Da fossa à bossa

Da fossa à bossa Gisele Fortes

Resenhas - Da fossa à bossa

Dayaliterária 15/05/2022

Vamos viajar??
Uma história que nos faz desejar voltar em 1959 e ao mesmo tempo ficar no nosso ano, pois queremos poder unir os anos e viver os momentos como desejamos. Mas junto com Maria Júlia vivemos intensamente cada momento e cada dica que ela deu e claro poder viver seu amor com Carlos André e sua vivência na época nos conforma que a vida e o tempo tem que se vivido intensamente.

Anna Clara e Clarissa 16/05/2022

UMA VIAGEM NO TEMPO!
Simbora falar um livro que é LANÇAMENTO e tivemos a oportunidade e honra de ler em primeira mão!!! Já conhecemos Gisele de ?Todas as curvas no caminho? e ?Desencontros de amor? e de cara já sabíamos que íamos nos apaixonar por ?Da fossa à bossa: uma viagem aos anos dourados?. Vem saber mais!!

Nesse livro temos Maria Júlia como personagem principal e logo de cara já nos identificamos com ela. A menina carrega um sentimento de que nasceu na época errada! Maju não se sente pertencente a sua escola, não liga para meninos, seus pais não a entendem, ela tem uma única amiga e o lugar que ela mais gosta no mundo é o conforto do colo de sua vovó Cecília.

A autora nos traz diversas e maravilhosas referências dos anos dourados e é impossível não se sentir envolvo por essa vibe que o livro carrega!!! Maria Júlia tem a oportunidade de voltar no tempo, para a época que ela mais gostava. Onde foram feitas suas músicas e filmes favoritos. Mas quais serão as consequências dessa volta ao tempo? A garota tem que lidar com diversas situações e precisa ter cuidado para não alterar os acontecimentos e marcos vividos. O machismo é algo apresentado pela autora e foi uma sacada muito legal colocar todas as reflexões necessárias ali!

Maria Júlia tem a oportunidade de conhecer sua avó quando moça, seu (futuro) avó no auge da mocidade, sua bisavó, que ao decorrer da história mostra para Maria o quanto foi forte e teve que lidar com as situações colocadas. É uma parte da história que Maria Júlia nem imaginava que tivesse acontecido!

Nossa protagonista conhece um garoto que pode mudar? TUDO! O amor é sempre a escolha certa, ou a escolha certa é sempre o amor? Carlos André de torna nosso mocinho e por se passar antigamente, ele é um menino de ouro! Educado, meigo, respeitador, tem toda a vibe de galã e tem suas cantadas ultrapassadas (pra gente, né?! Hahaha). Da vontade de pegar o Carlos André pra gente e trazê-lo logo para 2022! O mundo tá precisando de meninos assim!

Esse lançamento está a coisa mais linda do mundo e não temos dúvidas de que será sucesso na certa!

A Gisele tem uma forma de escrever única e extremamente cativante, que emerge o leitor nas páginas do livro!!! E o melhor de tudo é que está disponível na Amazon por R$1,99 (isso mesmo, produção!! Inacreditável!) e também na assinatura do Kindle Unlimited! O acesso ao livro está MUITO fácil. Gostaram? Esperamos que sim! Não deixem de seguir a autora e ler suas obras!!!

Rosangela Thomaz 17/05/2022

DA FOSSA À BOSSA
Fiz uma viajem aos anos dourados! Foi maravilhoso lembrar das músicas dessa época! A autora escreveu um romance, leve, gostoso de ler! Me senti uma Maria Julia, lendo esse romance...Venha viajar lendo esse lindo romance!

Naty @livrossaofilhos 23/05/2022

Emocionante
"Na verdade, tenho a sensação de que nasci no tempo errado, como se alguém lá em cima tivesse se equivocado ao me jogar nessa Era de relações frívolas e virtuais."

Maria Júlia pensa que não se encaixa no seu próprio mundo, detesta as modernidades e gosta de tudo que é antigo. Um dia ela folheia um álbum de sua vó e encontra uma foto de Carlos André e se sente muito atraída com essa foto em mãos ela deseja ardentemente encontrá-lo e não é que ela consegue ir para o passado, em 1959.

Chegando lá ela lembra mais ou menos o nome da rua onde sua vó morava e assim ela a encontra na juventude, tudo parece maravilhoso. Maju está numa época em que gosta das músicas, das roupas e aparentemente sem a frivolidade do século 21, mas será que é tudo tão bom assim?

