Dicionário das palavras perdidas

Resenhas - Operação Família

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camille.Pezzino 04/01/2023

RESENHA #223: PALAVRAS EM MOVIMENTO
Quantas vezes você já pensou na construção da nossa língua? As palavras que usamos: por que as usamos? Os sons que produzimos: por que esses e não aqueles outros? Toda essa linha de raciocínio é comum para estudantes de língua, os quais se especializam nas suas formas (morfologia), nos seus significados (semântica) ou até em como são postos no texto (sintaxe).

Para além disso, um estudante de Letras, enfatizando sua área de atuação em Linguística, também pode pensar em outras coisas: por que as palavras são de origem latina se estamos no Brasil? Ou por qual razão o sentido de vagabundo e 🤬 #$%!& são tão diferentes entre si? Por que uma criança, quando chamada de moleque, pode significar Diabo?

Ao dizer tudo isso, quero destacar que Dicionário das palavras perdidas me contempla. As perguntas que a obra suscinta não são nenhuma novidade para estudantes da área, mas vê-las transcritas numa história tão bem feita são uma dádiva. Por que os palavrões são mal vistos, sendo que temos sinônimos que são usados tão tranquilamente? Por que todo xingamento relacionado à mulher está ligado à sua sexualidade? Por que alguns contextos exigem palavras de certo tipo e outros não?

E, por incrível que pareça, muitas delas são respondidas através dos estudos historiográficos e antropológicos. Por conta disso, Pip Williams acertou em cheio ao trazer essas perguntas para dentro de um romance histórico, pautado na própria realidade. Ao se questionar sobre as palavras, a escritora optou por utilizar a criação do Dicionário de Oxford de Língua Inglesa como base, pois ele, de fato, é a base para argumentos, estudos e sentidos das palavras e como as vemos hoje, inclusive, em buscas etimológicas.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM: https://gctinteiro.com.br/resenha-223-movimento-das-palavras/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-223-movimento-das-palavras/

Erika 03/01/2023

Delicioso
Livro estilo "A Menina que Roubava Livros". Leve de ler, muito bem escrito, história verídica mesclada com ficção e enredo muito original. Recomendo!

Mariana 03/01/2023

Toda literatura retrata um pouco da realidade e nesse romance a realidade exposta e das mulheres que muitas vezes não tem seu devido reconhecimento nas esferas sócias.

Dai 30/12/2022

uma história linda com viés histórico, que mostra o ponto de vista de uma mulher em um momento importante para a cultura inglesa.

me emocionei bastante em alguns momentos.

Coruja 23/12/2022

A premissa desse livro é espetacular: criada aos pés do pai lexicógrafo durante o hercúleo trabalho de preparação do Dicionário Oxford de língua inglesa, Esme passa a colecionar palavras e definições descartadas pelos acadêmicos - palavras que eram muitas vezes consideradas vulgares, ou provinham de exemplos de classes consideradas “inferiores” pelos especialistas (e não é surpresa que boa parte delas tivesse a ver com mulheres?).

De uma passada de olhos rápida, imediatamente lembrei de O Professor e o Louco, que conta um pouco dos bastidores do trabalho do Dicionário e pensei que me empolgaria por essa ficção histórica da mesma maneira como me empolguei com a pesquisa história de Winchester. Afinal, é um romance que se mistura com fatos reais, numa era que sempre me fascinou e que trabalha a questão feminina. Um acerto tranquilo não?

Bem, não foi bem assim… Eu tive muita dificuldade de me conectar com a protagonista, senti uma canseira por boa parte do livro e fiquei com a impressão de que ele se beneficiaria de um corte de umas cem páginas. Não sei se foi a época em que li, uma questão de cansaço mental ou se a narrativa se arrasta de fato tanto quanto foi a minha impressão. É uma pena porque eu estava preparada para adorar esse livro.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2022/12/o-resumo-da-opera-preparem-as-cortinas.html

Luiza 19/12/2022

Traz diversas reflexões sobre o sentimento de ser mulher em uma época em que ela só tinha uma função: casar.
E mostra a visão feminina do que aconteceu na história de uma forma que é possível sentir os seus sentimentos - e como algumas delas mudaram a história.

É um livro que mistura fatos com ficção de uma maneira que em alguns momentos não é possível diferenciar.
Muito interessante, confesso que em alguns momentos precisei arrastar a leitura, mas valeu a pena pelo final, que me surpreendeu muito.

ade' 10/12/2022

Palavras nos definem (...) de vez em quando (...) nos isolam
A importância das palavras e seus significados. O livro: Dicionário das palavras perdidas; expõe uma dúvida muito recorrente: As palavras possuem diferentes significados? E quando são proferidas por mulheres, costumam ser diferentes das classificadas por homens?

