe que são primos distantes com visões bem diferentes sobre o mundo.
Enquanto "Hábitos Atômicos" nos empurra para para a ideia de otimizar cada segundo e correr incansavelmente atrás do relógio, "Quatro Mil Semanas" nos convida a pensar sobre a finitude do nosso tempo. Inegavelmente não conseguiremos fazer tudo, por isso deveríamos escolher com mais sabedoria o que realizar e o que negligenciar. Precisamos aceitar essa verdade absoluta para conseguir viver um vida mais plena, sem ansiedades e sofrimentos desnecessários.

O autor apoia-se bastante em princípios da meditação e budismo. Achei engraçado que, apesar dele fazer citações diretas de monges e pensadores budistas, em um momento do livro, ele demonstra um leve criticismo às práticas de meditação e mindfulness.
Ao meu ver, a ideia essencial do livro é, essencialmente, mindfulness. Ou seja, prestar atenção ao momento presente e aceitá-lo como ele é. Inclusive, ele usa uma frase que já vi sendo bastante utilizada em livros de meditação e textos budistas para descrever a realidade: ?é isso aí?.

A leitura desse livro, apesar de às vezes ser um pouco repetitiva, é bastante instigante por conta de seu caráter reflexivo. A ideia central do livro está atrevidamente resumida em suas últimas páginas, contudo, acredito que vale a pena a leitura completa. É isso aí.

Corinne 04/03/2024

Precisamos desse choque de realidade....o nosso tempo é limitado e o que fazemos dele? Livro importantíssimo para os dias atuais.

Renata 18/02/2024

Outra perspectiva sobre produtividade
Em alguns momentos achei a leitura um pouco arrastada, enguiçada, mas talvez seja justamente pela cabeça acelerada cheia de pensamentos sobre o futuro e coisas que precisam ser riscadas da lista de tarefas (temas tratados justamente pelo livro). Gostei das provocações, da forma proposta de encarar o tempo e as escolhas que fazemos na vida. Mudou minha forma de tomar algumas decisões, de fato!

Mari 08/02/2024

Um livro honesto
Eu comecei a leitura sem nenhuma informação prévia sobre o livro, achando que seria mais um daqueles livros sobre produtividade recheados de dicas e macetes para você aproveitar bem o tempo? mas o que eu encontrei foi um livro que vai contra essa maré e te coloca frente a frente com uma realidade dura de encarar: como nosso tempo é finito e como nós gastamos esse tempo correndo atrás da ?melhor versão? que nunca vai chegar?
Me senti como aquela adolescente cujo o pai fala ?senta aqui, precisa,os conversar?, porque algumas coisas apresentadas ali são um pouco difíceis de engolir

LaAs 29/01/2024

Leitura difícil
Eu confesso que demorei mais do que o esperado pra terminar, ele é um livro interessante que joga a verdade na sua "cara" mesmo. Apesar de não estar no meu top livros lidos, é consideravelmente bom, mas não gostei de ler e fiquei com uma esperança que não foi preenchida. Aliviada por ter terminado.

oicxrol 08/01/2024

Trás várias perspectivas diferentes sobre produtividade o que é bem bom pra ninguém ficar maluco da cabeça pensando nisso o tempo todo e da pra pensar bem sobre o que fazer com os nossos dias, trazendo isso de maneira pra pensar mesmo ele não vai te fornecer uma rotina de faça isso acorde cinco hora da manhã e tal

Esdras 04/01/2024

Esse livro é uma subversão à nossa ânsia por controlar o tempo. Escancara o fato de que NÃO, não seremos capazes de dar conta de tudo. Equilibrar alguns pratos é saber abandonar outros tantos.

Jennifer 16/12/2023

Um visão diferente sobre produtividade
O livro traz uma leitura leve e com diversas reflexões sobre produtividade, gestão de tempo na atualidade. Para quem gosta desses tema o livro e diferente de tudo que trata a temática, vale a pena conferir.

Danilo.Brizida 22/10/2023

Gestão de tempo é um dos grandes desafios da sociedade, "Quatro mil semana" nos traz algumas reflexões de como encarar esse desafio. Entender que nosso tempo é limitado, nos mostra que o único caminho é fazer escolhas certas, estabelecer prioridades e definir em quais atividades vamos alocar nosso tempo.

Bebel.Aroeira 20/08/2023

Um livro prático que demonstra uma verdade simples, mas que ignoramos: nosso tempo nesse mundo é limitado. Então, por que não começar a fazer o que realmente importa?

Kimberly30 08/07/2023

O tempo de uma vida
Esse volume é muito mais do que promete. Muito além de gestão do tempo, é uma lição sobre como a finitude da vida torna nosso tempo e nossas escolhas ainda mais importantes em todos os aspectos.

Mayara453 05/07/2023

Não gostei
A leitura não é interessante.

Uma série de histórias e metáforas para dizer que a vida é finita e que é impossível realizar tudo o que pretendemos e portanto precisamos saber escolher e como escolher o que faremos. Uma obviedade que me incomodou.

O autor em alguns momentos tenta ser divertido, porém não me cativou, a leitura é arrastada e nada fluida. Não gostei da abordagem e não concordei com diversos pontos que são colocados em pauta.

Não sei se consegui absorver algum conteúdo útil desse livro. Até trouxe algumas reflexões, mas as mesmas foram superficiais e pra mim não valeu a pena.

Thiago C Luz 10/04/2023

Um livro com uma pegada completamente diferente daqueles que tratam de organização do tempo e das tarefas.

Recomendo a leitura. Mas não espere aprender nenhum técnica milagrosa para organização do tempo.

Eu diria que o autor tem muito bom senso e embasa a sua escrita em fatos históricos bem interessantes e significativos.