Da fossa à bossa

Da fossa à bossa Gisele Fortes

Resenhas - Da fossa à bossa

Jess_ 22/06/2022

Maria Júlia, uma menina que se sente deslocada e excluída. Não se encaixa na realidade em que vive, e vive fascinada pelos anos antigos. Seus pais sempre vivem forçando a mesma a sair e interagir mais com as pessoas ao seu redor, ser mais sociável e viver sua juventude de uma forma melhor, mas a mesma sempre nega, alegando que não se encontra em tal lugar e que prefere não ir.

Iria acorrer uma festa e sua amiga Beatriz a convidou para ir, mas ela recusava com todas as forças, até que sua amiga sugeriu que ela fosse, assim os pais iriam sair do seu pé com relação a se socializar mais. Diante de um acontecimento, Maju foi a festa, mas teve uma briga feia com a amiga e foi embora sem nem olhar para trás.

Era muito apegada a sua avó, a senhora sempre a entendeu e acolheu, nunca a julgando e sempre mostrando o outro lado da moeda. Em momentos de aflição ela sabia que ao lado da avó estaria segura em seus sentimentos, e foi exatamente isso que aconteceu, depois da briga com a amiga, Maju foi a casa de sua avó e desabafou com a mesma, depois de se divertirem a avó acabou pegando no sono.

Maju com sua curiosidade acabou se deparando com um álbum de fotos lindo, repleto de fotografias da época de sua avó, viu uma foto de um belo rapaz e ficou fascinada com as sensações que aquela foto trazia para seu coração, arrancou a foto do álbum e foi embora rapidamente, ao dormir pegou a foto e falou repetidas vezes que queria encontrar o garoto, ela só não contava que realmente iria se encontrar com o garoto, e não somente com ele mas em outro universo, a 58 anos atrás.

Eu amei a forma como a obra foi relatada, a viagem no tempo e todos os fatos e ensinamentos que a obra retrata são muito legais. Eu pensei que a obra fosse outra coisa, mas depois de ler eu fiquei encantada em como eu me enganei.

A obra retrata temas importantes como machismo, poder de escolha, o direito ao divorcio que na época não era permitido, e muito mais. A obra ensina além do mais em como devemos saber o que queremos, ela é pequena demais para ficarmos estacionados e não aproveitando o que nós temos e podemos ter.

A estória tem uma premissa muito boa, a única coisa que senti falta foi um maior desenvolvimento no final, tudo aconteceu rápido, eu queria saber o que ia acontecer mais a frente e infelizmente o livro acabou e você ainda fica na dúvida. Fora isso o livro é incrível, e todo mundo deveria ler e se aventurar nessa obra repleta de ensinamentos, emoções, fantasia e carregada de momentos históricos.

Dayaliterária 15/05/2022

Vamos viajar??
Uma história que nos faz desejar voltar em 1959 e ao mesmo tempo ficar no nosso ano, pois queremos poder unir os anos e viver os momentos como desejamos. Mas junto com Maria Júlia vivemos intensamente cada momento e cada dica que ela deu e claro poder viver seu amor com Carlos André e sua vivência na época nos conforma que a vida e o tempo tem que se vivido intensamente.

Ramona 08/07/2022

Muito bom!!
Já li vários livros da Gisele e posso confessar que sou fã, amei a história de Maria Júlia, queria que o final fosse um pouco diferente, mas consegui ficar satisfeita, a autora está mais uma vez de parabéns!!

Mahh 11/07/2022

Que livro doidinho mas maravilhoso
O livro tem um fluxo de leitura diferente de tudo que eu já li,a forma como o casal se conhece é bem louca mas encanta,o livro tem tantas coisas que realmente são fora da casinha e tornam o livro tão engraçado que quando você percebe terminou de ler querendo mais.Esse livro é uma experiência única.

