Um Café com Sêneca

David Fideler

Resenhas - Um Café com Sêneca

Ayla.Candido 27/08/2022

Um café
Tomando um café quente e saboroso, sentada na mesa de casa na companhia de um amigo, e ao longo da nossa conversa vamos saboreando a delícia da amizade, da gratidão e da vivência das coisas simples da vida. Foi essa sensação que a leitura desse livro me trouxe. Não deixem de tomar esse café, cada gole de leitura é uma surpresa agradável.

Rafa 26/04/2024

Esclarecedor sob o ponto de vista estoico
Um resumo de técnicas do estoicismo e reflexões, sob uma ótica moderna e contemporânea, com base nos estudos e vivências do autor.

Muito válido e resumido.
Me agregou muito!

yaspqr 16/04/2023

"Uma vida que verdadeiramente vale a pena ser vivida"
Sinceramente, dei muitas graças por ter lido esse livro tão jovem. Me ajudará demais em minha caminhada como ser humano, tentando me livrar de juízos falsos e adversidades da vida.
Com uma linguagem fácil e diversas exemplificações do dia a dia, David torna a filosofia estoica extremamente reconfortante e acessível ao leitor do século XXI.
O livro faz uma ótima introdução a essa área da filosofia, fazendo com que todos os leitores se apaixonem por essa filosofia incrível que prega, sobre tudo, o amor e a gratidão.
Um livro matavilhoso, recomendo muito a leitura desse livro para pessoas que desejam mudar, e querem encontrar um caminho melhor de se viver. Esse livro toca em diversos assuntos, desde o problema da raiva, a ansiedade até o luto.
Honestamente, um livro para a vida.

Kelly tirelli 05/03/2023

Um café com Sêneca
O livro começa pontuando sobre uma vida que verdadeiramente vale a pena ser vivida, e já inicia desfazendo alguns mitos acerca do estoicismo: sobre o reprimir emoções e manter-se impassível. David Fideler traz o que Sêneca diz em seus escritos, usando como referência obras do filósofo, sendo eles: Cartas, Dos benefícios, Sobre a ira, entre muitas outras. Fala sobre amizade, amor, gratidão, luto, a importância do tempo (vida), de melhor lidar com as preocupações e a raiva, de viver o presente, de controlar as reclamações e assim por diante. No final do livro também apresenta um apêndice com exercícios filosóficos do estoicismos. Gostei muito da forma que o livro foi dividido e a escrita também facilita bastante a leitura.

jenny.longarzo 03/12/2023

Realmente um antídoto
Comprei esse livro sem muitas expectativas após um dia na livraria, mas me surpreendi. Nele, há ensinamentos estoicos envolvendo a compreensão de diversos comportamentos humanos e como lidar com eles para ter uma vida verdadeiramente feliz. Por isso, recomendo para todo mundo que queira desenvolver outra visão de mundo.

nay.gba 31/01/2024

Se demorar o café amarga
O livro conseguiu fazer o que se propôs: falar das ideias e da filosofia estóica numa linguagem contemporânea.
Só que, mesmo trazendo alguns paralelos com a psicologia moderna, o estoicismo desconsiderava aspectos sociais primordiais.

Durante toda a leitura eu marquei repetitivamente situações controversas e vou concordar com os críticos, li muita hipocrisia.
Posso tá maluca (mona, vc é maluca?), mas achei um quê da maçonaria. Será que bebeu dessa água?

Percebi um esforço em se diferenciar do epicurismo, mas ao meu ver, essa corrente contrária é muito mais lógica que o estoicismo. O próprio texto fala sobre suas similaridades e suas diferenças, nessa rixa eu tiro o que acho válido de cada um.

Creio que é uma corrente filosófica muito interessante, mas seus pilares fundamentais são ideológicos e por isso utópicos.
Somos seres virtuosos e também indecorosos, indecentes. Essa dualidade nos torna humanos e não só o nosso raciocínio. É a nossa capacidade imaginativa de dividir o tempo em passado, presente e futuro. Um tempo que sempre é agora.

Foi uma leitura confusa, com muitas marcações interessantes enquanto sinalizei muitas discordâncias. Por fim, um bom exercício para selecionar o que agrega para o cotidiano atual sem tomar como verdade absoluta as divagações de um privilegiado milionário político.

Ps.: Na constituição todos podemos ser iguais, mas na vida real e nas estatísticas não é bem assim que acontece.
As pessoas não querem caridade, elas querem justiça social e para isso devem se unir e reclamar numa voz única sim!

Matheus 30/07/2022

Sabedoria, Coragem, Justiça e Prudência?
?Viver em harmonia com a natureza, com a humanidade, com a universo e consigo próprio?
Assim é definido o Estoicismo, que na minha opinião é o melhor jeito de viver a vida! Aceite o destino, lembre se da morte, viva o presente, faça o bem e leve uma vida plena!

Gabi 29/09/2022

Tão bom que terminei o livro em praticamente uma semana. Além de trazer definições incríveis de Seneca aplicadas no nosso cotidiano, tem uma ponte incrível com a psicologia. Foi essencial em um momento muito difícil. Animada para ler as obras de Seneca

Lucian.Dalla 19/01/2023

Um guia para a vida
Já vinha lendo as cartas de Sêneca, mas faltava uma obra que consolidasse todas suas ideias. Neste livro encontrei tudo que precisava para iniciar o mergulho no Estoicismo.

O Estoicismo trata-se de uma filosofia de vida milenar. Buscando fugir do padrão filosófico da época, o Estoicismo busca ensinar e transmitir conselhos práticos para a vida.

Em diversos momentos durante a leitura confunde-se Estoicismo com Maçonaria. Existem muitos ensinamentos em comum, compartilham das mesmas virtudes, do auto aperfeiçoamento, da caminhada em conjunto, de ser feliz e fazer o bem para a família, comunidade, pátria e humanidade.

Me chamou muito a atenção os conceitos de Bem Verdadeiro e Fortuna. Somente nossas virtudes nos pertencem, todo o resto é Fortuna, que são coisas que o universo nos proporciona, mas que podem ser tiradas a qualquer momento.

O livro é um guia prático para se viver bem, se auto aperfeiçoar e ajudar a humanidade. Condensa muito bem todas as principais ideias do Estoicismo. Recomendo fortemente a leitura!

Badlouis 23/01/2023

Bacana
Primeiro livro que pego com afinco para ler sobre filosofia e ainda mais sobre estoicismo.
Muito influenciado pelo Bruno Perini.
Filosofia não é meu forte, mas foi um livro "ok" de se ler.
Muitas frases e momentos que são derivadas do estoicismo, esse livro aborda bons temas do nosso cotidiano, e achei bacana os pontos de vista como são retratados na visão de um estoico.
Acabei descobrindo que tenho um pouco de estoico no meu ser. ?

anna v. 03/06/2022

Delicioso
Leitura muito prazerosa, nada pretensiosa, e muito instrutiva. Marquei vários trechos ótimos enquanto lia. Super recomendo. No meio de tantos livros sobre estoicismo, este foi o que mais gostei.

Marcio Fabula 12/01/2023

SÊNECA e sua Filosofia Estoica como remédio.
Confesso que essa foi uma das resenhas mais desafiadoras. Me dei conta que não é tão simples escrever sobre um livro que me marcou tanto no ano de 2022 (e dos últimos anos.) Cada parte que ficou de fora da resenha me doeu como dor de corte na pele. Ao mesmo tempo queria que não ficasse tão longo pra não ficar cansativo.

O livro UM CAFÉ COM SÊNECA apresenta de forma satisfatória a importância histórica de um dos principais nomes da filósofia Estoica. SÊNECA (c.4 a.C.-65 d.C.) Lúcio Aneu SÊNECA foi um dos maiores e mais cultos escritores de sua época. Ele tinha uma das mentes mais bem- informadas e curiosas de seu tempo, demonstrando em seus textos uma ousada liberdade intelectual e abertura a novas ideias. É inclusive essa última característica que o faz parecer tão atual. Ele acreditava que seus textos serviriam como remédio para as gerações futuras. " Trabalho para as gerações futuras registrando algumas ideias que podem beneficiá-las. "

Para além da observação de tais aspectos negativos do comportamento humano, SÊNECA ensina seus leitores como superar a preocupação e a ansiedade, como ter uma vida boa em qualquer condição, como viver com propósito e cultivar a busca pela perfeição, como contribuir para a sociedade e como superar a tristeza e todo tipo de obstáculo que poderão ( e certamente vão) cruzar nosso caminho.

