Uma Carta de Humor

Uma Carta de Humor Pedro Farinha

Resenhas - Uma Carta de Humor

francisco 11/02/2023

Helena
Amor puro que chega a te sensibilizar e levar às lagrimas facinho. nunca pensei que seria tão bem representado por um personagem, em intensidade, em vivência. há um amor vivo em nossos corações: é preciso ser realista consigo e vivê-lo. afinal, é ele que nos move.
Pedro.Farinha 11/02/2023minha estante
Muito obrigado, Francisco! Feliz que você gostou do livro e conseguiu se identificar com o narrador! Adorei sua resenha

Julia Gusmao 11/02/2023

Eu comecei o livro jurando que ia ser uma comédia e encontrei um melodrama que não me cativou. Por mais que eu tenha identificado muitas coisas semelhantes à realidade que vivi, achei os personagens do livro muito elitistas pro meu gosto e o tratamento do personagem principal em relação à protagonista (e a mulheres no geral também) BEEEEM problemático - recomendaria terapia pra ele. Também me incomodou que em vários momentos há menções a coisas e situações que parece que vai discutir/dar um posicionamento e nada se faz quanto a isso e eu não sei se eu preferia que não mencionasse ou que assumisse o posicionamento político - em todos os sentidos da palavra - do autor (quer eu concorde com eles ou não, porque nem isso ficou entendível). Mas é isso, talvez eu só não fosse o público mesmo para esse livro, cheguei de paraquedas com uma expectativa não atingida e não entendi a proposta - ou ela não fazia sentido para o tipo de coisa que me interessa.
Pedro.Farinha 12/02/2023minha estante
Muito obrigado, Julia! É interessante acompanhar as diferentes visões sobre a obra. Ótima resenha

Julia Gusmao 12/02/2023minha estante
Obg por ter escrito. É importante pra mim como leitora, ler coisas diferentes pra saber o que funciona pra mim

Julia Gusmao 09/02/2024minha estante
Vi um post do autor comentando que o personagem tem asperger e, como o livro é contado pelo ponto de vista do personagem, fiz a associação de boa parte dos motivos que me incomodaram tanto no livro e fez sentido. Pude buscar mais informações sobre o tema e mudar minha perspectiva sobre o livro. Realmente, sob esse aspecto de entrar na cabeça do personagem e contar sob o ponto de vista dele, ficou muito bem feito, e ai é possível compreender e se incomodar com o personagem por não ter uma pessoa pra dar suporte e indicar que o caminho que ta seguindo é bem destrutivo.

Pedro.Farinha 09/02/2024minha estante
Oi, Julia! A intenção era isso ficar subentendido. Em um momento o narrador fala: ?na minha mente autista?. Outra pista era o acesso à maconha medicinal do governo no Brasil.
Obrigado!

gio 21/01/2024

Doidera
Comecei achando que seria uma história fofa. Mas tá longe disso kkkkkk. O que a falta de um psicólogo na infância não faz, né? História maluca achei problemática e não me atraiu mas a escrita é fenomenal e por isso terminei de ler
Pedro.Farinha 21/01/2024minha estante
Muito obrigado, Giovanna! Feliz que gostou da escrita!

robson_lourenco 26/02/2023

Confesso que iniciei a leitura desse livro com espectativas que não foram alcançadas. Não desenvolvi apreço por nenhum personagem. O personagem principal (narrador) é um "riquinho" muito problemático (todos os personagens são), o enredo em torno do narrador envolve uma obsessão por uma paixão infantil e problemas com baixa autoestima na infância e pré-adolescência que mais tarde desenvolve no personagem um narcisismo exagerado. A história se desenvolve e introduz temas como depressão, obsessão, drogas, linguagem corporal, telepatia, política e corrupção, exposição na internet e sexualização precoce (em torno da personagem Helena), no entanto, nenhuma reflexão a respeito dos temas é desenvolvida. Em alguns momentos achei o personagem principal capacitista e racista e algo que me incomodou foi o fato de não perceber uma evolução do personagem que parece ter o mesmo pensamento e ideias desde muito criança até a vida adulta dando a impressão de que este é uma criança psicopata, o que não parece ser o caso a medida que a história avança. Sobre o final, achei a conclusão do narrador a respeito de sua história de "amor" em carta que este escreve para Helena muito infantil, fazendo em alguns momentos citações sobre fé cristã e espírita a respeito da morte sem conexão lógico-semântica com o tema da carta.
Pedro.Farinha 27/02/2023minha estante
Obrigado, Robson!

