História dos Papas

História dos Papas Charles A. Coulombe

Resenhas - História dos Papas

Lathos 13/02/2024

Uma aula de história
O livro escrito por Charles A. Coulombe vai aos primórdios da história da Igreja Católica, e traz de forma resumida a história de todos aqueles que assumiram a cátedra de São Pedro, também citando os "anti-papas" dos períodos turbulentos da história da Igreja. Não só traz fatos interessantes como contextualiza o leitor dos acontecimentos históricos que envolviam não só a Europa como grande parte do mundo, desde a queda de Roma para os bárbaros, as invasões mussulmanas, o descobrimento das Américas, até a primeira e segunda guerras mundiais.

Tirando alguns problemas na nomenclatura de alguns Papas (numerais romanos sendo apresentados de forma errado, levando a confusão na identificação de alguns Papas como são vários que compartilham mesmo nome), este livro é um prato cheio para os amantes de história e os fiéis que estejam interessados em aprender mais sobre a história da Igreja.

Juliana.Goncalves 01/08/2023

Conhecimento
Para todos os católicos, e todos Catequistas, precisam ler esse livro maravilhoso!!!
Minha Biblioteca Católica sempre arrasando

Sabrina 08/07/2023

História da esposa de Cristo ??????
Livro muito bom, e interessante! Não traz somente a história de cada Papa, mas um resumo da época em que cada um viveu, juntamente com o contexto político e social, nos levando realmente em como era o pensamento da época. Uma boa maneira de estudar história, geografia e sociologia ? já que ele traz tudo isso na história de cada Papa.

Agora sobre a história da Igreja em si, caracas! Como a Igreja já passou perrengue em. Quantas heresias, senhor!!! A cada hora surgia uma diferente, sem pé nem cabeça. Era flechada tentando derrubar a Igreja de todos os lados, mas ela nunca irá cair!!

Uma coisa muito nítida na leitura do livro, é o perfil de cada Papa conforme os séculos, e as suas preocupações e realizações. Nos primórdios da Igreja vemos os Papas santos que conviveram ou tiveram contato com quem conviveu com os apóstolos, e o ar de santidade é muito perceptível, o desejo de levar o evangelho a cada canto do mundo. Já com o tempo, os Papas foram se envolvendo com a política na intenção de buscar proteção para a Igreja, mas entraram na 'Era das Trevas' ou o também conhecido 'Século de Ferro', em que os Papas não foram homens santos, mas homens políticos, onde o nepotismo reinou, e o Espírito Santo foi deixado de lado. Mas a tentativa de acabar com a Igreja por dentro, não teve sucesso, pois a Esposa de Cristo é muito bem protegida. ??
Mas então Deus manda seus filhos santos, que começam a aconselhar os Papas e vão mudando isso, trazendo de volta os pontifices santos. Muito bonito o cuidado de Deus! ?

É muito importante para nós católicos conhecer e entender a história da Igreja, e neste caso, a história dos Papas. Saber que a missa que celebramos hoje é a mesma celebrada desde mil e quinhentos e pouco mostra como nossa Igreja é fiel. Saber que os dogmas que temos hoje foram proclamados a mais de dois mil anos quase, mostra como nossa Igreja é santa, e o que proclama, é a voz de Deus.

Agora sobre o autor, ele é muito bom e traz os temas de maneira bem simples, explorando tudo, trazendo assim, muito conhecimento. E ele soube separar bem os momentos em que estava dizendo os fatos e os momentos em que dava sua opinião pessoal - bem sarcástica - agregando muito a leitura.

Enfim, eu recomendo sem dúvidas a leitura. É um livro para se ler com calma e estudando, pesquisando cada época e seu contexto. A leitura traz um conhecimento além do espiritual.

Aline327 18/02/2023

Um relato bem sucinto da história dos Papas desde seus primórdios até os tempos atuais. É possível entender o desenrolar da sociedade (criação de nações, guerras...) e a relação forte que a Igreja sempre teve com a história.

Andre.S 07/02/2023

Compêndio biográfico detalhado sobre todos os Papas desde São Pedro até Bento XVI. Excelente para quem deseja se aprofundar no tema. Achei o apêndice desnecessário e cansativo.

gdo.faria 09/07/2022

É um interessante apanhado histórico.
Cansativo de ler.
Tendendo ao conservadorismo e as tradições mais antigas da Igreja

Letícia 15/06/2022

Cheio de conhecimento!
Ao ler sobre a história dos papas conseguimos conhecer mais sobre a história da igreja e também dos conflitos da história mundial.

É muito interessante observar as decisões que alguns papas tomaram e as consequências delas, sejam boas ou ruins. No fim, com erros e/ou acertos, a igreja continua bela e continuo com muito orgulho de ser católica.

Viva a Igreja Católica Apostólica Romana!