Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

Rafaelle 22/09/2020

Norte e Sul
Venho postergando a resenha desse livro pois como falar do meu livro favorito e fazer jus à essa história tão incrível?

Norte e Sul é a história de uma mulher que se muda do ensolarado e verdejante sul para o industrial e poluído norte. Sai de um lugar rural e tranquilo para a agitação da vida das cidades industriais. É um livro que sobre choques de estilos de vidas opostos e sobre preconceitos.

Margaret Hale é filha de um pároco dissidente. Após o pai renunciar à igreja eles se mudam para a cidade industrial de Milton onde ele passa a lecionar. John Thornton é dono de uma das fábricas mais prósperas de Milton e aluno de Mr. Hale. John e Margaret foram criados em extremos opostos e isso reflete em suas opiniões, o que leva ambos a vários conflitos. Mas nem mesmos as divergentes ideias impedirão que sentimentos mais fortes floresçam.

Esse livro, além de trazer um de meus romances favoritos, também é uma aula sobre a revolução industrial. A história não é apenas um romance, é uma reflexão sobre todos os impactos que as grandes indústrias causaram sobre a sociedade. Mostrando o ponto de vista de trabalhadores, sindicalistas e patrões, somos levados a refletir sobre essa época que foi tão importante para a história e todas as mudanças na sociedade causadas pela revolução.

Temos várias tramas que se entrelaçam, personagens fortes, de opiniões firmes, batalhadores. Temos também uma histórias de amor linda entre duas pessoas que precisam vencer seu orgulho em nome do que sentem. É o livro que consagrou Gaskell como minha autora favorita e que me me fez entender os impactos da revolução industrial muito melhor do que qualquer aula de história que tive na vida. Recomendo pra quem quer um livro que faça suspirar mas ainda assim seja muito mais do um simples romance.

Babi 28/06/2020

Ótimo clássico!
Aqueles que adoram romance com contexto histórico (no caso do livro, a revolução industrial inglesa) irão se apaixonar por este livro! Já é um dos meus romances favoritos.
A heroína, Margaret Hale, que vivia no Sul da Inglaterra, em um local pacato, rural e de atmosfera agradável; por força das circunstâncias teve que se mudar junto com sua família para Milton, no Norte da Inglaterra, cidade industrializada, com ar poluído e de evidente desigualdade social. Em meio ao choque de realidade, acaba conhecendo John Thornton, dono de indústria, homem obstinado, rico e admirável (apaixonante também a meu ver). A discordância de pensamento entre os dois, principalmente com relação às questões sociais da época, não foi impeditivo para que surgisse o amor, sendo que esse sentimento foi cultivado de forma tão contida e paulatina pelas personagens, que deu uma doçura especial à história. Afinal, quem foi que disse que o amor só pode existir com pessoas que pensam afim? Esse livro nos prova o contrário. O leitor fica na torcida pelo casal, e de boca aberta com a inteligência e personalidade forte da heroína (super à frente do seu tempo, mulher com opinião formadíssima e super eloquente). Vale muito a pena a leitura, só o final que dá aquela impressão de "já acabou?", mas não o suficiente para tirar o encanto pelo livro. É emoção atrás de emoção a cada capítulo desse livro, eu adorei!

Kézia 19/06/2020

Nada como ler o livro certo na hora certa. Me identifiquei várias vezes com a Margaret mesmo que por motivos diferentes.

Gostei da escrita da autora, foi meu primeiro contato com uma de suas obras. Os personagens são bem humanos e mostra como eles vão amadurecendo no decorrer da história. Tem um contexto histórico e mostra bem as consequências da Revolução Industrial para as diferentes classes sociais. É um livro muito interessante e agradável de ler. Eu adorei!

Sheila.Balesteros 26/05/2020

Esse livro maravilhoso que a @pedrazuleditora nos oportunizou ...e que história, gente! Apenas leiam Margaret Hale (Norte e Sul)...e principalmente as mulheres que gostam de histórias que envolvem mulheres fortes, inteligentes, altruístas, tudo isso e mais um pouco você encontrará na personagem principal . A história se passa em dois extremos no Norte da Inglaterra e no Sul. Um lado onde vivenciava a aristocracia, o trabalhador rural, e outro lado o início da revolução industrial, na cidade fictícia de Milton. Os extremos aproximam duas pessoas Margaret e John Thronton onde vai aos poucos nasce uma grande admiração entre ambos, e acaba num grande amor.

