Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Letícia 15/09/2023

Vou sumir?.
Eu não tinha opinião nenhuma até chegar no último capítulo. Tava lendo meio assim sabe, mas quando chegou no último capítulo eu fiquei doida kkkk. A parte dele ter que escolher entre uma memória e outra me pegou demais, achei intenso. É um livro sem grandes acontecimentos, sem plot, sem nada praticamente, porém tem algumas frases impactantes, cheguei a grifar algumas até.

arqueofarias 15/09/2023

Uma bela historia sobre amor, amizade, identidade e sobretudo memória.
Gostei bastante dk início, a amizade do protagonista com o Butrus, e também o final, com o retorno do protagonista as suas origens e a dúvida acercas das memórias e esquecimentos sobre suas vivências na Síria e no Brasil.

Fê Aljarilla 07/06/2023

Por quê?!?!?!?
Ainda não aceito esse final! Acabou comigo!
Na verdade todo esse livro acabou comigo... Quando eu achei que tudo tinha se resolvido e que tudo ia ficar bem, vem a parte 3 e me destroça.

Que leitura deliciosa, sensível, delicada. Apesar de ser um livro menor do que a média, eu me apeguei muito rápido a todos os personagens e me vi querendo mais, muito mais de todos eles! Ainda quero!!! Eu estou simplesmente apaixonado pela história e com certeza vai ficar na minha cabeça por um tempo, martelando, aquela decisão final.

Queria poder esquecer que li, para ter a sensação de primeira leitura.

maria1408 08/11/2023

Vou sumir quando a vela se apagar
Nao sei muito bem como descrever esse livro, sendo sincera ele me prendeu, mas nao o suficiente. é um bom livro, ele fala de uma forma mt bonita sobre o luto, a dor da perda e (ao meu ver) sobre a importância da convivência, do companheirismo.
é um bom livro, espero reler em algum outro momento

mavis 25/02/2024

Eu amei, vi gente reclamando do final mas acho que aconteceu exatamente o que tinha que acontecer e o que eu imaginava, acho que se não fosse algo fantasioso eu ai sim me decepcionaria. Amei muito a escrita, a história, a jornada e os personagens, lindo, lindo demais.

Loiza 15/05/2023

É palpável a tristeza do Yacub.
......................................................

"A gente pensa que ninguém mais no mundo é um poço profundo. Que ninguém tem as dúvidas que a gente tem. - Jurj falava com uma seriedade atípica, apertando o braço por trás de Yacub. - Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro."

"Não - disse Yacub. - Estou assim porque, vendo vocês dois juntos, sinto que sou pouco. Que tenho pouco a oferecer."
...
"Sinto que tenho pouco a oferecer para você, Jurj. Estou morto por dentro. - disse Yacub."
.............................................................

É compreensível o final... Butrus foi tudo para ele. O Jurj é maravilhoso, triste por ele. Por todos eles ?

Gabi 29/10/2023

???????
Eu não sabia o que esperar quando iniciei a leitura desse livro, mas o baque que eu levei foi maior que o salto que eu dei, PORQUE JESUS DO CÉU.
Esse romance meio ficção meio fantasia com várias doces de realidades doloridas, é tão completo e tem tantos personagens envolventes, que não dá pra parar de ler. O triste mesmo é que acaba.
emclara 29/10/2023minha estante
nossa, agora eu fiquei interessada

Gabi 29/10/2023minha estante
é muito bom, apesar de fazer o leitor sofrer haha.

emclara 31/10/2023minha estante
livro bom é assim mesmokkkkk

lgcorporativo 18/11/2022

A Síria de tom amarelo e o Brasil esverdeado; a amizade e o romance; o real e o mítico são alguns dos lugares físicos e emocionais paralelos no romance de Diego Bercito.

Yacub, o personagem principal, orbita entre esses universos. Um pé no aconchego e na segurança e outro na angústia e nas incertezas.

Uma Síria rural, que vivia a transição de um passado recente sob o domínio francês, é o lugar e o contexto onde se situam Yacub e Brutus, dois amigos de infância.

Brutus, o rosto forte de pele queimada, faz planos de ir ao Brasil, enquanto o jovem sonhador Yacub rejeita o êxodo que esvaziava o vilarejo onde nasceram.

”As casas de pedra eram agora o lar de um vento quente e aprisionado. De um cheiro de terra apodrecida.”