Mari 28/05/2022

Digamos que foi inesperado
Comecei pensando que séria algo relacionado ao nordeste ou pelo menos a Bahia por causa de sua capa. Mas me surpreendi com a genialidade e total loucura dessa estória. Realmente interessante.

Samantabritto 28/03/2024

Uma carta de maluco. uma paixão obsessiva começa na infância e vai afetando todo seu desenvolvimento e sua vida. tudo acontece com interesse em Helena.

Achei que o livro teria uma história consiste, mas o eu lírico vai dando a entender que essa obsessão o leva a grandes problemas psicológicos.
Pedro.Farinha 28/03/2024minha estante
Obrigado, Samanta!

Taize @viagemliteral 23/05/2022

Há algum tempo li "A Conspiração das Abelhas", saga escrita pelo autor Pedro Farinha, que me rendeu uma leitura e tanto, e hoje, tenho o prazer de apresentar para vocês "Uma Carta de Humor", uma novela que apresenta as fases de um amor que começou ainda na infância, passando pela adolescência e chegando até a fase adulta.

Nosso protagonista conhece Helena, a mais bela, adorável e popular garota de sua escola. Acompanhamos um amor platônico, nunca externalizado, e que causa no garoto uma certa obsessão.

Tentar ser amigo apenas para estar por perto, adentrar no círculo de amizades de sua amada, torcer para que todos os anos caísse na mesma classe escolar, aprender um esporte para conseguir sua admiração, foram apenas algumas das coisas que nosso protagonista fez durante grande parte de sua vida, e que só conseguiu a atenção - não exatamente a que desejava - de sua amada muito tempo depois.

"Eu mostrava alguma coisa particular no meu celular e ela me ensinava sobre música. Ela sorria e eu tinha medo. Medo de perder minha felicidade que nunca foi tão verdadeira."

Acompanhamos o tempo passar, a mudança para outro país, entrar no universidade, respirar novos ares, mas, sempre com Helena em seus pensamentos.
É estranho pensar que uma obsessão como essa exista, e pior, acompanhar o quanto a saúde mental de quem a têm pode ser comprometida.

"Era um garoto ansioso e completamente inseguro. Desesperado por um mundo onde eu fosse aceito e amado por aquela que eu amava com devoção."

O autor desenvolveu tão maravilhosamente bem o peronsagem, que às vezes nos pegamos questionando se a história é de fato ficção ou realidade.
Acompanhar o processo de crescimento, seus delírios, anseios e o quanto os fatores internos e externos comprometeram sua vida, é extremamente intrigante.

O livro aborda questões muito pertinentes, como o amor, a saúde mental e o uso de drogas.
São menos de 100 páginas que nos envolvem numa narrativa ágil e cheia de referências.

Disponível no Kindle Unlimited!

Aline 14/04/2024

Aaaah Helena
Como não se encantar com a doce Helena?
Cada descrição é como uma prova de amor e cada fase da vida é a volta para a realidade.
Pedro.Farinha 14/04/2024minha estante
Muito obrigado, Aline! Sua resenha é um grande incentivo para o meu trabalho. Adorei!

leticia1242 06/05/2023

Meu deus
Fui apresentada ao livro como uma comédia romântica, mas assim, conforme fui lendo ficava mais claro que era a história de um maluco obecado, tudo sobre o personagem principal é meio preocupante, e meio específico também, espero que não seja um autobiografia kkkk, mas assim, gostei, leitura rápida e fluída, recomendo.
Pedro.Farinha 06/05/2023minha estante
Obrigado, Letícia!

