Siracusa

Siracusa Guilherme de Sá

Resenhas - Siracusa

Michele454 02/02/2024

Forte e sensível
As letras das músicas de Guilherme de Sá sempre me tocaram fundo e são facilmente destacadas pelo seu jeito de se expressar. Fui ler o livro em busca dessa forma única de expressão e encontrei! Livro com muitos detalhes, palavras bonitas e muito significado. Adorei a experiência!

Fabiane 21/01/2024

Eu amei a construção da história, porem sinto que para pessoas que não tem muita referência sobre a igreja católica podem se sentir perdidas em algumas coisas. Mas independente de qualquer coisa, o personagem tem uma jornada interessante.

psthfn 07/12/2023

Em muitos momentos da leitura fiquei meio perdida, mas também em muitos momentos achei fortíssimo e me levou a refletir. recomendo a leitura para aqueles que tem estômago! kkkkkk

Marquinhosssss 20/10/2023

Gostei!
Achei perdidinho no Kindle. Valeu a pena a leitura, não esperava que fosse ler algo tão bom assim. Gostei da história do início ao fim, me deixou bastante vidrado na leitura, querendo saber que rumo o personagem iria tomar. Curti bastante do clima da história; algo mais pesado, sem medo de dar sofrimento aos personagens, é o tipo de história que eu gosto bastante. A história teve bastante acontecimentos que me deixaram chocados, o final então... Foi triste e agoniante de ler.

Rodrigo 04/02/2023

Grata surpresa
Conheço o autor por seu trabalho musical e tive uma grata surpresa com o livro. A história é bem construída e prende a atenção. Valeu a pena

Igor 09/01/2023

Livro bem diferente de tudo que já li. Admito que no início achei que não curtiria por conta da escrita, que não é o normal que estou acostumado. Mas conforme os capítulos foram passando, fui gostando cada vez mais. O final é incrivel!

Isadora Miyuki 05/01/2023

Surpreendeu
Comecei a ler o livro por ser muito fã do Guilherme. Apesar da forma de escrita/ linguagem ser bem diferente pra mim e eu ter estranhado um pouco, achei que coube muito bem a história. O livro começou me prendendo e trazendo bastante curiosidade, depois ficou um pouco confuso e cansativo pra mim e no final me surpreendeu muito, mas muito mesmo. Vale a leitura ?

Ayumi.kimura 14/12/2022

Fui pego de surpresa, eu curti muito a estória envolvendo a igreja e a máfia e uma dose de suspense, um livro com bastantes detalhes sobre o clero e sobre a máfia italiana. Poderia ter mais páginas.

Alex 14/12/2022

Interessante aos fãs do autor e aos papais de menina
Siracvsa é sobre a religião católica e sobre a história de Santa Luzia.
Escrito pelo músico Guilherme de Sá, a obra traz em seu âmago o anseio do homem pelo poder até, literalmente, as últimas consequências.

Conhecido por suas letras extremamente recheadas de termos formais demais e até de difíceis compreensão, De Sá abusa desta receita em Siracvsa, sendo imprescindível que o leitor tenha um dicionário a tiracolo, caso queira continuar entendendo o enredo que se passa na Itália dos anos 70.

Durante muitos capítulos, pensei em desistir, mas insisti pela admiração que tenho pelo autor. O livro carrega alguns clichês e é bastante desinteressante em alguns capítulos. Apesar de curto, é arrastado. Talvez funcione muito bem como uma série de streaming, algo que considero praticamente impossível, dado o fato de que o próprio autor assume que não teve condição de ter, sequer, uma revisão de sua obra, por ser pequeno e independente.

Por fim, apesar destes pesares, o desfecho de Siracvsa envolve um pai e sua filha, o que me emocionou demais, dado o fato de que tenho uma progênita de 7 meses em casa. A frase que fecha o livro me levou às lágrimas por associar tudo isso à minha própria vida e, portanto, fez a nota 2, que eu daria, subir para 4 de 5. Vale destacar ainda o capítulo que remonta toda a história de Santa Luzia, este sim, impecável.

Helena.Yara 06/12/2022

Um livro que?
Eu gostei da leitura. Achei meio parada no começo mas depois o enredo fica mais atrativo. Primeiro livro do Guilherme e gostei de como ele foi detalhista nas descrições e em seu conhecimento da Itália e do catolicismo e seus dogmas. Juntar isso com a máfia, deu uma mistura muito interessante de se ler?

Larissa3225 25/08/2022

Eu comecei a leitura de Siracusa completamente no escuro. A única coisa que lembrava da sinopse era que tinha algo com máfia. E também não sabia nada sobre o autor (antigo vocalista do Rosa de Saron). Então, acabei sendo pega de surpresa em alguns momentos.

No livro, acompanhamos Santo Salafia, um mafioso na Itália dos anos 70. Depois de ter feito algo que atraiu a ira da máfia da qual faz parte, Santo precisa fugir e encontrar formas de proteger sua filha. E, durante essa fuga, ele é confrontado com os diversos crimes que cometeu em sua vida.

