Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

Kris 18/01/2024

Para os amantes de Jane Austen
Norte e Sul foi escrito numa época muito difícil, principalmente para uma escritora. Vou começar falando pelo final pois acho importante frisar o fato do livro ter sido escrito de forma a encurtar a história por pressão (não ficou claro da parte de quem), deixando a gente com um gostinho de quero mais. Mas isso não muda o fato de todo o livro ter sido escrito de forma maravilhosa e encantadora, nos apresentando uma mulher firme e decidida, mesmo comentendo vários erros, principalmente de julgamento. Mr. Thornton infelizmente teve que ser o alvo dos preconceitos de Margaret, mas ele desde o início estava sempre inclinado a perdoar ela por suas falhas. De modo bruto, mas de muito caráter, Mr. Thornton aos poucos também foi conquistando Margaret, e a tão assustadora realidade do sul para os do norte foi se transformando em um cenário comum, com pessoas muito mais respeitáveis que outras de nível mais elevado.
É muito divertido acompanhar os problemas de Margaret e Mr. Thornton, e não fosse pelo final rápido, o livro estaria num nível maior de perfeição.

Gabi.Maia 16/01/2024

Norte e Sul: um livro de opostos que se complementam
Eu amei esse livro! Bem estilo livro das irmãs Brontë que eu amo demais!

Romance ambientado no final do século XIX, apresentando como cenário a era da Revolução Industrial na Inglaterra e suas discrepâncias: a diferenças entre Norte e Sul, e a relação entre patrões e trabalhadores.

A história se desenrola quando a protagonista, Margareth, e seus pais se mudam do Sul (bucólico e aristocrático) da Inglaterra para o Norte (industrial) e vivem o impacto dessa diferença de visão de vida. Se no Sul eles valorizavam a vida lenta, a relação entre as pessoas, o trabalho manual e mais acomodado e a natureza, no Norte eles esbarraram com a pressa, ruas cheias, as fábricas, a fumaça e a valorização da pessoa pela posição que ocupa nos negócios.

O olhar da protagonista para entender esse modo de vida em uma grande cidade e as perguntas que ela trouxe foram tão impactantes para mim! Me levaram a pensar um pouco mais sobre meus valores e modo de vida aqui no RJ?

Alem disso, a vivência da Margareth durante um período de grande greve nas fábricas foi muito interessante! O pouco conhecimento dela nesses temas e o fato dela ter amigos tanto do lado dos mestres ou patrões quanto do lado dos operários e do sindicato trouxe perguntas para esses ?dois lados?, provocando um olhar mais humanizado pela sua forma mais ?pura? de pensar.

Apesar das mais de 700 páginas, eu super indico essa leitura!

Cris 11/12/2023

?Faisce que dois, advienne que pourra??
?A forte idéia dele vagava pelo pensamento dela.?

?Rogando-lhe humildemente, por misericórdia e piedade, que desta grosseira feitura tenha compaixão.?

?A senhorita fala como se considerasse uma desonra ser amada por mim. Não pode evitar isso. Não. Mesmo que eu quisesse, não poderia libertá-la dessa desonra. Mas eu não o faria, se pudesse. Nunca amei mulher alguma antes. Agora eu a amo e continuarei amando.?

Margaret Hale é arrancada de sua idílica e calma
Helstone, para um mundo corrido, poluído e nebuloso. Infeliz, sentindo-se perdida, logo desenvolve um senso apaixonado de justiça social.

Isso é intensificado pelo seu tempestuoso relacionamento com Mr. Thornton, cuja oposição feroz oculta uma atração mais profunda. Elogiado por Charles Dickens como uma história admirável, cheia de personalidade e poder, o romance entre uma heroína arrogante, porém, sensível, e um homem inteligente e dinâmico, aborda questões políticas, filosóficas e econômicas. Uma descrição inabalável das condições sombrias dos trabalhadores da era vitoriana. Gaskell habilmente criou uma das heroínas mais originais da literatura vitoriana!

vivianne 03/12/2023

Primeiro experiência satisfatória com a escritora.
Gostei da escrita, como sempre me ligo mais aos personagens secundário do que aos protagonistas. O contexto histórico foi o que mais me agradou, observar o comportamento das pessoas dessa época com seus julgamentos entre as classes que logo se misturou com a questão da era industrial foi um ponto de vista prazeroso.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2019
Ótimo! Livro perfeito que retrata a vida em plena revolução industrial na Inglaterra, escrito naquela mesma época. Não tem preço ler algo assim. As cenas em Milton nos deixam sem ar, de tanta fumaça, tanta poluição. Sentimos tudo na pele.

Vanessaliteraria 28/11/2023

Elisabeth gaskell definitivamente é uma escritora que tem meu coração na palma da mão dela . Que livro meu Deus! Que delícia ...
Primeiro shipei o casal errado kkkkk depois Margaret tem uma mudança de vida tão radical tadinha , com tantos infortúnios e sofrimentos no caminho ?
Margaret é apaixonante não só pela sua força e bom senso em tudo, mas como ela lida com as coisas que surgem em sua vida.
O final pra mim foi a cereja açucarada do bolo ??
Que cena foi aquela meooo Deooossssssss
E pensar que o thorton tava bem baixo no meu conceito , subiu pra mil derrepente ?
Que homem, que amor ... Aiiiii gente não poderia ter escolhido leitura melhor para o mês de novembro só quero dizer uma última coisa ... LEIAM!