Micaelly.Santos 11/07/2023minha estante
eu to lendo e rezando pra não ser autobiográfico kkkkk

Isa.pires 18/03/2023

Uma carta de humor
A história me impressionou bastante por se assemelhar muito com a história de duas pessoas da minha vida mesmo, parecia ter sido escrito sobre elas e caramba a época que eu li bateu certinho
Pedro.Farinha 18/03/2023minha estante
Obrigado, Isabela!

eskws 07/02/2023

Um bom humor?
Um livro com sentimentos transbordando entre suas páginas e palavras de amor e até de tristeza que me divertiram e me deixaram triste também, uma estória boa e com um ponto de vista nova para mim, acho que nunca tinha lido pelo ponto de vista do menino tão novo até o amadurecer dele. Gostei muito e recomendo.
Pedro.Farinha 08/02/2023minha estante
Obrigado pela resenha, Emmanuelly! Adorei

Livia 28/11/2022

Leitura envolvente.
Uma Carta de Humor é o meu primeiro contato com a escrita da Paulo Farinha. Comecei a ler simplesmente porque gostei do nome do livro e jamais imaginei que o livro me envolveria tanto, ao ponto de parar de lê-lo somente quando terminasse (pena que li em formato digital).

Em Uma Carta de Humor, Pedro Farinha nos apresenta um protagonista - Alexandre - carregado de sonhos, angústia, confusão, problemas de auto aceitação, persistente, inteligência acima da média, família abastada e um amor obsessivo por Helena.

O livro é narrado em primeira pessoa o que leva o leitor a viver com Alexandre todos os sentimentos por Helena desde o primeiro momento em que seus olhos a vê e não saber se é só uma história ou algo real. Descreve como Alexandre foi ao longo da infância, adolescência e início da vida adulta vivendo sua vida em torno de um amor que de amor passa ser obsessão. Faz amizades, escolhas erradas, tem relacionamentos por conveniência pautado em uma única pessoa, que não é ele.

Embora o livros tenha menos de 100 páginas é carregado de reflexões e questionamentos sobre escolhas, posicionamento religioso, sexo, drogas, fragilidade psicológica, sentimentos, aceitação, começo e recomeço.

Leitura marcada por uma escrita segura, forte e que vale muito a pena ser lida.
Pedro.Farinha 29/11/2022minha estante
Muito obrigado, Livia! Feliz que gostou! Adorei a resenha!

Nah 28/11/2022

Uma boa leitura!
Achei esse livro na Amazon e resolvi ler. Grata a surpresa, o livro é leve e ao mesmo tempo retrata assuntos interessantes, uma loucura gostosa.
O Pedro escreve de forma leve, é como se você estivesse conversando com um amigo e ele te contasse as novidades da vida.
Pedro.Farinha 29/11/2022minha estante
Muito obrigado, Nah!

Malu | @dicas_de_malu 30/05/2022

UMA LEITURA RÁPIDA E SURPREENDENTE
Narrado em primeira pessoa, "Uma Carta de Humor" mergulha o leitor na mente de seu protagonista, um personagem intenso e complexo. Trata-se de um narrador pouco confiável, mas, ao mesmo tempo, muito real. Ao longo do livro, vamos acompanhando os delírios e os conflitos internos dele, bem como as consequências de suas ações e a formo como essa jornada o transformou.

Outro ponto importante foi o fato de o autor trazer temas muito importantes. Além de falar sobre o amor, o livro reflete sobre questões como importantes como saúde mental, uso de drogas e como fatores externos podem interferir em nossas ações e os caminhos que trilhamos.

De um modo geral, Uma carta de humor seguiu por um caminho bem diferente do que eu esperava, mas foi uma surpresa interessante. É um livro curto, mas intenso e que mergulha o leitor na mente de um personagem complexo e bem construído. Trata-se de uma leitura rápida e fluida, mas que se mostra surpreendente e impactante.

site: https://www.instagram.com/p/CeMzWbir2gV/

Entrelivros_efilho 25/05/2022

❝Metade de mim está com outra pessoa, como posso sorrir?❞

Esse foi meu segundo contato com a escrita do autor e mais uma vez me vi envolvida, cativada e vivendo uma montanha russa de emoções durante a leitura, foi uma experiência incrível e intrigante.

