Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

Monica.Fusco 18/09/2021

Norte e Sul
Excelente livro sobre a era vitoriana e os contrastes entre o Norte e Sul da Inglaterra, com uma personagem central maravilhosa!!

Rachelz 17/09/2021

Norte e sul ??
O meu amor por Orgulho e Preconceito, transbordou nesse livro. O fato de poucas pessoas lerem me deu a sensação de ser meu queridinho e único no meu coração.
Mr. Thornton e Margaret marcam um sentimento que transcende as barreiras do preconceito gerada pela sociedade, além de transmitir um amor crescente que vai de uma simples palavra ou de um simples olhar.
Um livro que não se limita ao romance, pelo contrário ele torna forte a luta do trabalhador nas indústrias e a dor da pobreza sentida por cada personagem.

Melhor da vida, nunca esquecei... ?
Cris 17/09/2021minha estante
A declaração de amor, presente neste livro é uma das mais belas que já li.

Kamilla 09/09/2021

Orgulho, preconceito...e Revolução Industrial
Elizabeth Gaskell é uma autora inglesa com quem eu tive pouquíssimo contato. Depois de assistir uma adaptação da BBC e de achar o livro em promoção, resolvi que tinha chegado a hora de ter meu primeiro contato com a escrita da autora.

Gostei da forma que o livro mistura romance e crítica social, não existe personagem perfeito, todos tem seus momentos equivocados e seus julgamentos mais irrefletidos e preconceituosos ao longo da história, o diferencial é o processo de amadurecimento dos personagens principais.

Margaret Hale a primeira vista não é uma heroína tão carismática quanto a maioria de suas contemporâneas literárias, ela é um tanto quanto ingênua, mimada, orgulhosa e preconceituosa ao longo da primeira parte da história. Eu gosto de como ao longo da história ela foi se adaptando a novas formas de viver e de pensar a partir do momento em que ela começa a conviver com pessoas de origens sociais diferentes da dela. Tanto que em determinado momento o caminho que ela percorreu foi tão longo que ela mesma se sente estranha ao voltar a conviver com as mesmas pessoas que ela convivia no início da história.

John Thornton é um herói que também precisa aprender a lidar com a posição de industrial, que o isola da comunidade trabalhadora e que ao mesmo tempo não garante entrada nos círculos mais conservadores da sociedade, visto o como o trabalho era estigmatizado, gostei que ao longo do livro ele aprende a fazer concessões e a ouvir os funcionários, e como se compromete a tentar inovar o seu negócio para tentar criar um ambiente mais saudável.

Eles funcionam bem como casal, lembraram um pouco Elizabeth e Darcy de Orgulho e Preconceito, principalmente pela primeira declaração desastrosa que Thornton faz para Margaret. No geral, gostei mais dele do que dela, mas foi divertido acompanhar ela o livro inteiro lutando contra os próprios sentimentos por John.

Os personagens secundários são interessantes, o núcleo da tia e da prima londrinas não me cativou, penso que a intenção da autora foi mesmo mostrar a indolência e alienação das classes mais altas. Gostaria que a crise de fé do pai tivesse sido melhor explicada. Mrs. Thornton também foi uma boa personagem, os demais cumpriram o seu papel, entrando e saindo da trama, mas sem me causar maiores impressões.

Elizabeth conseguiu levar o suspense até o último capítulo, roí as unhas esperando Margaret e John conseguirem finalmente conversar.

Me diverti e aprendi bastante sobre a época, as primeiras fábricas e os primeiros sindicatos, as leis que regiam a rigorosa marinha britânica e me apeguei bastante ao romance. Elizabeth Gaskell definitivamente entrou no meu radar!

Sara277 22/08/2021

Norte e Sul, de Elizabeth Gaskell
A primeira obra que leio da autora. Não conseguia parar de ler, um dos melhores romances que já li. Recomendo muito.

Pam 18/08/2021

Se Karl Marx escrevesse um romance...
Muito se compara "Norte e Sul" com "Orgulho e Preconceito", e apesar das semelhanças, eu senti que a Elizabeth Gaskell só usou um romance como fachada para na verdade passar uma mensagem muito maior e mais importante: a luta de classes e a luta do proletariado. Nesse livro nós acompanhamos uma cidade que não mais vive na divisão clássica da sociedade inglesa (aristocracia x plebe/povo), mas está sujeita a dinâmica complexa pós Revolução Industrial e todos os desafios que com ela vieram: "O Norte e Sul se encontram e se tornam amigos aqui nesse lugar grande e esfumaçado".