Bia 11/07/2022

Perfeitoo
A jornada da Maria Júlia conquistou meu coração,me fez rir ,chorar ,mais principalmente rir ,eu recomendo esse livro para quem quer um sopro de leveza em uma leitura rápida

Belly 11/07/2022

Adorei
Esse livro me transportou para dentro de outra realidade com a protagonista que coitadinha é mais perdida que cego em tiroteio ,esse é aquele livro carregado de humor para levantar o astral

Geórgia 11/07/2022

Uma boa leitura
É um livro fofo e com linguagem direta, sem floreios, o que deixa a narrativa rápida. Isso é um ponto positivo e negativo, pois senti que algumas vezes foi rápido demais, deixando de lado o aprofundamento de algumas discurssões e desenvolvimento de personagens.
A temática dos anos 50 é bem interessante e a autora fez questão de contextualizar cada capítulo com uma música da época, o que deixa ainda mais legal para quem gosta de ouvir com música :)
Alguns pontos ficaram em aberto no final e acho que a autora poderia ter explicado um tiquinho mais a viagem no tempo para não nos deixar com tantas dúvidas.
No geral, uma boa leitura para quem quiser sentir um gostinho dos anos 50.

Ale Martins 12/07/2022

Uma viagem muito interessante ao passado
No livro Da Fossa a Bossa, nos temos uma viagem muito interessante ao passado, onde podemos acompanhar nossa Maria Júlia em busca do grande amor da sua vida. E além disso ainda temos a oportunidade de conhecer a luta pelos direitos das mulheres, embalados por uma belíssima trilha sonora dos anos 50.

G.I 12/07/2022

Gostei bastante!
Gostei bastante desse livro.
Já perdi as contas de quantos livros da Gisele li, gosto bastante dos seus livros, enredos diferentes e tudo mais.
Achei que poderia ter um pouco mais da explanação, de quando ela conheceu o Benício e tudo mais.
Mas no geral, gostei bastante porque causa da viagem aos anos dourados. Mostra bastante a diferença do passado para o tempo atual.
Um livro que mostra como nós mulheres, podemos ser o que quisermos e sem que ninguém possa nos impedir.
Super recomendo.

Próximo Capítulo 12/07/2022

✨ É um livro muito interessante, uma leitura fluída e rápida.
✨ Maria Júlia era apenas umas menina de 17 anos quando tudo aconteceu. Era isolada, por conta própria, não gostava muito de socializar com as pessoas e por conta disso tinha apenas uma amiga. Sua relação com os pais era um pouco turbulenta, ela não se batia muito bem com a mãe, a pessoa mais chegada a ela da família era Cecília, sua avó.

✨ Foi através dessa avó que tudo aconteceu. Num dia quando Maria Júlia tinha brigado mais uma vez com a mãe e fugiu pra casa da avó, lá acabou encontrando uma foto de um rapaz, achou ele lindo e ficou encantada por ele.

✨ Muita confusão depois, Maria Júlia não aguentando mais tantas brigas com a mãe, foi dormir chorando e desejando que se encontrasse com o lindo garoto da foto. Seu desejo foi atendido e então ela se encontrou perdida em 1950.

✨ Lá ficou hospedada na casa de sua avó, que no tempo tinha sua idade e se tornaram mais íntimas ainda. Era como se Maria Júlia fosse outra pessoa, lá ela curtia com os amigos, saia para bailes, tomava banho na praia, entre outros, e foi em uma dessas andanças com Cecília que se bateu com menino encantador da foto, e então tiveram um belo romance.

✍🏻 "Mas, em determinado momento, a menina vai ter que escolher entre o verdadeiro amor e a chance de uma vida com propósito. O que vai falar mais alto: a paixão sem medidas ou a oportunidade de ser uma mulher independente, que pode fazer a diferença no mundo?"

Kaline Bogard 15/07/2022

Interessante
É uma leitura divertida e fluida. Gostei do tema escolhido: viagem no tempo. E a autora não pintou a época apenas de ouro, mas mostrou o lado ruim de viver nos anos 1950, além disso, temos uma pesquisa história muito boa, com a protagonista vivenciando fatos importantes.
Apesar disso não consegui me conectar a personagem, a achei um tanto imatura e instável. E o protagonista é o tipico "Gary Sue", perfeito demais e sem defeitos, daí na me convenceu muito com o romance instantâneo e profundo.
No geral foi uma boa leitura, recomendo que leia e tire suas conclusões!