Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell




Resenhas - Norte e Sul


179 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Michele.GaviAo 07/06/2021

Um livro cheio de perdas e dor onde se abrir para amor é um ato difícil, mas que no final o amor é a melhor escolha.
comentários(0)comente



Letícia Alves 03/06/2021

Margaret e John conseguiram roubar de Elizabeth e Darcy o posto de casal favorito dentro do meu coração.....

Sem palavras pra escrita de Gaskell. Desculpe Austen, mas no momento vc pulou pra segundo lugar no meu pódio pessoal
comentários(0)comente



Maria 23/05/2021

Maravilhoso
A comparação com Orgulho e Preconceito é injusta em muitas questões. Mas o que mais acho incrível é como nuances politicas se misturam com a história dos personagens, luta de classes misturada aos sentimentos de Margaret Hale.
A narrativa de Gaskell é adorável também, proporcionando uma leitura fluída.
comentários(0)comente



Alice 13/05/2021

Um clássico dos clássicos, tem uma linguagem fluida mas é um tanto denso, as pessoas pensam de mais e falam de menos mas a história é boa! Traz o contraste da industrialização na Inglaterra e dos diferentes costumes!
CRIS LI 14/05/2021minha estante
É um dos meus favoritos. ? Retrata bem o começo da Revolução industrial e da cultura rural da Inglaterra também.




Amanda Bento 04/05/2021

Karl Marx meets Jane Austen
Esse livro não é um Orgulho e Preconceito na Revolução Industrial, mas é um O Capital, só que romântico. É cheio de nuances e provocações socioeconomicas, com pessoas devastadas pela pobreza ou outros pela riqueza doentia. Ela queria: romance. Ela teve: quebra pau político.
E eu amei!
Duda.dudagabooks 05/05/2021minha estante
HAHAHA amei essa resenha pois é TOTALMENTE ISSO




Taynara @adamadolivro 20/04/2021

NORTE E SUL – ELIZABETH GASKELL
Olá leitores, tudo bem com vocês? Espero que sim! Essa semana eu tive a honra de ler mais um livro da Elizabeth Gaskell e novamente fui FISGADA por essa ESCRITA ENVOLVENTE e calorosa, espero que vocês também tenham a oportunidade de ler esse livro, o qual trouxe tanto conforto ao meu coração. 💫

“Ele chegou mais para perto dela. Ajoelhou-se ao seu lado para ficar com o rosto na mesma altura que o ouvido dela, e sussurrou ofegante: - Tenha cuidado... Se você não me falar nada eu irei considerar de um modo estranho e presunçoso que você me pertence. Se quiser que eu parta, mande-me embora imediatamente, Margaret!”✨

MARGARET HALE é uma jovem dama criada no sul, seu modo cortês e educado reforça a imagem recatada e cristã da personagem. Quando seu pai (um pároco) entra em um dilema RELIGIOSO, não há outra saída se não o acompanhar para a cidade de MILTON no NORTE, juntamente com sua mãe e a sua criada.

Em Milton ela conhece o poderoso empresário JOHN THORNTON, que toma lições de LITERATURA com o Sr. Hale, fazendo uso de sua riqueza para a EDUCAÇÃO do mesmo, visto que teve uma infância pobre e cheia de RESPONSABILIDADES.

John se encanta com Margareth a primeira vista, mas descarta a possibilidade de um RELACIONAMENTO, acreditando no preconceito e SUPERIORIDADE que a moça demonstra quando estão juntos, além de que todas as suas conversas se tornam discussões impetuosas.

Além do ROMANCE muito bem protagonizado, o livro aborda questões POLÍTICAS e burocráticas que são presentes na diferença das CLASSES SOCIAIS. Os personagens secundários reforçam essa crítica trabalhando com cargas horárias extremas, salários de fome, condições de trabalho que prejudicam sua saúde e muito mais.