Essymay. (particularmente gostei do nome) Desde cedo apresentou-se interessada por palavras. Seu pai teve um trabalho muito importante para o dicionário inglês, tanto ele, quanto dezenas de outras pessoas tiveram seu estrelado em expor as partículas e peculiridades explicitas e implicitas das palavras. A pequena Essy cresceu diante dessa maravilha que é organizar, classificar e dar significado als verbetes. Logo, ficou claro seu destino, seus olhos e coração estavam decididos de que esse era o trabalho de sua vida.

O livro no entanto trata-se de uma época onde as mulheres não tinham direitos iguais, e iniciaram uma luta por seu espaço ? luta ainda recorrente em nossa realidade. ? Contudo, essas dificuldades não impediram que Essymay seguisse seu sonho. Sua determinação a fez a ver o mundo com outros olhos, uma visão da qual muitos haviam esqueicido. Ela se deu o trabalho de anotar palavras das quais pessoas comuns (no sentido de pessoas simples, sem muitos bens) falavam. Es logo se deparou com um mundo do qual não era o seu, instigando a curiosidade e a vontade de fazer parte dessa realidade. O dicionário das palavras perdidas, no sentido literal, remete ao trabalho que a Essymay dedicou-se por muito tempo. Mostrando que sim, as palavras podem possuir significados diferentes, e ao mesmo tempo podem ser semlhantes. Essymay amadureceu com os anos, vivendo e sobrevivendo à experiências que a tornaram uma pessoa de exemplo, e muito além de seu tempo.

Determinação, emoção, ou então outras dezenas de palavras que poderiam classicar essa obra, mas que no entanto estão perdidas ? brincadeira. Primeiro falando da obra em sí, ler a nota da autora nas últimas páginas trás uma sensação surreal, ela conseguiu harmonizar a vida real com o toque fictício, destacando a importância e os papéis de pessoas reais, que tornaram o dicionário inglês uma realidade. Segundo, quero também prestigiar o trabalho incrível da Lavínia Fávero, que traduziu o livro e tornou tudo mais adepto ao nosso português. Imagino que existiram dificuldades, mas que o resultado passou de fato uma história real e inclusiva ao nosso idioma.

Leti 06/12/2022

Esse livro é definitivamente fascinante. Desde ler sua sinopse tive muita vontade de conhecer a história, confesso que o começo é bastante lento e tedioso. O livro todo ele se arrasta nos seus acontecimentos, fico feliz por ter insistindo nessa história. É muito bonito acompanhar o crescimento de Esme, suas escolhas e as consequências dela em sua vida, é uma história tanto triste quanto feliz, talvez melancólica, mas de fato foi muito emocionante. Todos os acontecimentos e os personagens envolvidos tiveram seu toque de emoção na história. Amei o livro, amei a história, vale a pena insistir, não é uma leitura rápida.

mainvisivel 16/11/2022

"Um brinde às mulheres do Dicionário?
Não imaginei que esse livro seria uma experiência tão maravilhosa - ele surgiu com base na pergunta da autora se as palavras, os dicionários e seus significados tinha corte de gênero (ela já havia percebido que tinha, é claro).
A história começa no final da era vitoriana, onde mulheres quase sempre estão ligadas a conceitos como mãe, irmã, filha, esposa.
O enredo se desenvolve de acordo com os avanços do dicionário, no começo pode ser lento, mas no desenrolar do crescimento da Esme e da sua relação com as palavras, tudo vai tomando forma e a leitura vai se acelerando - além da Esme, há muito personagens cativantes, como a Edith, por exemplo.
Não vou me alongar mais, é uma história baseada em vários fatos que realmente aconteceram na criação do Dicionário Oxford e passa por momentos históricos importantes, o movimento das sufragistas, primeira guerra etc.
É maravilhoso. Recomendo.
T+

Livros e Pão 11/11/2022

uma premissa linda, mas pouco desenvolvida
Ao ler "O dicionário das palavras perdidas", senti muito menos do que esperava sentir. Apesar da ideia ser fantástica e do livro misturar fatos e pessoas reais com ficção, senti um grande distanciamento da narrativa e dos personagens, de modo que não consegui realmente me envolver com o que estava acontecendo na história.
O livro tem passagens marcantes, mas, considerando a extensão da obra, elas são poucas e não fazem com que a leitura seja sensacional. É um livro interessante, mas que prometeu muito e entregou pouco.
Se quiser saber mais sobre o que eu achei, te convido a assistir a minha vídeo-resenha do livro no link a seguir:

site: https://youtu.be/BqpeVWsVyHM

Sarah @surtoliterario 07/11/2022

Incrível!
A história gira em torno de Esme, uma garota cujo pai é um lexicógrafo do Dicionário de Oxford. A palavra é difícil, eu sei, mas simplificando bastante, lexicógrafo é aquele que trabalha elaborando dicionários. Criada apenas pelo pai, a garota cresceu rodeada de palavras e, inclusive, roubando algumas. Com o passar do tempo, Esme percebe que muitas das palavras descartadas do Dicionário são relacionadas às mulheres, e é guardando essas palavras em uma caixinha debaixo da cama que ela cria o seu “Dicionário das Palavras Perdidas”, tudo isso indo de encontro ao auge do movimento sufragista.