A Margaret, nossa heroína, nascida numa cidade do campo e criada em Londres, se muda para Milton, uma cidade industrialista, e achei incrível conhecer o município pelos olhos dela, porque vamos nos surpreendendo junto com a protagonista vendo a realidade de uma região fabril na Inglaterra Vitoriana. A Margaret passa a ver toda a calamidade que as indústrias trazem pro local, desde ambiental (o tempo todo ela fala do ar sujo e do pó no corpo) até as condições humanas: jovens morrendo porque desde a infância trabalham em fábricas de tecido e morrem ainda adolescentes pois aspiraram muito algodão. Além disso, vemos os impactos sociais, como a falta de educação básica (porque todos passam a infância em fábricas), a falta de uma profissão e a desvalorização da humanidade.

Em contrapartida, temos o par romântico da Margaret, o industrialista Sr. Thornton. É interessante um personagem como ele porque vemos também o ponto de vista do patrão da fábrica, ou seja, a Gaskell tenta dar voz a todos. Demorei a me apegar a ele, mas depois vemos que ele tem um lado bom. A Margaret passa a dar voz e ouvidos aos grevistas e sindicalistas e o Thornton a escuta, não a trata com desrespeito, e inclusive passa a considerar mudanças na indústria. Eu achei isso muito interessante, porque muitos viam a Margaret como uma menina boba e mimada do campo, mas o Thornton nunca a desprezou, ele inclusive teve um grande desenvolvimento. No final ele passa a reconhecer que numa realidade ideal os funcionários teriam participação maior nos planos e lucros da fábrica, mas isso é uma ideia muito otimista (não tem opção ideal dentro do capitalismo... Gaskell, você é genial!).

Deixando de lado agora a parte sociopolítica, o livro é muito bom em todo o resto. A escrita é ótima, flui bem e os personagens ao redor da Margaret todos tem sua relevância e o tempo todo tem algum drama acontecendo na vida pessoal dela (isso além dos dramas dos sindicatos locais). O livro tem direito a tudo: mortes surpreendentes, romance, vingança, até acusação de assassinato. É UMA OBRA COMPLETA!

Minha única ressalva é que eu queria um aprofundamento maior no romance entre a Margaret e o Sr. Thornton. Eu senti que isso não era o foco principal (como em outros romances vitorianos), mas eu queria mais desenvolvimento do casal principal, que no final acabou nem sendo o que mais me interessou no livro: eu queria muito mais ver se as greves dariam certo do que ver o casal principal junto.

Norte e Sul nos apresenta um romance numa sociedade que parece não poder nos proporcionar um final 100% feliz. A vida no campo tem suas intempéries e dificuldades, e a vida na cidade industrializada é recheada de uma nova crueldade que surge nessa época ceifando a dignidade e vida de muitos. Esse livro é cheio de aventuras e o ritmo nunca desacelera, sempre tem algo novo acontecendo para instigar o leitor. Eu recomendo muito pra quem gosta de romances que têm críticas sociais por trás, apesar que esse aqui é praticamente um livro de críticas sociais temperado com romance.
Bianca 18/08/2021minha estante
Nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler, obrigada kkkkk

Pam 18/08/2021minha estante
bianca, eu tbm descobri ele esses dias pela MINISSÉRIE, vi numa lista de indicações de romances de época kkkk é uma obra q merece mt mais reconhecimento, é incrível.

Mayara666 19/08/2021minha estante
Eu amo esse livro! A série do BBC do livro é muito bem feita tb!

Pam 19/08/2021minha estante
may, eu to numa luta pra ver essa série! só achei com uma qualidade horrível ? vc sabe se tem em algum stream?

Mayara666 19/08/2021minha estante
É isso mesmo rsrsrs eu vi pelo YouTube num canal chamado Romances de Época. Nunca vi em stream. Mas já Só vi o dvd pra vender.

