Vou sumir quando a vela se apagar

Vou sumir quando a vela se apagar Diogo Bercito

Resenhas - Vou sumir quando a vela se apagar

Moih 13/07/2023

Luto
Queria tanto que esse livro tivesse umas mil páginas. Mesmo sendo curto foi uma história muito bem contada mas queria um pouco mais.
Tratou o amor como um sentimento que pode ser doloroso depois da perda. E a constante sensação de que não há mais sentido na vida sem ser a dor e a solidão. Muito tocante estou em prantos.

LAvia 18/07/2023

Todos perdem quem amam.
O livro é LINDO, a narrativa é MARAVILHOSA, a escrita é MAGNÍFICA eu não tenho palavras o suficiente pra demonstrar a magnitude da beleza desse livro, só se tem noção do quanto é belo quando se lê

Nicolly392 18/07/2023

Não sei o que pensar
Quando comecei o livro, esperava uma obra de realismo mágico(o que de fato é). Mas esse mágico demora tanto a aparecer, e eu me apeguei tanto ao "real" que quando a magia realmente aconteceu eu preferia que não tivesse acontecido.
O final me abalou de diversas formas, e eu fiquei especialmente irritada.
É um livro curto, mas não é um livro rápido. É em boa parte mais monótono, não de um jeito ruim, é só uma característica.
Me apeguei ao vazio do Yacub, como alguém que também sente esse vazio, e me partir o coração a ideia dele de estar "morto por dentro". Todo mundo já diz que é um livro sobre luto, e culpa, e medo e amor. De fato é, mas o final, veja bem, todos os meus problemas com esse livro são sobre o final, é amargo. Não que necessariamente o livro precisasse ser doce, só que poderia ser menos amargo.
Diogo Bercito eu gostaria de te dar um aperto de mão, lhe parabenizar pelo trabalho e também dois tapas na cara pelo o que esse livro me causou, é isso.

Flavinha 18/03/2024

Interessante!! Uma escrita bonita, poética , melancólica. Abordando temas sobre imigração, sexualidade, amizade, luto, culpa, amor, angústias, felicidade. A segunda parte foi a que mais me chamou a atenção, desbravando São Paulo e a amizade que vai crescendo entre Yacub e Jurg. Um final triste mas não teria como ser diferente por toda a culpa que ele carregava mesmo não tendo.

?Ele começou com passos curtos e lentos e então mais longos e velozes. Sentia o gosto amargo que contamina o paladar dos que sabem que estão certos e errados ao mesmo tempo e torcem para a proporção entre o bem e o mal lhes favorecer.?

Letícia 15/09/2023

Vou sumir?.
Eu não tinha opinião nenhuma até chegar no último capítulo. Tava lendo meio assim sabe, mas quando chegou no último capítulo eu fiquei doida kkkk. A parte dele ter que escolher entre uma memória e outra me pegou demais, achei intenso. É um livro sem grandes acontecimentos, sem plot, sem nada praticamente, porém tem algumas frases impactantes, cheguei a grifar algumas até.

Beatrizen 30/01/2024

Não vou me ater a construção de personagens nem nada do tipo, quero deixar aqui meu relato puramente sobre os sentimentos dessa história. Uma típica jornada daquelas onde você tenta se arrancar da sua zona de conforto em busca de algo desconhecido que pode ou não ser fruto de um sentimento que não é seu ou que você gostaria que fosse. Só que nessa jornada você sempre esquece pra trás alguma raiz naquele solo infértil do qual você tentou fugir. A jornada do nosso protagonista é cheia de incertezas e fantasmas, e ainda cheia de monstros e o pior deles está dentro de si e é com ele que se segue o maior embate dentro da narrativa, sobre luto, culpa e julgamentos.

Jane 57821 10/10/2023

Um amor que atravessa fronteiras
Nossa, que livro sensacional!!! Embora curta, essa é uma história potente e riquíssima ao nos mostrar a trajetória de um jovem sírio para o Brasil, tudo isso enquanto lida com suas próprias dificuldades referentes a sua identidade, nacionalidade e as perdas que ele acumula ao longo do caminho.

maviburci 20/10/2023

Uma jornada de luto e autoconhecimento
Eu gostei muito desse livro, achei ele sensível, profundo e poético. única coisa q me desapontou foi o final, fiquei um pouco confusa e achei q faltou algo, e também fiquei perdida em alguns momentos pelas palavras estrangeiras sem explicação.
mas em um geral eu achei muito bom, a escrita maravilhosa, e momentos marcantes. recomendo a leitura

Maria Clara | @aclaraleu 22/03/2023minha estante
EXATAMENTEEEE. Faria mais sentido ele abandonar o passado e começar uma nova vida, to impactada ainda

Kaique.Floquet 31/08/2023

#005 | Vou sumir quando a vela se apagar
?Vejo você chorar de noite, cobrindo a boca com a mão. Vejo você chorar mesmo quando não está chorando. E você não vê que eu também choro.?

Então, eu acho que eu sou uma pessoa que não gosta de livros poéticos e filosóficos, sinto um sentimento de tédio crescendo absurdamente em mim, acho não, tenho certeza.

Por mais incrível que pareça eu gostei desse livro, grande parte por causa dos romances e me fez viajar à lugares que não conhecia.

Yacub (protagonista), descobre o quanto o amor dói, o que dá a sensação de como fogo queimando sobre sua pele? assim como jinni, um personagem que é protagonista e também não, é complicado.

Eu gostei, mas não foi um livro reflexivo sobre a vida e amar alguém antes que se vá, pra mim foi como assistir um filme da sessão da tarde, são bons, mas não incríveis, são legais, mas não reflexivos, entende?

Só não dou 4 estrelas, justamente por livros poéticos não ser minha praia, mas foi uma leitura boa e tristíssima.

Eu demorei um pouco pra ler esse livro, procrastinei um pouco justamente pela história e seus rumos.

Cris100 06/08/2023

A vela apagou?
O livro é bem escrito e fala de assuntos interessantes, como a imigração de sírios, turcos, espanhóis ao Brasil. Além disso, retrata a vida dura e as desesperanças dessas pessoas. O problema é que achei um livro muito melancólico e pra baixo. Não foi pra mim.

murilo-1984 25/04/2024

Vou sumir quando a vela se apagar, assim como as palavras que não foram lidas.
Deu pra sentir a dor do Yacub a cada página lida e a pior parte a sua decisão no final.

Assim como a chama da vela que se extingue, tudo na vida é passageiro e devemos valorizar cada momento, cada palavra e cada pessoa enquanto estão presentes, pois um dia também desaparecerão.

"Yacub enxergava, finalmente, os dias tristes escondidos por trás de tantas gargalhadas. Chegou a pensar que os dias tristes eram mais numerosos do que os felizes, agora que havia notado a existência deles."

igor 30/03/2024

De algum jeito, queria nunca chegar, só partir.
Triste quando não conseguimos deixar de olhar pra trás. o sentimento de falta, de não pertencer a nada nem ninguém, de não se encaixar em lugar nenhum, de viver apenas pra seguir aquilo que as pessoas nos destinaram a seguir.
Me identifiquei mais do que gostaria com o protagonista. até um pouco engraçado termos além dos sentimentos personalidades parecidas.

mih 18/03/2023

Nunca li um livro que me deixasse tão para baixo, melancólica, triste e sem esperança.
Amei 5 estrelas.
Consufuso isso ?
Sim, porém o sentimento, a tristeza a dor foi tão real que eu sei qur com poucas palavras o autor me levou a sentir a dor do personagem, eu amei.. apenas amei.