Uma das coisas que afetou bastante a Maju foi o machismo e como a mulher era tratada naquela época, em 1959 ainda não tinha o divórcio, vários direitos das mulheres e nas revistas da época ensinavam a como ser uma esposa recatada e do lar, ou seja, ser escrava do marido sem direito a reclamações.

"Chego a sublinhar alguns trechos que me escandalizam: Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas."

Gostei muito da interação da Maju com a avó, já que as duas são tão apegadas no presente. Carlos André parece um sonho, os momentos entre eles são sublimes e cheios de amor e uma paixão avassaladora, mas em 1959 até um beijo pode trazer problemas e Maju pode acabar ficando mal vista.

Quando as coisas começam a ficar sérias Maju tem que tomar uma decisão que pode mudar tudo, afinal a vida das mulheres em 1959 não é fácil.

A escrita da autora é muito gostosa e fluida o que me fez devorar essa história. Já li outros livros dela e as histórias só evoluem, é uma autora que sempre indico. O final não podia ter sido melhor, eu fiquei muito surpresa e feliz com como tudo terminou.

kiki.marino 25/05/2022

3 ? pela trilha sonora que a escritora disponibilizou, nostálgica e deliciosa de ouvir. A estória do livro é um bom plot porém não foi muito explorado e desenvolvido , apressado e ficou a impressão que faltou páginas...

Grazi 25/05/2022

Ameiii!
Hoje eu quero passar para vocês algumas das impressões sobre uma das minhas últimas leituras que é o livro "Da Fossa à Bossa" da autora Gisele Fortes.

O livro nos conta a história de Maria Júlia, uma jovem de 17 anos que se sente completamente deslocada e acredita não fazer parte do seu próprio mundo.

Um belo dia, enquanto folheava um álbum antigo de sua avó, ela encontra uma fotografia de um rapaz que a encanta e olhando para a foto, pensando em encontrá-lo, ela acaba voltando no tempo, direto para o ano de 1959!

A jovem Maju se vê em um mundo completamente novo, que por algum motivo, lhe parece familiar, perfeito! Ela adora as roupas, o comportamento e principalmente as músicas (apaixonada por bossa nova)!

Ela que se lembrava pouco da rua onde sua avó morava, consegue mesmo assim encontrar sua casa e encontrar sua avó ainda jovem (esse convívio entre as duas é super interessante, gostoso de "assistir").

Além disso, o encontro de Maju e Carlos André (o moço da foto) parece coisa de livro! rs

Os dois se dão super bem, um clima de amor está no ar, mas... por se tratar de 1959, até um simples beijo pode mudar tudo!

No final das contas, vivemos e tomamos partido torcendo por Maju, mas devorando cada página, sempre com aquele friozinho na barriga tentando adivinhar quais serão suas decisões e nos perguntando onde elas vão levá-la?

Ao final, ela vai ter que decidir se fica com o amor e a vida que sempre sonhou (que você vai descobrir se é um sonho mesmo ou não ao ler o livro) independente das consequências!

Mais que recomendado! Um livro super gostoso de ler! E a escrita da autora vai te encantar com certeza!!!

E você, já pensou em como seria viver em outra época?

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/

Ester8 26/05/2022

Maravilhoso
É uma leitura super rápida e fluida de ler, una história leve porém que faz a gente sentir um quentinho no coração ?

Sallete.Gabrielle 28/05/2022

Superrrr favoritado
Esse livro e perfeito para quem esta em uma ressaca literária, e uma história sobre amadurecimento e quase impossível não amar a Maria Julia eu me identifiquei muito com ela, mais eu tô meio qubrada com o que aconteceu com o André mas no final tem uma ponta solta por isso eu vou acreditar em um final feliz para ele.

Alana.Michele 18/06/2022

Muito bom!
Maria Julia é uma adolescente de 17 anos que não consegue se encaixar na época em que vive. Ela é fascinada pelos anos 1950 e tudo o que ele representa. Por conta de seu gosto diferente, muitas vezes é julgada como louca pelos colegas da escola e inclusive seus pais. Sua vida social é uma negação, ela só possui uma amiga, Beatriz, mas sua melhor amiga mesmo é a sua avó.

Mexendo nas coisas antigas de sua avó, ela encontra a foto de um rapaz que fez seu coração acelerar e mil borboletas voarem em seu estômago, o problema é que eles estão separados por décadas. Ela deita em sua cama agarrada a foto e deseja com toda sua força voltar aos ?anos dourados?.

