Dicionário das palavras perdidas

Dicionário das palavras perdidas Pip Williams

Resenhas - Operação Família

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ImperatrizIX 20/04/2023

Não há como descrever de verdade
Muitas palavras podem me fazer chorar e gritar, tremer e espernear. Mas nada faz o que essas fazem desse jeito tão delas. Não sei palavras para descrever esse... esse e talvez seja o peso que a própria história deu para tudo.

Eu poderia usar de frustrante, uma mistura de raiva e tristeza e fúria e angústia, mas ainda falta um algo. Uma aceitação, o choque estático, a forma como tudo isso se embrenhou em quem eu sou.

Eu deveria dizer muitas mais, mas não vou desperdiçar letras preciosas para descrever coisas que nem meu corpo, alma, mente e conjunto conseguem assimilar.
ImperatrizIX 20/04/2023minha estante
medo de ler essa resenha um tempo pra frente e não lembrar de quão incrível é esse "tudo isso"

Lediani0 04/04/2023

Dicionário das palavras perdidas - Pip Williams
Esme vive em meio das palavras, elas fazem parte dos seus dias, dos seus momentos mais felizes, elas são seu trabalho?, em resumo, fazem parte da sua vida.

Ela está envolvida no desenvolvimento do Dicionário de Oxford da Língua Inglesa, auxiliando nas pesquisas e na organização de fichas de palavras.

Mas, ao analisar mais a fundo o processo de escolha de palavras e definições que irão compor o Dicionário, Esme percebe que muitas palavras que são utilizadas por determinada classe e por mulheres estão sendo descartadas, negligenciadas ou, ainda, não sendo definidas com todas as vertentes possíveis.

A partir daí ela passa a compor seu próprio dicionário, coletando as palavras que se relacionam a experiências de vida de mulheres.

Um romance que engloba o contexto histórico e apresenta personagens baseados em pessoas reais.

Uma história surpreendente e original.

Luan 30/03/2023

Esse livro, definitivamente, não pode ficar perdido
O dicionário das palavras perdidas é um lançamento recente no Brasil mas não é um livro tão conhecido até o momento. Ao tomar conhecimento da sinopse e por se tratar de um livro que fala sobre palavras e livros, já fiquei bastante interessado. No entanto, estava mais para desanimado do que entusiasmado. O saldo, porém, foi muito positivo.

O livro narra o período de confecção do primeiro Dicionário Oxford da Língua Inglesa, entre o fim dos anos de 1890 e início dos anos 1900. A protagonista é Esme, filha de um dos responsáveis por montar o dicionário. Desde pequena, ela acompanha o pai em sua atividade e vira uma presença fixa naquele galpão. Mas ali em meio a isso, Esme descobre o encanto pelas palavras e começa roubar alguns verbetes que podem ser descartados do dicionário.

Além de contar sobre a produção do dicionário, o livro também narra importantes momentos históricos, como o movimento sufragista (direito político para mulheres), e a primeira guerra mundial. A luta das mulheres por mais espaço tem um grande destaque e traz importantes personagens que somam muito à obra.

O livro chegou despretensiosamente para mim, mas conforme a leitura foi avançando, ele logo me conquistou e se tornou, não apenas uma grata surpresa, como também uma das melhores leituras do ano. A escrita da autora Pip Willians é de uma grande qualidade. Os diálogos são inteligentes. O desenvolvimento e controle da história também contribuem para o ótimo produto final.

O dicionário das palavras perdidas se passa ao longo de vários anos e mostra a protagonista de criança até adulta, enquanto narra os momentos históricos. Além da qualidade de escrita, a autora entrega uma ótima construção de mundo, uma boa narrativa, e personagens que se destacam e conquistam o leitor. Os problemas são bem poucos e praticamente não estragaram o conjunto da obra. Mais que recomendo a história.

Nickoly.Sasse 27/03/2023

Dicionário de Oxford
Confesso que não foi um livro que me prendeu tanto no início, a história de Essymay era interessante mas faltava um toque pra conseguir me segurar. Quando ela já estava mais velha e passava por mais coisas comecei a me interessar mais, a querer entender mais sobre ela e as coisas que levam ela a fazer o que faz. Me apaixonei junto a ela ao Gareth, sofri com a morte de seu pai e do Dr Murray. O que mais achei interessante ao final da história foi a relação com a verdadeira história do dicionário de Oxford, de utilizar os contextos que se passaram naquela época pra dar mais vericidade a história toda.

maria 24/03/2023

A história de um dicionário é a mais bonita de todas
Esta leitura foi extremamente surpreendente para mim, o livro já tinha me ganhado pela sinopse interessante mas nunca pensei que pudesse ser tão cativante e profundo quanto ele realmente é.
a história acompanha toda a vida da protagonista desde os seus 6 anos de idade até os 46. nós a vemos colecionando e entendendo o significado de novas palavras, ganhando conhecimento sobre a luta feminina e participando do movimento sufragista e sofrendo com as consequências que a primeira guerra deixou em sua vida.
a escrita é perfeita e prende o leitor à história perfeitamente; a autora é ótima introduzindo novos personagens e o desenvolvimento deles é feito na medida certa, o que faz quem lê criar sentimentos e opiniões em relação à eles rapidamente.
eu de verdade não tenho palavras suficientes pra descrever o quanto esse livro foi bom (o que é irônico já que o livro fala sobre a criação de um dicionário), foi a minha melhor leitura do ano até o momento e desconfio que permanecerá nesse posto até o ano que vem kkkk.