A primeira coisa que me surpreendeu nessa história foi a maneira como a trama me prendeu. Achei que seria uma leitura difícil, por ser um romance histórico, porém é uma escrita acessível e envolvente. Gostei muito da narrativa desenvolvida pela autora!

Eu amei poder acompanhar o crescimento da Esme e suas descobertas como mulher! Conforme a leitura avançava, mais eu me aproximava da personagem e sentia tudo que ela passou. São situações muito reais e que muitas mulheres se identificarão. Senti na Esme um ar de Anne (de Anne com E), uma garota apaixonada, encantadora e curiosa.

Todo o ambiente do Scriptorium, local onde o Dicionário era criado, é mágico. Eu achei incrível a maneira como a autora conseguiu passar o amor que as pessoas sentiam pelas palavras, fiquei encantada!

Indico muito essa leitura, principalmente para quem gosta de romances históricos bem escritos e envolventes!

Raquel 25/10/2022

A criação de um dicionário
Confesso que não foi o que eu esperava, mas acho interessante que a autora usa pessoas reais que realmente contribuíram na criação do dicionário de Oxford para a criação desta história.
Usando da criatividade para imaginar as personalidades das pessoas reais ela vai inserido a ficção que passeia pela criação deste dicionário, o movimento sufragista e a 1a guerra mundial.

Patricia 20/10/2022

Me emocionei muito com a história da Esme. Gosto muito quando os autores misturam ficção com realidade. E no final das contas foi um livro que trouxe à trona vários pensamentos feministas.
Amei.

a.bookaholic 11/10/2022

A importância das palavras
O livro trata sobre a confecção da segunda edição do Dicionário Oxford da Língua Inglesa, onde a autora insere uma história fictícia de uma participante (também fictícia) dessa sina: Esme, que cresceu entre as estantes do Scriptorium enquanto o pai trabalhava definindo palavras.

A autora conta que a inspiração para o livro foi, ao descobrir essa história do Dicionário, a indagação sobre a participação de mulheres. Ela encontrou registros que as filhas do editor participaram como assistentes, mulheres na gráfica e mulheres que ajudaram a fornecer citações para acompanhar as definições. Mas não havia muito mais sobre elas.

Então isso levou a outra indagação: as palavras têm significados diferentes para homens e mulheres? E juntando esses dois pontos de partida, a autora escreve sobre nossa protagonista montando seu próprio dicionário de palavras rejeitadas, por serem ou consideradas vulgares, ou irrelevantes, ou por pertencerem somente ao "uso comum", sem ter uma fonte erudita para referenciar seu uso.

Esme, então, passa a colecionar palavras durante a vida. E a dar novos significados para muitas já definidas. E isso foi feito ouvindo mulheres que geralmente não eram ouvidas, dando voz e relevância ao que elas pensavam.

Destaco também o trabalho da tradutora que merece um grande reconhecimento! Pois a história segue a linha alfabética de palavras que marcaram cada parte do livro, então era preciso um trabalho redobrado na tradução para encontrar substitutos na mesma ordem!

O livro ainda fala sobre o movimento sufragista e sobre a Primeira Guerr4 Mundial. E a história me encantou pela beleza da simplicidade.
Recomendo a leitura!

Kévia @letrasdakevia 01/10/2022

Delicado e emocionante, mas por vezes arrastado
Esme cresceu no Scriptorium, lugar onde homens estudiosos deram início a primeira edição do Dicionário Oxford da Língua Inglesa e, por isso, desde pequena se apaixonou pelo ofício, mas logo percebeu que palavras tidas como femininas eram descartadas, então decidiu guarda-las.

Posso dizer que chorei muito em várias partes desse livro, principalmente no final, mas para chegar a esse ponto passei por uma montanha-russa de emoções, desde pausar o livro por que abordou um assunto que me gera enorme desinteresse até devora-lo em poucas horas por ter me apegado tanto a Esme e sua paixão em reunir palavras e seus significados.

É um livro ótimo pra quem ama acompanhar personagens comuns, mulheres simples, mas extraordinárias e lutadoras. Esme tem uma ligação linda com seu pai e com sua amiga Lizzie, mas sofreu muito no decorrer dessa história com muitas perdas e com os percalços trazidos por uma sociedade que favorecia apenas os homens, mas o seu amor pelas palavras e o seu jeito próprio de querer ajudar fez a voz de minorias ser ouvida. E lida.

Se quer uma dica para começar a ler saiba que é um livro lento e >>> pra mim

site: https://www.instagram.com/letrasdakevia/

1 | 2 | 3 | 4 | 5