Mayara666 19/08/2021minha estante
Olha fiquei tao viciada nessa história que li livros que sao como uma continuação de Norte Sul, mas feita por outros autores. ?? justamente por esse amor inacabados deles ?

Pam 19/08/2021minha estante
may, vc ta me apresentando uma tentação, q vontade de ir atrás disso tudo... kkkk vou procurar esse canal do youtube, mt obrigada ?

@Mihleituras 16/08/2021

Gostei muito do romance. Fala sobre a revolução industrial, gostei muito de Margaret. Ela é muito simpática com as pessoas.

rafinha 08/08/2021

Me supreendi com essa leitura, ouvia comparações com o trabalho de jane austen e discordo veemente! Norte e sul é um trabalho extremamente politizado para a época e se compara com trabalhos ilustres de dickens, leitura densa que ao mesmo tempo consegue ser fácil na hora de ler.
diferente do que eu imaginava mas de uma maneira positiva

Joane 14/07/2021

Um romance social que conquistou
Provavelmente nunca teria conhecido essa história se não tivesse visto numa LC. E surpreendeu tanto

A linguagem não foi complicada exceto pelos diálogos que podem ser confusos, devido ao contexto que são faladas, e por ser séculos atrás pode ser bem confuso.

A protagonista é colocada a prova e a desafios, que desta forma é mostrada como uma mocinha forte, que me ganhou também.
Temos um pouco de tristeza com os acontecimentos, tais infortúnios que parece tão inacreditável, que pode nos fazer pensar quão realista pode ser.
Milton é um lugar que o ar não é muito favorável, chegando a ser desfavorável e bastante.
Também nos trás o contexto dos trabalhadores e o lado do dono da fábrica, que batalhou para chegar a onde está. E nossa mocinha no meio de tudo isso. Um belo contraste se faz presente. Uma luta em tempos tão difíceis e a protagonista que tão jovem e que já viu tanto e também sofreu.

Essa história me trás fervor e ardor. Me fez até torcer para que eles ficassem juntos e está nas últimas páginas e isso parecia que não ia acontecer.
Por essas e mais, que eu amei. Amo um livro que não muitas pessoas amam

Ótima leitura! Que me acompanhou por tanto tempo e agora sinto falta

Scoobercaah 01/07/2021

Norte e Sul
Livro incrível, cada capítulo tem de início trechos de poesia escritos por poetas famosos de séculos passado.
A história é linda,Margaret é uma jovem de uma pureza singular que passa por tantas tristezas e ainda assim se mantém de pé. O Sr Thornton ,apaixonado, não conseguiu deixar que o amor se apagasse.
Queria mais umas cem páginas dessa história,eu ficaria mais satisfeita,

Bjos
Roseane.Argolo 01/07/2021minha estante
Ai, agora eu quero ele tb

Scoobercaah 03/07/2021minha estante
??

Julia.Martins 19/06/2021

Período vitoriano em sua melhor forma literária
Clássico de Elisabeth Gaskall de 1854, esse romance industrial do período vitoriano foi publicado pela editora de Charles Dickens. Gaskell tem muitas vezes seus romances comparados aos romances de Jane Austen, o que eu concordo apenas em partes, pois ambas as autoras, embora apresentem coincidência temática em muitos pontos, muito se distanciam em estilo de escrita. Austen tem escrita mais "fast-paced", enquanto Gaskell escreve romances mais "slow-burned". Ambas impecáveis em seus estilos. Austen fala sempre do seu próprio ponto de vista, enquanto filha de um pároco na Inglaterra rural. Gaskell conduz o leitor a uma narrativa que tenta educar o leitor acerca das diferenças de classe sob o ponto de vista de alguém que conhecia muito bem a vida citadina do período industrial inglês, ela mesma tendo vivido em Manchester. A obra mostra as diferenças entre a vida rural mais ao Sul e urbana/industrial mais ao Norte apontando o efeito da desigualdade social na vida dos indivíduos, além da deterioração das relações comerciais entre as distintas classes. Obviamente esse livro traz muitas outras temáticas como o despertar da força da protagonista mulher no período vitoriano, além de ensinamentos sobre orgulho e compaixão. Um clássico incrível. Recomendo aos leitores das Brontes, Austen e Dickens.

kari 16/06/2021

Tipo orgulho e preconceito
Gostei bastante da história. Um romance que acontece durante a revolução industrial, onde uma família do campo se muda para uma cidade industrial, Na Inglaterra,passam por varias mudanças.
Tem um casal muito fofo, Margaret e sr. John Thornton, que no começo se estranham bastante por terem opiniões divergentes e diversos pré-conceitos.
Tem diálogos muito ricos. Apesar de ser uma obra longa, achei a leitura bem fluida.

