Da fossa à bossa

Da fossa à bossa Gisele Fortes

Resenhas - Da fossa à bossa

Carol Araujo 13/09/2022

Perfeito
Da fossa a bossa é um livro extremamente envolvente, com uma história intrigante.

Começamos conhecendo a história da, diga-se de passagem, insuportável Maria Júlia, uma adolescente mimada que quer que todos ao seu redor a entenda, mas que não se esforça minimante para entender ninguém.

Mas ao fazer sua viagem no tempo, conhecendo seus tão amados anos dourados, ela percebe que a vida não é como ela pensa, começa a compreender a vida de outra forma, além de perceber que o grandioso tempo da Bossa nova não é tão perfeito quanto ela idealizava.

Maria Júlia então percebe que precisa voltar para seu tempo, viver sua própria vida e criar sua própria história, mas para isso precisará fazer diversas renúncias, como seu grande amor, Carlos André, e o fato de poder conviver com seu avô, que em seu tempo já havia falecido.

Nossa protagonista volta ao seu tempo com um novo pensamento e uma vontade avassaladora de fazer a diferença no mundo.

Mas pra entender essa história do início ao fim, sem nenhum corte, você precisará ler o livro que, sinceramente, está perfeito.

Tive a oportunidade de ler o livro físico e acredito que isso tenha tornado a experiência ainda melhor, mas caso não seja possível garantir seu exemplar, a história ainda merece ser lida por ebook que está disponível no Kindle Unlimited.

Confesso que gostaria de saber qual foi o desfecho da foto e o que realmente aconteceu, mas minha imaginação já assumiu essa responsabilidade.

@poesiacomchocolate 02/09/2022

Que perfeição de história!
Conta a história de Maria Júlia, uma menina que é obcecada pelos anos dourados, ela coleciona algumas relíquias da época em seu quarto e adora conversar com a sua avó. Um dia ela encontra uma foto de um rapaz do ano de 1957, entre as coisas da sua avó, e imediatamente fica encantada com ele, é aí que com a foto nas mãos, ela é transportada para a mesma época e acaba encontrando esse menino. Essa é uma história bastante interessante pelo contexto histórico e pela aventura da menina. Eu adorei, sinceramente eu queria que todos tivessem a oportunidade de ler essa obra de arte! ?

Lohrana.Amorim 24/08/2022

Tem Bossa nova, não preciso falar mais nada.
Eu me identifiquei muito com a premissa desse livro, voltar no passado para a sua década favorita é ainda por cima estar rodeada de bossa nova, tudo isso ambientado na cidade maravilhosa( sou carioca gente ?)
A história e bem rapidinha( eu diria até corrida em alguns pontos), mas é repleta de dados históricos e referência que nos levam a estar junto com Maju em 1959.
Mas se teve um ponto que eu gostei muito desse livro foi que a autora não romantizou a década, deu o devido glamour que lhe é direito, mas deixou bem claro a desigualdade e o desrespeito que as mulheres viviam naquela época.
Resumindo: tem Tom Jobim, Copacabana Palace, leitura rápida, Praia de Ipanema, Carlos André, bom acho que não preciso de mais nada para te fazer ler esse livro

Juliana 19/08/2022

Playlist maravilhosa
A tentativa de enredo nao e' ruim, mas teve varios problemas o desenvolvimento de personagens e varias pontas soltas. Como ela viajou no tempo? Quem e' o cara parecido com o carlos? Ele e' o carlos?

Duda 06/08/2022

Leve e divertido
Adorei conhecer a escrita da Gisele. Esse é um ótimo livro pra quando queremos uma história leve e divertida. E de bônus tem uma ótima trilha sonora

Kaline Bogard 15/07/2022

Interessante
É uma leitura divertida e fluida. Gostei do tema escolhido: viagem no tempo. E a autora não pintou a época apenas de ouro, mas mostrou o lado ruim de viver nos anos 1950, além disso, temos uma pesquisa história muito boa, com a protagonista vivenciando fatos importantes.
Apesar disso não consegui me conectar a personagem, a achei um tanto imatura e instável. E o protagonista é o tipico "Gary Sue", perfeito demais e sem defeitos, daí na me convenceu muito com o romance instantâneo e profundo.
No geral foi uma boa leitura, recomendo que leia e tire suas conclusões!