Esse é um livro extremamente romântico e CRÍTICO. Uma leitura saborosa e afiada, com algumas semelhanças com Orgulho e Preconceito, recomendo para os fãs da Austen e Charlotte Bronte, leitura obrigatória! Até mais leitores!

comentários(0)comente



Gaby 15/04/2021

Os primeiros capítulos são meio cansativos, mas depois a história começa a fluir melhor.
Amei demais a história, realmente tem lá suas semelhanças com Orgulho e Preconceito mas de forma alguma é uma cópia.

Em algumas discussões entre os personagens fiquei confusa sobre o que eles estavam debatendo. Rsrs

John Thornton é o único capitalista possível de se apaixonar, embora eu esteja sempre 100% ao lado dos trabalhadores. Apesar dos pesares, gostei de algumas visões que ele teve e o respeito que ele teve pelo o Mr, Higgins no final.

É uma pena que a história teve que ter seu final corrido, pois acredito que se não fosse isso, a história seria perfeita! Acabou que fiquei com a sensação de que a aceitação entre os dois foi rápida demais. Gostaria de ter lido mais, uma pena.

Pra quem gosta de romance de época, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Amanda 10/04/2021

Perfeito!
Não sei por onde começar! Eu amei cada segundo que passei com este livro. A história é sensível, doce. Mostra tanta dor e luto, mas sempre com a doçura e amparo do amor de amigos e familiares.

Me deliciei com as profundas reflexões que eram feitas em cada conversa. Invejei essa habilidade que sempre vejo nestes romances de época, habilidade que parece ter se perdido com o passar dos anos. As pessoas hoje em dia não pensam nem por um segundo antes de falar, a realidade seria tão melhor se tivéssemos um pouco desta reflexão que há de sobra nesse livro.

Aqui há um spoiler:

A forma como o amor é desenvolvido no coração de Margaret e de John, como seus sentimentos são amadurecidos, como foram humildes ao se permitirem enxergar pelos olhos do outro e entenderem seus motivos e razões e assim permitirem que suas fortes opiniões fossem senão mudadas, abrandadas, é deliciosa! Essa onisciência do narrador, que mostrava tão bem o desabrochar desse amor em cada um deles foi o que me fez suportar feliz o fato de só terem finalmente se lançado nos braços um do outro na página 742 em um livro com 744 :) rs

Um livro que vale a pena, uma leitura que recomendo fortemente. Já estou com saudades desse casal que conquistou meu afeto e respeito!
comentários(0)comente



Bruna Peixoto 27/03/2021

Fazia bastante tempo que queria ler, e achei muito bom. Para quem curte livros de romance com contexto histórico irão gostar bastante desse livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dessa 01/03/2021

Conflito de ideias
O romance de Gaskell é de uma atualidade perturbadora e a delicadeza com que ela trata os problemas sociais de sua época é impressionante.

É interesse notar o tratamento que ela dá ao conflito de ideias da Margareth e do Mr. Thornton e deste com Nicholas Higgins. Gaskell viveu em uma Inglaterra de crescente ebulição, por conta dos desdobramentos da Revolução Industrial, os conflitos de ideias eram comuns, de um lado a aristocracia decadente versus a burguesia em ascensão, de outro, empregadores e empregados, todas essas visões se emergiam, colidiam-se, borbulhavam, e ninguém parecia querer se entender.

A autora conseguiu extrair uma extraordinária narrativa do que era ordinário na sua época, e seus personagens demonstram muito bem isso. Todos eles se deparam com seus preconceitos, e em um primeiro momento, nenhum deles quer entender o outro, Margareth se recusa a entender o Mr. Thrornton, já ele e Nicholas sequer cogitam a possibilidade de conversarem sobre seus pontos de vista, é apenas quando eles abaixam suas barreiras e escutam um ao outro, que o diálogo se torna possível. Todavia, como em muitos relacionamentos humanos, isso não é feito, nem acontece, da maneira mais fácil.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Grazi 16/02/2021

Muito bom
Primeiro contato meu com a autora... achei bem interessante a escrita, história que prende... lembra meu romance preferido da vida ?Orgulho e Preconceito?.
comentários(0)comente



179 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR