Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Steffani5 26/08/2023

Não foi pra mim, mas relerei depois
Como dizer que não gostou de uma história porque não terminou como você queria?

O livro não é gostoso de ler, é duro, porque em cada página existe o peso que Yacub leva no peito.

Queria ver uma jornada de evolução do personagem passando pelo luto, mas ele não evolui. Ele inicia e termina abraçando a dor.

Não consegui ser absorvida pra dentro das descrições que o autor fez. Mas, esperei o tempo todo por coisas boas que ficam facilmente na vida desse personagem, não vieram.

Sinto que preciso reler em algum momento.

Geovana 19/05/2024

Desesperança melancólica.
Gays não podem ser felizes. A cultura árabe é muito bem explicada pra quem teve pouco ou nenhum contato com essa cultura, mas eu preciso focar na escrita pq ela me arrebatou.

Como pode simples palavras descrevendo o cotidiano de um estrangeiro em uma terra estranha soarem tão tristes? É uma mistura de sensações tão melancólicas que quando terminei o livro eu percebi que foi o livro que acabou comigo, acho que vou levar os personagens comigo pra sempre. Não consigo evitar pensar neles e gostaria muito que o autor pagasse uma sessão de terapia pra mim depois daquele final.

Não me contento com aquele final, será que a gente não pode ser feliz?

danisnilo 11/05/2024

Desejo e culpa
Das crenças do ser humano, uma das piores é a de que não é possível sonhar com uma realidade diferente. O romance é um realismo mágico contextualizado em outra cultura, com um toque visceral, místico, doído. As personagens são marcantes e reais. Poderia ser uma história um pouco mais longa, senti falta de elaborar mais as questões, o final ficou um pouco corrido. Vale a pena a leitura, principalmente pra quem se interessa por histórias LGBTs mais adultas.

Soph.Victoria 23/05/2024

Vou começar dizendo que eu acho que o livro é muito bem escrito. Apesar disso, eu não gostei do decorrer da história, muitas vezes durante a leitura eu me senti desanimada para continuar por achar que, mesmo de luto, as ações do Yacub fossem exageradas. Quando eu comecei a pegar carinho pela história e achar que ele iria começar a viver, o final toma um rumo que não me agradou muito. No começo eu achei que o livro seria sobre romance, depois achei que seria sobre luto e superação e no final nada do que eu achei era muito o certo. Eu gosto de finais tristes mas esse não foi pra mim.

Jackcoriolano 27/09/2023

Vou sumir quando a vela se apagar (Diogo Bercito)
Vou sumir quanto a vela se apagar, de Diogo Bercito, publicado pela Intrínseca, é um realismo mágico que traz elementos culturais da Síria e a imigração de árabes, turcos, sírios e conterrâneos no Brasil. Achei interessante o resgate dessa característica histórica do nosso país, a miscigenação é uma marca do povo brasileiro, porém ainda não havia lido nada sobre os imigrantes do oriente médio.

A história começa mostrando uma amizade que se desenvolve para algo mais intenso entre Yacub e Butrus, em meio ao sonho de Butrus migrar para o Brasil e a resistência à ideia e apego às raízes, talvez por imposição das tradições, de Yacub. O autor traz discussões sobre os conflitos do país, oprimido pelo domínio francês e incita a pesquisa sobre as diversas invasões e embates sofridos pelos países nessa região.

A história é melancólica, fala sobre perdas, sobre laços familiares, tradições e crenças, busca pelo autoconhecimento e como podemos mergulhar em nós nos momentos de grandes tristezas.

A escrita é fluída, porém o desenvolvimento da história é lento, marcado pelas dúvidas, questionamentos e culpa que Yacub carrega; ele decide viver uma vida que não é a sua e no Brasil conhece Jurj, Remédios, tio Mikhail e outros personagens que, de uma forma ou de outra, colaboram para o desfecho das escolhas de Yacub.

Mrs.strong 27/09/2023

"É a história da Síria,da Síria que existe também no Brasil"
Acompanhar as vivências de Yacub nas situações do livro foi lindo. Consegui sentir cada dúvida, cada insegurança, sua tristeza, todos os sentimentos do personagem como se fossem meus. Ver Yacub indo contra suas próprias convicções diantes dos acontecimentos e descobrindo um novo mundo, criando novos laços mas ainda assim carregando consigo todos aqueles que deixou para trás ou que lhe foram tirados me fez pensar em muitas possibilidades que nunca tinha cogitado.

Eu amei a escrita do Diogo e espero poder ler mais obras deles.

Gabi 29/10/2023

???????
Eu não sabia o que esperar quando iniciei a leitura desse livro, mas o baque que eu levei foi maior que o salto que eu dei, PORQUE JESUS DO CÉU.
Esse romance meio ficção meio fantasia com várias doces de realidades doloridas, é tão completo e tem tantos personagens envolventes, que não dá pra parar de ler. O triste mesmo é que acaba.
emclara 29/10/2023minha estante
nossa, agora eu fiquei interessada

Gabi 29/10/2023minha estante
é muito bom, apesar de fazer o leitor sofrer haha.

emclara 31/10/2023minha estante
livro bom é assim mesmokkkkk

Bia 24/02/2024

O livro é bonzinho, mas não me prendeu
Quando li a sinopse do livro o achei bem interesse, mas confesso que ao iniciar a leitura acabei ficando com um pé atrás.

O livro tem bons momentos, e embora eu tenha ficado um pouco entediada com boa parte dele, achei a escrita do autor muito boa e tem partes que realmente conseguem tocar algo em você, mas acabei me decepcionando demais com o desenvolver da história, principalmente com a parte final, que achei que foi corrida de mais e que com certeza poderia ter sido totalmente diferente.

maria1408 08/11/2023

Vou sumir quando a vela se apagar
Nao sei muito bem como descrever esse livro, sendo sincera ele me prendeu, mas nao o suficiente. é um bom livro, ele fala de uma forma mt bonita sobre o luto, a dor da perda e (ao meu ver) sobre a importância da convivência, do companheirismo.
é um bom livro, espero reler em algum outro momento

ArturDamas 27/03/2024

Gostei de ter conhecido a dor e o luto de Yacub - apesar de ter despertado em mim uma tristeza, mas essa é uma das razões porquê leio: pra ser desperta alguma emoção em mim. Assim como gostei de ter conhecido um pouco mais da sua cultura (síria) também.
Um bom livro, bem escrito; pena que curto.

leti 19/04/2024

Omg
Jesus que livro triste ? gostei muuuuito e tinha vezes (a maioria delas) que eu sentia a dor do yacub, fiquei um pouco tristonha com o desfecho e de como o jinni tomou proveito dele e do sofrimento dele também só pra se satisfazer mas pensando no yacub eu entendo o lado dele ?? amei ler essa história e de acompanhar ele durante toda jornada entre siria x brasil

mad 12/01/2024

Sim vale a pena
Eu acho que eu acabei de ler um dos livros mais lindos e mais bem escritos da minha vida
literalmente toda a construção e tudo que tá subentendido mas ao mesmo tempo tá na sua cara é incrivel, foi doloroso ler sendo sincera porque é tudo tao bem descrito nas entrelinhas que você consegue entender perfeitamente o que tá acontecendo
obrigado diogo por essa obra de arte

ramwnx 15/01/2024

Sobre pertencimento e retrata um pouco da cultura árabe. talvez esse seja o livro mais fluido que já li até hoje.