Só que é como dizem, palavra é força, e no outro dia ela acorda em um mundo totalmente diferente do que ela estava. Nos lugares de prédio haviam casas, os carros eram mais coloridos, as roupas mais elegantes e pomposas. Será que ela viajou no tempo? Será que seu sonho se tornou realidade?
Ela encontra o rapaz da foto, Carlos Eduardo , e eles vivem um romance intenso.

Porém durante sua convivência nos anos 50 ela vê que nem tudo são flores. O machismo era mais enraizado, as mulheres não tinham direito a sua própria voz, criadas para serem apenas dona do lar e os problemas só aumentam.

O livro é maravilhoso e fala sobre a aceitação. Quando Maria Júlia volta ao presente ela vê que apesar das dificuldades passadas no presente, ali era seu verdadeiro lar e tomou como incentivo o que viveu durante 1959 para lutar pelas causas das mulheres. Ela finalmente se encontra e da uma chance para a vida que ela poderia ter. No final no livro mostra o amadurecimento dela e a lição de vida que aprendeu.

Apesar do amor que sentia por Carlos Eduardo, a vida deu uma nova oportunidade de se jogar no amor com Benicio. O final fica em aberto: será que Benício e Carlos Eduardo são a mesma pessoa? Será mesmo que o seu primeiro amor viajou no tempo para procurá-la? Ou será que a foto guardada era só uma recordação guardada por Benício e tudo não passa de uma grande coincidência?

Jess_ 22/06/2022

Maria Júlia, uma menina que se sente deslocada e excluída. Não se encaixa na realidade em que vive, e vive fascinada pelos anos antigos. Seus pais sempre vivem forçando a mesma a sair e interagir mais com as pessoas ao seu redor, ser mais sociável e viver sua juventude de uma forma melhor, mas a mesma sempre nega, alegando que não se encontra em tal lugar e que prefere não ir.

Iria acorrer uma festa e sua amiga Beatriz a convidou para ir, mas ela recusava com todas as forças, até que sua amiga sugeriu que ela fosse, assim os pais iriam sair do seu pé com relação a se socializar mais. Diante de um acontecimento, Maju foi a festa, mas teve uma briga feia com a amiga e foi embora sem nem olhar para trás.

Era muito apegada a sua avó, a senhora sempre a entendeu e acolheu, nunca a julgando e sempre mostrando o outro lado da moeda. Em momentos de aflição ela sabia que ao lado da avó estaria segura em seus sentimentos, e foi exatamente isso que aconteceu, depois da briga com a amiga, Maju foi a casa de sua avó e desabafou com a mesma, depois de se divertirem a avó acabou pegando no sono.

Maju com sua curiosidade acabou se deparando com um álbum de fotos lindo, repleto de fotografias da época de sua avó, viu uma foto de um belo rapaz e ficou fascinada com as sensações que aquela foto trazia para seu coração, arrancou a foto do álbum e foi embora rapidamente, ao dormir pegou a foto e falou repetidas vezes que queria encontrar o garoto, ela só não contava que realmente iria se encontrar com o garoto, e não somente com ele mas em outro universo, a 58 anos atrás.

Eu amei a forma como a obra foi relatada, a viagem no tempo e todos os fatos e ensinamentos que a obra retrata são muito legais. Eu pensei que a obra fosse outra coisa, mas depois de ler eu fiquei encantada em como eu me enganei.

A obra retrata temas importantes como machismo, poder de escolha, o direito ao divorcio que na época não era permitido, e muito mais. A obra ensina além do mais em como devemos saber o que queremos, ela é pequena demais para ficarmos estacionados e não aproveitando o que nós temos e podemos ter.

A estória tem uma premissa muito boa, a única coisa que senti falta foi um maior desenvolvimento no final, tudo aconteceu rápido, eu queria saber o que ia acontecer mais a frente e infelizmente o livro acabou e você ainda fica na dúvida. Fora isso o livro é incrível, e todo mundo deveria ler e se aventurar nessa obra repleta de ensinamentos, emoções, fantasia e carregada de momentos históricos.

Leonardo 05/07/2022

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Da fossa À bossa: uma viagem aos anos dourados lançado de forma independente. O livro é de autoria de Gisele Fortes e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Maria Júlia é uma estranha no ninho. Aos 17 anos, Júlia parece ter pouco interesse em tentar se encaixar nos grupos sociais da escola e também demonstra pouca curiosidade em se inteirar com as novidade do mundo da música ou da cultura pop (coisa que é fundamental para se ter amigos naquele colégio). Na verdade a garota se interessa apenas com coisas da década de 1950/1960, sendo chamada de "louca da brilhantina" pelos outros alunos quando ela demonstra interesse nas aulas de história.