Ynglid 26/05/2020

Amei e odiei.
Esse livro não é para qualquer um, resenhá-lo então é um trabalho difícil. Amava os personagens numa página e odiava na outra.
Para começar a autora é extremamente minuciosa e o livro se arrasta até mais ou menos o capítulo 12, se você conseguir passar desse período não vai mais querer parar de ler. A intenção é mostrar as divergências entre norte e sul, conflito que serve de pano de fundo para o romance, mas ela começa pela parte mais “enfadonha” que é o sul, aquela a qual estamos acostumada a ver como retratação da Inglaterra em romances de época, as damas e os cavaleiros todos nobres e ociosos, ricos apesar de nunca trabalharem na vida. Quando a protagonista Margareth Hale se muda para o norte e se depara com outra realidade a coisa esquenta, surgem as comparações e divergências de ideias entre uma região e outra sob a forma do encontro com o Industrial John Thornton, o amigo do pai e o livro fica infinitamente mais interessante.
A Margareth é uma personagem difícil de engolir, criada pela tia em berço londrino, tão preconceituosa e fria que eu sinceramente não queria que ele se aproximasse dela. Este livro caía bem o título de orgulho e preconceito, até mais que o próprio livro de Jane Austen. John também é orgulhoso até certo ponto, mas capaz de ser um homem flexível por trás do industrial rígido, o que reduziu o impacto da imagem dele que me deixaria em desafeto (e acabou por evidenciar minha raiva de Margareth). Tudo gera embates entre eles, mas enquanto ela o humilha e despreza, ele guarda um amor secreto no coração por ela, tão secreto que fico imensamente surpresa quando ele declara com tanto fervor e tristeza no momento em que ela se machucou por ele. E sofro quando ele é friamente rejeitado e ainda acusado de tê-la ofendido com sua declaração de amor.
Enquanto Margareth o tem como bruto, a autora demonstra que ele é até bem sensível, inteligente, determinado e acima de tudo um homem à frente do seu tempo.
O que eu gostei foi que ele não alterou seu ponto de vista por ela como muita gente apaixonada faz. Se fez ser ouvido, e também escutou a ela. No entanto não senti nenhum interesse nela em escutar o ponto dele, ela estava certa e pronto e acabou. O preconceito inicial dela contra os comerciantes e industriais me irritou profundamente. Até que a autora a força a ver Milton (a cidade) com outros olhos através do tempo e de situações do cotidiano. Quando ela é tragada para o centro do conflito entre patrões e empregados. Quando a autora magnificamente a expõe à situação de pobreza e necessidade. Seu sofrimento pessoal também a amadurece bastante, mas antes disso há uma longa jornada carregada de passagens emocionantes.
O romance em si é muito sutil, de acordo com a época. Fiquei desesperada por um passagem mais explicita, um beijo... Mas o destaque do livro é sem dúvida o conflito industrial. Li cada página fascinada pelas descrições de ideais dos empregados e patrões, pela complexidade do relacionamento entre eles que progride negativamente e vai até as últimas instancias por mais que ambos os lados percam, devido a diversos fatores. É tudo perfeito, e envolvente de forma que quem não gostar do romance ainda fica absorto no livro. Fiquei com ódio quando me deparei com personagens de vidro, principalmente as femininas. Todas. Se cansam sem fazer nada, tem a saúde frágil, reclamam de tudo e qualquer "a" já é levado como ofensa pessoal. Chegou ao cumulo de uma afirmar q não gosta da outra sem sequer ter visto uma única vez. E eu sei, eu sei, coisa de época e tal, mas a autora exagerou a tal ponto que fez-se impossível o transcorrer de uma simples conversa que seja. No fim isso foi totalmente aplacado pelo conflito industrial (graças a deus) que tragou minha atenção e pelo tempo que amadureceu os personagens com as dificuldades da vida. Nada acontece de um dia para o outro aqui, as coisas são desenvolvidas e entrelaçadas pelo destino com lentidão, a gente percebe a passagem de tempo, nada é como mágica. Isso só aumentou a expectativa para o final, que na minha opinião apesar de perfeito por um lado, foi extremamente abrupto.
Eu entendo que se trata de um livro escrito faz tempo, mas fiquei desesperada por um beijo ou uma demonstração mais intima de afeto, algo mais explícito (não confundam explicito com vulgar)... Eu só acrescentaria isso, mais umas 20 páginas no final, eu precisava de mais.
Deh 03/06/2020minha estante
Olá, no livro os sentimentos da Margareth pelo John fica mais intenso do que na serie (2004)?

