Um Café com Sêneca

Um Café com Sêneca David Fideler
David Fideler

Resenhas - Um Café com Sêneca

Rafa 26/04/2024

Esclarecedor sob o ponto de vista estoico
Um resumo de técnicas do estoicismo e reflexões, sob uma ótica moderna e contemporânea, com base nos estudos e vivências do autor.

Muito válido e resumido.
Me agregou muito!

MariaElizaGomes 11/04/2024

Esse eu não vou superar tão cedo
Percebi que esse livro estava sendo muito comentado entre influenciers que sigo e admiro e resolvi comprar. Foi uma das minhas melhores escolhas desse ano, com certeza sai outra pessoa depois dessa leitura. Fiquei triste de terminar hahah isso mostra a qualidade desse livro. Muito grata por essa leitura

Kammler 05/03/2024

Um café com Sêneca
Achei um ótimo livro. Traz conceitos muito legais do Estoicismo de forma leve e prática, instigando o pensamento e a reflexão sobre aspectos da vida.
Me ajudou bastante com a ansiedade e provavelmente é um livro que vou manter por perto para rever algumas anotações

a.cafreire 02/03/2024

Uma boa introdução
O autor passa sobre os ensinamentos estoicos compartilhando situações do seu dia a dia com os ensinamentos de diversas obras de Sêneca. Foi um bom começo para entender alguns pontos e validar algumas coisas que eu já sabia, mas não ligava ao estoicismo.

Diego.Roberto 29/02/2024

Expansão da consciência
Já praticava os ensinamentos estoicos sem nem mesmo conhece-los. Isso facilitou muito na absorção do livro. Como o próprio autor enfatiza bem, devemos cultivar, praticar, tempo para botar os ensinamentos na nossa vida diária, mas quando aplicado é libertador, nos traz paz, temos plena felicidade e consequentemente somos gratos por tudo que conseguimos e temos. Entender melhor a vida. A felicidade está dentro de nós mesmos. Não adianta procura-la fora. Infelizmente nem todos estão preparados pra isso.

Lívia Camargo 25/02/2024

Indico!
Fácil leitura e com muitas reflexões para a vida. O autor traz os principias pontos de Sêneca olhando para o presente.

Milena 03/02/2024

Curti bastante escutar esse livro e as palvras de Sêneca através do autor. É um daqueles livros que devemos escutar de vez em quando, pois sempre que escutar irá aprender algo novo.

nay.gba 31/01/2024

Se demorar o café amarga
O livro conseguiu fazer o que se propôs: falar das ideias e da filosofia estóica numa linguagem contemporânea.
Só que, mesmo trazendo alguns paralelos com a psicologia moderna, o estoicismo desconsiderava aspectos sociais primordiais.

Durante toda a leitura eu marquei repetitivamente situações controversas e vou concordar com os críticos, li muita hipocrisia.
Posso tá maluca (mona, vc é maluca?), mas achei um quê da maçonaria. Será que bebeu dessa água?

Percebi um esforço em se diferenciar do epicurismo, mas ao meu ver, essa corrente contrária é muito mais lógica que o estoicismo. O próprio texto fala sobre suas similaridades e suas diferenças, nessa rixa eu tiro o que acho válido de cada um.

Creio que é uma corrente filosófica muito interessante, mas seus pilares fundamentais são ideológicos e por isso utópicos.
Somos seres virtuosos e também indecorosos, indecentes. Essa dualidade nos torna humanos e não só o nosso raciocínio. É a nossa capacidade imaginativa de dividir o tempo em passado, presente e futuro. Um tempo que sempre é agora.

Foi uma leitura confusa, com muitas marcações interessantes enquanto sinalizei muitas discordâncias. Por fim, um bom exercício para selecionar o que agrega para o cotidiano atual sem tomar como verdade absoluta as divagações de um privilegiado milionário político.

Ps.: Na constituição todos podemos ser iguais, mas na vida real e nas estatísticas não é bem assim que acontece.
As pessoas não querem caridade, elas querem justiça social e para isso devem se unir e reclamar numa voz única sim!

Paulo.Bento 30/01/2024

Uma boa introdução ao mundo do estoicismo
Excelente livro para quem busca entender os conceitos básicos do estoicismo de Sêneca, o autor explica muito bem o pensamento filosófico estoico para não filósofos e faz um excelente paralelo com p dia a dia

Luana Vinuto 14/01/2024

Conhece-te a ti mesmo.
Essa obra é daqueles livros que você pega para ler e parece que está tendo um diálogo consigo mesmo e/ou com alguém muito especial. O livro faz jus ao título. Nele tudo tudo flui, a mente se expande, tem um quê de beleza, de sabedoria, a sensação que um bom afeto traz, conselhos valiosos que só quem oferece é alguém que parece que nos conhece muito bem e que aprendeu a arte de se encantar pela beleza de uma vida autêntica. Terminei o livro dizendo isso:
se eu pudesse oferecer dois conselhos alguém certamente um seria que você precisa conhecer a filosofia estóica?Sou suspeita em falar de uma filosofia que modificou significativamente a minha existência. Um livro para todas idades, mas sobretudo para quem assim como eu gosta de refletir sobre as questões existenciais. Recomendo!

?Acima de tudo, esforce-se para ser coerente consigo mesmo?.

?Conhece-te a ti mesmo?.

Carol 10/01/2024

Estoicismo conquistou um espaço em minha vida
Foi uma boa escolha conhecer essa filosofia através desse filósofo, é uma filosofia bem sensata. Pretendo incluir as cartas de Sêneca na minha rotina.

Flávia.Malicheski 03/01/2024

Como amei ler ele.
Leitura fluida com pausas para assimilar e refletir sobre o que foi lido. Me apaixonei pelo Estoicismo e por Seneca.

Isadora 20/12/2023

Livro reconfortante assim como um bom café
A escrita desse livro é perfeita, de fácil entendimento. O autor não apenas trás o conhecimento do estoicismo de Sêneca como aproveita de várias outras obras/citações/filósofos/pensadores para o enriquecimento da narrativa. Como pouco sei de filosofia estóica, esse me pareceu um ótimo livro introdutório no assunto. Você termina o livro com vontade de ler e conhecer muito mais.Vontade de evoluir.

Rogersique 19/12/2023

A chaves do castelo.
O livro é bom, e funciona realmente como as chaves do castelo. Antes de embarcarmos em um castelo precisamos das chaves, pra acessar todas as salas.
O livro da um ponta pé inicial, de forma dinâmica, para aqueles que desejam ingressar no mundo da filosofia, principalmente da estoica.
O que pegou um pouco, para mim, foi a devoção pelo estoicismo e pelo Sêneca. Da pra entender o caráter do livro, porém ele passa a impressão de que essa é a única e verdadeira filosofia que poderia ser aplicada em nossas vidas.

jenny.longarzo 03/12/2023

Realmente um antídoto
Comprei esse livro sem muitas expectativas após um dia na livraria, mas me surpreendi. Nele, há ensinamentos estoicos envolvendo a compreensão de diversos comportamentos humanos e como lidar com eles para ter uma vida verdadeiramente feliz. Por isso, recomendo para todo mundo que queira desenvolver outra visão de mundo.