Havia um Yacub motivado por rechaçar os franceses e enaltecer a Síria, que tentava imaginar um futuro promissor, mas também um outro que não conseguia se livrar totalmente da sensação de medo e solidão. “O vazio do futuro o envenenava.”

Num contexto em que o pai era distante e a mãe estava presa a supertições, Brutus representava para Yacub “uma impronunciável certeza de que habitava um mundo mais feliz do que o dos outros”. Lia a tristeza nos olhos do pai e não a queria para si.

Apesar do medo, Yacub sentia-se tentado a mergulhar no improvável em busca de autoconhecimento, dos desejos e de respostas. Queria alcançar o “o ponto do céu em que o sol queimava mais alto”.

E assim, numa virada na narrativa, o protagonista ousa explorar o desconhecido: o Brasil. Movido por um impulso, Yacub apenas foi e se lançou a viver ambições que não eram suas. Tinha a esperança de que a nostalgia do que poderia ser lhe preencheria vazios.

O jovem sírio também reencontrar jinni, o homem-fogo que lhe aparece em sonhos e a quem culpa pelo abismo de uma tristeza insana. Persegui-lo virou uma obsessão enquanto das feridas escorrem melancolia.

“Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro.”

O fogo, retratado na capa, para além do ser quimérico, poderia ser a metáfora que queima a paz, os afetos, a ternura e os sonhos de Yacub.

🌈

herbz 16/02/2024

Impactante, até certo ponto.
Eu simplesmente não consigo aceitar o fato de que o protagonista prefere reviver o passado do que encarar um futuro ? que possivelmente seria brilhante.
No começo, fazia sentido não se desprender do passado, ele não tinha algo ou alguém que o fizesse querer viver um futuro, mas a partir do momento que estes algos surgem, não valia a pena tentar?
O livro em si é muito bom, não é como os romances convencionais que estamos acostumados a ler, mas ainda assim, na minha singela opinião, o protagonista merecia muito mais do que recebeu no final.

mad 12/01/2024

Sim vale a pena
Eu acho que eu acabei de ler um dos livros mais lindos e mais bem escritos da minha vida
literalmente toda a construção e tudo que tá subentendido mas ao mesmo tempo tá na sua cara é incrivel, foi doloroso ler sendo sincera porque é tudo tao bem descrito nas entrelinhas que você consegue entender perfeitamente o que tá acontecendo
obrigado diogo por essa obra de arte

Thales 19/03/2023

Um dos melhores do ano
Eu estava em dúvida se dava 5 estrelas ou não, em especial por causa do final. Mas pensei sobre esse final e percebi que não tinha lido nada parecido, o que deixa a leitura desse livro única. Me surpreendi com a leitura.

Steffani5 26/08/2023

Não foi pra mim, mas relerei depois
Como dizer que não gostou de uma história porque não terminou como você queria?

O livro não é gostoso de ler, é duro, porque em cada página existe o peso que Yacub leva no peito.

Queria ver uma jornada de evolução do personagem passando pelo luto, mas ele não evolui. Ele inicia e termina abraçando a dor.

Não consegui ser absorvida pra dentro das descrições que o autor fez. Mas, esperei o tempo todo por coisas boas que ficam facilmente na vida desse personagem, não vieram.

Sinto que preciso reler em algum momento.

ferbisc8 01/02/2023

?????
lendo esse livro aprendi uma coisa sobre mim: odeio ler historia que nao sei falar nome de personagem
fora isso, esperava algumas respostas !
não sou maior fã de coisa que deixa VESTÍGIOS e no fim em vez de explicar pega os vestígios e enfia no

Bia 24/02/2024

O livro é bonzinho, mas não me prendeu
Quando li a sinopse do livro o achei bem interesse, mas confesso que ao iniciar a leitura acabei ficando com um pé atrás.

O livro tem bons momentos, e embora eu tenha ficado um pouco entediada com boa parte dele, achei a escrita do autor muito boa e tem partes que realmente conseguem tocar algo em você, mas acabei me decepcionando demais com o desenvolver da história, principalmente com a parte final, que achei que foi corrida de mais e que com certeza poderia ter sido totalmente diferente.

@eleeoslivros 07/03/2024

Esse livro provocou um mix de sentimentos. amor, dor, espanto.
mas no final eu fiquei muito pasmo, chocado.