Ynglid 06/07/2020minha estante
Olá Deh! Eu não assisti a série ainda, mas no livro os sentimentos dela só mudam bem ao fim e são compatíveis com os dos John, embora a escrita da autora seja um tanto implícita. O fim abrupto do livro não permite ver muito do relacionamento deles, depois que ela percebeu que o amava acaba e isso é um tanto frustante, mas comum a livros dessa época. Tem até um livro que se diz continuação desse livro escrito por outra autora com foco mais romântico, Chamado "um coração para Milton" que pode ser interessante para quem quer ver mais demonstrações de afeto entre os dois. Estou na metade dele. Ele satisfaz um pouco a curiosidade, mas por não ser da própria escritora ficamos na dúvida se ela queria seguir por este caminho mesmo. Sinto mais como lendo uma fanfic

Jeh 21/05/2020

Adorávelmente cativante!!!
Não pode ser apenas coincidência, que dois livros de época descrevam cavalheiros tão perfeitos ( Mr Darcy e Sr. Thornton ) O que me convence cada dia mais que nasci na época errada! Rsrs
O livro é longo, tem seus altos e baixos, porém nenhuma fala é vã... todo conteúdo serve pra completar a história. E qndo chega o final a gente fica com o desejo de que ainda tivessem outras 700 páginas para nos contar sobre como foi esse amor que esteve reprimido duramte tanto tempo. .. daria td pra saber como a mãe de Thornton recebeu a noticia rsrs
Pensei que da msm forma q Darcy ajudou a encontrar a irmã de Elizabeth., Thornton ajudaria a livrar Frederick... mas essa parta da história não teve o deafecho q imaginei.
Só não favoritei pois senti falta de um final mais detalhado; por mais que já suspeitavamos dos sentimentos de Margareth ela não expressou em nenhum momento; então ficou meio que repentino...
Mas,ainda sim ,é um livro rico que enche o coração e o aquece... com certeza farei ouyras releituras!

OceaneMontanea 19/05/2020

Esta (como quase todas do Skoob) não é uma resenha
Demorei bastante pra "engatar na leitura desse livro e, de fato só achei uma leitura fluida quando a história, já em Milton, sai um pouco de âmbito familiar e toma um rumo mais "social". A protagonista parece despertar para a vida e para os problemas alheios com essa mudança de cidade e isso também se faz perceber na narrativa. Justamente o que me encantou nesse livro foram as descrições da industrialização do Norte inglês e suas personagens. As coisas que a autora coloca na boca de Margaret Hale me impressionaram muito e as discussões e situações das quais ela participa, sendo uma mulher de seu tempo são muito interessantes de acompanhar. Para mim, algumas das melhores cenas são justamente as conversas dela com Nicholas Higgins, um dos operários com quem tem contato, um dos melhores personagens do livro. O cotidiano de trabalho duro, uma grande greve que resulta em violência, desemprego e muita desolação, as consequências, muitas vezes fatais, das condições de trabalho nas fábricas, a distância das mulheres de temas cotidianos da cidade e seu papel restrito de "organizadora do lar", o afastamento do clero e dos intelectuais das questões do povo, tudo isso é retratado muito bem na narrativa de Gaskell.
Pensando bem, é um livro que cresce conforme o analiso.

Flavinha 28/02/2020

Lindo
É uma linda história vale super a leitura. Tem um serie baseada nesse livro que é tão bonita quanto o livro. É mais um dos meus amores.
Jeh 21/05/2020minha estante
Louca pra ver a série agora

Flavinha 23/12/2021minha estante
@Fany, sim mas a história é mais focada na jornada em si do que no romance e particularmente o final do livro e infinitamente superior ao da série. Não sei porque não usaram o mesmo final, mas a leitura é incrível.

maridaustria 26/01/2020

Fiquei surpresa com este livro, ao receber uma história tão carinhosa e bem escrita. Gaskell foi incrível ao descrever a realidade da época industrial e os olhares distintos dos industriais e dos sulistas. O livro é rico em detalhes, sutil ao dispor os discursos e pensamentos de Mr. Thornton e Miss Hale. Que pessoas fortes, de opiniões decididas sobre a vida e sobre o viver.
Por fim, fiquei felicíssima em ver como a BBC conseguiu transmitir na tela o história de Gaskell com riqueza de detalhes, cheio de expectativas e sentimentos.

Magasoares 30/10/2019

Norte e Sul
Adorei, só não gostei muito do final, foi tudo tão rápido, mas tirando isso, é um romance maravilhoso. Vale muito a pena a leitura, e recomendo. Só não favoritei justamente por causa desse final repentino.
Jeh 21/05/2020minha estante
Tbm senti falta de um final mais detalhado; por mais que já suspeitavamos dos sentimentos de Margareth porém ela não a expressou em nenhum momento!

Izabel 19/01/2021minha estante
Jeh não poderia ser diferente, este romance é verdadeiramente de época, é impensável para aquela época um romance que fosse mais longe do que ele foi, para serem publicáveis e lidos por moças "de família" os romances tinha que jamais ultrapassar certas marcas heheh.

Fernanda.Granzotto 19/08/2019

Levei muito tempo para ler, mas terminei este livro e adorei !!!!!!