Considerada uma "alma antiga", Júlia tem um relacionamento incrível com sua avó, Dona Cecília (ao contrário de seus pais, dos quais não a compreende de forma alguma), e passa horas conversando com a avó a respeito da adolescência dela no Rio dos anos 60 e todas suas aventuras.

Em uma noite, enquanto vasculha as coisas da avó, Júlia acha uma foto muito intrigante. Nela, um belo rapaz toma o plano central da foto, mas algo no olhar dele parece passar a fotografia e enxergar a Júlia. Estranho. Tomada por um impulso, a garota pega a foto, leva para a casa e fica a encarando até dormir.

No que Júlia acorda, tudo muda. A garota percebe que não está mais em sua casa, e ao procurar informações ao redor ela descobre que está no dia 24 de janeiro de 1959, viajando 58 anos para o passado! Seu primeiro instinto é procurar o local onde sua avó (uma adolescente) mora.

Nisso, ela acaba encontrar Cecília. Simulando ter "perdido a memória", Júlia é recebida por Cecília e se hospeda na casa de sua futura avó. Essa também seria a oportunidade perfeita para Júlia conhecer o homem da foto! E por um golpe do destino, ela acaba o conhecendo na praia logo nos primeiros dias em que está ali, o rapaz, chamado Carlos André, parece ter um enorme interesse por ela.

No entanto, nem tudo é um sonho. Maria Júlia vai perceber que a realidade para as mulheres no final da década de 1950 não é tão perfeita quanto ela imaginava que seria... Longe disso. Nisso, surge a questão: Ela vive seu sonho ou tenta voltar pra casa?

Uma leitura que me surpreendeu bastante! "Da fossa à bossa" traz uma história de viagem no tempo em plena Rio de Janeiro e um dos fatores que eu mais gostei são as referências a época que inundam as páginas dessa história! Pra começar os pôsteres que a protagonista tem na parede, como "Juventude Transviada" e "Cinderela em Paris", filmes de sucesso da época, como as músicas escolhidas pela autora na abertura de cada capítulo.

Dá pra ver que o livro foi escrito com muito amor e também que a autora, Gisele Fortes, tem muito conhecimento a respeito da época, seja no cenário político (como a criação de Brasília) como na cultura pop em geral.

Mas acredito que o principal ponto que me motivou a ler esse livro em um dia foi o desencanto da Júlia com a década de 1950. Aos poucos ela vai entendendo que a sociedade patriarcal é muito vigente e tira completamente o direito da mulher em se expressar ou exercer algum tipo de opinião.

Temas como a moralidade, a gravidez sem estar casada e construção da imagem feminina não bem tratados durante o livro, a forma como Júlia vai amadurecendo com o tempo é incrível!

Além disso tudo, o livro conta com uma playlist incrível criada pela autora para nos jogar na época dos Anos Dourados! Eu acessei a lista e já salvei várias músicas pra escutar (porque eu AMO músicas antigas) e sugiro que vocês façam o mesmo! Leiam... O livro é mega fluído e muito divertido de ler (além de ser curtinho).

Ramona 08/07/2022

Muito bom!!
Já li vários livros da Gisele e posso confessar que sou fã, amei a história de Maria Júlia, queria que o final fosse um pouco diferente, mas consegui ficar satisfeita, a autora está mais uma vez de parabéns!!

Mahh 11/07/2022

Que livro doidinho mas maravilhoso
O livro tem um fluxo de leitura diferente de tudo que eu já li,a forma como o casal se conhece é bem louca mas encanta,o livro tem tantas coisas que realmente são fora da casinha e tornam o livro tão engraçado que quando você percebe terminou de ler querendo mais.Esse livro é uma experiência única.

Bia 11/07/2022

Perfeitoo
A jornada da Maria Júlia conquistou meu coração,me fez rir ,chorar ,mais principalmente rir ,eu recomendo esse livro para quem quer um sopro de leveza em uma leitura rápida

Belly 11/07/2022

Adorei
Esse livro me transportou para dentro de outra realidade com a protagonista que coitadinha é mais perdida que cego em tiroteio ,esse é aquele livro carregado de humor para levantar o astral