Midian Damazio 08/06/2021

Que leitura meus amigos!!?
Um clássico apaixonante, o qual mostra ao leitor as diversas faces da era industrial britânica. Mais que a construção e envolvimento do casal, o livro nos leva a encarar um cenário de miserabilidade e disparidade social. Além dos protagonistas serem maravilhosos! Simplesmente incrível!
Sou suspeita ao falar pois amo um classico.?

Thais 08/06/2021

Um clássico incrível.
Fazia tempo que queria ler esse livro, mas sempre deixava sempre pra próxima, até que vi uma Leitura Coletiva dele. Foi ótimo ler com outras pessoas, discutir sobre tudo que acontecia.
A escrita é ótima, imaginei que seria uma leitura difícil por ser um clássico, mas foi bem tranquilo. Foi o primeiro livro que eu li da Elizabeth Gaskell.
É um livro muito bom, com a revolução industrial presente na história, muita crítica social, doenças, greves, preconceitos, os personagens foram super bem construídos. Gostei muito do John Thornton, achei o personagem super bem escrito, imaginei que ele seria todo discreto com os sentimentos, mas não, ele demonstra mesmo. Margaret Hale não gostei muito no começo, mas depois comecei a gostar mais, fiquei com dó dela em vários momentos. Ela era sempre muito boazinha, tentava ser o apoio de tudo e de todos, mas chega uma hora que não dá pra segurar o mundo com as mãos.
Muita emoção a cada capítulo. Só queria um final mais detalhado, mas tirando isso é um clássico incrível. Vale super a pena. Vou ver a série agora que é super elogiada.
Nati 08/06/2021minha estante
Ahhh, faz um tempão que quero ler esse livro.

Thais 11/06/2021minha estante
É muito bom,Nati.

Renata 07/06/2021

Em Norte e Sul somos apresentados ao contraste entre duas regiões da Inglaterra, tanto na paisagem quanto na personalidade de seus personagens. De um lado, temos os Hale, pessoas sulistas que mudam-se para o norte do país após o pai de Margareth deixar de ser clérigo. De outro, temos os Thorton, uma família um tanto austera no que diz respeito a comportamento e que lutou para alcançar o status de industriais de sucesso na esfumaçada Milton. Somos agraciados com uma visão sobre a situação de proprietários de fábricas e de trabalhadores em uma cidade industrializada, localizada ao norte da Inglaterra, através do ponto de vista de uma protagonista oriunda do sul.
John Thornton é um homem forte, um tanto rude, e que, desde muito jovem, aprendeu a importância do trabalho árduo e justo. Ele é um empresário no ramo de algodão e administra a própria fábrica em Milton, tudo adquirido através de muito esforço e sacrifício.
Margareth Hale é uma jovem extremamente amável, porém com pensamentos fortes e, um tanto, preconceituosos em relação ao meio de vida de Milton. Dotada de uma beleza única, logo chama a atenção de Mr. Thorton. Ambos não tiveram uma boa primeira impressão, mas acabam se tolerando por causa do pai de Margareth, Mr. Hale, que dá aulas particulares para Mr. Thorton e o considera seu aluno favorito.
Engana-se quem acredita que a história trata-se apenas do romance entre o Mr. Thorton e Margareth. Através de diversos acontecimentos nas vidas de ambos, somos agraciados com diversas críticas de cunho social e passamos a entender melhor a complexidade das relações trabalhistas da época, bem como davam-se as greves naquele período. Durante o decorrer da história, notamos que o afeto entre ambos vai crescendo e o relacionamento conflitante se estruturando.
Elizabeth Gaskell, com sua escrita brilhante e fluida, nos transporta e nos dá a sensação de estarmos realmente vivendo naquela época. É uma escritora que merece mais reconhecimento. Super indico, principalmente aos, como eu, amantes das obras de Jane Austen.