Cristiane.Rocumback 27/11/2023

Demorei, mas terminei!
Livro longo, mas que me prendeu a atenção. Não o li mais rápido por falta de tempo. Gostei do casal, embora pela forma como descrita a história tudo tenha parecido tão "seco e frio". Quem viu a série baseada nesse livro tem uma percepção mais romântica de tudo.
Gostaria que o final fosse um pouco mais "recheado" de detalhes.

ariana62 18/11/2023

Mais ou menos
Comecei a ler pq assisti a série de tv e amei e também pq , segundo a sinopse, bebia da fonte "orgulho e preconceito".

Mas confesso que achei um pouco chato e demorei uns 2 anos pra terminar.

Não sei se é pq não eu estava no clima da história, mas só sei que gostei mais da série de tv

Gab 16/11/2023

MARAVILHOSO
A escrita de Gaskell é envolvente, nos transporta com excelência à uma época distante. Neste livro ela compartilha e ensina sobre os dilemas da luta de classes durante a Revolução Industrial enquanto conta um romance que nos lembra Orgulho e Preconceito. Eu amei demais essa leitura, só daria um final ainda melhor para os personagens principais. Acho que eles mereciam mais páginas e um epílogo que fechasse bem a obra. No mais, achei maravilhoso! ??

Ludmilla 29/09/2023

Resenha do livro norte e sul
O livro é muito bom, gostei da forma como a autora desenvolveu a história. Me lembrou muito os livros da Jane Austen, embora a leitura seja mais leve e rápida. Só achei que faltou desenvolver mais o romance entre os protagonistas da história e, por isso, achei que o final terminou de forma muito abrupta.
Eu assisti a série primeiro e, por causa dela, resolvi comprar o livro. Posso dizer, sem sombras de dúvidas, que a série é bem melhor que o livro (não me julguem, geralmente costuma ser o contrário). A série explora mais o romance entre a Margaret e o sr. Thorthon, sem deixar de exprimir a crítica social presente no livro.
Enfim, acredito que quem fizer a leitura, não irá se arrepender, mas ficará com o sentimento de que faltou algo a mais no final.

Gabriella440 07/07/2023

Elizabeth Gaskell foi uma grata descoberta. "É como uma Jane Austin, só que com crítica social", foi o comentário que me levou a ler sua obra.
Norte e Sul mostra os contrastes da sociedade inglesa Industrial e agrária em plena revolução industrial, o romance é muito bem escrito e a personagem principal é uma das melhores que conheci. Recomendo muito a leitura.

lisa13_ 03/07/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL MEU DEUS
Elizabeth gaskell maee ??? que livro foi esse, sério, fiquei completamente obcecada desde que tive o primeiro vislumbre!! minha irma mais velha me apresentou esse livro e eu gostei das ?semelhanças? que a margaret e o thornton tinham com o sr darcy e a elizabeth, as intrigas e as rejeições que me fazem AMARRR livros de romance antigos KKKKKKKK
a história por si só é perfeita, completinha e redonda, tirando a parte do romance (do qual esperei SETECENTAS E QUARENTA E QUATRO PÁGINAS!!!!) é muito interessante as discussões acerca da revolução industrial, muitas das frases do higgins se encaixam com algumas situações atuais, é muito interessante também acompanhar a evolução do thornton quando se trata dos operários, sério que homem perfeito, sr thornton vc é o primeiro e último homem do mundo!!!
é trágico, é lindo, é emocionante, vi alguém dizendo que era um novelao mexicano cheio de reviravoltas, e realmente KKKKKK a descrição perfeita pra esse livro. vai me deixar morrendo de saudades ?? margaret é uma protagonista e tanto, e é admirável a força que ela teve pra lidar com tantas mortes e tantas decepções, eu realmente gostei muito muito dela, todos os personagens te cativam isso é incrível. enfim, até perco as palavras kkkkkk livro nota 10!! eu recomendo muito muito. perfeito! já to com saudade dos dramas do thornton e das reflexões da margaret

Virgínia 13/06/2023

Seria Mr, Thornthon o primeiro CEO???

Mr Thorthon é um Sr Darcy que trabalha.

Amei o livro, mas gostei mais da série de 2004 da BBC pq a Margareth me irrita menos na série.
Amanda.Sangbusch 25/02/2024minha estante
Hahahaha
Amei sua mini resenha e assino embaixo. ?

Rafaela.Nascimento 11/06/2023

Poderia ser mais leve
Gostei da história e da característica própria na escrita da Elizabeth Gaskell, foge do romance de formação e do gótico vitoriano, trazendo como cenário a revolução industrial, o choque de culturas e o preconceito com classes mais baixas, o romance é muito superficial, faltou profundidade, o mocinho era muito bom mais por vezes se mostrava mimado, a mocinha poderia parecer fria, mais tinha a responsabilidade da família toda pra si, se mostrando forte e resiliente, nao sobrando espaço para o amor, a historia é carregada de muito drama, senti falta de um pouco de leveza na escrita, e muitas coisas poderiam ser resolvidas em menos paginas, o final foi abrupto, no mais é um bom livro.