Marli.Ramires 30/06/2019

Para se começar a ler Elizabeth Gaskel
Um livro de época, com romance, luta de classes e reflexão sobre a vida.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 09/04/2019

Maravilhoso!
Quando comecei esse livro estava super ansiosa, primeiramente porque assisti a série e adorei. A capa também é linda, comprei a versão de capa dura e esse livro é a coisa mais linda! A Martin Claret está de parabéns, olha… Estava tudo perfeito: diagramação, espaçamento, revisão… Tenho poucos livros dessa editora, mas já percebo que é de um trabalho louvável e caprichoso. Mesmo que seja mais caro, vale a pena comprar.

Começando a falar da história agora, preciso admitir que o início é realmente maçante, pois são expostas algumas situações que não têm muita relevância pro enredo em si, entendem? É mostrada nossa protagonista, Margaret Hale e um pouco de sua situação antes da mudança fatídica.

Digamos que as 100 primeiras páginas são um tanto quanto desnecessárias, mas depois que ela e sua família se estabelecem em Milton e a história começa a verdadeiramente ocorrer, fica incrível. Não temos apenas um romance aqui. Há toda uma crítica social muito consistente. Elizabeth Gaskell se propôs a trabalhar com os efeitos da Revolução Industrial e foi um trabalho extremamente bem feito. Ficou excelentemente retratado, eu me senti naquela época, como se estivesse vendo aquelas pessoas sofrendo, morrendo por causa de uma cidade altamente industrial que prejudicava a saúde delas por causa das fábricas.

Toda a questão da greve também merece ser ressaltada. Ouvimos muito do lado dos burgueses e pouco do proletariado na escola, é legal ver o sindicato e o desenvolvimento da greve. Como eu disse, ler esse livro é como realmente viver naquela época, isto se você se deixar envolver completamente. [...]

CONTINUA NO LINK.

site: https://meowbookblog.com/2019/04/05/resenha-norte-e-sul/

Izabel 16/01/2019

Um verdadeiro romance de época
Um dos melhores livros no estilo romance propriamente dito, que já. Muitos certamente desprezarão por se tratar de um romance de época, uma pena.
A história se passa no período de efervescência da revolução industrial, mudanças do campo para as cidades, greves, novas preocupações sociais; esse quase enredo secundário (que bem pode ser o enredo principal) enriquece muitíssimo os amantes de história, como eu.
Sou protestante, e uma pequena mas significativa parte do enredo conta as angustias de alguém que não se alinhava mais com a teologia e práticas da igreja da Inglaterra. Um primor.
É um romance escrito “naquela” época, portanto, não espere suspiros, beijos apaixonados, nada, um simples toque de ponta de dedos já era o suficiente para causar desmaios, rs, tanto é, que é preciso ter isto em mente para compreender o porque a atitude nobre mas intempestiva da “mocinha” num dado momento, faz com a julguem e ela se culpe, atitude digna de pouco alarde hoje em dia. Tudo isto a meu ver, torna tudo ainda mais significativo, pois você se torna espectador de um verdadeiro romance a moda da época.
Mas aponto o que não é um defeito, apenas uma característica dos romances deste período. O enredo “se arrasta” numa constante de acontecimentos que distanciam cada vez mais o casal; isso se explica, pois neste período o amor só seria amor se vencesse todos os obstáculos e intrigas; os sacrifícios e final redenção eram parte do fascínio pelo amor romântico.
E claro, como os casamentos da vida real da época, tinham quase nenhum glamour ou história por trás, dado que eram práticos e quase sempre arranjados, com algumas exceções, os autores precisavam ser bastante criativos para ter um romance que preenchesse mais que dez páginas rs.
Então é totalmente compreensível, mas pode enfadar ou atormentar alguns leitores, ou deixá-los tão ansiosos que abandonarão a leitura, mas peço, leia até o final, valerá a pena.
Certamente lerei novamente, tamanho apreço que tenho por ele.

Izabel 19/01/2021minha estante
Deh, não. No livro a leitura dos sentimentos tem que ser pescada a medida que se lê, nada fica absolutamente evidente ou intenso. Minha opinião.

THAIS 25/12/2018

Tradicional romance de época.
Norte e Sul traz uma das mais belas histórias de amor que já tive o prazer de ler. Sua narrativa, a meu ver, muito se assemelha os romances de Jane Austen; como um enredo tradicional voltado para a vida de famílias aristocráticas de classe média, mas que também apresenta algumas pinceladas da vida da classe trabalhadora que estava começando a se condolidar das cidades industriais da Inglaterra da Primera Revolução Industrial.
Isso mostra a abrangência do romance e justifica em parte a sua extensão (quase 800 páginas). Assim, tal obra traz grande riquesa de descrições e detalhes, que poderian ser cansativos se a autora não tivesse sabido dosar usando-se de uma linguagem fluida e leve.
Também gostaria de resaltar que para os que assistiram a série baseada na obra, que recebe o mesmo título, perceberão grande diferença entre ambas.
Enfim, recomendo a obra para os que se deliciam com bons romances de época.