A falta

A falta Xico Sá

Resenhas - A falta

maryelli0 13/06/2023

Intenso
Fazia um tempo que eu não lia um livro tão forte, tão tocante.

"A falta" narra os pensamentos de um goleiro durante os 90 minutos de um jogo de futebol. Quando peguei o livro, imaginei que seria um livro sobre o mundo futebolístico, mas me enganei. É muito mais do que isso.

"O mais solitário dos jogadores."

O que um goleiro fim de carreira pensa durante um jogo?

Xico Sá com uma destreza magnífica, trata temas pesados (assédio sexual, trauma, marginalização, entre outros)

Mesmo sendo um livro que se passa no mundo do futebol, o livro não é exatamente sobre isso, é mais focado na crise existencial do personagem.

Uma leitura rápida, critiva e profunda. Vale muito a pena a leitura.

Ari 27/12/2022

Criativo
Excelente a proposta do Xico de descrever um jogo, minuto a minuto, com tudo que se passa na cabeça do grande goleiro prestes a encerrar a carreira. Criativo e com linguagem bem própria do autor!

Inácio 21/01/2023

Maturidade e talento
O que pensa um goleiro entre um lance de perigo e outro? E se esse goleiro estiver em fim de carreira? E se ele tiver levado um metafórico chute na bunda?

Xico Sá constrói com cuidado e competência cada um dos personagens em breves capítulos, numa narrativa que se dá ao longo de 90 minutos em que a ação de um jogo se alterna com o fluxo de pensamento e os comentários dos radialistas.

A maturidade vai lapidando a prosa de Xico e, junto com seu talento de contador de histórias, construindo um escritor cada vez mais ousado, capaz de um livro tão leve quanto denso.

Gerson91 25/08/2022

A falta
Gosto do Xico Sá e seus textos jocosos. Um livro bem agradável para quem aprecia futebol, mas não é premissa. Gostei.

Marcelha.Leone 02/07/2023

Encantada com esse livro, cheguei até ele através de uma indicação da jornalista Adriana Couto já há um certo tempo. Aguardando para lido. A Falta narra a trajetória de Yuri Cantagalo, um goleiro no fim de carreira, com todas as suas angústias, e no tempo regulamentar de um jogo, ou seja 2 tempos de 45 minutos totalizando 90 minutos. Me encantou a profundidade como algumas questões foram lançadas, mas principalmente a forma despretensiosa. Isso sem falar nas no primor das referências que o livro faz. Não havia lido nada do autor e depois de A Falta já selecionei outra obra. Indico

Vanderson.Gomes 01/10/2023

Grata surpresa.
O livro se desenrola numa trama completamente diferente do que imaginamos, o fundo é o futebol, mas os fantasmas que assombram o ser humano em dois momentos cruciais da vida, abandono e fim de carreira, nos remetem a pensamentos sensíveis a toda pessoa. Ótima leitura.

Angelica.Shihara 16/10/2023

Um goleiro de futebol que narra seus pensamentos durante a sua última partida de futebol como profissional.
Durante o jogo ele vai se lembrando de fatos de sua vida ainda criança junto de sua mãe e a incógnita de quem era seu pai. Ele expõe seus pensamentos e sentimentos com relação ao término do seu relacionamento com Sevilhana e conta sobre seus traumas vividos durante sua vida como jogador de futebol.

Diego 03/02/2024

Reflexões de um goleiro em fim de carreira
"A Falta" é um livro que acompanha o fluxo de pensamento do goleiro Iuri Cantagalo. Um jogador de 40 anos prestes a aposentar as luvas. Já passou por grandes clubes europeus, e atualmente está em fim de carreira, defendendo a meta do Náutico, em um jogo da Copa do Brasil, em Macapá, contra o Trem. O jogo é morno e sem emoções. Isso dá tempo para que o goleiro reflita sobre uma série de problemas pessoais. Ele é letrado, por conta disso suas reflexões são cheias de citações e referências a clássicos da literatura, bem como a ícones do futebol, principalmente goleiros. O pouco que se fala do jogo são as inserções pontuais do locutor WW e do comentarista Tirésias.

Queila 16/02/2024

Neste livro, a vida de um goleiro, Yuri Cantagalo, é narrada sob o ponto de vista do próprio goleiro durante a sua última partida de futebol.
A angústia do que será sua vida depois de pendurar a chuteiras é um contraponto à sua vida como astro do futebol.