A Dama do Norte

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Nathy @peculiareslivros 30/05/2022

Amei
Realmente triste, parte o coração, mas também deixa ele quentinho depois! Vale muito a pena e está disponível no KU!

Amanda.Riselli 19/07/2023

Sobre A Dama do Norte
#4ªDeContos

A Dama do Norte é uma releitura de A Pequena Vendedora de Fósforos de Hans Christian Andersen. Eu já conhecia a história original, mas estou completamente encantada por essa nova versão escrita pela Laís Napoli!

A trama se inicia com o despertar de uma raposa branca com cauda de fogo em uma montanha gelada, para cumprir uma tarefa nobre junto com suas irmãs, numa cidade fria na terra dos humano: recolher as almas das crianças que faleceram nos últimos dias, guiando-as para outro plano, onde poderiam recomeçar. A missão estava sendo cumprida com louvor, até a raposa se deparar com uma solitária garotinha, caminhando descoberta pelas ruas frias, tentando vender caixinhas de fósforos que levava no bolso do seu avental puído para os passantes. Essa cena acaba por comovê-la, enchendo seus olhos com novas cores, até então despercebidas por ela.

Com uma narrativa elegante, sensível e extremamente emocionante, Laís nos transporta para um universo mágico, onde a neve se contrasta com as decorações natalinas e de fim de ano, cheias de botinhas listradas, pinhas pelo chão, guirlandas nas portas e árvores decoradas nas casinhas feitas de madeira ou pedras, com seus telhados pontudos, dando vida a uma cidade onde uma menina pobre tenta sobreviver. Meu coração se partiu em mil pedacinhos devido a dor e a melancolia dela, me fez querer entrar no conto só para abraçá-la e abrigá-la do frio, porém o encontro com sua mais nova amiga peluda e o amanhecer de um novo dia, tocou e encheu minha alma de esperanças de que tudo ficaria bem para nossa pequena guerreira.

O conto pode até ser curtinho (25 páginas), mas a profundidade de sentimentos, sensações e reflexões que ele carrega é tão intensa e real, que permanecerá para sempre em mim!
Lindo demais!

O mundo é cinza, sim, mas às vezes a aurora boreal pode colori-lo.
(?)
Se nos permitirmos ver além das cores mais belas, talvez possamos fazer o mundo mais colorido.

Ana Júlia 31/12/2022

Um conto com uma escrita delicada e tocante, uma história triste e passagens que te fazem refletir muito na vida. Muito lindo!

Deeny2050 10/11/2022

me arrancou lágrimas
que escrita deliciosa, profunda e ao mesmo tempo triste, que esse conto tem. em 20 páginas chorei, ri e fiquei com o coração quentinho. LEIAM!

bibliogreyce 19/08/2022

Supera o conto original...
Já tinha lido o original e eu considerava um dos meus preferidos pelo final não ser clichê, porém A Dama do Norte supera a versão original, deixa o coração quentinho e traz a esperança natalina...

ana 25/12/2022

???
?Foi então que a raposa compreendeu. Ela era a dama do norte, aquela que traz cor às noites mais cinzentas; a que traz esperança às alminhas que não mais pertencem a este plano; a que possui fogo ardente na cauda, fogo este aconchegante e quentinho. Fogo de esperança, assim como noites de Natal e revéillon.?

esse conto foi tão bonitinho, apesar da história triste ?

Juuh 04/09/2022

A Dama do Norte ?
É um conto fofinho e com uma mensagem muito linda, mas confesso que fiquei meio perdida em alguns momentos.
"Se nos permitirmos ver além das cores mais belas, talvez possamos fazer o mundo mais colorido"

Susi.su 03/09/2022

Olhar além!!!
Lindo!!!! Um conto curto que diz muito e nós ensina muito mais. Nos tornamos pessoas melhores ao olhar tudo à nossa volta, sempre se questionando e tentando ser melhor. Muito fofo!!!

FICHINHA:
? Personagens:
A dama do norte
Raposinhas

? Frases:
"se nos permitirmos ver além das cores mais belas, talvez possamos fazer o mundo mais colorido."

"Seria porque era mais fácil depositar a atenção nas coisas boas e bonitas? Seria pelo puro egoísmo de divertir-se ou devido ao cego dever de cumprir com suas obrigações? Talvez devesse ter prestado mais atenção às outras cores das cidades, aquelas cinzentas, frias e sepulcrais."

readsbynaju 11/07/2022

to fazendo so pro skoob atribiuir meus pontos KKKKJKK
comecei a ler esse aqui pq tava empacada nos livros, sabia que uma leitura pequena ia trazer meu ritmo de volta, e tava certa. o conto é muito bonitinho, como a menina cresce e começa a ajudar todos que estão na mesma situação que um dia ela ja esteve, serio muito fofo.

Sara.Adganiel 21/09/2022

PARA SALVAR DO TRAUMA DE " A VENDEDORA DE FOSFOROS"
se você como eu, e a autora, sofreu ou sofre só de lembrar da historia da vendedora de fósforos, esse conto é pra você! lei e cure seu coração!
Recomendo muito!

Cecy Jarske 29/05/2022

Lindo! Lindo! LINDO!
Em pouco menos de 25 páginas, Laís Napoli nos traz um lindo e delicado conto sobre esperança; além de uma reflexão sobre situações do nosso cotidiano que muitas vezes passam "batidas" por nossos olhos.

Eu não conhecia o conto "A Pequena Vendedora de Fósforos", mas busquei na internet e li antes de ler a releitura da autora. E devo dizer que do mesmo jeito que terminei chorando o conto de Hans Christian Andersen, me debulhei em lágrimas lendo a releitura de Laís Napoli e seu novo significado para a menininha... Estou encantada pelo novo desfecho à ela; meu coração está quentinho como a brasa viva na cauda da raposinha.

Indico muito esta leitura!

EstherCardoso10 09/07/2022

Conto que aquece o coração.
Esse conto é uma releitura da história da vendedora de fósforos, conto originalmente triste, mas que ganhou uma nova perspectiva através dessa autora, onde ao invés de um final triste, temos uma salvação que faz a história ficar emocionante e cativante!
Gostei muito, e favoritei o conto??

João :) 04/09/2022

Para quem leu "A Pequena Venderora de Fósforos"
Eu cresci lendo contos e fábulas infantis e não conhecia a "Pequena Vendedora de Fósforos".
E ainda bem que por este conto conheci está história!
Ao ler a dedicatória e ver que seria uma versão deste conto pesquisei no google o conto e quase chorei lendo. O conto é lindo, triste e nos faz reflitir sobre muitas coisas na vida. E ao ler "A Dama do Norte" de Laís Napoli vi que ler e descobrir está fábula foi uma das coisas mais gratas de minha vida.
A Dama do Norte, de Laís, supera mil vezes o conto original, que já é incrível, e nos toca, nos aconchega de uma maneira que nunca tinha sentido.
5? e favoritado com toda certeza.
Leiam!

Bruna Karen 02/05/2022

Conto maravilhoso
Eu sempre vou lembrar da raposinha quando ouvir falar da aurora boreal.
Que conto magnífico!! Deu um final excepcional para a vendedora de fósforos. ?

1 | 2 | 3 | 4