De forma geral, eu gostei do livro. Foi uma leitura rápida e envolvente. E até os aspectos que me causaram estranheza, a princípio, acabaram funcionando para mim. Contudo, também tive alguns problemas com a narrativa, que me impediram de gostar mais da história.

Desde o prólogo, eu fiquei bastante curiosa com o que iria acontecer. É uma história interessante, que te prende e faz você querer continuar lendo. Ao longo da narrativa, vamos recebendo pequenos spoilers do que acontecerá a seguir e isso acabou me prende demais, já que eu queria entender como iríamos do ponto A ao ponto B.

Outro aspecto positivo do livro e que me surpreendeu foi o quão vívido os cenários são. Achei tudo muito cinematográfico. Eu conseguia ver os cenários, os personagens, os eventos muito claramente. Desde as cenas mais simples até as mais diferentes, tudo ficou muito claro na minha imaginação, mostrando o cuidado do autor em criar esse ambiente.

E falando em ambientação, gostei também de como existem fatos históricos inseridos na narrativa. Acredito que deixei passar muita coisa, visto que só percebi no final. Mas, mesmo assim, achei legal inserir esses detalhes da vida real, que trazem uma maior veracidade pra história.

Porém, apesar dessa ligação com a realidade, existe um aspecto "fantasioso" bastante presente no livro que me surpreendeu no começo. Talvez tenha sido só falta de atenção minha, levando em conta que a sinopse já fala de uma "batalha espiritual". Quando a primeira cena desse tipo aconteceu, me causou um estranhamento muito grande: de repente saímos dessa Itália fria e perigosa para anjos no céu e demônios no inferno. Mas, conforme continuei lendo, acabei me envolvendo com isso e entendi que era a proposta desde o começo. E agora, depois de concluir a leitura, posso dizer que gostei.

Contudo, como mencionei anteriormente, tive alguns problemas com o livro.

Apesar da escrita envolvente e cinematográfica, em alguns momentos eu saía do livro por motivos muito específicos. Em primeiro lugar, a escolha de palavras. Por várias vezes, eu precisei ir procurar o significado de alguma palavra. E isso acabava sendo chato, já que eu tinha interromper a leitura, ler a definição da palavra, entender qual era o sentido dela no contexto para, então, continuar a ler. E isso não aconteceu uma ou duas vezes. Além do mais, várias vezes, o dicionário do Kindle não reconhecia as palavras, o que me deixava sem saber com certeza o que estava sendo dito. Em segundo lugar, por se passar na Itália, existem frases em italiano e latim. Algumas são fáceis de entender, dada a similaridade entre o italiano e o português. Porém, em alguns momentos (poucos, porém presentes), eu tive que copiar a frase inteira e traduzir, o que, mais uma vez, me tirava da imersão. Por fim, o último problema que tive com a escrita é que, por vezes, ela é confusa. Em certos momentos, eu precisava voltar para o começo do parágrafo ou até do capítulo para entender o que estava acontecendo. Por algumas vezes, eu entendia que o personagem estava em tal lugar ou fazendo tal coisa e depois via que não.

Mais um aspecto do livro que foi um problema para mim foram as voltas que ele dá. A narrativa, em vários momentos, se expande para além de Santo, mostrando o passado de outros personagens ou o que eles estão fazendo. É interessante, mas nem sempre acrescenta à narrativa (estou falando de todos os padres, bispos, cardeais, papas, ex papas, futuros papas etc). Eu senti que algumas dessas digressões incharam a história e dificultaram a minha leitura, porque acrescentava vários personagens com motivações e conexões que, no fim das contas, influenciavam muito superficialmente na história principal.

Além disso, não gostei do final. Acho que eu esperava algo a mais. Eu gostei do clímax em si. Mas o que acontece depois deixou a desejar. Eu entendo que essa era a proposta do livro, falar sobre arrependimento e tal, mas... Faltou. Pelo menos para mim. Acho que queria algo mais catártico para o fim.

Foi uma boa leitura, com alguns altos e baixos, mas que valeu a pena. Eu fiquei muito envolvida e fiquei imaginando várias cenas sendo adaptadas num filme de máfia do Scorcese. E penso também que talvez, para alguém católico/religioso, o livro tenha um impacto maior do que teve para mim.

Lais Cruz 17/08/2022

Possui uma premissa muito interessante, porém um desenvolvimento confuso e com algumas pontas soltas.

Apesar de não ter sido muito atraída pela forma como o autor escreve a experiência foi interessante.

Daniela 13/08/2022

Incrível
Guilherme de Sá é incrível, um ótimo escritor, compositor e cantor, e aqui ressalto: que voz, na música e na escrita. Livro profundo que fala sobre arrependimento, perdão e fé!! ??

Caroline Custodio 31/07/2022

Siracusa
Eu comecei a ler esse livro só por ter sido escrito pelo Guilherme. A escrita dele de musicas ja me encanta muito, e não foi diferente com essa história. Muito diferente do tipo de livro que eu geralmente leio, mas com um suspense que você quer saber o que vai acontecer.