A história começa no ano de 2007 quando aos 10 anos o personagem vê Helena na escola pela primeira vez, e a partir daí vamos acompanhar o amor dele por ela virar obsessão e toda a sua transição de criança à adolescente, a entrada na fase adulta ainda nutrindo sentimentos por Helena e, terminando nos dias atuais com o desfecho para essa história de obsessão, dr0gas, sonhos, loucura e amor.

Toda história tem dois lados e é indispensável ouvir as duas versões antes de se quer pensar em formar uma opinião a respeito, mas como aqui só tive a versão de um personagem, me limito a dar opinião pelo o que ele me contou nessas páginas e preciso dizer que não esperava encontrar aqui uma história tão real, angustiante e surpreendente, comecei a leitura achando que a história iria por um caminho e de repente tomou um rumo totalmente inesperado, surpreendida fiquei.

A novela tem menos de 100 páginas e já nas primeiras páginas o autor prende a nossa atenção, ele criou uma ambientação rica em detalhes e nos insere na mente do personagem onde mergulhamos com intensidade nos seus sentimentos e ações e reações e isso me proporcionou um misto de emoções durante a leitura, porque ao mesmo tempo em que eu queria entrar no livro e confortá-lo com um abraço, queria também dar um chacoalhão para que ele enxergasse que estava indo pelo caminho errado e que precisava de coragem e força para deixar ir o que não era pra ser, e, quem sabe olhar em volta e perceber que talvez o que era pra ser estava em outra direção.

O narrador dessa história é um personagem muito real e se prestarmos atenção encontramos bem um assim pertinho da gente, suas ações, seus medos, as atitudes impulsivas, o envolvimento com as dr0gas, cada ação e reação do personagem nos trás muitas reflexões, em algumas vezes eu me perguntava se valia a pena se entregar tanto e receber tão pouco, e isso vale para a vida, às vezes gastamos tanta energia com algumas coisas e pessoas que o desgaste emocional que fica, não compensa, mas estamos tão cegos ou focados em querer aquilo que não enxergamos os danos que estamos causando a nós mesmos.

Não concordo com muitas atitudes do personagem durante a história, em muitos momentos ele é impulsivo e não pensa nas consequências de suas ações, mas, Helena foi uma personagem que não consegui me simpatizar em nenhum momento, algumas de suas atitudes foram de responsabilidade afetiva nota zero, se tivesse a versão dela quem sabe mudaria de ideia, mas pelo que conheci dela aqui e na versão do narrador, não me agradou em nada, e o que ficou foi só a vontade de entrar no livro e bater um papo sério com ela.

Passei toda a leitura ansiosa e torcendo para saber se o personagem conseguiria ser forte para superar esse amor que desde que conheceu Helena o consumiu por tantos anos, amor esse que foi de alegria, tristeza, motivação em alguns momentos, e doentio em outros, porque o que eu vi aqui foi uma pessoa insegura e que na ânsia de ser notado, de ser aceito do jeito que era, com seus medos, defeitos e qualidades, muitas vezes abriu mão de sua essência para tentar se aproximar e apenas ser amado.

A história aborda temas atuais e muito importantes, algumas referências no final me deixaram impactada e me perguntando quanto dessa história aqui contada era real, sem dúvida é uma história que terá sempre um cantinho especial no meu coração.

E, fica aqui o meu agradecimento ao autor por nos entregar essa preciosidade repleta de coragem e sentimentos que a cada página me fez sentir, emocionar, torcer e me compadecer por cada acontecimento vivido pelo personagem, finalizei desejando abraçar o narrador e dizer que o melhor ainda está por vir e que a minha torcida é para que ele encontre não só o amor que ele merece, mas também tudo o que ele deseja em seu coração durante essa caminhada chamada vida♥.