Livro ideal pra quem quer se familiarizar e conhecer de forma prática os principais ensinamentos do Estoicismo. E é quase certo que o leitor que se der a chance de aplicar em seu dia a dia o que lhe é ensinado nesse livro sua vida irá mudar de forma significativa. Pois "SÊNECA ensina que aquele que se dar por aspirante a Estoico é uma pessoa que tenta progredir e para o Estoico o PROGRESSO é uma JORNADA".
" quando duas pessoas puderem dar suporte uma à outra, aprimorar o caráter e progredir juntas, terão o tipo ideal de amizade".
As pessoas que nos cercam têm grande impacto em nosso caráter. Devemos escolher a dedo nossas amizades, pois é fácil assumir ou absorver inconscientemente os traços nocivos da personalidade dos outros. Por outro lado, estar perto de pessoas boas também nos ajuda a desenvolver um caráter adequado. Essas amizades nos ajudam a progredir.

O Estoicismo é uma filosofia de vida válida em todos os momentos da vida. É uma filosofia de vida que ao longo dos últimos séculos desde a sua fundação com o filósofo grego Zenão de Citio (300 anos A.C) tende a ser buscada principalmente em momentos de crise.
Eu penso que é ainda mais valioso buscar essa arte de viver dos estoicos quando tudo está "aparentemente" bem. Pois vai servir como forma de armadura para os obstáculos que a vida nos coloca cedo ou tarde.

A sabedoria milenar do Estoicismo é atemporal, vide o interesse que desperta nas pessoas em mais de 2 mil anos de sua fundação. O seu valor na busca por uma vida feliz e repleta de significado é inefável.
O livro Um Café com SÊNECA,oferece ao leitor uma espécie de mapa do tesouro. Ele apresenta a base do Estoicismo. Fornece uma visão geral e de fácil compreensão dessa filosofia. O autor parece pegar o leitor pela mão. E doar as chaves do castelo que leva ao coração do Estoicismo. Contextualiza a vida de SÊNECA de tal maneira que o leitor se sente um amigo íntimo de Lúcio Aneu SÊNECA antes mesmo do final da leitura.

SÊNECA tinha uma visão muito mais profunda e satisfatória da vida humana do que aquela que a sociedade atual nos encoraja a cultivar. Sua filosofia nos ensina e encoraja a 'blindar-se contra o infortúnio antes mesmo dele de fato nos acometer. ( SOFREMOS MAIS EM NOSSA IMAGINAÇÃO DO QUE NA REALIDADE)
De brinde o livro ainda apresenta referências dos principais nomes do Estoicismo. ( MARCO AURÉLIO, EPICTETO, ARISTO dentre outros)

Ele ensina os princípios básicos. E fornece exercícios Estoicos e dicas válidas e úteis para serem colocadas em prática nos desafios do cotidiano. Na vida de carne e osso.Essa vida aí que está diante de você todos os dias.

E uma proposta segura e validada para se viver o Estoicismo na prática. Tendo o filósofo SÊNECA como uma espécie de mentor sábio e companheiro que oferece um fluxo constante de conselhos confiáveis e práticos sobre a condição humana, a psicologia e sobre como viver uma vida feliz e próspera.

As lições deixadas pelos Estoicos nos direcionam a ter uma vida pautada no que se entende por vida boa.
Um exercício muito comum entre estóicos é você se preparar para alguma situação crucial que deve enfrentar perguntando a si mesmo: qual seria o pior desfecho possível para essa situação?
A lógica por trás disso é, primeiro, se você já sabe qual seria o pior resultado possível, pode começar a se preparar para ele. Segundo, o exercício serve para lembrar você mesmo de que, se o pior acontecer, você é perfeitamente capaz de lidar com isso. E na verdade, na maioria das vezes, o pior não acontece.