Mariana 14/03/2023

Ressignificar as palavras
Livro maravilhoso que mistura história real e ficção, Esme coleta palavras que não são colocadas no Dicionário e palavras ditas por pessoas não eruditas. me questiono como a história sempre é contada do ponto de vista de quem sobreviveu, do mais forte e esse livro nos faz pensar em como a linguagem é viva e extremamente subjetiva ao local, época e cultura de quando é falada. nos faz pensar em tudo que foi perdido e nunca mais será resgatado e em tudo o que precisa ser ressignificado para incluir todos.
Cris 15/06/2023minha estante
Concordo com vc ... lamento pelo muito que perdemos!

Cris 15/06/2023minha estante
Eu fico analisando as duas pontas .... chatGPT e o dicionário das palavras perdidas ... hehe

Amanda 12/03/2023

Ficção com realidade
Um dos livros mais enrolei pra ler, pelo simples fato de que em alguns momentos a história era um pouco chata (sendo franca), mas depois foi tendo uma leve melhora e fiquei mais surpresa ainda no final onde a autora explica que foi uma mistura de ficção com realidade (a história do dicionário é real)

maria 15/02/2023

Uma leitura muito interessante. Navegar pela história, tanto das palavras quanto da luta, através dos olhos de Esme foi gratificante.
Você se sente conectado com todos os personagens, e saber que alguns deles realmente existiram e são registrados na história é impressionante, mesmo que conhecendo uma versão fictícia deles. Esme cresceu em meio as palavras e sempre as amou. Acompanhar a vida dela, pelos altos e baixos, pelas perdas (incalculáveis) e conquistas, é revigorante.
Senti falta de algumas explicações sobre o paradeiro de certos personagens. E também preferia que certos se mantivessem vivos por mais tempo. Não entendi as motivações por trás de algumas decisões, porém temo que nem tudo precise de uma explicação lógica ou um motivo plausível quando tratamos da vida.
Em termos gerais, é uma ótima leitura.

Erica 11/02/2023

Gosto muito de livros que misturam história e ficção.
Nunca tinha pensado no trabalho que deve ter dado fazer o primeiro dicionário completo seja de que língua for, e ler essa epopéia entremeada à história de guerras e outros eventos marcantes do século XX foi ótimo!

Mapa de personagens:
Sr. Sweatman e Sr. Maling, assistentes do editor
Edith e Elizabeth Thompson, voluntárias para edição do dicionário
Sr. Hart, responsável pela gráfica
Gareth Owen, compositor
Tilda e Bill, irmãos que trabalham no teatro
Mabel, vendedora do mercado

Carol 28/01/2023

O dicionário das palavras perdidas
Ironicamente foi um livro que me deixou sem palavras, é um livro deliciado que aborda uma parte da história de uma forma tão única que não tive escolha a não ser dar 5.

Um livro que trás o tema sobre o contexto histórico e social das palavras e sua evolução, que nos mostra as desigualdades que permeiam o mundo acadêmico e que mesmo tantos anos depois ainda podem ser percebidas. Fala sobre como a escolha das palavras em si já tem um universo de significado, e que esse significado pode mudar para cada indivíduo.

Me deu vontade de saber mais sobre o processo de formação do dicionário brasileiro.

Juu_mnz 24/01/2023

MARAVILHOSO! Me prendeu do início ao fim. Eu chorei de alegria e de tristeza e o Gareth conseguiu a proeza de tomar o lugar do Gilbert no meu coração kkkk. O mais legal é que é uma narrativa baseada na história real do Dicionário Oxford, com pessoas que existiram de verdade. Além disso, fala sobre as mulheres durante a Primeira Guerra, a luta do sufrágio feminino e as dificuldades de ser mulher no início do século XX e final do XIX. Terminei a leitura com um gostinho de "quero mais". Sem dúvida se tornou um dos meus livros preferidos.

Silvia 19/01/2023

Quantas emoções ??
Esme, criada somente pelo Pai, um lexicógrafo que trabalha arduamente nas edições do Dicionário Oxford da Língua Inglesa.
Dotada de uma curiosidade incrível, a menina coleciona palavras, registra e vive em um mundo de significados.
Sua paixão pelas palavras e seus significados levam Esme a seguir por caminhos que em alguns momentos quase me fizeram chorar, mas em momentos de alegria.
A história é permeada por tantos contextos de perdas, superações e quando achamos que então virá dias melhores, nada disso acontece. Mas a resiliência, inteligência e sabedoria de Esme faz com que ela supere a tudo de cabeça erguida. Lizzie, que também tem uma vida sofrida participa de toda a vida de Esme, uma amiga fiel e sempre pronta para tudo.
A leitura me prendeu de tal forma, que fiquei sem palavras com o desfecho.
Um show de cultura e de superação...

1 | 2 | 3 | 4 | 5