Próximo Capítulo 12/07/2022

✨ É um livro muito interessante, uma leitura fluída e rápida.
✨ Maria Júlia era apenas umas menina de 17 anos quando tudo aconteceu. Era isolada, por conta própria, não gostava muito de socializar com as pessoas e por conta disso tinha apenas uma amiga. Sua relação com os pais era um pouco turbulenta, ela não se batia muito bem com a mãe, a pessoa mais chegada a ela da família era Cecília, sua avó.

✨ Foi através dessa avó que tudo aconteceu. Num dia quando Maria Júlia tinha brigado mais uma vez com a mãe e fugiu pra casa da avó, lá acabou encontrando uma foto de um rapaz, achou ele lindo e ficou encantada por ele.

✨ Muita confusão depois, Maria Júlia não aguentando mais tantas brigas com a mãe, foi dormir chorando e desejando que se encontrasse com o lindo garoto da foto. Seu desejo foi atendido e então ela se encontrou perdida em 1950.

✨ Lá ficou hospedada na casa de sua avó, que no tempo tinha sua idade e se tornaram mais íntimas ainda. Era como se Maria Júlia fosse outra pessoa, lá ela curtia com os amigos, saia para bailes, tomava banho na praia, entre outros, e foi em uma dessas andanças com Cecília que se bateu com menino encantador da foto, e então tiveram um belo romance.

✍🏻 "Mas, em determinado momento, a menina vai ter que escolher entre o verdadeiro amor e a chance de uma vida com propósito. O que vai falar mais alto: a paixão sem medidas ou a oportunidade de ser uma mulher independente, que pode fazer a diferença no mundo?"

G.I 12/07/2022

Gostei bastante!
Gostei bastante desse livro.
Já perdi as contas de quantos livros da Gisele li, gosto bastante dos seus livros, enredos diferentes e tudo mais.
Achei que poderia ter um pouco mais da explanação, de quando ela conheceu o Benício e tudo mais.
Mas no geral, gostei bastante porque causa da viagem aos anos dourados. Mostra bastante a diferença do passado para o tempo atual.
Um livro que mostra como nós mulheres, podemos ser o que quisermos e sem que ninguém possa nos impedir.
Super recomendo.

Ale Martins 12/07/2022

Uma viagem muito interessante ao passado
No livro Da Fossa a Bossa, nos temos uma viagem muito interessante ao passado, onde podemos acompanhar nossa Maria Júlia em busca do grande amor da sua vida. E além disso ainda temos a oportunidade de conhecer a luta pelos direitos das mulheres, embalados por uma belíssima trilha sonora dos anos 50.

Geórgia 11/07/2022

Uma boa leitura
É um livro fofo e com linguagem direta, sem floreios, o que deixa a narrativa rápida. Isso é um ponto positivo e negativo, pois senti que algumas vezes foi rápido demais, deixando de lado o aprofundamento de algumas discurssões e desenvolvimento de personagens.
A temática dos anos 50 é bem interessante e a autora fez questão de contextualizar cada capítulo com uma música da época, o que deixa ainda mais legal para quem gosta de ouvir com música :)
Alguns pontos ficaram em aberto no final e acho que a autora poderia ter explicado um tiquinho mais a viagem no tempo para não nos deixar com tantas dúvidas.
No geral, uma boa leitura para quem quiser sentir um gostinho dos anos 50.

Belly 11/07/2022

Adorei
Esse livro me transportou para dentro de outra realidade com a protagonista que coitadinha é mais perdida que cego em tiroteio ,esse é aquele livro carregado de humor para levantar o astral

Bia 11/07/2022

Perfeitoo
A jornada da Maria Júlia conquistou meu coração,me fez rir ,chorar ,mais principalmente rir ,eu recomendo esse livro para quem quer um sopro de leveza em uma leitura rápida

Mahh 11/07/2022

Que livro doidinho mas maravilhoso
O livro tem um fluxo de leitura diferente de tudo que eu já li,a forma como o casal se conhece é bem louca mas encanta,o livro tem tantas coisas que realmente são fora da casinha e tornam o livro tão engraçado que quando você percebe terminou de ler querendo mais.Esse livro é uma experiência única.

Ramona 08/07/2022

Muito bom!!
Já li vários livros da Gisele e posso confessar que sou fã, amei a história de Maria Júlia, queria que o final fosse um pouco diferente, mas consegui ficar satisfeita, a autora está mais uma vez de parabéns!!