Aquele que tem uma mentalidade treinada no Estoicismo encara o obstáculo não como um bloqueio. Mais como um caminho. O Estoico transforma a adversidade em oportunidade de triunfo.

Por fim o que melhor me chamou atenção no livro, foi o fato do livro ter sido escrito em um dos momentos mais tenebrosos da COVID-19. Quando vários países do mundo estavam entrando em colapso. É nesse cenário de muita gente enlutada, crises de ansiedade severas, falência, depressão, sequelas, falta de foco e de extrema preocupação com o futuro, que o autor David Fideler tenta resgatar um hábito que ele já tinha antes de tudo isso. Tomar um café com SÊNECA. Prática inteiramente estoica meus amigos. Afinal de contas um outro nome do Estoicismo escreveu: lembre-se constantemente, que cada uma de suas ações deveria tentar fomentar o bem comum á sociedade. ( MARCO AURÉLIO)

Por conta do cenário em questão que levou o autor a escrever a obra. Vários eventos do caos da pandemia são relatados no livro de maneira ao leitor aprender e aplicar o Estoicismo. É bem provável que a emoção tome conta de alguns leitores. Meu capítulo favorito tem o título de " viver plenamente apesar da morte". Estejam preparados para receberem uma aula de vida memorável nesse capítulo. E arrisco dizer que é nesse capítulo que muitos dos leitores vão querer presentear seus melhores amigos e familiares com um exemplar deste livro. Afinal de contas SÊNECA e o Estoicismo nos ensinam que temos que compartilhar com as pessoas o conhecimento que nos ajuda ser pessoas melhores. SÊNECA sabiamente aconselhou: DEVEMOS APROVEITAR INTENSAMENTE A COMPANHIA DE NOSSOS AMIGOS E ENTES QUERIDOS AGORA, ENQUANTO AINDA O TEMOS.

Leitor é isso. Se você leu até aqui as palavras emocionadas desse leitor que vos escreve. Vá até uma livraria mais próxima e garanta seu cafezinho com SÊNECA. Não vai se arrepender.

Obs: Até o presente momento já li muita coisa sobre o Estoicismo. Dos livros clássicos aos chamados Manuais e Guias. O café com SÊNECA é introdutório em comparação a outros. Minha nota máxima ao livro se dar pelo fato do autor ter conseguido compilar de maneira muito atraente o tema do Estoicismo. Dito isso pra quem se interessar. Recomendo depois ir para as obras dos principais nomes da escola estoica. Leiam as cartas de SÊNECA, Meditações de Marco Aurélio, Manual de EPICTETO.

Livro: CAFÉ COM SÊNECA.
Pags: 240
Editora: SEXTANTE
Data de Publicação : 06/05/2022
Nota 10/10 ??????????

Jessica 26/01/2023

Ótimo guia estoico
No geral os ensinamentos são muito úteis e válidos para o nosso dia a dia. A linguagem é simples, leve e descomplicada.

Do meio para o fim a leitura pode se tornar um pouco maçante e repetitiva, mas digo isso por já ser familiarizada com os escritos de Sêneca e a filosofia estoica.

Marcos 30/05/2023

Em busca da liberdade e da eudaemonia, grandes reflexões.
?Café com Sêneca" é um livro que explora a filosofia estoica através dos textos atemporais do filósofo Sêneca. Com uma linguagem acessível, ele nos convida a refletir sobre questões universais e nos guia em uma jornada de autoconhecimento.
O autor em trazendo os textos de Seneca, nos desafia a buscar a verdadeira liberdade interna, controlando nossos pensamentos e emoções. Além disso, ele nos encoraja a buscar uma vida plena e satisfatória, independentemente das adversidades. O livro nos mostra como e porquê devemos adotar uma mentalidade estoica, encontrando equilíbrio e desenvolvendo uma maior consciência de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.
Livinha 30/05/2023minha estante
Que texto incrível!!! Amei amei, te amo!

Denise195 03/12/2022

Embora o texto seja excelente e com exemplos claros para a aplicação do estoicismo no dia a dia, me senti lendo um Poliana para adultos. Aceitar o que a vida nos dá e viver o agora. Otimismo.